Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Catarinense: Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora jogará contra Kindermann em Caçador

Sempre um grande jogo, cercado de muitas expectativas. Pelo Catarinense Adulto de futsal feminino, a Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora viajará até Caçador para enfrentar o Kindermann no sábado (09). O Clássico do Oeste será no Ginásio Paulo Schieffler, às 20 horas, valendo a liderança do turno.
As chapecoenses venceram seus três jogos até o momento, atingindo nove pontos. As caçadorenses venceram dois e perderam o último (3 a 2 para Brusque na noite desta quinta-feira), contabilizando seis pontos. Porém, isto não quer dizer nada. Como o primeiro critério de desempate é o confronto direto, uma vitória do Kindermann daria a ponta. Chapecó precisa de pelo menos um empate para se manter na frente. 
A atual hexacampeã estadual não contará com a ala Vanessa para a partida, que está se recuperando de cirurgia no tornozelo direito. A equipe vem treinando para que a ausência não seja sentida mesmo contra um adversário respeitável. Para tal, o time deverá ter o importantíssimo retorno da fixa/ala Amanda.
Após o Clássico do Oeste, a delegação viajará para Goiânia (GO), visando à disputa da fase final da Liga do Desporto Universitário, de 11 a 16 de junho. Por sinal, o rival regional também estará na mesma competição, na qualidade de atual bicampeão.
E as jovens farão o mesmo percurso de três horas. A Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora disputará o Catarinense Sub 17 em Caçador, jogando o returno do Grupo A. As partidas serão na sexta-feira (08) e no mesmo sábado em que o adulto joga.
As novatas estão liderando a chave com nove pontos e aproveitamento total. Estão praticamente classificadas para a segunda fase, pois, das três chaves, passam os dois primeiros mais duas por índice técnico. Porém, o objetivo é se manter na ponta e ter uma das melhores campanhas, para que possa receber jogos nas próximas etapas. O destaque da equipe é a capitã Débora.

* Programação de jogos da Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora em Caçador
(todos serão no Ginásio Paulo Schieffler)
                                  
Catarinense Adulto - turno
09/06 - 20h00 - Kindermann/Caçador x Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora

Catarinense Sub 17 - Grupo A - returno
08/06 - 19h00 - Balneário Camboriú x Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora
09/06 - 09h00 - Forquilhinha x Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora
09/06 - 16h00 - Kindermann/Caçador x Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora


Postado por Matheus,
Horário: 23:55,
Data: 07/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Female.

A valorização da região Oeste faz a RICTV Chapecó ser líder de audiência no horário do meio-dia

O telejornalismo é fundamental na vida das pessoas, pois, através dele, temos acesso à informação, ao que está acontecendo no lugar que residimos. Em Chapecó, no horário do meio-dia, duas emissoras se destacam: RBS e RICTV Record. 
Começando pela primeira citada, temos, na verdade, o mínimo de valorização a região e o máximo ao litoral. Este, sem dúvida, é o principal motivo da vice-liderança. Somos tão “desprezíveis”, então, por que a Rede Brasil Sul não fecha as portas e fica só no local de pessoas “admiráveis”? O Jornal do Almoço, veiculado das 12h às 12h45, tem, no mínimo, 10 minutos destinados a Florianópolis. 
Já a RIC, através do Jornal do Meio-Dia, valoriza exclusivamente a cidade e, também, o Oeste. Por isso, é líder de audiência. Parabéns a emissora pelo excelente trabalho desenvolvido. Com certeza o sucesso é fruto de muito empenho por parte dos colaboradores.


Postado por Matheus,
Horário: 23:27,
Data: 07/06/12.

