Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Empresários rurais devem recolher guia até 31 de janeiro

A Federação do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e os Sindicatos rurais, divulgou nesta semana que o prazo para os produtores rurais, pessoa jurídica, recolherem a Contribuição sindical rural, exercício 2012, encerra no dia 31 de janeiro.
São considerados pessoa jurídica os produtores rurais que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “empresários” ou “empregadores rurais”. A contribuição é um tributo obrigatório, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), regulamentada pelo Decreto nº 1.166/1971.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, esclarece que a falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento sujeitará ao produtor pagamento de juros, multa e atualização monetária, previstos no artigo 600 da CLT.
As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996.
O documento foi remetido, via postal, para os endereços indicados nas respectivas declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento da guia de recolhimento, o contribuinte deverá solicitar a emissão da 2ª via à Faesc em até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento. Ou ainda obter diretamente pela internet, no site da CNA (www.canaldoprodutor.com.br).


Postado por Matheus,
Horário: 01:25,
Data: 25/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

EXPEN 2012 - Waldez Ludwig palestrará sobre criatividade e inovação

Há 18 anos atuando no mercado, o palestrante Waldez Luiz Ludwig será um dos destaques da EXPEN 2012 – Feira de Multissoluções em Gestão, Serviços e Tecnologia, que será realizada em Chapecó, no período de 29 a 31 de março. O consultor em gestão empresarial palestrará sobre “Criatividade e inovação” para mais de 1.000 pessoas no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, na quinta-feira, 29 de março.
O consultor é considerado pela Revista Exame um dos palestrantes mais influentes do Brasil. Mais de 810.000 pessoas assistiram ao vivo as 1.995 palestras, cursos ou seminários que ministrou.
Ludwig é formado em Psicologia pela Universidade de Brasília e em Teatro pela Fundação Brasileira de Teatro. Trabalhou como analista de sistemas durante 20 anos para órgãos e empresas públicas e privadas. É professor, consultor em gestão empresarial e palestrante.
Como consultor independente, dedica-se à pesquisa da vanguarda em cenários e tendências da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade e inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual. Foi um dos comentaristas do programa “Conta Corrente”, veiculado na emissora Globo News. Também já realizou palestras para grandes empresas como Nokia, Mercedes Benz, Pão de Açúcar, Coca-Cola, Unilever, entre um total de mais de 800 clientes.

EXPEN

A EXPEN 2012 – Feira de Multissoluções em Gestão, Serviços e Tecnologia é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), através do Núcleo das Empresas de Base Tecnológica, do Núcleo do Jovem Empreendedor e Núcleo de Consultorias.
A promoção é direcionada aos setores de gestão empresarial, serviços e tecnologia, integrando diferentes atividades econômicas, apresentando soluções referentes ao planejamento, abertura e estruturação de novas empresas, empreendedorismo, crédito, legalização, tributação, uso e aplicações de ferramentas tecnológicas entre outros serviços fundamentais para as empresas.
A entrada para visitação é gratuita, mediante credenciamento que estará disponível a partir de fevereiro através do site www.feiraexpen.com.br. A feira tem o patrocínio do BRDE e apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), da Unimed, do Badesc, do Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC) e da Vonpar.


Postado por Matheus,
Horário: 01:01,
Data: 25/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

