Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bombeiros de Chapecó durante a 2ª feira

Às 07h59min na Avenida Senador Attílio Fontana, bairro Engenho Braun, atendida Lucimar Spenassato, 38 anos, vítima de queda de motocicleta. Apresentava luxação no braço esquerdo. Após avaliação e imobilização foi conduzida ao PS do Hospital Uniclínicas.
Às 12h44min na Rua Águas de Chapecó, bairro Eldorado, atendida vítima de acidente de trânsito entre motocicleta e automóvel. Ficou ferida a carona da moto. Apresentava escoriação na perna direita. Efetuados os procedimentos e conduzida ao PS do HR.
Às 13h57min na BR 480, acesso Plínio Arlindo de Nes, bairro Belvedere, atendidas e conduzidas ao hospital quatro vítimas de colisão entre três veículos: VW Voyage de Curitiba; Peugeot 206 com placas de Xaxim; e GM Montana de Chapecó.
E às 15h37min na Rua Assis Brasil, Centro, atendido D. S., 13 anos, vítima de queda. Apresentava suspeita de fratura no braço esquerdo. Efetuados os procedimentos e conduzido ao PS do HR.


Postado por Matheus,
Horário: 21:21,
Data: 02/07/12.

Sescoop/SC promove Gincana Cooperativa Por um Mundo Melhor

Em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) promoverá o projeto Gincana Cooperativa “Por um Mundo Melhor”. Realizado em parceria com 15 cooperativas e 45 escolas participantes do Programa Cooperjovem, o evento será lançado nesta semana em todas as unidades escolares. O desenvolvimento das atividades acontecerá entre última semana de julho e a 4ª semana de agosto.
A coordenadora do programa, Patrícia Gonçalves de Souza, explica que os resultados da competição em âmbito estadual serão compilados e divulgados pelo Sescoop/SC na 1ª semana de setembro. As cooperativas e as escolas receberão um kit de divulgação com camisetas, banners, faixa, adesivos, balões personalizados e panfletos.
Segundo Patrícia, os participantes terão a oportunidade de disseminar os ideais cooperativistas por meio de ações participativas e de cooperação. O evento permitirá que as escolas experimentem uma prática diferente das gincanas tradicionais, que são usualmente competitivas, e realizem desafios comuns e cooperativos que contribuam para a construção de um mundo melhor.
A programação foi construída coletivamente pelos coordenadores do programa em uma oficina que direcionou a criação de todas as tarefas com o eixo principal nos princípios do cooperativismo. As atividades contemplarão desde jogos cooperativos até diversas ações sociais como: campanha de doação de sangue, arrecadação de alimentos, agasalhos, brinquedos e livros que serão doados para várias instituições, além de caminhadas, pedágios, atividades de lazer e apresentações culturais que acontecerão nas praças dos municípios de realização do evento.
A ação mobilizará mais de 20 mil pessoas entre alunos, professores e colaboradores das escolas, pais, familiares e comunidade em geral de todo o Estado, além de integrantes das cooperativas que apoiam o projeto.

Programa Cooperjovem

Em Santa Catarina, o programa conta com a parceria de 21 cooperativas, a adesão de 60 escolas, em 37 municípios, 315 professores e 14.033 alunos do ensino fundamental.


Postado por Matheus,
Horário: 21:08,
Data: 02/07/12.

Só uma boa higiene garante a saúde bucal

A odontóloga e especialista em implantes e próteses dentárias da Clínica Arte & Face, de Chapecó, Iara Giovana Gallon, explica que existe uma higiene bucal adequada quando os dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares, a gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental e o mau hálito deixa de ser um problema permanente.
É recomendável consultar o dentista sempre que as gengivas doam ou sangrem durante a escovação dos dentes ou com o uso do fio dental. O caso merecerá mais atenção ainda se ocorrer, simultaneamente, problema de mau hálito. Iara alerta que essas manifestações podem indicar a existência de problemas mais graves.
A boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que cada indivíduo deve adotar para manter seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para uma boa aparência, mas são também importantes para falar bem e mastigar corretamente os alimentos. “Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas”, enfatiza a especialista.
A odontóloga Iara Gallon explica que os cuidados diários e preventivos ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Ela menciona medidas para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais. São medidas simples como escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia, usar fio dental diariamente, ingerir alimentos balanceados, evitar comer entre as principais refeições, usar produtos de higiene bucal que contenham flúor. Outra conduta importante é garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor.
Iara Gallon explica as técnicas corretas de escovação: colocar a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva; movimentar a escova. Escovar delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente. Com cuidado, escovar a língua para remover bactérias e purificar o hálito. Usar aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos; seguir com cuidado as curvas dos dentes. Limpar além da linha da gengiva, sem forçar contra a gengiva.

