Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Corpo de Bombeiros participa de Assembleia no Sinduscon

Para transmitir um breve panorama histórico sobre as estratégias de prevenção de incêndio exercidas pelo Corpo de Bombeiros Militar catarinense e esclarecer os procedimentos adotados atualmente, o chefe do setor de atividades técnicas do batalhão de Chapecó, tenente Ilton Schpil, ministrou a palestra “Atividades técnicas no âmbito do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina”. A apresentação foi conduzida durante Assembleia Geral Ordinária do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon), nesta semana, no auditório do Hotel Bertaso em Chapecó. Coordenado pelo presidente Lenoir Broch, o evento reuniu diretores da entidade sindical e empresários do setor.
Em Santa Catarina, as atividades de prevenção contra incêndios iniciaram em 1926, por meio das orientações repassadas pelo Corpo de Bombeiros à população. As atitudes preventivas foram evoluindo com o decorrer dos anos, de forma prática e operacional, durante os incêndios que aconteciam com maior ou menor intensidade. As ações começaram a mudar definitivamente no início da década de 70 quando os incêndios catastróficos que ocorreram na cidade de São Paulo nos edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974) levaram quase duzentas pessoas à morte e feriram mais de 600.
"Tais fatos abalaram significativamente a opinião pública e estimularam o debate sobre segurança contra incêndios em edifícios", relatou Schpil.
Segundo o tenente, o trabalho exercido pelos Corpos de Bombeiros Militares compreende uma série de medidas. Dentre elas, a análise de projetos preventivos em edificações e em áreas de risco, bem como as fiscalizações através das vistorias, durante e após a execução das obras.
"Além disso, podemos destacar a edição e atualização das normas técnicas e o treinamento e conscientização da população", afirmou Schpil.
As atividades de segurança são exercidas baseadas em dispositivos legais que possuem estreita e direta relação com a fiscalização feita pelas administrações municipais e por outros órgãos no que se refere à autorização para funcionamento. A legislação norteadora da fiscalização condiciona à expedição de licenças, alvarás e atestados.
Com relação ao amparo constitucional da atividade técnica, Schpil, relatou que a constituição Estadual de 1989 (artigo 108) alterada pela emenda constitucional número 33 de 13 de junho de 2003, estabelece o seguinte: cabe ao Corpo de Bombeiros analisar previamente os projetos de segurança contra incêndio em edificações, contra sinistro em áreas de risco e armazenagem, manipulação e transporte de produtos perigosos, acompanhar e fiscalizar a execução e impor sanções administrativas estabelecidas em lei. Também é de sua competência a realização de perícias de incêndio em áreas sinistradas e colaborar com o órgão de defesa civil.
As Normas de Segurança Contra Incêndio (NSCI) têm por finalidade fixar os requisitos mínimos nas edificações através de especificações para segurança contra incêndios no Estado, levando em consideração a proteção das pessoas e seus bens.

Fases

O ciclo operacional da atividade de bombeiro militar envolve quatro fases: normativa e preventiva, passiva ou estrutural, ativa ou de combate e investigativa ou pericial. A primeira visa evitar que os sinistros ocorram através da análise de riscos e estudos, da revisão e elaboração de normas de segurança contra incêndios. A fase passiva ou estrutural tem por objetivo restringir ou minimizar com prontidão as consequências ou danos de um sinistro que não pode ser evitado, instalar, inspecionar, fazer manutenção e operar sistemas ou dispositivos de segurança contra incêndios.
"O objeto desta fase é constituído por projetos, sistemas preventivos e dispositivos de segurança executados nas instalações prediais de qualquer tipo de ocupação", explicou o tenente.
Na terceira fase – ativa ou de combate – os sistemas e dispositivos instalados passam a ser utilizados pelos usuários e bombeiros tanto em treinamentos como em situações reais de sinistros. Na ocorrência de eventual sinistro, são prestados serviços para debelar incêndios, prestar atendimento pré-hospitalar, resgatar ou salvar vidas. A fase investigativa ou pericial envolve o feedback das demais, elucidando a situação em todos os seus aspectos (causas, subcausas, desenvolvimento, danos causados e bens salvos).
O tenente também esclareceu alguns aspectos do Cano Multicamadas que em Santa Catarina não está normatizado, e discutiu com os empresários alternativas para que as análises feitas pelo Corpo de Bombeiros sejam entregues sem atrasos.


