Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Nesta quarta-feira - Workshop apresenta START EXPORT aos moveleiros do oeste

Empresários do setor moveleiro do oeste participarão, nesta quarta-feira (15), às 18h30, na sede da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale), de um workshop para conhecer o START EXPORT – uma solução voltada para a exportação. O evento é promovido gratuitamente pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), através do Centro Internacional de Negócios de Santa Catarina (CIN), em parceria com o Sebrae/SC.
O Start Export foi desenvolvido com o objetivo de minimizar riscos e otimizar os resultados da exportação. Para isso, engloba um conjunto de soluções que compreende a realização de diagnósticos e treinamentos, o desenvolvimento e execução de um plano de ação voltado à exportação e à assessoria permanente por profissionais especializados em comércio exterior.
O presidente da Amoesc/Simovale, Osni Verona, ressalta que a solução oportunizará aos participantes subsídios para avaliar o potencial exportador e, com isso, desenvolver estratégias que fortaleçam a internacionalização dos negócios. “O Start Export oferece o suporte para indústrias iniciantes na exportação, empresas que exportam eventualmente, que exportam volumes reduzidos ou que nunca exportaram, mas que têm a exportação em seu planejamento para os próximos anos”, explica.
O programa foi implementado em 2004 pela Fiesc por meio do CIN como resultado de um projeto de cooperação internacional que buscava identificar as melhores práticas na área de apoio à exportação para empresas de menor porte.
A iniciativa, pioneira no Brasil, teve sua metodologia repassada para as Federações das Indústrias de outros estados brasileiros.
Informações e inscrições através do e-mail iolanda@iolanda.com.br ou (49) 3366 3822 ou na sede do Simovale e vice-presidência regional oeste da Fiesc.


Postado por Matheus,
Horário: 22:56,
Data: 14/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Comércio de Chapecó lança projeto pioneiro no país

Rapidez, conforto e praticidade são alguns dos benefícios do projeto pioneiro “catálogo eletrônico” lançado na última segunda-feira (13) pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), em Chapecó. O projeto foi apresentado pelo proprietário da empresa Isthmus, Elton Chitolina, responsável pela implementação. A proposta está voltada a fazer de Chapecó a primeira cidade do país a ter todo o comércio varejista integralmente on-line. Posteriormente, a iniciativa será implementada em todo o Estado.
De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, a iniciativa tornará as empresas mais competitivas nacionalmente, o que impulsionará o comércio eletrônico e contribuirá para visibilidade das marcas. “Os benefícios da comunidade on-line são vários, como o baixo custo operacional, facilidade de uso das ferramentas e, principalmente, aproximação com os clientes”, complementou.
O vice-presidente de eventos e planejamento da FCDL/SC Mauro Cesar Finco, ressaltou a importância das lojas se adequarem ao novo consumidor, mais crítico e exigente. “Atualmente, as pessoas não estão mais limitadas ao horário normal de atendimento dos estabelecimentos comerciais”, explicou.
Em Chapecó alguns estabelecimentos iniciaram a implantação do projeto que prevê três etapas: criar catálogo on-line de todas as empresas de Chapecó associadas à CDL; converter em loja virtual e integrar o catálogo de cada empresa automaticamente no sistema unificado da entidade que servirá de canal de marketing de referência na internet.
“Os lojistas que aderiram estão satisfeitos e afirmam que a venda no comércio eletrônico depende da competitividade e do investimento em marketing. Também relatam que a maioria das vendas ou acessos aos catálogos on-line acontecem durante a noite e aos fins de semana, nos horários em que as lojas estão fechadas”, ressaltou Badalotti.

BENEFÍCIOS

De acordo com o proprietário da Isthmus, a internet possibilita inúmeras opções de crescimento para os empresários. “O faturamento das lojas virtuais em 2007 foi de R$ 6,5 bilhões. No ano passado as vendas superaram R$ 20 bilhões. Além disso, 52% das compras em lojas físicas nascem na internet”, exemplificou.
Chitolina ressaltou que o e-commerce é uma evolução natural do comércio à distância. “Essa iniciativa não é concorrente com as lojas físicas e sim um canal complementar de vendas”.
“A população local e regional poderá receber newsletter e informações de produtos conforme o interesse pessoal. Além disso, o cliente poderá selecionar atendimento, e o lojista personalizar a venda oferecendo atendimento a domicílio”, complementou Badalotti.
A CDL Chapecó estuda a viabilidade de implantação de um cartão multifidelidade que oportunizará acumular pontos que poderão ser utilizados para pagar as aquisições em lojas conveniadas, após compra pelo comércio eletrônico. A partir dessa proposta serão lançadas campanhas promocionais, a exemplo do Dia das Mães.


