Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

NOTA: Prefeito José Caramori envia oficio solicitando a apuração urgente da morte do vereador Marcelino Chiarello

     O Prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, enviou na terça-feira, dia 29, um oficio solicitando a apuração urgente da morte do vereador Marcelino Chiarello. O documento foi endereçado às seguintes autoridades: Secretário de Segurança Pública do Estado, César Augusto Grubba; Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo; Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D'Avila; Delegado da Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil, Augusto Mello Brandão; Delegada Regional da Polícia Civil de Chapecó, Tatiane Klein Samuel

O ofício diz:

    Cumprimentando-o cordialmente, vimos pelo presente reiterar a necessidade de apuração urgente das circunstâncias em que ocorreu a morte do vereador de Chapecó, Marcelino Chiarello, fato este que gerou grande comoção social.
    A sociedade chapecoense clama pela elucidação dos fatos com maior brevidade possível.
    A Administração Municipal tem confiança plena no trabalho investigativo da Polícia Civil e tem certeza de que serão empregados todos os meios necessários para a apresentação de respostas à sociedade.

Atenciosamente, José Cláudio Caramori, Prefeito Municipal.

Postado por Matheus,
Horário: 22:43,
Data: 30/11/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Coordenadora Estadual do SINTE/SC lamenta o falecimento do amigo Marcelino Chiarello

    O falecimento do professor e vereador Marcelino Chiarello continua repercutindo e causando comoção, em todo o Estado de Santa Catarina. A Coordenadora Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE/SC -, professora Alvete Pasin Bedin, lamentou, com profunda dor, o falecimento do amigo. Segundo ela, muito mais que companheiro de lutas, Marcelino Chiarello foi sempre “um amigo confidente, de uma parceria inigualável”.
      Alvete afirmou, também, que, além de Marcelino ser grande liderança, na Câmara de Vereadores, ele realizou um dos mais dignos trabalhos, na mobilização dos profissionais da educação, sempre em parceria com o SINTE/SC. “Todos nós saímos perdendo, com o falecimento deste grande amigo, que sempre esteve ao nosso lado, sem medir esforços”, acrescentou a líder sindical. Segundo ela, a Executiva Estadual do SINTE/SC, juntamente com todas as Coordenações Regionais do Estado, vai acompanhar, com extrema atenção, todo o processo de averiguação dos fatos que resultaram na morte do professor e vereador Marcelino Chiarello.


Ontem, dia 29, o SINTE/SC divulgou a seguinte nota de pesar:


       A Executiva Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina – SINTE/SC – solidariza-se, com pesar, a dor da comunidade chapecoense e da família do nobre companheiro de luta professor e vereador Marcelino Chiarello, falecido nesta manhã do dia 28 de novembro. Marcelino Chiarello tinha 43 anos, e deixou a prantear-lhe a ausência, a viúva Diane Guarnieri, e o filho Eduardo Guarnieri Chiarello.
    Em seu segundo mandato, na Câmara de Vereadores de Chapecó, nosso colega Marcelino Chiarello foi uma grande liderança, coerente em suas ações, sempre em prol da justiça social e em defesa de todos os trabalhadores. O professor Marcelino Chiarello foi companheiro atuante, junto ao SINTE/SC, sempre assumindo posição ética e séria, sem jamais deixar-se levar pela omissão, ou covardia. Homem digno, Marcelino nos deixa o legado exemplar de uma história de vida escrita com incansáveis lutas, sem jamais ter esmorecido, nas trincheiras.
     À família de Marcelino Chiarello, nossa solidariedade! Aos colegas trabalhadores em educação, muita força e coragem, neste momento em que a dor da perda deste valoroso amigo tanto nos entristece!


Postado por Matheus,
Horário: 21:54,
Data: 30/11/11,
Fonte: Alvete Pasin Bedin - Coordenadora Estadual SINTE / SC.

