Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

TI do oeste como referência nacional

O Núcleo das Empresas de Base Tecnológica da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) em parceria com o Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) aproveitaram a visita do secretário de Estado e Desenvolvimento Econômico Sustentável Paulo Bornhausen a Chapecó, na última semana, para reforçar o pedido de incentivos do Governo do Estado para o setor.
De acordo com o coordenador do Núcleo, Nilvanio Faller, um dos projetos prioritários do setor é a implantação do condomínio tecnológico, um espaço destinado a agregar empresas de tecnologia que compartilharão serviços e estruturas comuns.
O projeto já foi desenvolvido com recursos dos próprios empresários, associados ao Deatec e nucleados à ACIC. Conta com uma área de 100 mil m², com 2.861 m² de construção destinada às estruturas de uso comum. Ao todo são 32 lotes, 580 vagas de estacionamento, auditório para 400 pessoas e salão de festas com 452 m².
Além disso, o projeto contempla creche, biblioteca, academia, restaurante, sala de jogos, cafeteria, parque infantil, área de preservação, ciclovia e pista de caminhada.
“O polo tecnológico do oeste vem ganhando destaque e hoje temos empresas referências no país. No entanto, é preciso incentivos para que o setor se fortaleça e não permaneça estagnado”, avaliou Faller.
A resposta do secretário Bornhausen aos empresários é de que o Governo do Estado apoiará a iniciativa, mas depende também dos empresários da região e das instituições de ensino superior, com seus projetos de pesquisa, universitários, professores e pesquisadores. “É um projeto que necessita da ampla participação das três esferas. O Governo não medirá esforços para apoiar o setor no oeste, pois o crescimento deste segmento é notável e merece a atenção do poder público”, assinalou.


CONVÊNIO NOVA ECONOMIA@SC

Durante o lançamento do programa Nova Economia@SC, em Chapecó, o setor de TI foi contemplado no projeto de fortalecimento dos polos industriais na região. O convênio foi assinado com o secretário de Estado Paulo Bornhausen, o diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli, o presidente da ACIC Maurício Zolet e o vice-presidente do Deatec Marcio Fortes, que representou os empresários do polo setorial de software e TI do oeste.         
O projeto prevê assessoria e consultoria do Sebrae/SC. O atendimento às empresas se dará através do Agente Local de Inovação (ALI), com o objetivo de avaliar o modelo de gestão e mensurar o grau de inovação nos empreendimentos. Os ALIs são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) com formação superior e que receberam treinamento intensivo do Sebrae sobre fomento da inovação. Com base nos dados coletados no primeiro contato será elaborado um plano de trabalho para definir as consultorias que poderão ser desenvolvidas por provedores de solução via SEBRAEtec.
“Compreendemos que esse projeto virá para alavancar o setor de TI na região e transformar nossas empresas em grandes referenciais de sistemas tecnológicos no País. Exemplos de bons negócios na região são o que não faltam, entre eles a Infogen Sistemas, finalista do Prêmio MPE Brasil em 2012, e a Uninfo Sistemas, vencedora do Prêmio na edição do ano passado”, finaliza o presidente da ACIC, Maurício Zolet.


Postado por Matheus,
Horário: 21:24,
Data: 18/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Suinocultura mais competitiva