Postado por Matheus,
Horário: 01:49,
Data: 26/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Hospital da Criança completa um ano em Chapecó

No mês de maio, o Hospital da Criança (HC), o qual é administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, mesma entidade filantrópica que administra o Hospital Regional do Oeste (HRO), completa um ano de atividades. Neste primeiro ano, foram realizados mais de 47 mil atendimentos no Pronto Socorro, 1.067 internações e 742 cirurgias. Em percentuais isso representa que dos mais de 47 mil atendimentos no PS do HC, apenas 2,27% foram casos que necessitaram de internação.
Com base no banco de dados do HC, nestes primeiros 12 meses de ininterrupto funcionamento daquele nosocômio, em média já foram atendidos 3.917 pacientes por mês, perfazendo 130 atendimentos por dia, o que representa uma média de 5,44 pacientes por hora. Quando a ala pediátrica funcionava junto ao HRO, a média de atendimento na especialidade pediátrica era de apenas 50 por dia. Mesmo com a demanda que aumentou em 100%, os casos de urgência e emergência representam apenas cerca de 1,3%. Por outro lado, nestes 12 meses, onde mais de 47 mil atendimentos foram prestados, o índice de óbitos em 2011 fora de apenas 0,01%. Já em 2012, a taxa de mortalidade registrada no Hospital da Criança, é 0% (zero), o que representa alto índice de resolutividade no atendimento aos pequeninos.
Hoje atendem no espaço 112 funcionários, os quais desempenham atividades nos serviços de enfermagem e administrativo, juntamente com 19 médicos pediatras. Os 19 pediatras estão assim distribuídos em suas funções: oito atuam na escala de plantão 24 horas no pronto socorro; oito clínicos em sobreaviso; e, três são cirurgiões que atuam na demanda de procedimentos no Centro Cirúrgico.
O HC mantém em plantão médico com toda equipe de apoio, em diversas especialidades. Devido ao fato de agora existir uma ala especial para as crianças, com um atendimento direcionado para esse público, houve reflexo positivo na redução de internações.
Quando a Pediatria estava instalada no Hospital Regional do Oeste (HRO), eram registradas cerca de 30 internações/mês, sendo que agora no Hospital da Criança (HC) são 12 por mês. Isso é reflexo de um conjunto de ações desde a humanização até a alta dos pequenos pacientes, reflexo extremamente positivo em termos de resolutividade. No HC os atendimentos são especificamente para atender casos de Urgência e Emergência a crianças de zero a 13 anos, 11 meses e 29 dias.
De acordo com Rajá Elias, Diretor Médico do Hospital da Criança, esses números mostram o avanço na saúde e no atendimento as crianças.
"Estamos preocupados com o atendimento de qualidade e não com a quantidade de atendimentos. Queremos atender bem e a todos", destacou.


Postado por Matheus,
Horário: 01:19,
Data: 26/05/12,
Fonte: Relatec Comunicação.

Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora sedia turno da primeira fase do Catarinense Sub 17

O futsal feminino da Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora já está encarando seus desafios no Campeonato Catarinense Adulto e Sub 20. No Sub 15 e 13, a parceria com a Escola Lourdes Lago também está em ação. Agora, chegou à vez de o clube multicampeão disputar o Sub 17 do estadual. O turno iniciou ontem e termina neste sábado.
Todas as partidas serão no Ginásio Plínio Arlindo de Nês. Além da Female, a chave é composta por Kindermann/Caçador, Forquilhinha e Balneário Camboriú. O returno será em Caçador, nos dias 08 e 09 de junho. 11 equipes estão disputando esta fase inicial, divididas em três grupos. As duas primeiras colocadas mais as duas melhores terceiras passam à segunda fase. 
A equipe é comandada por Sílvio Faccin, auxiliar do treinador Éder Popiolski na categoria adulta. Experiente, com títulos nacionais e estaduais na base, Sílvio aproveitou esta semana para fazer os últimos acertos táticos na equipe. A Female busca o tri na competição, vencendo as edições de 2007 e 2005.
Os destaques são a fixa Estela, a ala Débora e a pivô Susi - todas já atuando no elenco adulto do clube. A fixa Kemolin e a ala Amanda Rossato são duas outras que chamam a atenção, tendo atuado na equipe Sub 20 - que disputou o turno da primeira fase, em Jaraguá do Sul.
Em termos de desempenho no Catarinense, a Female vem tendo bom rendimento em todas as categorias. No adulto, é líder isolado. No Sub 20, tem a vice-liderança do Grupo A na fase inicial. No Sub 15, em parceria com o Lourdes Lago, está na ponta do Grupo E da segunda fase, não tendo sofrido gols no turno. E, com a mesma franquia, está classificado ao quadrangular final do Sub 13.