Postado por Matheus,
Horário: 22:42,
Data: 14/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Alunos voltam às aulas na Rede Municipal

Para cerca de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino a segunda-feira (13) foi o primeiro dia letivo de 2012. No total, 42 Escolas Básicas Municipais e 37 Centros de Educação Infantil Municipal iniciaram as atividades. Para que tudo estivesse preparado para o primeiro dia de aula, professores, coordenadores, gestores e a equipe de funcionários internos da Secretaria de Educação passaram por diversas formações no início deste ano.
Aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental, desenvolvimento da postura pró-ativa, assim como temas considerados pertinentes aos educadores, assuntos atuais na área educacional e em áreas específicas, fizeram parte da preparação. As atividades integram o Projeto Formação Continuada e são desenvolvidas pela Prefeitura de Chapecó durante o decorrer do ano, como forma de atualizar conhecimentos e qualificar seus profissionais.

Novidades na Educação

No ensino fundamental, a novidade é que este ano estão acrescentadas na Matriz Curricular às disciplinas de Educação e Direitos Humanos, Educação e Diversidade, Educação Financeira e Sustentabilidade. A decisão em implementar a nova matriz no currículo foi feita após uma criteriosa análise no decorrer do ano de 2011. Depois de longo estudo, profissionais puderam observar algumas necessidades educacionais relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Além de aproximar o mundo escolar da realidade diária dos alunos em sua comunidade, ensinar direitos e deveres, respeito ao próximo, economizar e planejar as finanças, assim como trabalhar um mundo sustentável, as novas disciplinas têm como objetivo a formação integral do aluno.
Para a Secretária de Educação Astrit Tozzo, o início do ano letivo marca também o começo de um novo desafio. “A cada ano procuramos melhorar a qualidade de ensino oferecida na Rede Municipal. Queremos superar o ótimo ano que passou e para isso trabalhamos a educação integral dos nossos alunos. Queremos que aprendam cada vez mais, sejam multiplicadores e cidadãos ativos na sociedade”, disse.



Postado por Matheus,
Horário: 22:18,
Data: 14/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Basquete feminino de Chapecó contrata reforços

O clube de Basquete Chapecó anunciou a contratação de duas novas atletas, que poderão agregar as equipes juvenil e adulta. Narel Hilda dos Santos, 18 anos, 1.91m, natural de Itapema - SC atuou no último ano pela equipe de Ourinhos (SP). Já Sabrina Cristina dos Santos, 18 anos, 1.70m, é natural de Balneário Piçarras e atuou na cidade de Joinville (SC).
As atletas vieram acrescentar uma equipe que disputa diversos campeonatos, dentre eles os Joguinhos Abertos, Jasc, Jogos Universitários e Campeonato Estadual. Ambas já possuem bolsa integral na Faculdade, para que além de bom desempenho como atletas, também tenham uma boa formação acadêmica.
De acordo com a técnica Aline Wonsick, “as contratações foram excelentes e agora é só trabalhar o entrosamento com a equipe. O principal objetivo do basquetebol feminino de Chapecó e manter a hegemonia no Estado na categoria juvenil e, na equipe adulta, ficar entre as três melhores do Estado”, destaca.
Para o Secretário de Esporte e Lazer, Clóvis Marinello, o crescimento do basquete feminino em Chapecó já é notório. “Isso se deve ao trabalho de base realizado pelo Clube de Basquete Chapecó, pelo apoio da Prefeitura e do incentivo dos patrocinadores. Esperamos que as novas atletas, junto com as colegas de equipe e comissão técnica, tragam muitas alegrias para nossa cidade”, ressalta.


Postado por Matheus,
Horário: 15:32,
Data: 14/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2012.


