Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Brinquedoteca da Unochapecó promove desenvolvimento da criança

A Brinquedoteca da Unochapecó realizou atividade para assinalar o trabalho realizado em 2011 e marcar o encerramento das ações deste ano. As principais ações desenvolvidas envolveram visitas a espaços da universidade, contação de histórias, construção de um livro diário e confecção de brinquedos. 
Segundo a coordenadora do projeto, professora Lisaura Maria Beltrame, em 2011 a Brinquedoteca trabalhou a partir do estudo “Conhecendo-se e interagindo com a universidade: relação com o conhecimento e ludicidade”, através de atividades ludoeducativas nos períodos matutino e vespertino, com crianças de cinco a 12 anos do Bairro Efapi. No encontro de encerramento do ano estiveram presentes cerca de 40 crianças, para a realização de piquenique, jogos e brincadeiras. 
A professora explica que o principal objetivo do projeto é ser um espaço lúdico e educativo, onde a criança possa exercer seu direito de brincar e ter acesso a uma variedade de brinquedos, desenvolvendo-se assim como ser em sua totalidade. “Este espaço possibilita a crianças o incentivo a brincadeiras como forma de construção e desenvolvimento da imaginação, fantasia, faz-de-conta”, diz a coordenadora. 
Lisaura destaca também que a Brinquedoteca proporciona, atualmente, um trabalho educativo permanente com as crianças, que são divididas em turmas por faixa etária. O trabalho oportuniza que tenham acesso às diferentes linguagens e instrumentos para a sua socialização, desenvolvimento de relações interpessoais e afetivas, tudo isso por meio de brincadeiras orientadas, de jogos educativos e inúmeras ações lúdicas.


Postado por Matheus,
Horário: 00:56,
Data: 21/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

Milhares de pedidos aguardam para serem atendidos


Material escolar, cesta básica, doces, bicicletas e brinquedos. Esses são alguns dos pedidos nas cartas entregues na Casa do Papai Noel, na praça Coronel Bertaso. Todas as noites os visitantes fazem fila e muitos pais aproveitam para tirar fotografias de seus pequenos com o Bom Velhinho.
As pessoas que desejam entregar uma cartinha ou adotar uma solicitação de presente podem visitar a Casa do Papai Noel até esta sexta-feira (23), das 17 às 22 horas.
O presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, faz um apelo para que os moradores e empresários do município adotem uma cartinha. “Todas as noites são deixados muitos pedidos de presentes. A visitação está surpreendendo e isso representa que as crianças estão procurando o Papai Noel e mantêm a esperança de que visite suas casas”.
Neste ano, a recomendação para os voluntários que adotarem cartinhas é que entreguem os presentes na casa da criança nesta semana do Natal.
Badalotti enfatiza que a Casa do Papai Noel reforça o simbolismo da época mais bonita do ano que resgata valores e emoções de pequenos a adultos.
                                                

Postado por Matheus,
Horário: 00:45,
Data: 21/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Amistosos da Chapecoense

A Diretoria da Associação Chapecoense de Futebol vem por meio da sua Assessoria de Imprensa comunicar oficialmente as datas, locais e horários dos amistosos da equipe, antes do início do Campeonato Catarinense de 2012. Segue lista:

1º jogo: 30/12 - 20:00 São Luiz x Chapecoense - Estádio 19 de Outubro

2º jogo: 11/01 - 18:30 Santa Cruz x Chapecoense - Estádio dos Plátanos

3º jogo: 14/01 - 18:00 Chapecoense x Ypiranga - Arena Condá


Postado por Matheus,
Horário: 00:13,
Data: 21/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol.

