Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

“A Turminha da Reciclagem” beneficiou mais de 42 mil estudantes em 2011

Você já parou para pensar quantos materiais jogou no lixo hoje? Estudos revelam que uma pessoa produz em média 1,5 Kg de resíduos por dia. Para agravar esse contexto 70% das cidades brasileiras destinam o material em lixões. As soluções para reduzir o impacto ambiental são os “três Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar.
Essas informações são repassadas pelo programa “A Turminha da Reciclagem”, da Fundação Aury Luiz Bodanese e da Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos). No ano passado a iniciativa foi desenvolvida nos municípios do norte do Rio Grande do Sul e em Chapecó nas escolas da rede estadual, municipal, particular e também com os filhos de funcionários em todas as unidades da empresa. A Fundação ainda mantém parceria com a Itapemirim, empresa de transportes, no projeto “Ônibus Biblioteca Itinerante” que percorreu o Brasil e atendeu mais de 1.800 crianças. Ao todo foram beneficiadas 42.551 crianças e adolescentes.
Após a apresentação do programa as escolas são convidadas a desenvolver um projeto de responsabilidade social. O objetivo da proposta é que o trabalho tenha continuidade a partir da visita da “Turminha da Reciclagem”. De acordo com a presidente da Fundação, Isabel Machado, no Estado gaúcho foram envolvidas 125 escolas de 18 municípios. Isso representou a participação de 20.040 alunos, 1.000 professores e a execução de 34 projetos nas comunidades. “Em Chapecó, foram atendidas 79 escolas o que resultou no envolvimento de 16.499 alunos e três projetos de ação”, complementa. E nas unidades da empresa o programa mobilizou mais de 5.000 crianças de um a dez anos. 
Nas escolas a reciclagem do lixo é abordada de forma explicativa com uma linguagem lúdica e bem divertida. São trabalhados conceitos de reciclagem e sustentabilidade. A ação tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância de fazer a seleção correta do lixo, mostrando a necessidade de preservar a natureza; desenvolver a capacidade de participação das crianças na construção da cidadania através do cuidado com o meio em que elas vivem; e reforçar o conceito de que a cautela com o meio ambiente não diz respeito apenas à natureza, mas sim, a todo e qualquer ambiente de convívio.
O programa “A Turminha da Reciclagem” trabalha com crianças sobre a quantidade de lixo que é produzido diariamente, sua destinação incorreta e depois apresenta alternativas simples e praticáveis no dia a dia que promovam mudanças para o meio ambiente como apagar as luzes, desligar aparelhos elétricos, usar sacolas retornáveis, e fechar a torneira ao lavar a louça ou ao escovar os dentes. 
As crianças que participaram do programa receberam livros, adesivos e carteirinha de membro da turminha da reciclagem. Também foram sorteadas mochilas, quebra-cabeças, réguas e squezzer.
“Os alunos são agentes transformadores. Acreditamos que as crianças nos fazem mudar hábitos, pois para eles é mais natural a quebra de paradigmas. Sabemos da importância da continuidade do trabalho, por isso, a ação de responsabilidade social. Temos certeza que estamos plantando uma semente para colheremos frutos”, exemplificou a pedagoga do programa em Santa Catarina, Gracelia A. Pelicioli Oliveira.
No Rio Grande do Sul as unidades escolares ganhadoras foram: 1o lugar Escola Estadual de Ensino Fundamental Erico Veríssimo (Getúlio Vargas), 2o lugar Colégio L´Hermitage, Nossa Senhora da Salete (Erechim) e 3o lugar Escola Cônego Stanislau Olêjnik (Getúlio Vargas).



