Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 6 de março de 2012

Caso Chiarello

A morte de Chiarello continua sem ter um provável suspeito. Na manhã desta terça-feira, dia 06, os delegados responsáveis pelo caso deram uma entrevista coletiva, onde alguns detalhes das investigações foram divulgados. Ronaldo Neckel Moretto relatou que o médico Antônio de Marco, que apontou inicialmente a causa da morte como sendo em virtude de asfixia mecânica e traumatismo crânio encefálico, fez depois um laudo pericial identificando apenas traumatismo craniano, tendo como causa a asfixia por estrangulamento e enforcamento.
Outra dúvida é se a mancha no olho foi causada por pancada ou resultado do esforço em caso de enforcamento. A terceira dúvida é se a fratura do nariz era antiga ou recente. Ele aguarda um parecer da junta formada pelo Instituto Geral de Perícias que iria analisar os laudos. Moretto afirmou que falta só isso para encaminhar o inquérito para o Ministério Público, que vai dar sequência na investigação. Além disso, ressaltou que Chiarello foi sozinho da escola até sua casa, onde entrou desacompanhado, segundo duas testemunhas. Lá encontrou o filho e pediu para que fosse a casa da avó. O menino disse que ouviu o pai falar a palavra polícia, mas não como forma de pedido para ela ser chamada.
Outra ressalva foi a de que não houve nenhuma ameaça comprovada contra o vereador. Citou que ele ligou às 7h10 para seu assessor, que se deslocou até a escola para buscar um cheque. O IGP deve se pronunciar nos próximos dias.


Postado por Matheus,
Horário: 22:57,
Data: 06/03/12.

JAIC: Duas modalidades já encerraram

No último sábado (03), no Complexo Esportivo do Verdão, aconteceu o encerramento das modalidades de Atletismo e Vôlei de Areia, nos naipes masculino e feminino, na oitava edição dos Jogos Abertos Interbairros de Chapecó (JAIC).
No atletismo masculino a equipe do Bairro Passo dos Fortes ficou com o primeiro lugar, seguida pelo Bairro Jardim Itália, em segundo, e o Bairro Alvorada/Lageado São José em terceiro. No atletismo feminino, o Bairro Santa Maria ficou com a primeira colocação, na segunda o Bairro Alvorada/Lageado São José e, na terceira, o Bairro Passo dos Fortes.
A modalidade de Vôlei da Areia também teve seu encerramento no sábado. No naipe masculino o Bairro Presidente Médici ficou com a primeira colocação. O Bairro Bela Vista ficou em segundo e na terceira colocação o Bairro Universitário. No naipe feminino, a primeira colocação também foi para o Bairro Presidente Médici, o segundo lugar para o Bairro Jardim Itália e o terceiro lugar para o Bairro Esplanada.

Classificação da oitava edição dos Jogos Abertos Interbairros:

COLOCAÇÃO
BAIRRO / LOTEAMENTO
Nº DE PONTOS
Presidente Médici
30
Jardim Itália
25
Santa Maria
25
Alvorada
22
Passo dos Fortes
21
Bela Vista
19
Santo Antônio
14
Esplanada
14
Paraíso
11
10º
Loteamento Aury Bodanese
10




Postado por Matheus,
Horário: 21:50,
Data: 06/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Terça-feira, 6 de Março de 2012.


“Pensar sem aprender torna-nos caprichosos, e apren­der sem pensar é um desastre.”
Confúcio (Filósofo e Teórico Político Chinês – 551 AC – 479 AC – viveu 72 anos)


