Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Faça um passeio por Chapecó sem sair de casa

O Google liberou na terça-feira, dia 14, os serviços do Street View em Chapecó. Com isso, os usuários podem passear pelas ruas do município sem sair da frente do computador. 
São disponibilizadas imagens panorâmicas em 360º na horizontal e 290º na vertical. Para acessá-las, basta entrar no site maps.google.com. Ao encontrar o local desejado, é necessário arrastar o bonequinho Pegman, situado no canto superior esquerdo da tela, ou dar a ampliação máxima.
A meta da empresa é mapear 90% do território brasileiro. Os registros na cidade foram feitos no ano passado. Em cima de um automóvel, havia uma torre equipada com 15 câmeras. Essas, por sua vez, possuem um sensor de movimento e um laser que capta a distância dos objetos, dando a sensação de profundidade.
Para garantir a privacidade dos moradores, o Google utiliza uma tecnologia que borra automaticamente rostos e placas de carros. Mesmo assim, é possível solicitar a remoção de imagens que apresentem conteúdo inadequado, como de nudez ou violência.


Postado por Matheus,
Horário: 21:57,
Data: 15/08/12.

CDL Chapecó promove curso sobre gestão estratégica

Oferecer uma visão prática e aplicada nas tendências do setor, do trabalho nas diversas áreas e operações da empresa varejista, proporcionando modelos e técnicas consagradas no varejo. Com este objetivo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), o curso “Gestão Estratégica para Empresas do Varejo”, no auditório da entidade. O ministrante será o professor e coordenador do planejamento estratégico da CDL Chapecó, Verner Luiz Antoni.
O treinamento ocorre nesta quinta (16), das 13 às 23 horas, e nesta sexta-feira (17), das 8 às 13 horas, e terá carga horária de 15 horas. Podem participar da atividade gestores, administradores, diretores, empresários, gerentes e líderes.
A iniciativa integra o plano de ações do Planejamento Estratégico da CDL Chapecó, que estabeleceu missão, visão, negócio e valores. A medida foi elaborada por meio de convênio com a Unoesc Chapecó. “O intuito é fornecer serviços para a administração do comércio. Neste sentido, foram pensados produtos e ações para ampliar a representatividade dos associados, bem como promover o fortalecimento das empresas”, observa o presidente da entidade, Gilberto João Badalotti.
Os participantes aprenderão tendências do varejo, etapas do planejamento, posicionamento de mercado, comportamentos do consumidor, análise da concorrência e funções de decisões do mix. “Atualmente o mercado é bastante competitivo e as empresas precisam ser muito criativas para ter a preferência dos clientes. Um dos aspectos mais importantes para manter a empresa atuante e em crescimento é a gestão estratégica, que exige a capacitação dos gestores para adequá-los às demandas do setor”, explica o professor Verner Luiz Antoni.
Para participar do curso o investimento será de R$ 214 para associados da CDL e de R$ 345 para os demais. Inscrições e mais informações pelo telefone 3319-4300 ou e-mail eventos@cdlchapeco.com.br

PALESTRANTE

O professor Verner Luis Antoni é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo. Tem mestrado em Administração/Marketing (PPGA-UFRGS). Possui doutorado em Engenharia da Produção (PPGEP-UFSC). Ministra cursos e palestras com foco em consultoria e pesquisas, planejamento e marketing estratégico, diagnóstico setorial e de posicionamento de marcas, e comportamento do consumidor.


Postado por Matheus,
Horário: 21:18,
Data: 15/08/12,
Fonte: MB Comunicação.

Falecimento

Às 18h15min desta quarta-feira, dia 15 de agosto, no Hospital Unimed, em Chapecó, faleceu a jornalista MARIANGELA IOP DE OLIVEIRA, em decorrência de parada cardíaca, ocasionada por complicações geradas por câncer linfático descoberto em maio passado.
O corpo está sendo velado na Funerária Wolff e o sepultamento será nesta quinta-feira, dia 16, às 15h, no Cemitério Jardim do Éden.


Postado por Matheus,
Horário: 20:58,
Data: 15/08/12,
Fonte: Extra Comunica.

Bombeiros durante a 4ª feira

Foram atendidas 07 ocorrências, sendo 02 casos clínicos, 01 acidente de trabalho, 02 acidentes de trânsito, 01 queda de nível e 01 auxílio diverso.
Atendida às 07h34min na Rua Paulo Marques, no Centro, Andressa Alberti, 20 anos, condutora de motocicleta, vítima de acidente de trânsito envolvendo automóvel. Apresentava ferimento lacerante na região occipital do crânio e sentia dores no braço direito. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzida ao PS do HRO.
Atendida às 08h46min na Rua Marechal Deodoro, no Bairro Jardim Itália, Marines Lichoski, 23 anos, condutora de motocicleta, vítima de acidente de trânsito envolvendo automóvel. Encontrada deitada, consciente, orientada, sinais vitais estáveis, com dor no joelho direito, o qual não apresentava sinal de fratura. Após avaliação foi liberada no local.
Atendido às 09h02min na Avenida Porto Alegre, no Centro, Maicon Lanzarin, 26 anos, vítima de desmaio com queda da própria altura. Encontrado deitado com ferimento lacerante na cabeça. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao PS do HRO.
Atendida às 14h56min na Avenida Atílio Fontana, no Bairro Efapi, Eliane F. Andrade, 19 anos, consciente, orientada, sinais vitais estáveis, vítima de acidente de trabalho (queda da própria altura). Apresentava suspeita de luxação no joelho esquerdo. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzida ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 20:27,
Data: 15/08/12.

