Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Feto humano é encontrado no final da Rua Barão do Rio Branco

A Polícia Militar de Chapecó encontrou mais um feto no final da Rua Barão do Rio Branco, no Bairro Saic. O primeiro foi encontrado na segunda-feira, dia 20. O segundo foi encontrado na tarde de ontem, terça-feira, dia 21. A Polícia Civil está investigando o caso e trabalha com a hipótese de que os fetos pertenciam a algum laboratório da cidade. A outra hipótese seria de aborto. 


Postado por Matheus,
Horário: 01:01,
Data: 22/02/12,
Foto: Sirli Freitas / Agência RBS.

Colonização de Chapecó

A Região Oeste Catarinense é o espaço constituído pelo território do primitivo Município de Chapecó. Se, administrativamente, havia ali uma região, isto não ocorria sob o ponto de vista geográfico, pois o recenseamento de 1920 encontrou, naquela área, a população de 11.315 habitantes.
“Chapecó, no princípio do século, não era um espaço vivido, pois não possuía contingente humano para a vida regional.” (Peluso, 1892,). Numa retrospectiva histórica, desde os tempos do Brasil-Colônia, a região oestina foi objeto de questões de domínio de sua área: Questão de Missiones ou Questão de Palmas e Questão de Limites (Contestado) entre SC e PR, dificultando grandemente o processo efetivo de povoamento.
Os primeiros momentos referentes ao povoamento regional estão ligados aos paulistas em sua marcha rumo ao sul do Brasil.
A criação do Município de Chapecó, em 25 de agosto de 1917, representou para a região oestina: a) a definição da região como parte integrante do contexto catarinense - nova unidade político-administrativa; b) a necessidade urgente de uma ação de colonização para a região por parte das autoridades constituídas em nível local e estadual; c) a transferência da colonização para a iniciativa particular. Assim, a colonização da região inicia-se com as primeiras manifestações no sentido de a região receber ações e empreendimentos das Companhias de Colonização, através da venda e/ou doações de terras por parte do governo.
As Companhias Colonizadoras chegam à região oestina instalando-se com capital próprio. O governo de Santa Catarina participava concedendo alguns incentivos para a iniciativa empresarial colonizadora – pela necessidade premente de ocupação da região. Inaugura-se assim a colonização sistemática da região. Dentre as Companhias de Colonização que atuaram na região do Município de Chapecó, a partir de sua criação, destacam-se a Empresa Colonizadora fundada por Ernesto Francisco Bertaso e os irmãos Agilberto Atílio e Manoel dos Passos Maia em 1918 e que se instalou no antigo povoado de Passo dos Índios (atual cidade de Chapecó) com um escritório.
Em 1923 houve a dissolução da sociedade, passando todo o ativo e passivo para Ernesto Bertaso e seus descendentes. Esta colonizadora tornou-se proprietária de vasta área e responsável por qualquer iniciativa comercial e colonizadora dentro de seu patrimônio que atingiu a casa de 2.249.259.441m². A área inicial, sob a jurisdição da colonizadora Bertaso, abrangia as fazendas: a) Campina do Gregório, com 15.000 mil alqueires, ou seja, 509.234.874m², adquirida por compra em 1918 dos herdeiros da Baronesa de Limeira (SP). b) Fazendas Rodeio Bonito e Chapecó, totalizando 100.000 mil hectares, por concessão do Governo do Estado de Santa Catarina, cujo contrato de 26 de junho de 1920. Respectivamente, a área das fazendas era de: 288.202.080m² e 538.186.742m².
Bertaso, mesmo não tendo sido o fundador de algumas povoações no Oeste catarinense, foi inegavelmente um dos principais elementos responsáveis pelo crescimento e expansão das mesmas. A empresa por ele dirigida deixou como marco os traçados da atual cidade de Chapecó e dos povoados de então, Coronel Freitas (hoje município), Fernando Machado (hoje distrito de Cordilheira Alta), Simões Lopes (hoje distrito de Coronel Freitas) e Quilombo (município). A empresa Colonizadora Bertaso construiu estradas e estabeleceu nas terras milhares de colonos procedentes de lugares diversos das antigas colônias do Rio Grande do Sul. Paulatinamente, a incorporação da região ia acontecendo. A atividade econômica do extrativismo, com a consequente venda da produção aos países do Prata, através do sistema de balsas, tomou conta. Graças à fertilidade de seu solo, num curto espaço de tempo a região oestina inseriu-se em um processo amplo de expansão econômica e colonial do Sul do país.                                        


Postado por Matheus,
Horário: 00:39,
Data: 22/02/12,
Fonte: Prefeitura Municipal de Chapecó.