A Unidade de Disseminação de Genes (UDG) da Coopercentral Aurora Alimentos inaugurada na segunda-feira, dia 16, durante solenidade que marcou também os 43 anos da agroindústria, surpreendeu pelo arrojo, tecnologia e inovação em genética suína. O evento, realizado na sede do empreendimento no Distrito de Marechal Bormann em Chapecó foi prestigiado por aproximadamente 300 pessoas entre autoridades políticas e empresariais, lideranças cooperativistas, associados, imprensa e demais convidados. 
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Coopercentral Mário Lanznaster, pelo vice-presidente Neivor Canton, pelo diretor de agropecuária Marcos Antonio Zordan e pelo gerente de produção de suínos Valdir Schumacher. Participaram do ato o secretário de Estado e Agricultura João Rodrigues que representou o Governador do Estado de SC, João Raimundo Colombo, o secretário de agricultura do município Altair Silva que representou o prefeito municipal José Cláudio Caramori, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo Odacir Zonta, o prefeito de Joaçaba Rafael Laske e os deputados Jorginho Melo, Moacir Sopelsa, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó, Américo do Nascimento Junior, entre outras autoridades.
O novo empreendimento permitirá a concentração produtiva e operacional da produção de sêmen do complexo agroindustrial. Os investimentos foram da ordem de 2,3 milhões de reais. "Esta unidade beneficia o associado que terá condições de produzir um plantel melhor, especialmente no que se refere à genética e a parte sanitária, o que facilitará também nas exportações", salientou o diretor de agropecuária e presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Marcos Zordan. 
Segundo Zordan, através da central será possível atender 60% do plantel dos cooperados. A produção mensal será de 46 mil doses, e a estrutura conta com dois carros climatizados para fazer entregas programadas de sêmen às cooperativas filiadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Em seu pronunciamento, o presidente Mário Lanznaster lembrou dos pioneiros e destacou os desafios da Aurora ao longo desses 43 anos. “Somos privilegiados porque temos um time de cooperativas de excelência, contamos com associados que priorizam a qualidade na produção e dispomos de uma equipe de colaboradores eficiente”, ressaltou ao reconhecer especialmente os gerentes, técnicos e demais profissionais envolvidos na concretização da UDG.
Entre os principais benefícios da unidade estão à melhora no rebanho e na taxa de produção. A UDG tem sua produção totalmente automatizada, o que traz agilidade, qualidade e segurança no processamento das doses, garantindo que o produtor atinja os níveis zootécnicos almejados. Esta automatização está presente na coleta e no envase, assegurando que o produtor receba as doses recém-produzidas em horário adequado para seu uso nas propriedades rurais. “O padrão genético de qualidade diferenciará nosso produto no mercado consumidor”, finalizou Lanznaster.


ESTRUTURA

A central de inseminação tem 2.400 m² de área construída em área territorial de 202 hectares. Os 430 reprodutores estarão alojados em instalações climatizadas e com alto grau de biosseguridade. Para garantir a sanidade do rebanho, a UDG tem instalações acessórias, como arco de desinfecção, escritório para controle de entrada de pessoas, barreira sanitária (banho de funcionários e visitantes) e quarentena obrigatória. Esses cuidados permitirão certificar a sanidade de todos os animais introduzidos na unidade.   
A produção mensal será de 46 mil doses e anual de 556 mil. O custo do material genético para os criadores de suínos será reduzido. As doses de sêmen serão disponibilizadas por preços acessíveis.


CONVÊNIOS

O evento também marcou a assinatura de convênio entre o presidente Mário Lanznaster, o secretário de Estado da Agricultura João Rodrigues e o prefeito de Joaçaba Rafael Laske para a reabertura da unidade da Aurora no município. O termo reafirmou o compromisso para restabelecer o fornecimento de água e destinação correta dos efluentes da agroindústria.
Outro termo foi assinado entre a Secretaria Estadual da Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó e Aurora para o desenvolvimento de dois projetos através do Programa Juro Zero. Serão beneficiados os seguintes produtores rurais: Loeri Terezinha Marcon Nardi que receberá R$ 32.000,00 para a atividade de leite e Amantino Reolon que receberá R$ 27.500,00 para a construção de uma cisterna com capacidade de 600 mil litros.


Postado por Matheus,
Horário: 21:02,
Data: 18/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

AMOSC promove curso com ênfase às novas normas da contabilidade

O Colegiado de Contadores e Controladores Internos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) promove curso de capacitação em contabilidade aplicada ao setor público de acordo com as Normas Brasileiras (NBCASP) e Internacionais (IPSAS) de contabilidade. Ao todo serão 11 encontros de 8 horas, durante o ano. As atividades iniciaram em março.
O contador da Prefeitura de Sul Brasil, Francisco Valdeci de Almeida, abordou a teoria da contabilidade, aspectos importantes das normas de contabilidade. “O setor é vital dentro da administração pública. Por isso, os profissionais devem receber aprimoramento constante, para que a geração e sintetização de informações sejam utilizadas de forma inteligente e eficaz pelos gestores”, observou o palestrante.
No segundo encontro, realizado na última semana, o tema “Procedimentos contábeis patrimoniais”, foi apresentado pela assessora contábil e controle interno da AMOSC, Angelita Adriane de Conto. “O projeto do curso prevê o desenvolvimento de ações práticas a serem aplicadas aos municípios, para correta adaptação da contabilidade às normas”, explicou.            
Nesta semana, ocorreu o terceiro encontro com a temática “procedimentos contábeis orçamentários e específicos”. Segundo Angelita, a AMOSC tem trabalhado para contribuir na qualificação do servidor, por meio do desenvolvimento da competência técnica da profissão, com ênfase à ética e responsabilidade.