Postado por Matheus,
Horário: 23:49,
Data: 25/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Foragido da Penitenciária de Chapecó é preso em Entre Rios


A Policia Militar de Entre Rios, com apoio das guarnições de Xanxerê e Ipuaçu, efetuou na terça-feira, dia 24, a prisão de um foragido da Penitenciária Agrícola de Chapecó. O homem de 19 anos estava foragido do estabelecimento penal desde o ultimo dia 1º de dezembro, onde cumpria pena pelos crimes de roubo e furto praticados na região.
Após colher informações junto à comunidade sobre o apenado, os policiais foram informados que ele estaria transitando com uma motocicleta de cor vermelha na Linha Paiol de Barro, interior do município. As guarnições efetuaram o monitoramento do local e após buscas, o homem foi localizado, preso e encaminhado ao sistema prisional para cumprir o restante da pena.


Postado por Matheus,
Horário: 23:25,
Data: 25/01/12,
Fonte: Erieles Pires Viríssimo.

Posse de novos dirigentes da Unochapecó será na próxima semana

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó terá na próxima semana a posse de novos dirigentes, eleitos em pleito realizado em 23 de setembro do ano passado. Serão empossados o reitor e três vice-reitores, para gestão de quatro anos, quatro diretores e vice-diretores de áreas, para o período de três anos, e os coordenadores e coordenadores adjuntos de cursos, para dois anos de atuação.
O ato de posse será realizado em 10 de fevereiro, às 19h30, no Clube Recreativo Chapecoense. Convites para a solenidade, assinados pelo presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, e pelo reitor Odilon Luiz Poli, foram enviados para membros da comunidade acadêmica, autoridades e lideranças representativas.
Na reitoria, para a gestão 2012/2016, serão empossados em segundo mandato o professor Odilon Luiz Poli, como reitor, e o professor Claudio Alcides Jacoski, como vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento. Como vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, substituindo a professora Maria Luíza Lajus, tomará posse a professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, e como vice-reitor de Administração, em lugar do professor Sady Mazzioni, assumirá o professor Antônio Zanin.


Postado por Matheus,
Horário: 23:15,
Data: 25/01/12,
Fonte: Extra Comunica.

Trabalhadores do distrito industrial do Palmital terão refeitório comunitário

Mais de 800 trabalhadores do distrito industrial do bairro Palmital serão beneficiados com a parceria firmada entre a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Prefeitura Municipal. Nesta semana, o prefeito em exercício Américo do Nascimento Júnior entregou ao presidente da ACIC Maurício Zolet o termo de cessão de uso de bem imóvel para a concretização do projeto de construção do refeitório comunitário, assinado em dezembro passado.
A solenidade ocorreu no refeitório da empresa Engeaço e contou com a presença de empregados, empresários, lideranças políticas, representantes da ACIC e do poder público. 
A Lei nº 6.218 aprovada pela Câmara de Vereadores de Chapecó e sancionada pelo prefeito José Claudio Caramori em 19 de dezembro de 2011 autorizou a cessão de uso por 20 anos do lote nº 06, da quadra nº 1856, com área de 8.339,29 metros quadrados, localizado no bairro Palmital, de propriedade do município para a Associação Comercial. A cessão de uso poderá ser prorrogada para mais duas décadas.
No local a ACIC viabilizará recursos para a construção de um refeitório comunitário. O restaurante atenderá os munícipes que trabalham no bairro e no distrito industrial. Conforme levantamento feito junto às empresas, aproximadamente 800 trabalhadores utilizarão diariamente o refeitório.
Zolet enfatizou que a autorização para utilização do terreno foi articulada com sucesso pelo presidente anterior, João Carlos Stakonski. “Essa iniciativa é o começo do histórico de parcerias público-privada que dão certo. A partir de agora a Associação Comercial terá a missão de buscar outras entidades que desejam contribuir com o projeto, entre eles, o Serviço Social da Indústria. Podemos dizer que mais uma batalha foi vencida, fruto da união dos empresários”, completou. 
Os recursos para a edificação e aquisição de móveis e equipamentos - estimados em R$ 1 milhão, serão obtidos junto ao sistema “S” (Sesi, Senai etc. e às empresas beneficiadas). Zolet reforçou que a Associação Comercial continuará nessa luta e antecipou que agendará reunião com a FIESC para discutir o assunto. “A meta é inaugurar o restaurante ainda em nossa gestão”, enfatizou o dirigente empresarial.
O prefeito interino Américo do Nascimento Júnior acompanhado do secretário de planejamento Nemésio Carlos da Silva frisou que a iniciativa do refeitório comunitário é uma medida inteligente, pois reduz custos para as empresas, além de estimular uma parceria positiva público-privada. Destacou que a Prefeitura é parceira de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, bem como busca atender as solicitações dos empresários, a exemplo da pavimentação com asfalto realizada no distrito.
O terreno cuja cessão de uso foi concedida está, atualmente, ocioso e possibilitará o desenvolvimento de uma atividade que garantirá segurança alimentar e nutricional para os trabalhadores e moradores. O prefeito também determinou estudos e análises dos órgãos municipais para adequação da área e execução do empreendimento.