Grupo A - Turno - Ginásio Plínio Arlindo de Nês

25/05

Rodada 01
15h00 - Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora 12 x 1 Balneário Camboriú
16h00 - Forquilhinha 2 x 7 Kindermann/Caçador

Rodada 02
20h15 - Kindermann/Caçador 7 x 0 Balneário Camboriú
21h15 - Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora 12 x 4 Forquilhinha

INFORMAÇÃO ATUALIZADA: Sendo assim, Female e Kindermann estão com seis pontos, e decidirão a liderança do turno do Grupo A.

26/05

Rodada 03
09h00 - Balneário Camboriú x Forquilhinha
10h00 - Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora x Kindermann/Caçador



Postado por Matheus,
Horário: 00:41,
Data: 26/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Female.

Liga Nacional será o primeiro desafio do Voleibol Masculino de Chapecó

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou nesta semana as datas e o local para a realização da Liga Nacional 2012 – regional Sul. A competição será realizada nos dias 12, 13, 14 e 15 de julho, na cidade paranaense de Maringá. A fase Sul, que reunirá equipes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, classifica apenas o campeão para a etapa final da Liga Nacional.
A equipe da Aprov/Unoesc/Chapecó está confirmada na competição. "Ainda não sabemos quem serão os nossos adversários, mas sabemos que a nossa região é uma das mais fortes e tradicionais do voleibol brasileiro", comenta o técnico da Aprov/Unoesc/Chapecó, Nilson Rex.
A Liga Nacional envolve as 27 federações estaduais do país e é dividida regionalmente em cinco grupos. No 1º grupo, jogam equipes de Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. No 2º, estão times da Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Maranhão e Piauí.
Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás estão envolvidos na disputa do 3º grupo. O 4º é formado por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo e o 5º é composto pelas equipes do Sul.
A fase decisiva, que envolve os campeões de cada grupo e ainda a cidade-sede da disputa, também classificará apenas o primeiro colocado à Superliga B, que é a segunda divisão do voleibol brasileiro e a competição que dá acesso à Superliga Nacional.
Além da Liga Nacional, Chapecó terá pela frente em 2012 o Campeonato Catarinense, os Jogos Universitários Catarinenses e Brasileiros e Jogos Abertos de Santa Catarina. Todas as competições serão no segundo semestre.


Postado por Matheus,
Horário: 00:09,
Data: 26/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Aprov.

Faesc prestigia os 85 anos da Farsul

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, participou em Porto Alegre (RS) dos festejos que marcaram os 85 anos de fundação da entidade coirmã FARSUL.
A comemoração dos 85 anos da Farsul e dos 19 anos do Senar/RS reuniu autoridades e produtores ligados aos 137 Sindicatos Rurais que integram a federação, no parque Assis Brasil, em Esteio, em mais uma celebração aos homens e mulheres do campo que asseguram o abastecimento alimentar de toda a população gaúcha e ainda garantem superávit na balança comercial com as exportações, além da geração de milhares de empregos.
A Federação foi homenageada no Grande Expediente da Assembleia Legislativa na quinta-feira, dia 24. A entidade também será homenageada na Câmara dos Deputados, em Brasília, proposta encaminhada pelo deputado Jerônimo Goergen, em data a ser confirmada.
A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul começou a ser organizada em 24 de maio de 1927 com o primeiro congresso de criadores. A cerimônia no Teatro São Pedro teve a presença do então presidente do Estado, Borges de Medeiros. Ao analisar a situação econômica da indústria da carne e do charque na América do Sul e no Estado, Borges de Medeiros conclamou os criadores a se unirem, mantendo a forte tradição gaúcha do associativismo. Surgiu então a Farsul, a primeira federação de agricultura do Brasil, tendo como principais questões em discussão o expurgo de marcas e sinais, repressão ao contrabando de gado e charque e implantação de crédito rural.
Desde a fundação, a Farsul assumiu a dianteira na luta pelo direito de propriedade num enfrentamento às invasões de terra e desapropriações infundadas.