ORGANIZAÇÃO 

O Colegiado é formado pelos contadores e controladores internos municipais e tem como objetivo uniformizar procedimentos, discutir temas pertinentes à área e providenciar os encaminhamentos necessários para facilitar a comunicação dos municípios com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e Secretaria do Tesouro Nacional.
No mês de março, ocorreu a eleição da coordenação do Colegiado que ficou constituída pelo coordenador Kleber Mércio Nora (Chapecó), vice-coordenador Cledson Oliveira da Costa (Nova Itaberaba), secretária geral Clair Fátima Andreis (Serra Alta) e primeiro secretário Claudir José Stedille (Irati).
De acordo com o coordenador reeleito, Kleber Mércio Nora, a atuação do Colegiado reflete diretamente nas ações dos municípios de abrangência, na correta contabilização dos fatos e na busca do equilíbrio financeiro e da gestão fiscal responsável dos recursos públicos.


Postado por Matheus,
Horário: 20:31,
Data: 18/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

A relação entre vendas e responsabilidade social

O Núcleo dos Centros de Formação de Condutores da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu nesta semana, no auditório da entidade, o curso “Vendas” para atender proprietários e funcionários das autoescolas do município.
O palestrante foi o facilitador empresarial, Paulo Gomes Zonta, mestre em Administração estratégica de negócios. Tem especialização na mesma área, além de pós-graduação em docência, em vendas e em gestão e marketing.
Zonta abordou os diferenciais no atendimento com reflexo nas vendas e na fidelização do cliente. “O que diferencia uma empresa das demais são as pessoas e a capacidade dos funcionários em encantar a clientela. Todo consumidor busca excelência no atendimento, mas dificilmente voltará ao estabelecimento se sair insatisfeito”.
O marketing social foi apontado pelo palestrante como uma oportunidade de crescimento às autoescolas. Segundo Zonta, a legislação estadual proíbe que centros de formação invistam em publicidade, com oferta de descontos ou alguma outra forma de aliciamento de clientes. No entanto, existem outras formas de melhorar o atendimento e fortalecer os negócios.
“Hoje, o aumento de problemas no trânsito é grave, sejam eles estruturais ou de imprudência dos motoristas. Investir em campanhas de conscientização e prevenção pode melhorar a capacidade de vendas, além de reforçar o compromisso de responsabilidade social da empresa”.         
O coordenador do Núcleo dos Centros de Formação de Condutores da ACIC, Valmir José Gomes, avaliou que o curso servirá como orientação às ações do Núcleo e no debate do papel das empresas do segmento na conscientização da sociedade com relação ao trânsito. “Geralmente, o primeiro contato dos motoristas com o veículo é nas autoescolas. É fundamental que proprietários, funcionários e instrutores compreendam a importância do resultado do seu trabalho para formar motoristas conscientes e responsáveis. Não basta pensar apenas no sustento da empresa, mas no papel social que desenvolvem”.

O NÚCLEO

O Núcleo dos Centros de Formação de Condutores da ACIC foi criado em 2004 para estimular o fortalecimento do setor, com representação das empresas associadas. O objetivo é promover a capacitação empresarial, estimular as relações éticas e melhorar constantemente os serviços prestados. Além disso, busca a melhoria das condições de segurança do trânsito no município para formar condutores conscientes e bem preparados.


Postado por Matheus,
Horário: 20:20,
Data: 18/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nesta quinta-feira: Chapecó sedia reunião mensal do Conseleite

O Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite) estará reunido nesta quinta-feira (19) em Chapecó, no auditório do Sicom, das 9 às 12 horas, para discutir questões ligadas à cadeia produtiva do leite.
O vice-presidente do Conseleite e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), Nelton Rogério de Souza, assinala que, além do preço de referência do produto para o mês de abril, estará em debate o mercado do leite em Santa Catarina e no Brasil.
“Faremos uma avaliação das tendências mercadológicas, o futuro da cadeia produtiva, a captação do leite no Estado e os excessos de importação do produto, prejudiciais ao setor no Brasil”, complementa.         
O Conseleite também fará uma exposição de dados oficias quanto ao preço do leite no atacado e varejo, divulgados pelo IBGE e Secretaria de Estado da Agricultura. “Queremos discutir quem realmente ganha com a industrialização e comercialização do produto”.