PROBLEMAS

Cáries, gengivites, periodontites e a perda dos dentes são os efeitos da má higiene da boca. Felizmente, com os cuidados apropriados é possível prevenir a maioria desses problemas. ”Se não limpamos bem nossos dentes todos os dias, corremos um grande risco de ter cárie. Seus sinais são aqueles furinhos visíveis nos dentes, dor ao mastigar e sensibilidade ou dor nos dentes”, expõe Iara Gallon.
Quando não são retirados regularmente, os carboidratos da comida e da bebida permanecem em contato com os dentes e servem de alimento para as bactérias responsáveis pela cárie. A placa começa a se formar sobre os dentes 20 minutos depois de comermos; portanto, quem gosta de beliscar toda hora precisa cuidar da limpeza dos dentes com mais frequência, não apenas duas vezes por dia. Na verdade, essas bactérias estão praticamente sempre presentes na boca e a limpeza frequente – além do baixo consumo de doces — acaba evitando a formação.


Postado por Matheus,
Horário: 20:53,
Data: 02/07/12.

CDL Chapecó orienta lojistas sobre cuidados de prevenção da gripe A

O crescente número de casos suspeitos de pessoas com o vírus influenza A/H1N1, nas últimas semanas, no território catarinense preocupa todos os setores da economia. Com a ampliação da circulação do agente infeccioso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) recomenda aos empresários que disponibilizem álcool em gel nos estabelecimentos comerciais.
De acordo com o presidente da entidade, Gilberto João Badalotti, a medida mais eficaz de prevenção e de controle da transmissão do vírus entre as pessoas, conforme as orientações internacionais, é a assepsia das mãos. “Essa atitude também é considerada adequada pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de reduzir a propagação e evitar os casos mais graves pelo subtipo A/H1N1”, comenta.
A recomendação da CDL Chapecó também integra o conjunto de ações definidas pelo Comitê Municipal de Combate à Influenza e a Vigilância Epidemiológica do município de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 20:31,
Data: 02/07/12.

Vistoria iniciou nesta segunda-feira

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou nesta segunda-feira, dia 2, a vistoria no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó. Quatro técnicos estão na cidade para avaliar topografia, PCN (grau de resistência do pavimento), iluminação e pintura da pista.
Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Sérgio Wallner, à noite será realizada a avaliação do balizamento noturno. Os trabalhos seguem até esta terça-feira.
O prazo para conclusão do relatório é de até vinte dias, porém a expectativa é que uma resposta sobre a autorização de pousos e decolagens seja dada antes. Vale destacar que as operações estão suspensas desde o dia 22 de abril.


Postado por Matheus,
Horário: 20:15,
Data: 02/07/12.

Pesquisa inédita aponta comportamento do consumidor chapecoense

Entender os fatores que influenciam a decisão do consumidor e descobrir os atributos que influenciam no processo de compra estão entre os objetivos que levaram o Núcleo Oeste das Agências de Propaganda da Associação Comercial e Industrial (ACIC) a realizar a Pesquisa de Comportamento do Consumidor de Chapecó. A análise foi apresentada ao presidente da entidade Maurício Zolet, na última semana.
O levantamento foi realizado entre os meses de novembro de 2011 a janeiro de 2012, através de questionário aplicado por telefone e pessoalmente a mais de 1400 consumidores chapecoenses. Agora, os resultados servirão como base para as estratégias de campanha publicitária das empresas nucleadas.
De acordo com o coordenador do Núcleo, Max Ceschi, os segmentos pesquisados foram o supermercadista, de confecções, calçadista, móveis e eletrodomésticos, veículos, de educação, material de construção, óticas e joalherias, imobiliário e alimentação (restaurantes/bares/fast-food).
O empresário explica que a pesquisa procurou avaliar o potencial de consumo de um produto; identificar as fontes que o consumidor utiliza para buscar informações; delinear o processo decisório na compra do produto; apontar o papel exercido na aquisição e descrever os tipos de compras sob a ótica do consumidor.

