Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Municípios têm até 28 de fevereiro para entregar a DIRF

Estão previstas multas pelo preenchimento incorreto ou atraso. 

Os técnicos do setor pessoal das prefeituras da microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participaram, na última semana, de curso sobre a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), em Chapecó. A capacitação foi ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal, Antonio Cesar Trindade.
O intuito da iniciativa foi de orientar os técnicos para desempenhar corretamente a função e minimizar os erros no preenchimento. O prazo encerra às 23h59m59s, horário de Brasília, do dia 28 de fevereiro de 2013.
Estão obrigadas a apresentar a DIRF 2013 as pessoas jurídicas e físicas que pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais tenha incidido retenção do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), ainda que em um único mês do ano-calendário, por si ou como representantes de terceiros.
De acordo com o auditor, a declaração contém duas informações básicas: o valor das receitas pagas pela cidade e do imposto de renda retido dos prestadores de serviço. Posteriormente, os dados serão comparados. “A DIRF foi criada como instrumento de acompanhamento das receitas das pessoas físicas e jurídicas. Por isso, serve para auxiliar no cruzamento e evitar sonegação dos contribuintes. Caso haja informações conflitantes a pessoa física ou jurídica ficará na malha”.
Para os municípios, o cálculo correto reflete diretamente em sua receita, uma vez que os recursos voltam para a administração aplicar conforme a lei orçamentária.
O programa está disponível no site http://www.receita.fazenda.gov.br. Para cada arquivo gerado contém somente uma declaração. Além disso, para transmissão de DIRF de pessoas jurídicas, exceto para optantes do Simples Nacional, é obrigatória a assinatura digital da declaração mediante utilização de certificado, inclusive no caso de direito público.
Estão previstas multas pelo preenchimento incorreto ou atraso de entrega. As informações falsas são tipificadas como crime. “A falta de apresentação da declaração acarretará multa de 2% ao mês sobre o imposto retido ou por fração, sendo que o valor mínimo é de R$ 500”, complementou.
O auditor também abordou o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que é uma contribuição devida para a União que incide sobre as receitas do município e as compensações das contribuições previdenciárias informadas em GFIP.


Postado por Matheus,
Horário: 20:52,
Data: 19/02/13,
Fonte: MB Comunicação.

Bombeiros durante a terça-feira

Foram registradas 12 ocorrências, sendo 04 acidentes de trânsito, 03 casos clínicos, 01 agressão física e 04 auxílios diversos a comunidade.


Destaques: 

Atendido às 09h26min na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Passo dos Fortes, Paulo Alves Correia, 40 anos, condutor de motocicleta, vítima de acidente de trânsito envolvendo automóvel de passeio. Apresentava ferimento e suspeita de fratura na perna direita. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao HRO.
Atendida às 12h44min na Rua Regente Lima e Silva, no bairro Jardim América, colisão envolvendo dois automóveis. O carona traseiro M. Q. G., de 08 anos, apresentava ferimento na boca. Um dos condutores, Fabrício Kebin, 27 anos, estava sentindo dores nas costas e perna direita. Foram realizados os procedimentos e conduzidos, respectivamente, aos Hospitais da Criança e Regional do Oeste.


Postado por Matheus,
Horário: 19:33,
Data: 19/02/13,
Fonte: COBOM.