Postado por Matheus,
Horário: 23:36,
Data: 25/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Últimas vagas para o programa Workshop Empresarial da ACIC

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), através do Núcleo de Consultores, promoverá o Workshop Empresarial, programa que abordará os principais processos de gestão de uma empresa. O objetivo é promover a disseminação do conhecimento aos empresários e gestores através da exposição de cases e exemplos práticos para aplicação nas empresas. As vagas são limitadas e a maioria já foi comercializada.
Os encontros serão ministrados nos dias 4 e 5; 11 e 12; 18 e 19 e 25 e 26 de junho e 2 e 3 de julho, das 19 às 22h15, no auditório da ACIC.
As inscrições devem ser realizadas através do telefone 49 3323 4100 ou pelo e-mail nucleos2@acichapeco.com.br.

PROGRAMA

O treinamento em Gestão Estratégica será ministrado pelo administrador Alcides Ziglioli, especialista em gestão empresarial, gestão de recursos humanos, mediação de conflitos, coach executivo e estudos aprofundados em várias áreas do desenvolvimento humano e organizacional.
A psicóloga Camila Volpatto, especialista em análise e diagnóstico organizacional, abordará o tema Gestão de Pessoas. O advogado Emerson Adriano Maziero falará sobre Direito do Trabalhador. É pós-graduado em direito tributário.
Carla de Almeida Martins Basso, mestre em Ciência da Computação, tratará da Gestão de Processos e Projetos. A palestrante é especialista em gerenciamento de projetos, em sistemas de informação e em gestão estratégica em TI.
A consultora e instrutora empresarial Eliana Aparecida Cansian, mestre em engenharia de alimentos, ministrará as atividades sobre Gestão de Qualidade. Lauri Pinheiro, especialista em controladoria e finanças e em gestão empresarial/agronegócio, falará sobre Custos e Formação de Preço.
O tema Gestão de Finanças será ministrado pelo mestre em administração de gestão Douglas Festa e pelo administrador Décio S. Burtet Filho. O mestre em administração estratégica de negócios Gilberto Matias Ruffato falará sobre Marketing, consultor e instrutor do Sebrae/SC.
Para falar sobre Marcas e Patentes foi convidada a empresária Eliane Duz. Possui MBA em Gestão Empresarial e MBA em negócios Business and Manamegent for International Professionals, pela University Of Califórnia. Para finalizar, o tema Gestão de Vendas será o assunto abordado pelo mestre em administração estratégica Paulo Zonta.


Postado por Matheus,
Horário: 23:25,
Data: 25/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

ChapeCarros registra mais de dois mil acessos diários

Duas semanas após o lançamento do portal www.chapecarros.com.br, a equipe comemora o sucesso do empreendimento. Segundo os idealizadores do projeto, Marcelo Scalco e Ricardo Mahle, as lojas e concessionárias que apresentam ofertas no portal confirmam diariamente a concretização de negócios realizados por intermédio da ferramenta. São mais de dois mil acessos por dia.
O ChapeCarros é o primeiro de uma série de portais do setor automotivo que os idealizadores implementarão no grande oeste. O projeto de expansão prevê implantação nas cidades de Xanxerê, Concórdia e outros nove municípios. “O serviço surgiu para facilitar o acesso do usuário que pretende investir ou obter conhecimento sobre automóveis e serviços do segmento e, consequentemente, impulsionar o mercado automotivo da região, proporcionando uma busca regional”, justifica Scalco.
Através desse portal são apresentadas ofertas de lojas e concessionárias regionais, atualizações diárias com informações detalhadas de promoções, descrições completas de veículos com várias fotos e um canal direto com o lojista. Além de veículos convencionais, as soluções oferecidas ao público envolvem serviços automotivos e motos e, em breve, serão disponibilizadas ofertas de caminhões, máquinas agrícolas e implementos agrícolas e rodoviários.
Também estão disponíveis publicações diárias sobre as novidades do setor como lançamento das montadoras, eventos locais, regionais e estaduais, além de ferramentas para avaliação dos veículos e consulta em tempo real sobre a situação dos automóveis no país. “Com essa nova ferramenta, é possível avaliar as escolhas e tomar as melhores decisões no momento de adquirir um veículo ou quando há necessidade de um serviço”, salienta Scalco.


Postado por Matheus,
Horário: 23:19,
Data: 25/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Acidente com moto

Atendido às 16h39min na Rua São Pedro, bairro Presidente Médici, Deomir Gomes Luz, 25 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo carro e moto. O mesmo era condutor da motocicleta e apresentava fratura exposta na perna direita (tíbia e fíbula) e fechada no fêmur direito, além de grande laceração com hemorragia na região do joelho direito. Foram realizados os primeiros socorros e conduzido ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 23:06,
Data: 25/05/12,
Fonte: COBOM.