Postado por Matheus,
Horário: 20:02,
Data: 18/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Cooperativas crescem 17% em SC

As 261 cooperativas catarinenses cresceram 17% em receita operacional bruta no ano passado, totalizando 14 bilhões 797 milhões de reais. O quadro social teve uma expansão de 12%, atingindo mais de 1 milhão 267 mil pessoas. Consideradas as famílias cooperadas, isso significa que metade da população estadual está vinculada ao cooperativismo. 
Ao apresentar esses números, o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Antônio Zordan, destacou que em 2011 o setor prosseguiu e sustentou a escalada de recuperação iniciada em 2010, quando iniciou a recuperação das perdas sofridas em 2009 em razão da grave crise financeira internacional que atingiu todos os continentes.
O quadro geral do desempenho das cooperativas revela que, em 2011, o número de empregados aumentou 11%, passando a 38.462. As cooperativas pagaram 725,8 milhões de reais em impostos (aumento de 8%) e fecharam o exercício com patrimônio líquido 15% maior, ou seja, 4 bilhões 730 milhões de reais.
As cooperativas dos ramos agropecuário, saúde, crédito e transporte registraram o movimento econômico mais expressivo. O ramo agropecuário representa 65% do movimento econômico do sistema cooperativista catarinense. Encerrou o ano com 52 cooperativas e um quadro social de 63.076 cooperados e 24.681 empregados. O faturamento do ano totalizou 9 bilhões 595 milhões de reais.
O ramo de saúde com 33 cooperativas e 11.173 associados, faturou 2 bilhões 28 milhões de reais. O ramo de crédito, formado por 72 cooperativas que reúnem 719.738 cooperados (associados), teve movimento de 1 bilhão 422 milhões de reais.
O ramo de transporte, formado por 24 cooperativas, teve 845,8 milhões de reais de movimento, beneficiando 20.214 cooperados. No ramo de infraestrutura atuam 31 cooperativas de eletrificação rural com 241.955 associados. Em 2011, essas cooperativas faturaram 384.7 milhões de reais. As 11 sociedades cooperativas que atuam no ramo de consumo com 200.358 associados, faturaram 484 milhões de reais no ano passado.         
Os ramos de trabalho, produção, habitacional, mineral, especial e educacional, mesmo com menor expressão econômica, são importantíssimos instrumentos para a promoção de renda às pessoas físicas, que organizadas na forma de cooperativas prestam serviços especializados aos mais diversos segmentos da sociedade. São 38 cooperativas formadas por 11.354 cooperados que, em 2011, geraram 36 milhões de reais em receitas.


Postado por Matheus,
Horário: 19:53,
Data: 18/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nesta quinta-feira: Curso esclarece dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda

Para aprimorar os conhecimentos sobre as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física e auxiliar os participantes na declaração, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e a Unoesc Chapecó promovem o curso de extensão “Imposto de Renda Pessoas Físicas”. A iniciativa acontecerá nesta quinta-feira (19) no auditório da CDL Chapecó e na sexta-feira (20) na Unoesc, das 19 às 22h35.
Os participantes conhecerão a legislação do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2012, a elaboração dos cálculos com exemplos práticos, preenchimento, os passos para efetivar a declaração e os documentos necessários. Podem participar associados da CDL Chapecó, acadêmicos da Unoesc e comunidade em geral.
De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, a parceria das entidades foi fortalecida e expandida para a promoção de cursos de extensão no primeiro semestre, voltadas a formação pessoal, profissional e empresarial. “Nossa intenção é oferecer no mínimo dois cursos por mês e desta maneira auxiliar no acesso ao conhecimento e no fortalecimento das ações dos empreendedores e lojistas”, complementou.
Mais informações pelos telefones (49) 3319-4300 (CDL Chapecó), (49) 3319-2655 (Unoesc Chapecó) ou pelos e-mails eventos@cdlchapeco.com.br oucomercial.cco@unoesc.edu.br.

DECLARAÇÃO

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda encerra às 23h59m59s do dia 30 de abril. Devem apresentar a declaração os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 23.499,15; quem recebeu rendimentos isentos, tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte com valor superior a R$ 40 mil; obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos ou realizou operações em bolsas de valores etc.


Postado por Matheus,
Horário: 19:41,
Data: 18/04/12,
Fonte: MB Comunicação.