AMOSC orienta prefeitos sobre procedimentos proibidos


Neste ano eleitoral, os agentes políticos municipais precisam estar atentos à legislação, pois o cumprimento das determinações evitará a cassação de registro de candidaturas ou diplomas.
A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) informa que desde o dia 1o de janeiro estão proibidas a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração municipal, conforme os parágrafos 10 e 11 do artigo 73 da Lei 9.504/1997.
Segundo o secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig, a entidade orienta os prefeitos que concorrem à reeleição sobre os procedimentos proibidos. Além disso, as exceções são para os casos de calamidade pública, estado de emergência ou atendimento a programas sociais autorizados em lei e em execução orçamentária no exercício de 2011. Nestes casos o Ministério Público poderá acompanhar a execução financeira e administrativa.
A legislação também prevê que os programas sociais não poderão ser executados por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por ele mantida, durante o ano eleitoral. A diretoria administrativa da AMOSC, Vera Rosa Back Sartoretto, complementa que os procedimentos estão vedados para os agentes políticos que atuam na circunscrição do pleito, apenas no âmbito municipal.
O não cumprimento pode ser caracterizado como ato de improbidade administrativa a que se refere o artigo 11, inciso I, da Lei 8.429/1992.
Para acompanhamento, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibiliza em seu site (http://www.cnm.org.br/) o calendário eleitoral do TSE que deverá ser seguido a risca pelos administradores públicos.


Postado por Matheus,
Horário: 00:11,
Data: 25/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Tenista Guga Kuerten é a estrela de campanha publicitária nacional da Aurora

Um dos maiores conglomerados industriais de produção de alimentos do Brasil, a Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos), escalou outro catarinense famoso, o tenista Gustavo (Guga) Kuerten, para estrelar a campanha publicitária nacional do seu vasto portfólio de produtos alimentícios. 
Com o mote “É hora de Aurora”, a campanha inicia neste mês em Santa Catarina e São Paulo e depois, ampliada para todo o país, prossegue até dezembro. Parte do extenso mix (mais de 800 produtos) será promovida nessa campanha, com destaque aos produtos práticos, para churrasco e café da manhã.
A nova campanha contará com quatro filmes. Um será institucional (a Aurora, seus valores e seus produtos) e os outros três filmes focalizarão momentos diferentes do dia (café da manhã, o churrasco e momentos em que utilizamos produtos com praticidade) com as seguintes chamadas: “É hora de café da manhã, É hora de Aurora”; “É hora de churrasco, É hora de Aurora” e “É hora de praticidade, É hora de Aurora”. Todos os comerciais finalizam com a assinatura “Aurora. A hora mais gostosa do dia”.
Embora tenha amplitude nacional, a campanha empregará mídias regionais, especialmente TV, jornais, revistas e materiais de ponto de venda. A campanha foi criada pela agência T12, de Chapecó. Os investimentos totais em produção e veiculação não foram divulgados.
“O foco da campanha consiste em mostrar a essência e o vasto portfólio da Aurora nos principais momentos de consumo, apresentado por uma pessoa reconhecida e que tem a adequação aos nossos valores”, expõe o gerente de marketing da Aurora, Ricardo Marques de Oliveira. “Vamos demonstrar que a Aurora está presente em todas as horas do dia”.
Marques de Oliveira realça que Gustavo Kuerten, além de ser um dos tenistas mais famosos do mundo, ostenta realizações no esporte e na área social que o aproximam da Aurora, uma empresa de natureza cooperativista. Ambos adotam os mesmos valores de ética, qualidade, confiança, cooperação e sustentabilidade.
A parceria entre Guga e a Aurora não é de hoje. Desde 2008 a Fundação Aury Luiz Bodanese – mantida pela Coopercentral Aurora – e o Instituto Guga Kuerten (IGK) desenvolvem programas sociais e assistenciais conjuntos, beneficiando milhares de crianças em Santa Catarina.
Em abril do ano passado, o desportista foi âncora da campanha sobre o primeiro leite rastreado e automatizado do mundo. O tema foi o P.A.R. (produto Aurora rastreado) e os benefícios da rastreabilidade dos leites por meio de um sistema totalmente automatizado e transparente, permitindo aos consumidores acesso aos dados sobre o processamento, envase e qualidade do produto.