REIVINDICAÇÃO

Os empresários do distrito industrial do Palmital reivindicaram ao prefeito interino uma solução para o acesso rodoviário àquela área, mediante a construção de uma lombada física, instalação de lombada eletrônica ou semáforo em face do intenso fluxo de veículos que trafegam pela BR-480.



Postado por Matheus,
Horário: 23:05,
Data: 25/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Adimplência no comércio de Chapecó ultrapassa média estadual

Início de ano é período de planejamento! Metas e projetos são definidos, bem como o orçamento familiar para o pagamento de impostos, tributos, mensalidades, aquisição de materiais escolares, entre outros. Quem não elaborar as prioridades e traçar os objetivos para aquisição poderá ficar no vermelho.
Conforme levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Chapecó, a inadimplência do município no mês de dezembro de 2011 foi 2,08% negativo, enquanto no Estado a média foi de 0,71% negativo. Isso representa que ocorreram mais reabilitações do que novos inadimplentes e que os chapecoenses utilizaram o 13º salário para pagamento de dívidas. O presidente em exercício, da CDL Chapecó, José Carlos Benini, explica que os índices também refletem o trabalho da entidade e da conscientização dos lojistas. “Esse novo cenário se deve ao treinamento dos associados sobre a importância de fazer uma administração severa da carteira de clientes inadimplentes. De forma que ao ter o CPF inscrito no SPC faz com que o consumidor inadimplente procure acertar seus débitos no comércio para que possa novamente ter seu crédito reabilitado”, complementa.
O número de registros do SPC Chapecó é maior do que a média estadual e também das principais cidades de Santa Catarina. No mês de dezembro do ano passado foram 5.110 e as reabilitações atingiram a marca de 6.143. O índice de inadimplentes em dezembro foi 44,68% maior que do mesmo período do ano anterior, porém as reabilitações foram 56,76% superiores a dezembro de 2010.
As compras do período de Natal que representaram um incremento de 6% no comércio de Chapecó também ampliaram o número de consultas. No mês de dezembro foram contabilizados 57.960 atendimentos no SPC.
Segundo o levantamento, atualmente em Chapecó mais de 7.600 pessoas estão endividadas, sendo a maioria mulheres e solteiros. A maior quantidade de registros está no crediário, porém com pequenos valores que giram na faixa de R$ 100. As dívidas no cartão são em menor quantidade, mas os valores mais altos, em média R$ 500 acima. O valor da inadimplência no município está estimado em R$ 5.979.762,16.

2012

Historicamente os meses de março e abril são o pico da inadimplência. Em abril de 2011 o índice chegou a 5,16%. Isso de deve ao fato da empolgação e a falta de planejamento econômico do consumidor durante o período de festas e férias, fazendo com que o reflexo aconteça nos primeiros meses do ano justamente quando as famílias têm suas maiores despesas. “Acreditamos que neste ano devido ao cuidado maior do lojista de Chapecó em realizar uma venda com segurança utilizando o SPC, a inadimplência nesses primeiros meses deve ser bem menor do que nos anos anteriores”, explica presidente em exercício.
Dados dos primeiros 20 dias deste mês revelam que a inadimplência se mantém negativa 0,72%, com 2.755 registros e 3.009 reabilitações. Além disso, foram efetuadas 28.409 consultas no SPC Chapecó.
                    