Registro: Inauguração da Superintendência Leste contou com a presença de vereadores

Os vereadores Américo do Nascimento Júnior, Ivaldo Pizzinatto (Gringo), Itamar Agnoletto, Valdemir Stobe (Tigrão) e o licenciado Valmor Scolari Junior participaram na manhã desta sexta-feira da inauguração da Superintendência Leste, instalada na Rua Sônia Zani, região central do Bairro São Pedro. Mauro Zandavalli foi empossado como superintendente. Na oportunidade, o prefeito José Caramori anunciou novas obras de pavimentação.


Postado por Matheus,
Horário: 22:58,
Data: 25/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Administração inaugura Superintendência Leste e anuncia investimentos na área de infraestrutura

Mais um serviço de atendimento a comunidade foi inaugurado pela Administração Municipal nesta sexta-feira (25). Na presença de moradores, o Prefeito José Caramori inaugurou a Superintendência Leste, que vai atender os bairros São Pedro, Bom Pastor, Boa Vista, Pinheirinho, Paraíso, Presidente Médici, Vila Zonta e região. Na ocasião, Mauro Zandavalli também foi empossado como Superintendente. O Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, João Rodrigues, prestigiou o ato.
A Superintendência está localizada na Rua Sônia Zani, Bairro São Pedro. O horário de atendimento é das 12h às 18h. “O objetivo é estar mais perto do cidadão, resolvendo as demandas de cada região de uma forma mais rápida e eficaz”, ressalta o Superintendente Mauro Zandavalli.
Esta foi a quarta superintendência instalada pela Prefeitura de Chapecó. A primeira a entrar em funcionamento foi a da região da Grande Efapi, em 2006. Em seguida, em 2007, foi instituída a do Distrito de Marechal Bormann. Já em 2009 foi implantada a Superintendência Norte, no Bairro Belvedere.

Asfalto

Durante o ato de inauguração da Superintendência Leste, o Prefeito José Caramori também anunciou novos investimentos na área de infraestrutura para a região. Serão asfaltados mais 15 trechos de ruas através da Operação Tapete Preto, beneficiando os moradores dos bairros São Pedro, Vila Zonta e Vila Betinho. Ao todo, a Administração Municipal vai pavimentar 2.555,18 metros de extensão, com investimento de R$ 2.119.565,22, oriundos de uma emenda parlamentar do então Deputado Federal João Rodrigues.
“Estamos melhorando a vida das pessoas que moram nesta região da cidade. O asfalto vai trazer mais qualidade de vida e a Superintendência vai aproximar ainda mais a administração dos moradores”, destaca o Prefeito José Caramori.





Postado por Matheus,
Horário: 22:48,
Data: 25/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura entrega kits da Patrulha Agrícola

Mais comunidades do interior serão contempladas com kit da Patrulha Agrícola Mecanizada. Neste sábado (26), às 11h, na Linha Caravaggio, a Administração Municipal entrega o nono kit, que vai beneficiar 30 famílias agricultoras da região. Na oportunidade também será inaugurado o calçamento com pedras irregulares na sede da comunidade.
Para a próxima semana está programada a entrega de outras duas Patrulhas Agrícolas. Na quinta-feira (31), o Prefeito José Caramori entrega um kit na Linha Rodeio Bonito, às 10h, e outro na Linha Tafona, às 11h30.
Nesta semana, 15 famílias que moram na comunidade do Aeroporto receberam o kit da Patrulha Agrícola Mecanizada, que é composto por uma enciladeira, uma carreta basculante de oito toneladas com rodado duplo e uma grade Globe. “O objetivo desta ação é dinamizar e facilitar os trabalhos no campo, possibilitando mais renda e menos desgaste físico para os agricultores, através da cedência dos equipamentos, sem custo para o agricultor”, destaca Caramori.
Esta foi a oitava Patrulha Agrícola entregue em Chapecó. As outras comunidades já beneficiadas são Faxinal dos Rosas, Alto da Serra, Linha Batistello, São Roque, Bom Retiro, Assentamento Dom José Gomes e Colônia Bacia.