Acadêmicos conhecem Bolsa de Valores em SP

Aproximar os acadêmicos da realidade foi o objetivo que levou o curso de Ciências Contábeis da Unochapecó a realizar viagem de estudos a São Paulo. Participaram 28 acadêmicos, acompanhados pelo professor Omeri Dedonatto.
O curso de Ciências Contábeis oportuniza essa experiência todo semestre aos acadêmicos do quinto período. Segundo o professor, o objetivo da viagem foi de aproximar os acadêmicos da realidade de algumas das práticas abordadas em sala de aula. Omeri salienta que a viagem “com certeza é uma experiência impar, que dificilmente acontece fora do meio acadêmico”. 
Os estudantes visitaram a Volkswagen, onde conheceram de perto o processo de produção da empresa. Na BM&FBovespa, os acadêmicos puderam ver na prática como é o processo de abertura de capital e a negociação das ações de empresas. Os estudantes também aproveitaram a viagem, realizada no período de 27 a 29 de novembro, para participar do Programa do Jô e conhecer alguns pontos históricos da capital paulista.


Postado por Matheus,
Horário: 00:09,
Data: 21/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

Música aliada à solidariedade

Reconhecido por proporcionar à sociedade chapecoense uma nova experiência musical com uma série de apresentações de música clássica, típica, erudita, de câmara e popular brasileira, o Projeto Bravíssimo chega a oitava edição em 2012. Além dos espetáculos musicais de alta qualidade, o projeto se destaca pelo papel social que desempenha, pois a renda arrecadada com a venda dos pacotes é doada a uma entidade escolhida pelos organizadores.
A iniciativa é da Oeste Capital Eventos e do Rotary Club Chapecó Oeste. Em 2011, contou com o apoio da Ric Record e da MB Comunicação e o patrocínio da Avianca, Unochapecó, Zaro Persianas, Gráfica Rota, Renova Marcas e Patentes, Hotel Lang Palace, Codecal Materiais de Construções e Santa Maria Imóveis.
A sétima edição trouxe a Chapecó, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, a Big Time Orchestra, The Travellers, El Merekumbè, Keltoi, Bada Castro e convidados e a orquestra típica de tango De Puro Guapos.
Nessa entrevista, a coordenadora do evento, Luciana Lang, expõe sobre as novidades para 2012 e apresenta os resultados da última edição do projeto.

Como os organizadores avaliam a sétima edição do Bravíssimo, em 2011? 

Luciana Lang – Nossa avaliação é extremamente positiva, pois mais uma vez alcançamos nosso objetivo, que é proporcionar excelentes apresentações musicais aos participantes e também ajudar uma entidade beneficente.

A verba arrecadada neste ano foi doada a qual entidade? 

Luciana Lang – Podemos dizer com orgulho que conseguimos comercializar 100% dos pacotes em 2011, que rendeu um total de R$ 82 mil. O recurso foi entregue ao Rotary Club para que fosse destinado a projetos sociais. A principal entidade beneficiada neste ano foi a ONG Verde Vida, que busca proporcionar formação cidadã a adolescentes em situação de risco social, através de oficinas socioeducativas e do compromisso com a educação ambiental, a profissionalização e a prática da reciclagem. Com o incentivo, o Verde Vida adquiriu uma empilhadeira elétrica para auxiliar no Programa. A máquina será entregue na primeira edição do Bravíssimo 2012, no dia 25 de março.

Em 2012, o recurso será destinado a qual projeto? 

Luciana Lang – No ano que vem, a entidade a ser beneficiada pelo Rotary Club com a verba arrecadada no Bravíssimo será a APAE Chapecó, que atende atualmente 300 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltiplas. Na última edição do Projeto nesse ano acompanhamos uma apresentação dos alunos da APAE e pudemos notar o quanto eles evoluem com as atividades de dança e teatro. É um projeto que merece o apoio de todos.

Quais serão as atrações do Projeto Bravíssimo em 2012? 

Luciana Lang – Todas as apresentações ocorrem no domingo à noite. No dia 25 de março, teremos a honra de receber Renato Borghetti e Quarteto. A Orquestra Paranaense de Viola Caipira se apresentará no dia 27 de maio. O Quinteto Persh, de acordeons, subirá ao palco do Bravíssimo no dia 29 de julho. Em setembro, dia 30, assistiremos ao espetáculo do Trio Madeira Brasil, de cordas. O Grupo Kervanserai de música mediterrânea fará sua apresentação no dia 28 de outubro. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana será a última atração do ano, no dia 25 de novembro.

Como se deu a escolha dos espetáculos? 