Construção civil: Sinduscon/SC e Senai oferecem qualificação gratuita

Com o objetivo de otimizar o processo construtivo conforme a evolução do mercado e, com isso, suprir a falta de mão de obra na construção civil em Chapecó e região, o Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon) e o Serviço Nacional da Indústria de Chapecó (Senai) oferecem, de forma gratuita, o curso Aprendizagem Industrial de Oficial de Edificações.
O presidente do Sinduscon, Lenoir Antonio Broch, explica que o curso atenderá homens e mulheres que se enquadram na categoria de jovens aprendizes e também profissionais que já trabalham nos canteiros de obras. “Anteriormente, as vagas eram destinadas apenas aos jovens aprendizes. Agora, através de um novo planejamento metodológico, trabalhadores que atuam nas empresas do setor em Chapecó e região podem participar do curso”, explica Broch.
Na categoria de Jovens Aprendizes é necessário ter no máximo 23 anos, ter a 7ª série do ensino fundamental completa, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio e ter interesse em trabalhar na área. As aulas serão ministradas no período da manhã ou à tarde. A carga horária é de 800 horas/aula (400 horas/aula no Senai e 400 na empresa).
O curso de aprendizagem industrial de oficial de edificações visa formar profissionais para executar, auxiliar e acompanhar as diversas fases da construção predial de acordo com padrões produtivos, buscando a qualidade e produtividade. “A atividade conta com a supervisão de um especialista, em conformidade com as normas legais, de saúde, segurança e preservação ambiental”, enfatiza o presidente.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Senai em Chapecó. Mais informações (49) 3321 7300 (Senai) ou (49) 3322 5958 (Sinduscon).


Postado por Matheus,
Horário: 22:43,
Data: 07/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Internet em Chapecó: UMA DAS PIORES DO BRASIL

O município de Chapecó tem um dos piores serviços de Internet e telefonia celular do Brasil. Essa situação é constatável em qualquer pesquisa de satisfação com empresários, profissionais liberais e consumidores individuais. Revoltada com esse cenário, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) reivindicou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exija – em regime emergencial – que as operadoras de telefonia móvel e internet façam investimentos imediatos na ampliação da infraestrutura para equacionar esse quadro de descaso e de desrespeito às empresas e aos consumidores.
Em expediente à Anatel, a ACIC coloca que “para infelicidade geral dessa próspera comunidade, os serviços de telefonia móvel e de internet são de péssima qualidade e estão muito abaixo dos padrões mínimos de eficiência admissíveis, hodiernamente, em todo o mundo”.
A entidade reclama que a Internet em Chapecó é caracterizada como de baixa velocidade e linhas precárias, sinal inexistente em metade da área urbana e linhas de celulares sempre congestionadas. Em tom de desabafo, a ACIC sustenta que “os usuários em geral dos serviços, em Chapecó, são diariamente vítimas de um estelionato. Essa é a melhor qualificação para essa situação: as companhias vendem um serviço que não podem entregar”.
No documento, a entidade demonstra que é evidente a falta de infraestrutura de processamento de comunicações para atender ao volume de linhas e ao tamanho da demanda. É um caso típico de crime contra a economia e o consumidor. De um lado falta infraestrutura para sustentar qualidade aos serviços já vendidos, mas, de outro, as telefônicas não cessam a venda de novos produtos telecomunicacionais – agravando, piorando, agudizando e exacerbando o problema.
A ACIC enfatiza que a debilidade do sistema em Chapecó é revoltante. Faltam mais torres de telefonia celular, pois as instaladas estão esgotadas. Há apenas um cabo de fibra ótica para atender o município e sua capacidade está no limite.
A situação se deteriora dia a dia em face da popularização da Internet, das redes sociais e o aumento do uso de smartphones, o que contribui cada vez mais para as demandas na rede. De outro lado, um crescente número de empresas ingressa no comércio eletrônico como uma área de investimento.
De acordo com a entidade, se fosse aferida a velocidade da Internet em Chapecó, o município ficaria, com certeza, com uma das conexões médias mais lentas entre todas as cidades do mundo. A entidade observa, também, que a falta de estrutura para montar um comércio eletrônico atinge grande número de empresas e registra que aproximadamente 95% são micro e pequenos empresários.

DINAMISMO

O presidente da ACIC, Maurício Zolet, realça que o município de Chapecó detém uma economia dinâmica e expressiva, constituindo-se no maior polo de desenvolvimento econômico da parte ocidental do território catarinense. Tornou-se um centro mundial de produção de proteína animal e uma referência nacional em serviços especializados nas áreas educacionais e de saúde, além de ostentar um comércio moderno, diversificado e vigoroso. Nesse contexto de trabalho e produção, as telecomunicações se constituem em ferramenta essencial para pessoas, empresas, organizações de todas as áreas e agentes econômicos de todos os setores.


