Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sicom busca experiências e troca de conhecimentos em visitas a Porto Alegre e Caxias do Sul‏

O Sicom tem implementado, nos últimos cinco anos, uma gestão focada na excelência, reformulando seu planejamento e consolidando seus processos e políticas de conduta, para o melhor atendimento ao associado e a solidificação da gestão profissionalizada. Para isso, tem buscado constantemente novos indicadores, novas experiências positivas e modelos de ações que já foram aplicadas e que surtiram resultados positivos nas instituições similares. Pela semelhança de porte, estratégias e gestão em relação ao Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul – ambos denominados Sindilojas, o Sicom optou por visitar essas duas instituições. Nessa missão, foi representado pelo diretor Executivo, Eduardo José Perone, e pelas coordenadoras da Unisicom, Carmen Roratto, e de Apoio Institucional e Administrativo, Eliane Bonato.
“Há muito tempo queríamos fazer essas visitas de benchmark, mas com a ascensão ao nível II do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) priorizamos isso neste ano”, destaca o diretor Executivo. Nos contatos houve troca de experiências para o Segs. A Fecomércio-SC auxiliou e acompanhou a visita. “Temos muitas práticas similares com esses sindicatos, mas trouxemos importantes exemplos de práticas melhores, principalmente na gestão de processos. Deixamos algumas práticas como exemplos, entre elas a Universidade Corporativa do Comércio (Unisicom), produtos que são oferecidos, pesquisas realizadas e relações de trabalho”, indica.
O Sistema de Excelência em Gestão Sindical foi criado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É um programa que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das federações e sindicatos, por meio de critérios baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ).


Postado por Matheus,
Horário: 01:00,
Data: 17/07/12.

Thui conquista título da Superliga de Motocross

O chapecoense Arthur Todeschini (Expresso Sul / WA Transportes / Cetric / Pirelli / Brasil Racing) conquistou o título da Superliga Brasil de Motocross. A última prova, na categoria 65Cc, foi realizada no sábado, dia 14 de julho, na cidade de Penha. Thui, de apenas 11 anos, venceu e garantiu a quarta conquista nacional. A competição, que teve seis etapas espalhadas pelo Brasil, inclusive em Chapecó, reuniu pilotos brasileiros e estrangeiros.
Como tinha 24 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, bastava completar para ser campeão.
A equipe já tinha planejado algo que levasse Thui ao pódio e, consequentemente, ao título. Na tomada de tempo o catarinense terminou em segundo. Mas na terceira curva “deu o bote” e assumiu a ponta. E a Superliga não poderia terminar melhor.
Thui recebeu a bandeira e a vitória veio. Na soma geral dos pontos ficou com 27 pontos de vantagem sobre o pernambucano Leonardo Feitosa.


"O resultado reflete o grande momento que o Arthur está. Não precisava ganhar, mas ele é muito competitivo", disse o pai Ademir Todeschini após o abraço no jovem campeão.
Agora as atenções se voltam para o Campeonato Brasileiro a categoria 65Cc. Thui lidera a competição que terá mais uma etapa, no sábado, dia 21 de julho, em Aracajú/SE. Por isso a equipe viajou de Penha, direto para o nordeste.


Postado por Matheus,
Horário: 00:36,
Data: 17/07/12.

Direito do trabalho para RH é tema de curso de capacitação

Fornecer aos profissionais do setor de RH das empresas referencial teórico das principais novidades sobre temas controvertidos da legislação trabalhistas, com foco nas decisões judiciais recentes dos Tribunais do Trabalho. Com esse objetivo, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) oferece o curso “Direito do Trabalho para RH”.
Em Chapecó, a capacitação acontecerá nesta terça-feira (17), no Hotel Mogano Business (Av. Getúlio Vargas 1372- N, centro). Em Pinhalzinho, as atividades reunirão os profissionais na Câmara de Vereadores, na quarta-feira (18). Em São Lourenço do Oeste o curso ocorre no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acislo), na sexta-feira (20). Os encontros em todos os municípios serão realizados das 8h30 às 17h30.
A iniciativa é realizada através do Projeto Educação Continuada (PEC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescons/SC).
O presidente do Sindicont Chapecó, Dalvair Anghében, enfatiza que a capacitação é voltada aos contadores e técnicos em contabilidade, responsáveis pelo setor de recursos humanos das empresas ou que desejem atualizar seus conhecimentos técnico-profissionais.
O advogado André Chateaubriand Bandeira de Melo coordenará as atividades. É pós-graduado em Direito Privado e Empresarial, possui MBA em Tributário, é mestre em Administração e doutorando em Direito do Trabalho e Social. É professor universitário e coordenador pedagógico da Voxlegem Desenvolvimento Profissional. É ainda relator de processos ético-disciplinares da OAB/SC.
Entre os temas abordados estão o Sistema Jurídico Trabalhista (princípios, hierarquia e fontes), vínculo de emprego (registro em CTPS ou contrato de prestação de serviços), o novo Aviso Prévio, férias (aplicação da Convenção º 132 da OIT), estabilidade e garantia de emprego (aspectos polêmicos da gestante, dirigentes sindicais, cipeiros e acidentes de trabalho), banco de horas, audiência trabalhista, meios de prova e assédio e danos Morais.
Outras Informações podem ser obtidas pelos telefones (49) 3324-3817 ou 3323-5646.


