Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sobram vagas, falta mão de obra qualificada

Setor de TI tem mais de 250 vagas em aberto para contratação dentro de um ano


“A luta é constante contra a falta de mão de obra especializada para o setor de Tecnologia da Informação. Dentro de um ano, as empresas da região tem potencial para absorver mais de 250 profissionais, porém para isso, é indispensável uma formação básica”, observou o presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC), Ernani Zottis, durante a reunião de divulgação do mapeamento da empregabilidade no setor de TI da região. “Nossa matéria prima é o conhecimento humano. Não utilizamos máquinas para produzir software, precisamos das pessoas”, ponderou.
Esses números são resultado da pesquisa de mapeamento de vagas no setor de TI, divulgados na última semana. A pesquisa foi realizada pela equipe do Geração TEC. Respondem ao mapeamento, as empresas de base tecnológica e aquelas que têm um setor estruturado, independente de ser ou não associadas. As vagas estão disponíveis para profissionais capacitados atuarem como programadores em diversas linguagens e também para atendimento a clientes e suporte técnico (com suporte/help desk e linguagem Delphi).
O Geração TEC é um programa do governo do Estado, vinculado ao plano SC@2022, que cria oportunidades para jovens e adultos por meio da capacitação e qualificação profissional. Foi criado para preencher a significativa quantidade de vagas em aberto no setor de TIC, que possui importância estratégica, e encontra-se ameaçado pela carência de profissionais qualificados.
Com base nos resultados, a equipe está visitando todas as regiões com a perspectiva de oferecer cursos que atendam as demandas específicas. Em Chapecó, serão oferecidos os cursos Suporte/Help Desk e Delphi e nos próximos dias serão divulgadas as datas e formas de inscrição. Cerca de 70 vagas estarão disponíveis.
Informações podem ser obtidas pelo e-mail executivo@deatec.org.br.


Postado por Matheus,
Horário: 19:02,
Data: 24/04/13,
Fonte: MB Comunicação.

Reitoria apresenta Parque Científico e Tecnológico para o legislativo municipal

Projeto foi exposto pela Unochapecó durante sessão com vereadores


A pedido da reitoria da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, dirigentes da instituição estiveram na Câmara Municipal de Vereadores para detalhar o projeto do Parque Científico e Tecnológico, na terça-feira, 23 de abril. A ação integra uma das exigências burocráticas para dar continuidade ao processo de doação do terreno e serviu também para apresentar sugestões e ouvir os vereadores.
Desde 2008 a Unochapceó vem desenvolvendo ações que culminaram na criação do Parque Científico e Tecnológico, lançado em dezembro de 2012. As obras estão previstas para iniciar ainda neste ano, dependendo apenas da liberação do processo licitatório, o qual será possível viabilizar assim que as instituições e municípios envolvidos concluam a apresentação dos documentos necessários.
O reitor da Unochapecó, professor Odilon Luiz Poli, esteve na Câmara acompanhado da vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, do vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Claudio Jacoski, e do diretor de Finanças e Contabilidade, professor Omeri Dedonatto. Os representantes puderam exibir os detalhes da construção e também da atuação do parque, além de salientar a importância do projeto para o desenvolvimento regional. “Iniciamos em 2008 esclarecendo o que era o parque para gerar entendimento. Depois veio a fase de adesão de instituições e empresas, o que hoje é uma realidade. Esta união é tão bem sucedida que Chapecó é reconhecida pelo governo estadual como exemplo de engajamento no Estado”, explicou o reitor.
O vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Claudio Jacoski, explicou aos vereadores sobre o objetivo de criar a Rede de Inovação que tem como ponto principal o parque tecnológico. Essa rede vem dando seus primeiros passos por meio das ações executadas pelas quatro incubadoras tecnológicas já instaladas pela Unochapecó na região (Chapecó, Maravilha, Seara e Palmitos). “Nosso desafio é ampliar a matriz de produção da região, através da criação de tecnologia e inovação”, afirmou Claudio. Durante sua fala também sugeriu a criação de uma lei municipal de incentivo à inovação, a exemplo de outras duas já existentes, uma federal e outra estadual.
Vários vereadores tomaram a palavra para elogiar o empenho da universidade e reforçar a importância do projeto para o futuro da região. “Acompanho há vários anos essa caminhada da Unochapecó. O ato de hoje demonstra a integração e o bom contato estabelecido entre a Câmara e a universidade. O parque poderá se apropriar das referências já existentes na universidade, gerando grandes oportunidades”, afirmou o presidente Márcio Sander.
Durante a visita, outros assuntos foram tratados, como a cobrança do Imposto de Renda Retido na Fonte por parte da Receita Federal e a conquista da instalação da Defensoria Pública em Santa Catarina, que por anos foi uma bandeira da universidade. Além disso, o reitor Odilon Poli entregou ao presidente da Câmara uma sugestão de lei, que a exemplo do município de Maringá (PR), proíbe a venda bebidas alcoólicas nas imediações de instituições de ensino.

O parque

O Parque Científico e Tecnológico será implantado ao lado da Unochapecó, no bairro Efapi. Está entre nove centros de inovação a serem construídos no Estado, conforme decisão oficial anunciada no dia 02 de abril pelo governador Raimundo Colombo e pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen.
Resultado de um processo de constituição iniciado em 2008, o parque tecnológico começa a se tornar realidade. Sua concretização se dará na Unochapecó, que é responsável pela criação e consolidação do projeto. Dentro dele haverá uma rede de inovação para atuar na prestação de serviços, como pesquisas, já que estarão à disposição 120 laboratórios, profissionais e professores, além de outros ambientes necessários à pesquisa e desenvolvimento. A coordenação é do Programa de Inovação (Inova), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o governo federal, prefeituras e seis universidades.


Postado por Matheus,
Horário: 18:31,
Data: 24/04/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Unochapecó.