Postado por Matheus,
Horário: 22:17,
Data: 07/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Está mais caro produzir frango em SC

Está mais caro produzir frango no Brasil. O encarecimento dos insumos atormenta a avicultura industrial brasileira e ameaça derrubar a competitividade do setor neste ano. O presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Clever Pirola Ávila, revelou hoje que, em face do forte encarecimento do preço da soja nos mercados nacional e mundial, está trabalhando com o Governo Brasileiro para equilibrar as exportações e o consumo interno no Brasil.
Em razão da escassez de insumos, há forte pressão para aumento de preço até a próxima safra. Santa Catarina rivaliza com o Paraná na posição de maior produtor e exportador nacional de carne de frango, tem mais de 10.000 avicultores produzindo num setor que emprega diretamente 40 mil pessoas e, indiretamente, mais de 80 mil trabalhadores. A avicultura catarinense produz 2,5% da produção mundial e detém 8% dos negócios mundiais de frangos, com destaque para Europa, Oriente Médio e Japão. A produção de Santa Catarina é referência estratégica para a avicultura mundial, nacional e do Mercosul.
O setor se desenvolveu copiando o modelo de parceria produtor/indústria implantado em Santa Catarina a partir do início dos anos 70. Com uma produção planejada, as empresas com matriz em Santa Catarina atendem a 60% do mercado interno e participam com 70% das exportações brasileiras.

Qual o déficit de soja/farelo de soja até o fim do ano?
Clever Estamos trabalhando para que não haja o déficit através de políticas de segurança alimentar.

Tendo em vista que o milho também passou por um longo período de preços elevados, de que forma e com que intensidade a conjugação desses dois insumos em processo de alta vai repercutir nos custos totais de produção de carne de frango?
Clever – Se os custos de matéria-prima subirem teremos impacto no custo total de frango de forma direta, sem dúvida.

Então o consumidor pode esperar um inevitável encarecimento do preço do frango? De quanto?
Clever – É uma grande possibilidade, porém o mercado define os preços não somente pelos custos, mas também pela lei da oferta e procura.

Como a cadeia produtiva da avicultura poderia evitar ou minimizar esse problema?
Clever – Através da gestão de estoques e estratégias de aquisição.

Que instrumentos de política agrícola poderiam atenuar esse problema?
Clever – A longo prazo é necessário uma política agrícola, visando não apenas as exportações para o mercado mundial como também uma linha de atuação de incremento da produção nas regiões onde há a conversão de proteína vegetal em proteína animal.

Qual o impacto desses insumos na produção de aves?
Clever – É muito grande. A saca de soja (60 kg) está rendendo de 55 a 60 reais, o que representa o melhor resultado dos últimos 20 anos. As cotações de milho também estão elevadas, acima dos níveis médios dos últimos anos: está em torno de R$ 25,00 a saca, mas já esteve em R$ 30,00. O milho e a soja são os principais componentes da nutrição de aves e suínos e representam 70% do custo de produção. Enquanto os sojicultores comemoram, avicultores, suinocultores e agroindústrias sofrem. Os preços elevados da soja e do milho encarecem verticalmente os custos das cadeias produtivas de aves, suínos e leite, afetando os criadores e as agroindústrias. Santa Catarina é autossuficiente em soja, mas importa todo ano mais de três milhões de toneladas de milho, com altíssimo dispêndio em transporte.


Postado por Matheus,
Horário: 22:03,
Data: 07/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

PSD de Santa Catarina realiza sua primeira convenção em Chapecó

O presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merisio, e o governador Raimundo Colombo já confirmaram presença na primeira convenção do PSD, no domingo (10). Este será o lançamento de uma das maiores coligações do estado. Pessedistas reuniram 17 partidos em torno da candidatura a reeleição do prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, que terá como vice Luciano Buligon (PMDB).
De acordo com o coordenador do evento, Eldimar Jagnow, todas as siglas coligadas farão suas convenções juntas, lançando os cerca de 150 nomes e números dos seus concorrentes a vagas de vereador. Integram a coligação: DEM, PMDB, PMN, PP, PPS, PRB, PR, PRP, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSDC, PSL, PTB, PTC e PTdoB, com a possibilidade de agrupar também PDT e PV.

Convenção PSD-Chapecó

Quando: domingo, 10 de junho, às 18h
Onde: salão paroquial São Cristóvão, Chapecó/SC


Postado por Matheus,
Horário: 21:36,
Data: 07/06/12,
Fonte: Gelson Merisio.

Incêndio

Um incêndio deixou uma casa de show na Rua Guaporé, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Nereu Ramos, parcialmente destruída. O sinistro foi registrado por volta das 17h45 desta quinta-feira, dia 07. Devido ao atendimento rápido do Corpo de Bombeiros, maiores estragos foram evitados. Há possibilidade de o fogo ter iniciado na lareira, mas as causas ainda serão apuradas.


Postado por Matheus,
Horário: 20:34,
Data: 07/06/12.