RESULTADOS

A pesquisa apontou que os fatores que mais influenciam na compra são os culturais (cultura, subcultura, classe social); sociais (grupos de referências, família, papéis e status); pessoais (idade e estágio de vida, ocupação, situação econômica, estilo de vida, personalidade e autoconceito) e, por último, psicológicos (motivação, percepção, aprendizado, crenças e atitudes).
Os dados também revelaram o processo de decisão do momento de adquirir um determinado produto, que inicia com o reconhecimento da necessidade, a busca de informações e a avaliação das alternativas para chegar à decisão de compra e ao comportamento pós-compra.
Ceschi assinalou que um dos segmentos que mais chamou atenção foi o de calçados e confecções. Ao responder sobre como o consumidor reconhece a necessidade de compra, 15,44% dos entrevistados assinalaram ‘Quando há um evento’. “Isso demonstra que o setor de feiras e eventos já representa um incremento percentual significativo nas vendas, dado representativo que não tínhamos parâmetro até a pesquisa”, complementou.
No setor de móveis e eletro, o resultado quanto à decisão de compra mostrou que 23,94% dos consumidores investem em um eletro novo quando o aparelho apresenta alto custo de manutenção ou maior consumo de energia. “É uma evidência de que as pessoas não estão preocupadas apenas com o orçamento, mas também estão mais conscientizadas com questões ambientais”, acrescentou o coordenador do Núcleo. Neste mesmo segmento, 69,72% dos entrevistados responderam que desejam qualidade nos produtos, ou seja, não levam em consideração somente o preço, mas buscam informação sobre o custo/benefício.
O levantamento apontou ainda que 40% dos consumidores são da região oeste, o que comprava que Chapecó é de fato um centro de referência em compras.
O empresário do Núcleo Auro Pinto enfatizou que os resultados, além de proporcionarem às empresas nucleadas ações estratégicas diferenciadas, oportunizarão aos clientes das agências novas maneiras de atrair o consumidor. “São 602 páginas de relatórios e análises de comportamento que auxiliarão os profissionais do setor na criação de campanhas voltadas a atender as exigências desses consumidores, que buscam qualidade, preço e praticidade nos produtos”, disse.
Através da pesquisa, o Núcleo Oeste das Agências de Propaganda da ACIC implantará ações para valorizar as empresas do setor. “Com certeza, as nucleadas têm um diferencial para atender os empresários do oeste. Já tínhamos uma relação com o mercado, mas agora conhecemos o perfil desse consumidor”.


Postado por Matheus,
Horário: 19:47,
Data: 02/07/12.

Chapecó realiza Encontro Brasileiro de Orquestras

Aconteceu no último sábado (30/06) o Encontro Brasileiro de Orquestras, realizado em Chapecó em parceria entre a Prefeitura e a Unochapecó. O evento, que lotou o Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, reuniu cinco grupos: Orquestra de Câmara da Unochapecó; Orquestra Sinfônica e Coro de Chapecó; Orquestra Sinfônica de Concórdia; Orquestra de Concertos de Erechim e Orquestra Sinfônica de Getúlio Vargas.
De acordo com a Diretora Presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Roselaine Vinhas, o objetivo é tornar o Encontro anual, valorizando a área de música instrumental. “Queremos firmar o evento como referência no fomento à formação de plateia, instrumentistas e grupos, através do intercâmbio cultural com orquestras de diferentes regiões do país”, explica.


Postado por Matheus,
Horário: 19:26,
Data: 02/07/12.

Sicom promove curso que revelará segredos do mundo dos vinhos‏

O Sicom, através da Universidade Corporativa do Comércio (Unisicom), oferece capacitação diferenciada que revelará os segredos do mundo dos vinhos. O curso está programado para iniciar no dia 5 de julho, e prosseguirá até o dia 9 de agosto, nas quintas-feiras, das 19h às 22h30, no auditório do Sicom.
Quem falará sobre o assunto será o professor e sommelier Valdir Sobierai, especialista em vinhos chilenos, com participação em cursos da Associação Brasileira de Sommelier do Rio de Janeiro (ABS/RJ). Entre suas experiências profissionais estão a Churrascaria Porcão no Rio de Janeiro, como garçom, maitre, sommelier e comprador de vinhos e bebidas. Também atuou na Importadora Terramatter como gerente comercial, coordenador de lançamento de novos produtos no mercado nacional, elaboração de cartas e treinamentos de garçom, maitre e sommelier.
Entre os temas que serão abordados pelo profissional estão o vinho no Brasil e no mundo, clima, solo e regiões, a história e o consumo, a influência do clima, solo e topografia e os métodos de plantio, poda e colheita. Outros segredos que serão revelados são: anatomia da uva; variedades de uvas viníferas e de mesa mais usadas; processos de vinificação; avaliação no aspecto visual, olfativo e gustativo; ficha analítica descritiva; e os sabores e aromas.
Informações complementares sobre o curso podem ser obtidas no Sicom, onde também estão abertas as inscrições, pelo telefone 3319-4600 ou pelo e-mail unisicom@sicom.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 17:52,
Data: 02/07/12,
Fonte: Extra Comunica.