Postado por Matheus,
Horário: 23:47,
Data: 24/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Dia 29 de fevereiro - Dornéles Dávi relata trajetória profissional

A Câmara de Desenvolvimento Lojista Jovem (CDL Jovem) de Chapecó promove no dia 29 de fevereiro, às 19 horas, na cantina do condomínio Cesec, a segunda edição do programa “Trajetória p­rofissional: aprendendo a empreender”.
O convidado da segunda edição do evento é o proprietário das empresas Palácio dos Esportes e Palácio do Som e diretor da CDL Chapecó Dornéles Dávi. O empresário relatará formação da família, início da carreira profissional, resumo da empresa com desafios superados e perspectivas futuras.
De acordo com a diretora da CDL Jovem, Branca Rubas, a iniciativa visa trazer profissionais renomados para apresentar a experiência adquirida na trajetória profissional.
Branca ressalta que a sociedade precisa de bons exemplos e que os novos empreendedores necessitam de motivação para enfrentar os desafios da gestão de empresas. “Os relatos de profissionais que alcançaram o sucesso contribuem na formação de novos empresários”, complementa.

HISTÓRICO

Dornéles Dávi é técnico em contabilidade, tem 68 anos, é casado com Neizita Edir Dávi e tem três filhos: Tatiana, Juliana e Marcelo. É proprietário do Palácio dos Esportes, segunda loja mais antiga de Chapecó que neste ano completa 48 anos de atividade, e do Palácio do Som, que em 2012 completa 14 anos no mercado.


Postado por Matheus,
Horário: 23:29,
Data: 24/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Primeiras turmas iniciam cursos gratuitos do PRONATEC em Chapecó

A Prefeitura de Chapecó, através da Fundação de Ação Social (FASC), deu início aos cursos oferecidos em parceria com SENAI e SENAC através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O programa do Ministério do Desenvolvimento Social visa à qualificação profissional dos beneficiários inscritos no Cadastro Único, com idade entre 18 e 59 anos.
Em Chapecó foram abertas 210 vagas para os cursos de Costura Industrial, Elétrica de Automóveis, Soldador, Camareira, Trabalhador Doméstico, Frentista, Copeiro e Atendente de Lanchonete, sendo que alguns já iniciaram. Para os cursos que começarão nos próximos dias ainda há vagas e as inscrições podem ser feitas na sede da FASC.
De acordo com a Diretora Presidente da FASC, Belenite Frozza, o objetivo dos cursos é qualificar os usuários da assistência social, dando-lhes alternativas de inserção no mercado de trabalho, promovendo assim, a geração de renda e o fortalecimento das famílias.



Postado por Matheus,
Horário: 23:15,
Data: 24/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeito em Exercício recebe comitiva da Randon

O Prefeito em Exercício, Américo do Nascimento Jr., e o Secretário de Coordenação de Governo, Eron Giordani, receberam a visita de uma comitiva da empresa Randon Implementos, que recentemente se instalou em Chapecó. Estiveram presentes o fundador da empresa, Raul Randon, e o diretor-presidente David Randon. Os empresários chapecoenses Nilson Folle e Nilson Folle Jr. também acompanharam a reunião. A Randon adquiriu a Folle Câmaras Frigoríficas e, em breve, estará iniciando oficialmente seus trabalhos no município. A empresa está localizada na rodovia que liga Chapecó a Guatambu.



Postado por Matheus,
Horário: 22:55,
Data: 24/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura apoia projeto “Esporte e Verão”