Pesquisa identifica problemas de acessibilidade em trecho da Avenida Attílio Fontana

     Uma pesquisa sobre as condições de acessibilidade urbana em um trecho da Avenida Atílio Fontana, nas proximidades da Unochapecó, foi realizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição. Foram avaliados os espaços públicos de circulação de pedestres e o acesso a edifícios em um segmento de 800 metros dessa via.
   O objetivo consistiu de elaborar diagnóstico das condições de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos existentes na área, a partir do comparativo com recomendações da norma ABNT NBR 9050 e do Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana – Brasil Acessível. Realizada em março e abril de 2011, na oficina temática de extensão em Acessibilidade, promovida pelo curso de Arquitetura da Unochapecó, a pesquisa partiu de estudo do referencial, depois foram coletados dados e ocorreu o registro fotográfico, a sistematização e análise. Os resultados da pesquisa são considerados contundentes e respondem às questões levantadas, em várias situações que constroem o diagnóstico pretendido.
     Uma dos indicativos é a sobreposição de situações de limitação da acessibilidade, no acesso aos edifícios e nas áreas públicas de circulação de pedestres, como calçadas e travessias. Entre outros fatores identificados, estão a inexistência de calçadas adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida e falta de calçadas pavimentadas dotadas de infraestrutura mínima que garanta a circulação livre e segura de pessoas. Mesmo nas calçadas onde há pavimentação tátil, a noção de acessibilidade sugerida poucas vezes se confirma, pelo fato de a paginação do piso concentrar várias inconsistências em relação aos padrões recomendados em norma, o que revela falhas no projeto, execução ou fiscalização das obras.
      Outro dado é que as travessias não permitem deslocamentos seguros ao pedestre, com obstáculos e ausência de mecanismos de orientação destinados a garantir a preferência do pedestre e sistema elevado de travessia, como recomendado em vias de alta periculosidade. Assim, são frequentes as travessias arriscadas, pela incapacidade das faixas de segurança existentes atenderem adequadamente à demanda existente. Também há poucos rebaixamentos nas calçadas e não são devidamente sinalizados.

Situação de abandono

     Quanto aos edifícios, de 94 estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, apenas 18 são acessíveis. Em muitas situações, a difícil acessibilidade se dá por questões simples, como no caso de pequenos desníveis junto aos acessos, que poderiam ser facilmente resolvidos ou adaptados. Também há irregularidades das rampas existentes em relação aos parâmetros recomendados pela ABNT NBR 9050. Em relação ao mobiliário, as deficiências vão desde a ausência de sinalização tátil adequada até a falta de mobiliário adaptado, como telefone público para cadeirantes/pessoas com baixa estatura. Já nos pontos de parada de ônibus não há espaço protegido que possa ser utilizado por cadeirantes sem comprometer o fluxo de pessoas nas calçadas. 
   O que foi identificado denuncia “uma situação de abandono e constitui mais um argumento que dá respaldo à teoria de que o desenvolvimento da cidade de Chapecó tem se dado de forma desigual, desacompanhado da oferta de infra-estrutura e espaços públicos de qualidade a todos seus habitantes”, indica a pesquisa. Acrescenta que tal fato constitui problema de ordem social, caracterizado pelo não-cumprimento de direitos mínimos da coletividade, relativos à garantia da livre circulação e acesso aos espaços na cidade.


Postado por Matheus,
Horário: 21:38,
Data: 30/11/11,
Fonte: Extra Comunica.

Jogos do Interior 2011: final será no próximo domingo

     Chega ao fim a segunda edição dos Jogos do Interior de Chapecó, promovidos pela Administração Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer. O objetivo é integrar os chapecoenses, moradores do interior do município, através do esporte e do lazer.
       No próximo domingo (04), ocorre a etapa final da competição na comunidade de Rodeio Bonito, que iniciou em setembro e encerra com a premiação para os campeões. Cerca de 650 atletas, representando as comunidades de Rodeio Bonito, Alto da Serra, Linha Pedro e Paulo, São Vendelino, São Roque, Sede Trentin, Baronesa da Limeira, Marechal Bormann, Goio-ên, Faxinal dos Rosas, Sede Figueira, Linha Batistelo e Linha Sarapião, estiveram competindo nas modalidades de bocha, canastra, futebol de campo, futsal, três sete e truco.
     De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Clóvis Marinello, o objetivo foi alcançado. “Desde o início pudemos perceber a confraternização entre os competidores que, a cada domingo, nas disputas de cada chave movimentavam a comunidade sede da etapa. Além disso, toda a estrutura de material esportivo disponibilizada pela Administração Municipal fica para as comunidades utilizarem entre seus moradores”, salienta.
       O Prefeito José Caramori ressalta a importância dos jogos. “Os Jogos do Interior, assim como os Jogos Abertos Interbairros, já fazem parte do calendário esportivo do município, levando diversão, integração e esporte a todos os chapecoenses”, destaca.

Postado por Matheus,
Horário: 21:27,
Data: 30/11/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.