Luciana Lang – Procuramos trazer grupos e formações que nunca estiveram em Chapecó e mesclamos espetáculos mais populares com outros mais eruditos. Todas as apresentações se destacam no seu gênero musical. De São Paulo, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana traz um ritmo ancestral ao reggae, chamado SKA, muito animado e faz leituras de músicas eruditas e populares com uma sonoridade bem diferente e irreverente. O Kervanserai, de Brasília, mistura o árabe, o cigano e outros tantos ritmos. O gaúcho quinteto Persh, pela formação inusitada, com cinco acordeons, executa música de câmara.

Os pacotes para o Bravíssimo 2012 já estão à venda? 

Luciana Lang – Sim. O pacote para a oitava edição do projeto está à venda na Datelli (centro), no Shopping Pátio Chapecó e na Veritá (centro) e custa R$ 350,00, com 12 ingressos – dois por apresentação. A compra pode ser feita via cartão de crédito, cheque ou boleto bancário.


Postado por Matheus,
Horário: 23:41,
Data: 20/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Prefeitura homenageia destaques nacionais da Cultura Gaúcha de Chapecó


Homenagens foram realizadas pela Administração Municipal de Chapecó, através da Fundação Cultural, na manhã desta terça-feira (20).O Prefeito José Caramori reuniu os Patrões dos CTGs da cidade para entregar uma lembrança aos destaques nacionais da Cultura Tradicionalista Gaúcha Chapecoense em 2011.
Foram homenageados os peões e prendas mirim, juvenil, adulto e veterano que participaram e obtiveram títulos no concurso nacional promovido pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), em Canoas (RS) nos dias 25 e 26 de novembro deste ano. “Nossos CTG’s estão muito bem organizados e, a cada ano, demonstram o amor e o gosto do chapecoense pela cultura gaúcha”, destaca a Diretora Presidente da Fundação Cultural, Roselaine Vinhas. 
Como forma de reconhecimento ao desempenho dos chapecoenses, foram entregues um lenço e um boton com o brasão do município para cada prenda e peão homenageado. Na oportunidade, o Prefeito lembrou os eventos tradicionalistas realizados em Chapecó em 2011, como o Acampamento Farroupilha, o 2º Rodeio Internacional e o 5º Rodeio Crioulo de Chapecó, além de reiterar a importância de ações e projetos que visam o culto da tradição gaúcha.


Homenageados

Laísa Langhinotti
CTG Herança Gaúcha - 1ª Prenda Mirim
Rodrigo P. do Rosário
CTG Herança Gaúcha – 2º Peão Juvenil
Sélio Hack
CTG Coxilha do Quero-Quero – 1º Peão Veterano
Suzana Xavier
CTG Herança Gaúcha – 1ª Prenda Veterana
Elis Regina Bürgel
CTG Herança Gaúcha – 1ª Prenda Adulta

Postado por Matheus,
Horário: 23:03,
Data: 20/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Secretaria de Saúde e Unochapecó entregam materiais a entidades

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unochapecó, entregou na semana passada, materiais a três entidades de Chapecó que participam do Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde (Pró-Saúde), promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação e desenvolvido na Universidade. Os computadores, materiais de escritório e de consumo, brinquedos e outros, foram encaminhados ao Centro Terapêutico Dilso Cecchin (CETER), ao Hospital da Criança e ao Instituto de Desenvolvimento Regional (SAGA).
O Pró-Saúde é desenvolvido na Unochapecó desde 2005 e integra 11 cursos de graduação. O objetivo é promover transformações na prestação de serviços de saúde à população. O programa trabalha com a perspectiva de que a formação em saúde ocorra simultaneamente com a orientação teórica e pedagógica e com os cenários de prática.
“A intenção é qualificar os espaços onde acadêmicos dos cursos da área da saúde da Universidade estão inseridos, através de vários projetos”, destaca a técnica do Pró-Saúde na Unochapecó, Veridiana Pinto. Os profissionais da Secretaria de Saúde de Chapecó, Luiz Fernando Gelati e Rita Ângela Orlandi acompanharam a entrega dos materiais nas entidades.



Postado por Matheus,
Horário: 22:36,
Data: 20/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.