Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

domingo, 6 de maio de 2012

Formação profissional gratuita para produtor rural: Senar oferece 7.000 vagas em maio

Os produtores rurais têm a oportunidade de formação profissional totalmente gratuita através de 468 cursos e 7.400 vagas que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) – oferece neste mês de maio em todo o território barriga-verde. O anúncio foi feito pelo superintendente do Senar/SC Gilmar Zanluchi e pelo presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo.
As atividades instrucionais e de qualificação do Senar pertencem a duas linhas – formação e promoção social – e destinam-se aos trabalhadores ou produtores rurais e suas famílias.
A primeira linha de ação da entidade está vinculada à aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma ocupação, de modo a aumentar a eficiência do desempenho profissional de trabalhadores e produtores rurais. Envolve as atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura e relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. O maior número de eventos compreende as atividades de apoio agrossilvipastoril, agroindústria pecuária.
Por outro lado, as atividades de promoção social visam o desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais de trabalhadores, produtores e das famílias rurais, numa perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação ativa na comunidade. As atividades possuem caráter educativo e preventivo, distribuídas nas seguintes linhas de ação: educação; artesanato; cultura, esporte e lazer; alimentação e nutrição; saúde e organização comunitária.
Entre as atividades mais frequentes estão à inclusão digital rural, gestão da propriedade rural, implantação e manejo de pastagens (projeto leite), tratores agrícolas, tratores florestais, controle fitossanitário da fruticultura, controle agroecológico de pragas e doenças, inseminação artificial, presuntaria e salamaria, embutidos e defumados de carne suína, cortes, assados e empanados de frango etc.
Também inclui treinamento em primeiros socorros, cultivo de plantas medicinais, confecção de lingerie, tricô e arte culinária, conservas de hortaliças e temperos, crochê, pintura em tecidos, turismo rural, doces de leite e iogurte, confecção de roupas, confeitaria, entre outros.


Postado por Matheus,
Horário: 15:15,
Data: 06/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Bombeiros de Chapecó durante o Sábado

Atendido às 08h37min na SCT 468, cidade de Quilombo, João Carlos Gomes, 40 anos, após ter capotado a carreta volvo CMH 9571 de Maringá- PR. Ficou preso às ferragens e apresentava fratura nas costelas e ferimentos pelo corpo. Após ser desencarcerado foi conduzido pela viatura do SAMU ao PS do Hospital de Quilombo.
Atendido às 19h26min na Rua Uruguai, Bairro Santa Maria, D. S. de 16 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo carro e moto. O mesmo era carona da motocicleta e apresentava suspeita de traumatismo craniano. Foi realizado curativo e conduzido ao PS do HRO. O condutor apresentava fratura de fêmur, por isso também foi imobilizado e conduzido ao PS do HRO pelo SAMU.
Atendido às 22h13min na Rua Marcílio Dias, Bairro Bela Vista, Claudir Bressolin, 37 anos, vítima de disparo de arma de fogo. Apresentava ferimento no braço esquerdo. Foi realizado curativo e conduzido ao PS do HRO. No local foi atendido pelo SAMU Emerson Vizentini, 37 anos, também atingido por disparos.


Postado por Matheus,
Horário: 14:34,
Data: 06/05/12,
Fonte: COBOM.