Campanha do Verdão na Série C

Foram sete partidas disputadas até o momento pela Chapecoense no Campeonato Brasileiro da Série C. A equipe ocupa a 3ª colocação, tendo conquistado 12 dos 21 pontos disputados. O Verdão soma, até o momento, três vitórias, três empates e uma derrota. Marcou sete gols e sofreu seis. Eliomar é o artilheiro.
O próximo compromisso ocorre neste domingo, dia 19, na Arena Condá, frente ao Madureira/RJ, às 15h30min.


Postado por Matheus,
Horário: 20:03,
Data: 15/08/12.

“Brincando com o Papai” foi um sucesso

Na tarde de domingo, dia 12,  no estacionamento externo do Shopping Pátio Chapecó, a RICTV Record comemorou o dia dos pais com um momento único e especial. Para a criançada muita diversão, doces e brincadeiras. A figura paternal não ficou de fora e também participou ganhando brindes ofertados pelas lojas Mundo Teen, Morana Acessórios, Datelli, O Boticário, Ienso, Fundação Getulio Vargas – FGV e Sensação do Mate. O tempo agradável contribuiu para que o evento fosse um sucesso. “Muito legal a ideia da emissora em promover esta grande ação, pois assim pude comemorar essa data especial, em alto nível, com muita alegria e juntamente com meus filhos”, comenta Clair Presotto.


Postado por Matheus,
Horário: 19:46,
Data: 15/08/12.

Homem com mandado de prisão é detido pela PM

Às 16h33min de terça-feira, dia 14, a ROCAM do 2º Batalhão de Polícia Militar, durante rondas, realizou a abordagem de um homem de 34 anos. Ao ser realizada a consulta de dados junto ao sistema, foi verificado que havia um mandado de prisão em aberto - revogação do livramento condicional. Em seguida, o indivíduo foi detido e encaminhado ao Presídio Regional de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 19:20,
Data: 15/08/12.

Seis mulheres foram vítimas de tentativa de homicídio

Seis mulheres sofreram uma tentativa de homicídio por volta das 4h40 desta quarta-feira, dia 15, em Chapecó. Elas estavam próximas a um automóvel, que também foi alvejado. Foram disparados mais de 40 tiros contra o veículo com placas de Chapecó. 
Das seis pessoas, quatro delas seguem internadas. Três eram adolescentes: uma com 12, outra de 14 e a última com 17 anos. Uma das femininas foi atingida por seis projeteis e está em estado grave no Hospital Regional do Oeste (HRO). As outras duas passam bem.
Até o momento a informação é de que elas teriam saído de uma festa. Conforme a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, há contradição no depoimento das vítimas. "Ainda não sabemos precisamente como foi a ação dos indivíduos e onde elas estavam anteriormente", declarou.
O fato, que ocorreu na Linha Água Amarela, em Chapecó, está sendo investigado.


Postado por Matheus,
Horário: 19:03,
Data: 15/08/12.

Doenças psicológicas também fazem cães de vítimas

Os distúrbios psicológicos não são "privilégios" de humanos. Os cães não estão imunes, nem isentos, desta classe de doença, que pode causar sintomas variados como instabilidade comportamental, dificuldade de atenção e aprendizado, fobias e hiperatividade. 
A exemplo de crianças, cães também podem ser acometidos “pelo distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade” explica a médica veterinária Lúcia Helena Franco. No entanto, a coordenadora da Escola de Adestramento, Agility, Hospedagem e Day Care para cães “Dog Show” destaca que isso “não chega a ser e nem se caracteriza como um problema sem solução”. 
Cada cão possui seu respectivo nível de energia. Esse componente pode variar muito de uma raça para outra ou até mesmo entre indivíduos da mesma linhagem. A especialista diz ser plenamente possível identificar um cachorro hiperativo. Ele apresenta várias características como comportamento acelerado, fica inquieto, late e chora excessivamente. 
Os hiperativos também não conseguem se concentrar em apenas um estimulo, querendo demonstrar atenção em tudo ao mesmo tempo. Além disso, causa prejuízo ao destruir móveis e objetos. A causa deste distúrbio comportamental pode estar na seleção genética ou na ausência dela. A veterinária lamenta porque cães que apresentam estes sintomas “normalmente ficam trancados em um canil”. Esse isolamento do convívio familiar agrava e muito o problema. 

Vantagem 

O portador desta doença psicológica, de forma alguma pode ser tratado com crueldade. A coordenadora da Escola de Adestramento mostra que mesmo nesta condição o animal pode se tornar um ótimo companheiro. Ensina que para conseguir isso basta canalizar a energia e disposição para uma atividade útil, como caminhadas, corridas, nado, brincar com outros cães, buscar objetos e interagir com brinquedos. 
Outra recomendação é que o individuo assimile comandos de obediência. Isso o leva a promover exercício mental e gasto de energia. Assim o cão ficará educado e sob controle. Lucia Helena enfatiza que a exemplo do que ocorre com humanos, as atividades físicas e mentais são fatores essenciais a uma vida saudável e de boa convivência.


Postado por Matheus,
Horário: 18:37,
Data: 15/08/12.

Sintroeste indica situação de normalidade

A situação do transporte coletivo urbano em Chapecó, após movimento de paralisação que começou no início da manhã de ontem, é de normalidade nesta quarta-feira, dia 15. A indicação é do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Oeste (Sintroeste), após ouvir a direção das duas empresas que prestam os serviços.
Segundo o Sintroeste, os ônibus da Auto Viação Chapecó e da Tiquin circulam normalmente para atender as necessidades da população, graças aos esforços dos colaboradores. Além desse comprometimento, o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal também é destacado.


Postado por Matheus,
Horário: 18:18,
Data: 15/08/12,
Fonte: Extra Comunica.