O SESC - Serviço Social do Comércio - realiza em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó e RBS TV, o Projeto Esporte e Verão 2012, que tem como apoiador a Recicla Digital. O objetivo é desenvolver ações de lazer através da prática esportiva e de atividades de saúde, de preservação ambiental, educação, cultura e assistência para a comunidade em geral, visando à promoção da qualidade de vida.
O Programa teve início no dia 16 e janeiro e prossegue até o dia 25. É realizado no Complexo Esportivo do Verdão no horário das 16h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos das 15h às 20h. A ideia é oferecer opções de lazer no período do verão e os diversos benefícios que o esporte proporciona.
Várias atividades estão sendo desenvolvidas como futsal, futebol suíço, skate, ciclismo, basquete, vôlei de areia, karatê, judô, frescobol, peteca, caminhada e corrida orientada, brinquedos recreativos, jogos de mesa, jogos gigantes, tênis de mesa, orientações de saúde (nutricional, relação cintura e quadril, índice de massa corporal e verificação de pressão arterial), oficinas ambientais e dicas para vivermos melhor.
De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer Clóvis Marinello, “a Prefeitura de Chapecó, juntamente com os parceiros, disponibiliza mais um espaço de lazer para a comunidade chapecoense. O complexo Esportivo Verdão possui muitos atrativos que ficarão disponíveis mesmo após o evento. Espaço que deve ser bem aproveitado, pois todos nós buscamos uma vida mais saudável”, destaca.
O evento tem participação das Secretarias de Saúde, de Esporte e Lazer e da Fundação de Meio Ambiente. As inscrições para praticar as modalidades são gratuitas e podem ser feitas na Central de atendimento do SESC ou pelo fone 3319-9100 ou 3319-9136.




Postado por Matheus,
Horário: 22:44,
Data: 24/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Polo Municipal da UAB retorna às atividades

O Polo Municipal de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) retornou às atividades internas na segunda-feira, dia 23. As atividades envolvem a coordenação, auxiliares de serviços gerais e tutoras do curso de pedagogia da UDESC. A previsão é que até o início de fevereiro os tutores de todos os cursos oferecidos no Polo retornem à universidade para iniciarem as atividades letivas de 2012.
A UAB oferece cinco cursos de graduação (licenciaturas e bacharelados) e mais quatro especializações em nível de pós-graduação, totalizando nove cursos e doze turmas. A finalidade é oferecer ensino superior público gratuito, assim como especializações em nível de pós-graduação e programas de formação continuada, na Modalidade de Educação a Distância, em parceria com o Ministério da Educação - MEC e Instituições Públicas de Ensino Superior.
Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, “o Polo Municipal da UAB garante a oportunidade para que nossos alunos continuem os estudos em uma instituição pública e de qualidade”, disse. No próximo domingo (29), das 15h às 18h, acontece o Processo Seletivo para o ingresso no Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal. Já entre os dias 30 de janeiro e três de fevereiro haverá a 2ª chamada unificada das vagas sociais para o curso de pedagogia.


Postado por Matheus,
Horário: 22:22,
Data: 24/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Operação “Tapete Preto” pavimenta ruas no bairro Seminário

Iniciou na última semana a pavimentação asfáltica de mais duas ruas do bairro Seminário. A obra integra as ações da Operação “Tapete Preto”, desenvolvida pela Prefeitura e visa o asfaltamento de vias públicas do município, de maneira rápida e com qualidade.
A ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos foi assinada no dia seis de janeiro deste ano. O Prefeito em Exercício, Américo do Nascimento Junior, esteve no local vistoriando o andamento das obras. O trecho asfaltado é de 468,92 metros de extensão e o valor empregado chega a R$ 290.237,03.
Neste momento, as ruas pavimentadas são: Dom Armando Lombardi, da Lions Clube até o final do Lote 02 da Q.1624, com extensão de 181,48 metros e valor de R$ 103.643,63 e a Rua Bom Retiro, no trecho entre a Avenida Nereu Ramos e a Kasulo, com 287,44 metros e valor de R$ 186.593,40.

Mais pavimentação asfáltica

A Administração Municipal de Chapecó também investe em infraestrutura em outras localidades e regiões da cidade. Ruas dos bairros Líder, Cristo Rei, Esplanada, Efapi e Palmital estão sendo pavimentadas neste momento. “A intenção é promover melhorias na malha viária de toda a cidade, contribuindo para a trafegabilidade e segurança da comunidade. Desde 2005 já pavimentamos 180 km de vias e o objetivo do Poder Público Municipal é chegar aos 200 km até o final deste ano”, destaca o Prefeito em Exercício.



Postado por Matheus,
Horário: 15:48,
Data: 24/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.