Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Registro


>> A Casan pretende expandir a rede de esgoto sanitário nos 198 municípios onde atua. A meta é ampliar, de forma progressiva, a cobertura dos atuais 16% para 45% até 2016 e chegar aos 100% em 2025. Em Chapecó, esse percentual bate na casa dos 30%, atualmente. 






Postado por Matheus,
Horário: 02:53,
Data: 12/11/11.

Lojistas esperam incremento de 9% com vendas de fim de ano

     Com a aproximação do Natal e a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário os lojistas estão otimistas com as vendas de fim de ano e esperam um incremento de 9%.
     Neste sábado (12) a CDL Chapecó promove a segunda edição do DIA D do mês de novembro. A entidade sugere atendimento diferenciado neste período. “Em Chapecó o funcionamento dos estabelecimentos comerciais é livre, os lojistas aproveitam o momento para apresentar novidades, oferecer condições diferenciadas e fidelizar clientes”, justifica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Gilberto João Badalotti.
      Para o presidente da CDL Chapecó esse período que antecede as tradicionais festas de fim de ano cria maior expectativa nas pessoas. “Neste momento as famílias começam a pesquisar preços e a procurar o que presentear, pois é o melhor momento para isso”, complementa.
     Outro fator que anima os empresários é que muitos consumidores aproveitarão a primeira parcela do décimo terceiro salário para saldar débitos no comércio. “Com a chegada do Natal as pessoas desejam estar adimplentes para realizarem novas compras nas lojas”, complementa Badalotti.


Postado por Matheus,
Horário: 02:03,
Data: 12/11/11,
Fonte: MB Comunicação. 

Chapecó entre as 100 melhores cidades do Brasil segundo a Firjan

      Chapecó, a maior cidade do Oeste catarinense, com aproximadamente 200 mil habitantes, continua se destacando não somente no cenário estadual, como também em nível nacional. Em recente pesquisa realizada pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Chapecó aparece entre as seis principais cidades de Santa Catarina e entre as 100 melhores cidades do Brasil no ranking de desenvolvimento humano.
         O seleto grupo nacional, que apresenta as 100 principais cidades do país para morar, investir e constituir carreira, tem apenas seis catarinenses. Além de Chapecó, também integram a lista Blumenau, Florianópolis, Brusque, Pomerode e Joinville. No Estado, Chapecó pulou do décimo para o sexto lugar. Já em nível nacional, ocupa a 92° posição entre os 5.564 municípios do Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).
         A pesquisa avalia, principalmente, as áreas de educação, saúde, trabalho e renda dos municípios. Os índices com resultados superiores a oito pontos (0,8) são considerados de alto desenvolvimento. Chapecó atingiu as marcas de 0,86 na educação e de 0,91 na saúde, garantindo assim a média de 0,83 no IFDM.
         “Isto se deve ao sentimento de credibilidade que Chapecó vive atualmente. São obras, ações e investimentos da Administração Municipal e da iniciativa privada que melhoram a qualidade de vida da população”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander.
         Outra pesquisa que comprova o atual momento de Chapecó como uma das cidades de destaque no país é da Revista Você S/A, que publica anualmente a pesquisa ‘As 100 Melhores Cidades para fazer Carreira’. Das cidades catarinenses, a Capital do Oeste registrou o maior salto, passando de 87ª, no ano passado, para a 78ª colocação em 2011.
        “Chapecó está no caminho certo e esses números comprovam o crescimento do município nos últimos anos. Isto graças aos empreendedores, a população e também ao trabalho que a Administração Municipal vem fazendo que fortalece Chapecó como um pólo de desenvolvimento regional”, comenta o Prefeito José Caramori.


Postado por Matheus,
Horário: 01:04,
Data: 12/11/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

"Encontre o Seu Mestre na Montanha"