Postado por Matheus,
Horário: 22:37,
Data: 25/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Eleito novo presidente do Sitran

O empresário Deneraci Perin foi eleito novo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó. A eleição da chapa única ocorreu por aclamação em assembleia geral do Sitran. A nova diretoria, composta por 18 membros, assume no dia 30 de junho e cumprirá mandato de três anos. 
Perin substitui o atual presidente Valmor Zanella que exerceu o cargo por dois períodos. Preferiu ficar de fora do processo sucessório no mesmo cargo porque entende que já cumpriu sua missão e defende a alternância no poder. A assembleia contou com a presença do presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Santa Catarina – Fetrancesc, Pedro Lopes. Durante o evento também foram aprovadas as conta do exercício anterior e aprovada a proposta orçamentária para 2012. 
O presidente eleito antecipou que atuará com base no trabalho em desenvolvimento “que apresenta excepcionais resultados”. Como a ação empreendida “vem dando certo”, o futuro dirigente pretende usar o modelo adotando marcas que atendam as necessidades dos transportadores. Uma das primeiras metas é ampliar a relação entre embarcador e transportador. Entende que o consenso entre os interesses deve prevalecer “para que o resultado final seja o melhor possível às partes”. 
Perin admite que o momento é de dificuldade para o setor, decorrência da adequação à lei que regulamentou a profissão de motorista. “Muito ainda precisa ser esclarecido e feito e vamos trabalhar para isso”. Concorda que os impactos da nova legislação exigem muito diálogo e entendimento para serem absorvidos “de maneira correta”. 

Diretoria 

Além de Deneraci Perin na presidência, a diretoria executiva é formada pelo vice-presidente Valmor Zanella, diretor secretário Munir Ibrahim, diretor financeiro Gilberto Merigo e diretor financeiro adjunto Gilson Zeni. Os suplentes são: Luiz Alberto Cordenonsi, Ivanir Momoli, Luiz Alberto Framento, Lodovino Costella e Ivan Rotava. 
No Conselho fiscal efetivo estão Ivalberto Tozzo, Valdir Tombini e Etelvino Gral. Suplentes: Marcos Ceratto, Luiz Sachetti e Jandir Volpato. Perin e Zanella ocupam ainda as funções de representantes junto à federação, tendo como suplentes Edir De Marco e Ivanor Araldi.


Postado por Matheus,
Horário: 17:50,
Data: 25/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Sitran.

Professor chapecoense faz estágio de doutorado nos Estados Unidos

Equipamentos de última geração, convivência com renomados pesquisadores, avançado sistema tecnológico. Foi isso o que o professor chapecoense Glauber Wagner encontrou nos Estados Unidos durante os sete meses que lá permaneceu fazendo parte do seu curso de Doutorado. 
O curso foi realizado no Centro de Controle e Prevenção de Doenças - CDC. Esta é uma das maiores instituições de pesquisa em prevenção de doenças do mundo em Atlanta - EUA. Glauber considerou a experiência “fantástica”, profissional e pessoalmente. Disse que aprendeu técnicas de última geração que logo e rotineiramente serão empregadas “para o diagnóstico de várias doenças infecciosas ou metabólicas”. 
Wagner é professor dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Medicina da Unoesc Campus de Joaçaba, Biólogo formado pela UFSC e mestre em Biologia Celular e Molecular pela FIOCRUZ/RJ. Ele desenvolve seu doutorado em Biociências e Biotecnologia na UFSC e cumpriu o estágio no Biological Mass Spectrometry Laboratory
O professor (presidente da Comissão Interna em Biossegurança da Unoesc) mostra que as pesquisas realizadas no laboratório americano possibilitaram o encontro de proteínas específicas de um parasito chamado Trypanosoma rangeli, aplicáveis ao seu diagnóstico. Estas análises foram realizadas por espectrometria de massas, que visa à identificação das proteínas pela sua massa molecular “isto é, seu tamanho”. 

Diagnóstico do câncer 

Destaca que esta técnica, além de ser aplicada para a identificação de proteínas que são exclusivas a um determinado organismo e não ao homem, pode ser utilizada para identificar pequenas mudanças de uma proteína. Possibilita, assim, encontrar diferenças entre uma proteína humana normal e uma alterada. Antecipa que isso pode ser útil para o diagnóstico e tratamento de doenças do metabolismo humano “ou até mesmo de câncer”. 
Além do desenvolvimento de sua tese, Glauber Wagner estabeleceu parceria científica entre o CDC e o Laboratório de Doenças Infectoparasitárias da Unoesc. Para ele esta colaboração científica “é de extrema importância” para o laboratório e à instituição de ensino superior. A universidade estará colaborando com pesquisadores de um dos maiores centros de pesquisa do mundo. Isso possibilita além da análise de amostras, o envio de estudantes e pesquisadores para aperfeiçoamento profissional.


Postado por Matheus,
Horário: 17:35,
Data: 25/05/12,
Fonte: JC Linhares Assessoria & Comunicação.