Postado por Matheus,
Horário: 00:06,
Data: 17/07/12,
Fonte: MB Comunicação.

Jogo-treino em Coronel Freitas

A Chapecoense realizou na tarde desta segunda-feira, dia 16, um jogo-treino na cidade de Coronel Freitas. A partida ocorreu frente à equipe do Ypiranga de Erechim. Foram utilizados jogadores que não viajaram a Caxias do Sul e os que ficaram no banco de reservas. O Verdão venceu pelo placar de 1 a 0.


Postado por Matheus,
Horário: 23:58,
Data: 16/07/12.

Trabalhos serão retomados nesta terça-feira

A Chapecoense, após sofrer a 1ª derrota no Campeonato Brasileiro da Série C, teve descanso nesta segunda-feira (16). Os trabalhos serão retomados amanhã, terça-feira, dia 17, pela parte da tarde. O próximo compromisso do Verdão será no domingo, onde enfrentará a equipe carioca do Macaé, às 15h30min, na Arena Condá.


Postado por Matheus,
Horário: 23:36,
Data: 16/07/12.

Qualidade de vida e bem-estar trazem benefícios à saúde

Perceber as conexões entre corpo, mente e espírito e ter consciência sobre os cuidados no dia a dia são atitudes que interferem diretamente no estilo de vida das pessoas. A fisioterapeuta Mariana Dias de Carli, da Reichmann Ortopedia de Chapecó salienta que alimentação saudável e nutritiva, peso adequado, exercícios físicos com acompanhamento profissional, evitar fumo, ingerir álcool moderadamente e gerenciar o estresse são alguns dos fatores fundamentais para manter o bem-estar.
Segundo a fisioterapeuta, as crenças e os pensamentos exercem grande influência no estado emocional das pessoas, interferindo na saúde do corpo. Pesquisas recentes revelam o surgimento de uma nova área de pesquisa médica conhecida como psiconeuroimunologia - estudo das interações entre comportamento e os sistemas nervoso, endócrino e imunológico.
De acordo com a organização mundial de saúde (OMS), 80% dos casos de infarto e derrame e 40% dos casos de câncer podem ser evitados com hábitos saudáveis. Conforme pesquisas da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), que estuda estratégias para afastar o problema, 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem as consequências do estresse.
Uma patologia moderna, que resulta da indisciplina imposta pelo estilo atual e pode ocorrer em função de fatores relacionados à família, trabalho e ambiente social. “Portanto, a postura adequada em relação à maneira de conduzir determinadas situações aliada a uma alimentação saudável e atividades físicas regulares, são fatores essenciais para a qualidade de vida e bem-estar”, conclui Mariana.


Postado por Matheus,
Horário: 23:23,
Data: 16/07/12.

Bombeiros de Chapecó durante a 2ª feira

Foram atendidas 07 ocorrências, sendo 02 acidentes de trânsito, 04 casos clínicos e 01 queda de telhado.
Atendido às 07h44min na Av. Nereu Ramos, Bairro Centro, Darci Cesar Rafaelli, 25 anos, vítima de acidente de trânsito. Encontrado sentado, orientado, sinais vitais estáveis, apresentando escoriações no pé direito. Foi realizado curativo e liberado no local.
Atendida às 07h53min na Rua Albino Sá Filho, Bairro Líder, Tatiane Alves do Amaral Romanos, 26 anos, vítima de queda de motocicleta. Encontrada com dor no tornozelo esquerdo, sem ferimentos aparentes. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e liberada no local.
Atendida às 11h59min na Rua Marechal Deodoro, Bairro Centro, Rafaela Tonello, 32 anos, consciente, orientada, sinais vitais instáveis, referindo-se a dores nas costas e formigamento em MSE. Foi liberada no local.
Atendido às 12h04min na Rua Monte Castelo, Bairro Saic, Charles Naghel, 61 anos, vítima de mal súbito. Faz tratamento para hipertensão arterial. Após avaliação foi conduzido ao PS do HRO.
Atendido às 15h03min na Rua Nereu Ramos, Bairro Centro, Itacir Gonçalves, 42 anos, solicitando condução ao HRO devido à fratura de fêmur há alguns dias.
Atendida às 15h25min na Rua João Aurélio Turatti, Bairro São Pedro, Terezinha da Silva, 47 anos, vítima de mal súbito. Após avaliação foi conduzida ao PS do HRO.
E atendido às 16h06min na Rua Uru, Bairro Efapi, Dilmar Moraes, 36 anos, consciente, vítima de queda de telhado. Apresentava suspeita de luxação do ombro direito. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 23:11,
Data: 16/07/12.