Noite memorável, emocionante, verdadeira, recheada de sentimento leal e presenciada por cerca de 150 amantes da boa cultura. Assim pode ser descrito o lançamento da segunda obra de Volmir Parizotto com o título “Encontre o Seu Mestre na Montanha”, dia 09 de novembro de 2011 no restaurante do Superalfa, em Chapecó. A primeira fora “O Sonhador”, publicada em 2010. Parizotto surpreendeu em preleção bem-dita, de dicção clara e convincente, vinda da alma e cristalizada no imaginário capaz de ressuscitar valores espirituais.
Parizotto, apesar de jovem, de alguma maneira auto-escreve a própria trajetória ao se “refugiar nas montanhas entre Brasil e Argentina” – como disse -, e ali re-encontrar a paz e descobrir, na sabedoria do silêncio, o quão importantes são as pedras que “nos atiram ao longo da caminhada, para delas fazermos novos alicerces da reconstrução moral, de fé, de atitudes em favor do bem”, proclamou o autor, que é comprador da Cooperalfa e que se descobriu escritor aos 13 anos.
Oracílio Costela, Gerente de Cultura, Patrimônio e Memória de Chapecó, impressionou-se com farto e rico manancial intelectual de Parizotto. “O verdadeiro mestre quem sabe não seja o que iremos encontrar “nas montanhas” através da leitura do livro, mas na própria ousadia criativa do abnegado autor”. Pela Cooperalfa, manifestou-se o supervisor de filiais, Jorge Brock, e afirmou ser o segundo grito literário de Volmir, “uma oportunidade de evolução do pensamento de todos os que puderem acessar o ímpar trabalho”. E, Fátima Simionatto dos Santos, representando a Editora Imprimax, destacou que Volmir conseguiu colocar nas palavras, “ordens vindas diretas do coração e a isso se chama autenticidade”.





                   "Encontre o Seu Mestre na Montanha" está disponível para venda no Superalfa e nas livrarias de Chapecó e região.

Postado por Matheus,
Horário: 18:08,
Data: 11/11/11,
Texto: Julmir Cecon / Assessor de Imprensa da Cooperalfa,
Fotos: Matheus Parizotto.

Prefeitura lança Programa “Remédio em Casa”

     Cuidar cada vez melhor das pessoas. Este é o principal objetivo do novo Programa lançado pela Prefeitura de Chapecó nesta sexta-feira (11) durante coletiva à imprensa. Chamado de “Remédio em Casa”, consiste na entrega de medicamentos contínuos para pacientes com hipertensão e diabetes com mais de 60 anos; além de pessoas acamadas ou com algum tipo de dificuldade de locomoção. Os cadastros para recebimento dos remédios serão realizados e indicados pelos profissionais das Unidades de Saúde.
       Nesta primeira etapa, o Programa abrangerá o território atendido pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) Leste, que compreende as unidades Chico Mendes, Leste, CAIC e Santa Maria. Inicialmente, 32 medicamentos serão disponibilizados através deste sistema e a estimativa é de 10 mil pessoas sejam beneficiadas com o serviço. A intenção do Poder Público Municipal é aumentar e facilitar o acesso aos medicamentos do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
     Para desempenhar as atividades serão investidos cerca de R$ 200 mil. A estrutura oferecida contará com um profissional farmacêutico, dois profissionais administrativos, dois motoristas e dois veículos. Para realizar a entrega haverá agendamento de dia e horário com cada paciente. Caso o usuário não estiver em casa no horário marcado, o medicamento deverá então ser retirado em uma das farmácias do município.
       “Este é mais um avanço da área da saúde em nossa cidade. Estamos preocupados em cuidar bem das pessoas e esta é mais uma Ação para melhorar a vida das pessoas. Receber o medicamento em casa vai facilitar e auxiliar no tratamento de cada paciente. Isso demonstra o compromisso da Administração Municipal com o bem estar da nossa população”, ressalta o Prefeito José Caramori.
       O início das atividades está previsto para fevereiro de 2012, em função da conclusão do processo licitatório. Durante a coletiva, foi lançado o Edital para contratação de empresa especializada na logística de controle, gerenciamento e distribuição dos medicamentos. Mas a intenção é ampliar as atividades já a partir de maio, com a integração do NASFs Efapi, Sul e Norte.
     É importante destacar ainda que remédios que necessitem de cuidados especiais no armazenamento vão continuar sendo disponibilizados apenas nas farmácias do município, como é o caso da insulina, pois precisa ser mantida em baixa temperatura.

Distribuição de medicamentos

     A Secretaria Municipal de Saúde conta hoje com uma grande estrutura na Rede de Distribuição de Medicamentos, tendo um almoxarifado central com 250 itens, 24 dispensários de medicamentos nos Centros de Saúde da Família (CSF) e 6 farmácias: Central, Sul, Norte, Efapi, Farmácia Popular do Brasil e Farmácia do Estado, contando com 12 farmacêuticos.



Postado por Matheus,
Horário: 16:41,
Data: 11/11/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.