Postado por Matheus,
Horário: 22:48,
Data: 25/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

ACIC reforça parceria para melhorias na segurança pública

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) visitou, nesta semana, o comandante da 4a Região Militar, o coronel Edivar Antônio Bedin. Representaram a entidade o presidente Maurício Zolet, o diretor administrativo Gilson Vivian, o diretor administrativo adjunto José Antônio Tessari, o diretor financeiro Cidnei Luiz Barozzi, o diretor financeiro adjunto Lenoir Gral e o assessor de imprensa Marcos Antônio Bedin.
Na reunião, o presidente da ACIC ratificou que a entidade é parceira para auxiliar nas cobranças de melhorias e investimentos para a segurança pública. “Nossa bandeira se mantém a segurança. Visualizamos avanço e sabemos que a atuação é difícil, porém, confiamos na qualificação dos policiais militares e estamos acompanhando o trabalho”, comentou o dirigente empresarial.
O coronel destacou que foi intensificado o trabalho de organização da fonte de dados da 4a Região Militar, bem como o levantamento do pós-crime. “A nossa linha de trabalho da Polícia Militar em Chapecó e no oeste catarinense se manterá no emprego intensivo de inteligência policial, ações incessantes pós-crime até a captura dos criminosos, articulação entre as polícias e replanificação geral da atuação policial-militar”, reforçou Bedin.
A 4a Região Militar com jurisdição em 54 municípios inclui os municípios-sede do 2o BPM em Chapecó e do 20o BPM em Concórdia.

PERFIL

O coronel Edivar Antonio Bedin comandou o 8o Batalhão da PM em Joinville, de 2007 a 2011, onde realizou um extraordinário trabalho de redução da criminalidade e controle da violência, que lhe rendeu expressivo reconhecimento da sociedade civil, dos empresários e do alto comando da PM. Além da Academia da Polícia Militar e onze cursos militares, Edivar Bedin tem estudos superiores em ciências jurídicas, segurança pública e estratégias de segurança pública.



Postado por Matheus,
Horário: 22:26,
Data: 25/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Prefeitura de Chapecó capacita educadores

Saber planejar, elaborar estratégias e trazer resultados, foram alguns dos temas trabalhados no primeiro dia da capacitação em Gestão Educacional oferecida aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação na terça-feira, dia 24. Nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26) o público alvo serão gestores das Escolas Básicas Municipais e Centros de Educação Infantil Municipal.
A capacitação dos educadores iniciou a partir de uma pesquisa realizada pelo SENAC, onde alunos de 10 a 15 anos, pais e professores da Rede Pública Municipal, foram questionados sobre diferentes aspectos educacionais, caracterizando como a comunidade escolar lida com as dificuldades de aprendizagem.
Cerca de 12 profissionais especializados trabalham tópicos identificados como pertinentes aos educadores, entre eles: ‘Autoconhecimento, caminho para as mudanças’; ‘Como romper paradigmas focando na mudança’; aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental e desenvolvimento da postura pró-ativa, além de apresentarem os resultados dos questionamentos da pesquisa. O curso apresenta aos participantes ferramentas a serem utilizadas no cotidiano e as formas de exercitá-las em sala de aula.
Para a Secretária Municipal de Educação Astrit Tozzo, “atualizar conhecimentos e aprender a trabalhá-los como forma de suprir as necessidades, nos permite realizar um trabalho bem desenvolvido em todos os sentidos. O resultado certamente estará na qualidade da educação pública municipal para os nossos alunos”, disse.



Postado por Matheus,
Horário: 22:!5,
Data: 25/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.