Público conhecerá profissões e mercados de trabalho na FACE 2012

As profissões e os mercados de trabalho serão objeto de informação, difusão e debate na Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação – FACE 2012 – programada para os dias 26 a 28 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó. Reunirá estudantes, professores, gestores de educação e pesquisadores, terá 45 expositores e atrairá 12.000 visitantes.
“A FACE é um evento plural, multicultural que reúne o que há de melhor nas áreas do conhecimento, cultura e educação em um mesmo espaço, contribuindo para gerar mudanças na vida das pessoas e da sociedade. É um lugar para trocar experiências, onde os conhecimentos são multiplicados”, resume o coordenador geral Leonardo Rinaldi.
A feira estimula jovens, estudantes e acadêmicos a criar e desenvolver projetos, a pensar e a decidir sua carreira, encaminha-os ao mercado de trabalho, permitindo o acesso a oportunidades e inclusão social. O público-alvo é formado pelos alunos finalistas do ensino fundamental, médio e superior.
A programação contempla 44 palestras além de oficinas, aulões preparatórios, apresentações artístico-culturais, competições e bate papos. Essas atividades são gratuitas mediante inscrição no site da feira www.minhaface.com ou durante o evento. As palestras terão a duração média de 40 minutos e serão distribuídas em horários e locais de acordo com os temas e públicos.
Para satisfazer aos interesses e anseios de cada um deles, a feira terá uma inovação este ano: foram criados cinco núcleos com ações, atrações, palestras e informações sobre o que mais interessa. Focalizarão profissões e mercado de trabalho, ciência, tecnologia e inovação, intercâmbios, empreendedorismo e escola para inovar, para ensinar. 

FUTURO

Rinaldi lembra que investir numa carreira é uma tarefa complicada: muitas são as dúvidas que pairam na cabeça dos estudantes na hora de escolher qual caminho seguir. A vontade de fazer algo que se goste, o retorno financeiro, a opinião dos pais e amigos interferem na escolha de uma profissão. Por isso é essencial conhecer as tendências do mercado, as oportunidades e as profissões do futuro.


Postado por Matheus,
Horário: 22:56,
Data: 16/07/12.

Nesta quinta-feira: ACIC e Programa Viver lançam 5ª edição do Boi no Rolete

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), através do Núcleo do Jovem Empreendedor, e o Programa Viver promovem neste ano a 5ª edição da festa Boi no Rolete. O lançamento do evento será realizado nesta quinta-feira (19), no bairro Quedas do Palmital, onde será servido café da manhã para convidados, organizadores, imprensa e as crianças atendidas.
Com o slogan “juntamos a fome com a vontade de ajudar”, o Boi no Rolete é um evento criado para angariar recursos e destiná-los às atividades do Programa Viver, que atende mais de 100 crianças e adolescentes carentes. Além das atividades recreativas como esporte, cultura e lazer, a entidade oferece alimentação, apoio pedagógico, palestras e oficinas socioeducativas com profissionais de diversas áreas.
Neste ano, a festa acontece no dia 2 de setembro, no CTG Vaqueanos do Oeste. De acordo com o coordenador do NJE João André Marafon, estima-se que sejam vendidos mais de 1000 ingressos. “O resultado representa uma parcela muito considerável nos recursos que o Programa Viver necessita todo o ano para manter as atividades. Por isso, temos a necessidade de mobilizar o maior número de pessoas para atingirmos nosso objetivo”.
O coordenador do evento Alan Sean Schütz observa que já é tradição no município. “Todos os anos contamos com a contribuição de diversos parceiros e entidades e temos a certeza de que nessa edição não será diferente”.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3329-0489 e 3323-4100.


Postado por Matheus,
Horário: 22:35,
Data: 16/07/12,
Fonte: MB Comunicação.