“Ter muitos amigos é não ter nenhum”
Aristóteles (Filósofo e Professor Grego / Aluno de Platão – 384 AC – 322 AC – viveu 62 Anos)

P3 na HISTÓRIA
14 de Fevereiro

1893 - Os Estados Unidos da América anexam o Hawai, através de um tratado.
1943 - Forças soviéticas reconquistam Rostov aos alemães, no decorrer da II Guerra Mundial.
1945 - O Peru, Paraguai, Chile e Equador aderem as Nações Unidas.
1950 - A China e a URSS assinam, em Moscovo, um tratado, de 30 anos, de amizade, aliança e assistência mútua.
1958 - Forma-se a União dos Reinos do Iraque e da Jordânia na Federação árabe, com o rei Faial como chefe de Estado.
1972 - Os Estados Unidos da América abrandam as restrições comerciais impostas à China.
1979 - Guerrilheiros iranianos atacam a embaixada norte-americana em Teerão.
1980 - O presidente português, Ramalho Eanes, condecora o escritor brasileiro Jorge Amado com as insígnias de grande oficial da ordem de Santiago de Espada.
1985 - Iniciam-se, em São Tome e Príncipe, os trabalhos da V Cimeira dos Chefes de Estado dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
1986 - A nova junta de governo do Haiti anuncia que a bandeira original do país, azul e vermelha, proibida pela família Duvalier há 22 anos, se tornará de novo o emblema oficial da nação.

Fonte: Efemérides
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090


Do por que VIGNATTI (PT) não será candidato a prefeito em 2012

Embora alguns enten­dam que o ex-deputado Cláudio Vignatti deva dispu­tar a eleição deste ano em Chapecó, por ser o melhor colocado em pesquisas de opinião pelo PT, por várias ra­zões seria temerária.
Como estão projeta­das as alianças do pre­feito Caramori (entre 14 e 16 partidos), com o PMDB de vice, numa multidão de candidatos a vereador e cabos elei­torais em favor da si­tuação, para qualquer candidato oposicionista a eleição seria apenas para ‘cumprir tabela’.
Por ser um político experiente, sabendo de suas chances, Vignatti não embarcaria numa aventura, esperaria por sua vez, quem sabe em 2016 ou 2020, contando aí, sim, com a possibili­dade de exaustão admi­nistrativa da situação, pelos vários mandatos de governos seguidos.
Estrategicamente, até lá poderá tentar formar seu arco de aliança com alguns dos partidos que hoje apóiam o prefei­to Caramori, para, em melhores condições, ter alguma chance. Some-se a isso a sua juven­tude, podendo esperar.
Em 2004, com apoio do hoje deputado Pedro Uczai, à época prefei­to municipal, portanto, com muito mais vanta­gens políticas e a má­quina administrativa na mão, perdeu a disputa para João Rodrigues.
Neste ano, afora as dificuldades ineren­tes à falta de aliados de peso, ainda terá sérios problemas de ordem fi­nanceira, porquanto o dinheiro ‘surge’ para as campanhas que tenham chance de vitória, sendo certo que ninguém apos­ta em cavalo perdedor.
Como está o gover­no municipal se saindo muito bem administrati­vamente, estando o PT e PC do B isolados na opo­sição, inegavelmente a fragilidade fica exposta.
Politicamente, as­sim, não seria bom perder outra agora. E mais, é falso usar o argumento de que Vig­natti, tendo sido o mais votado ao Senado em 2010 em Chapecó, teria maiores chances, pois, como ocorrido, havia possibilidade de dois vo­tos para os candidatos, pelo que os eleitores vo­taram duas vezes, sendo ele diretamente benefi­ciado por ser de Chape­có. Para fins estatísticos, então, fez o dobro de vo­tos, devendo ser dividido por dois para chegar-se ao número adequado.
Por outro lado, a falta de agilidade foi a res­ponsável pela ‘sinuca de bico’ atual, pois, após a disputa de 2010, os pensadores petistas, que deveriam ditar os rumos políticos, perderam tem­po em inúteis discussões internas (emblemáticos em todas as instâncias do PT, nada decidindo senão em intermináveis plenárias, reuniões ou fó­runs) e não se deram conta de que o PMDB seria a ‘bola da vez’ para tentar desequilibrar a eleição, já que o pleito municipal desde lá se desenhava plebiscitário e favorável à situação.
Isto é, os eleitores votariam, como vota­rão, a favor ou contra a atual administra­ção em 2012, não ten­do espaço para uma ‘terceira via’ eleitoral.
Portanto, pelo que so­bra, o PT terá como can­didato um dos dois de­putados atuais, Luciane Carminatti ou Pedro Uczai (com mais chan­ces para Luciane), pois a eles interessa, particu­larmente, a disputa em função da reeleição legis­lativa em 2014, manten­do-se na mídia e na ca­beça dos eleitores, tendo neste momento, ao que tudo indica, em alian­ça, Paulinho da Silva, do PC do B, como vice.
Para o partido, conse­quentemente, a intenção é fazer uma boa bancada de vereadores e manter a chama partidária acesa.
Ao ex-deputado neste ano interessa o comando do PT em Santa Catari­na, o que lhe fará bem, para aspirações futuras, em razão das divergên­cias públicas e notórias com a, indiscutivel­mente, pouco política ministra Ideli Salvatti.
Tenho convicção de que, no momento certo, mais adiante, Cláudio Vignatti, como estrategis­ta que é, montando suas alianças e tomando as rédeas eleitorais com an­tecedência, certamente será prefeito de Chapecó.
E eleição é momen­to, não nos enganemos.
É isso...!