Chapecoense entra em campo nesta quarta-feira

A Chapecoense tem um confronto decisivo nesta quarta-feira, em Ibirama. A partida será contra o Atlético de Ibirama e contará com a transmissão da RBS TV, a partir das 22h. O técnico Gilberto Pereira relacionou 18 atletas para a disputa. Confira a lista:

Nivaldo
Juliano
João Paulo
Marcelinho
Nicolas
Marcos Alexandre
Wanderson
Rafael Lima
Jean Carlos
Neném
Tiago Cavalcanti
Diego Teles
Diogo Roque
Willian
Leonardo
Souza
Fabiano
Gustavo


Postado por Matheus,
Horário: 15:49,
Data: 21/02/12.

Prazo para declaração do MEI termina no dia 28

Os empreendedores individuais terão até o próximo dia 28 para efetuar a Declaração Anual do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). O Comitê Gestor do Simples Nacional, através da Resolução CGSN nº 81, alterou o prazo de entrega do documento de 31 de janeiro para o último dia de fevereiro de cada ano e também o valor mensal devido pelo MEI para contribuição pessoal à Previdência Social em 2011.
Mais de 65 mil catarinenses deverão declarar nesse período. O coordenador regional do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explica que a declaração pode ser feita diretamente no site do Simples Nacional, no portal da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br), através dos contadores registrados no Simples Nacional ou de contadores que já prestam serviços ao EI. Outra alternativa é entrar em contato com o Sebrae/SC mais próximo.
A apresentação da DASN-SIMEI é indispensável para emissão do carnê de pagamentos relativo ao ano de 2012. A não apresentação implica em multa para o contribuinte, com valor mínimo de R$ 50. “Essa não deve ser a única preocupação do contribuinte. Ele precisa entender que as informações da declaração são importantes para o governo conhecer as necessidades da categoria e buscar melhorias para o Simples”, avalia Parmeggiani.
Para efetuar a declaração é necessário ter em mãos os relatórios mensais de rendimentos preenchidos e as notas fiscais de compras e vendas recebidas/emitidas e anexadas aos relatórios.
Em caso de dúvidas, a orientação é que o microempresário entre em contato com a coordenadoria ou agência do Sebrae da sua região ou pelo telefone 0800 570 0800. Informações também podem ser obtidas através do site: www.sebrae-sc.com.br.

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

A Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, criou o Empreendedor Individual. Dessa forma, tornou possível a legalização de empreendimentos informais que poderão se registrar no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, explica que para ser um Empreendedor Individual é necessário faturar até R$ 60 mil por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e possuir, no máximo, um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
Podem se inscrever como Empreendedores Individuais os empresários que exercem atividades de comércio, indústria e serviços de natureza não intelectual/sem regulamentação legal. O Empreendedor Individual é enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

A formalização do Empreendedor Individual é feita pela internet no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br.


Postado por Matheus,
Horário: 15:15,
Data: 21/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Feto é encontrado pela Polícia Militar de Chapecó

A Polícia Militar de Chapecó foi acionada na tarde de ontem, segunda-feira, dia 20, para averiguar uma denúncia de que havia um feto no final da Rua Barão do Rio Branco, no Bairro Saic. Uma guarnição se deslocou até o local e encontrou o feto. Os policiais chamaram o Instituto Geral de Perícias.
O corpo estava dentro de uma sacola plástica e próximo a ele foram encontrados cacos de vidro. A Polícia Civil está investigando o caso.


Postado por Matheus,
Horário: 15:00,
Data: 21/02/12.