Deputada estadual LUCIANE CARMINATTI (PT)

A deputada foi recebida pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini (PMDB), que deu a boa notícia: parte da SC-283, trecho que liga Chapecó a Águas de Chapecó será revitalizada a partir do mês de março. De acordo com o secretário, está em aberto o edital de licitação para contratação da empresa e até março as obras serão iniciadas. Estava mais que na hora do Estado enxergar o problema nessa estrada, tanto quanto deverá também ver o trecho Chapecó até Goio-En. A pressão é necessária. Parece que agora vai!

CONTORNO viário LESTE de Chapecó em cobrança

A deputada Luciane Car­minatti também cobrou de Cobalchini a construção do contorno viário leste de Cha­pecó. ‘Esta obra é importan­te, pois desviará o trânsito pesado do centro da cidade e do acesso Plínio Arlindo de Nês, e desenvolverá aquela região através da instalação de novas indústrias’, justi­fica Luciane. O secretário informou que está sendo realizada a readequação do projeto, já que foi elabora­do na década de 80. Muito bom, continue em cima, de­putada. Infelizmente, a bu­rocracia estatal é infernal.

PP no GOVERNO de COLOMBO (PSD)

Quem deve estar se remo­endo é o senador LHS do PMDB, inimigo figadal do PP de Amin, com a entrada dos progressistas no gover­no estadual. Ao que dizem, estrategicamente somente entrarão no secretariado após as eleições de outu­bro, mas desde já estão na base parlamentar. É, Luiz Henrique não pode mes­mo reclamar, pois Colombo em parte aprendeu com ele como fazer alianças ‘mais consistentes para a gover­nabilidade’. Está claro, en­tre os motivos, que o governador precisa de outros partidos para deixá-lo menos refém do senador joinvilen­se e seu escudeiro, de pou­ca firmeza política, Pinho Moreira. O jogo é assim!

E os ‘BRASIGUAIOS’ como ficarão? (1)

Vejam o que está acontecendo com os agricultores brasileiros no Paraguai, naque­le ‘rolo’ das terras fronteiriças. Quando os paraguaios precisavam, convidaram os co­lonos daqui para produzir e ocupar terras naquela região legalmente, que era inóspita, inabitada, pois lhes convinha econômica e politicamente. Agora, com a organização dos ‘sem terras paraguaios’, querem expulsar os ‘brasiguaios’ (assim chamados por terem constituído famílias com os nativos daquele país) e tomar-lhes as propriedades rurais.

E os ‘BRASIGUAIOS’ como ficarão? (2)

Verdade seja dita, o governo brasileiro (do PT) tem obrigação de intervir junto ao governo paraguaio e ajudar os agricultores brasileiros, pois há quem diga ter sido os ‘sem terras’ daqui, num esquerdismo tardio, os responsáveis pelas instruções dos de lá para reivindicarem áreas ocupadas no país. Por ironia do destino, a confusão está formada e nas mãos, ou no colo, dos socialistas insufladores daqui para tentar resolver o problema na área da diplomacia internacional. 


Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 15:07,
Data: 14/02/12.