P3 na HISTÓRIA
06 de Março

1933 - Dois dias após a sua investidura, o presidente dos Eua, Franklin Roosevelt, fecha os bancos e proíbe a exportação de ouro.
1944 - A aviação norte-americana inicia os bombardeamentos diurnos sobre Berlim (Alemanha), no decorrer da II guerra mundial.
1447 - Nicolau V torna-se Papa.
1953 - Gueórgui Malenkov sucede Josef Stalin como primeiro-secretário do Partido Comunista da União Soviética.
1957 - Israel retira a suas tropas da Península do Sinai, durante a guerra de Suêz (Israel).
1961 - Inaugura-se o grande hotel continental de Benguela (litoral sul de Angola).
1972 - Nasce Shaquille O’Neal, jogador de basquete norte-americano.
1973 - Morre Pearl S. Buck, escritora norte-americana, e ganhadora do Nobel de Literatura em 1938.
1987 - O “ferryboat” britânico “herald of free enterprise” naufraga saído do porto de zeebrugge, Bélgica, provocando a morte de cerca de 140 pessoas.
1997 - A pintura de Picasso, “Tête de Femme”, é roubada numa galeria de Londres e recuperada uma semana depois.
1998 - Investigadores franceses anunciam ter conseguido clonar uma vitela a partir de uma célula embrionária já diferenciada.

Fonte: Efemérides
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090

TEATRO MUNICIPAL de Chapecó (final)

Como já falamos em dois artigos an­teriores, frequentar o tão espe­rado Teatro Municipal de Chape­có tem se revelado, a cada novo evento, um exercício de paciência.
Continuando o item educação de certos frequentadores (ou falta de educação?), gostaria de compreender o que se passa pela cabeça de algu­mas pessoas em achar que seus bebês vão ser capazes de apreciar, durante uma a duas horas, um espetáculo, seja ele qual for, sem aborrecer-se. Só se for o espetáculo do próprio choro.
O sofrimento imposto às crianças é incompreensível.
Ora, não se trata de excluir jovens papais e mamães de eventos culturais, mas tão somente de tentar orientá-los, já que fazem por pura inexpe­riência, ou seja, submetem os demais espectadores ao showzinho de seu que­rido rebento (que pelo visto já nasceu ansioso por participar de um evento no teatro) sem qualquer aproveitamento.
Só isto justificaria tamanha inconse­quência. Gente, se não for espetácu­lo voltado aos pequeninos, não insis­tam em submetê-los a tal ‘atrocidade’, os deixem em casa, eles com certe­za agradecerão e o público também.
Ah, é preciso enfatizar que os be­bês recém-nascidos não vão apreciar nenhum tipo de espetáculo. Assim, não insistam, especialmente para o bem dos infantes, enquanto eles não possam decidir por si mesmos.

(Colaboração da administradora de empresas Elaine Páscoa Lavall)

SUICÍDIO de Marcelino Chiarello

E se for realmente confirmado o suicídio do vereador, quem pagará os prejuízos à imagem de Chapecó (taxando-nos de terra de bandidos) perante todo o Brasil? O aço­damento político de alguns, pretendendo faturar politicamente em cima do cadáver da infeliz vítima, trouxe séria difamação à nossa cidade. Olha, se a tal Comissão Especial criada pelo IGP de Fpolis, jun­to à Segurança Pública, para analisar os laudos, confirmar a tese de suicídio nesta semana, a desmoralização política e técni­ca dos envolvidos no episódio, pelos erros havidos, será inevitável. No mínimo, terão que pedir desculpas públicas à popula­ção por todas as bobagens faladas e escri­tas. Aguardemos as conclusões policiais.

ELEIÇÕES 2012: maiores cidades de SC estão sendo monitoradas (1)

Entre as maiores cidades catarinenses está Chapecó, por isso é alvo de cuidados especiais das cúpulas partidárias estaduais de governo, tanto do PSD (Colombo) quanto do PMDB, como se observa de noticiário recente, visando o pleito de 2014. Admitem interferência explícita em conversações eleitorais. Para o governador, o PSD tem como prioritárias as candidaturas de Fpolis, Chapecó, Lages e Blumenau.

ELEIÇÕES 2012: maiores cidades de SC estão sendo monitoradas (2)

Por seu turno, o presi­dente estadual do PMDB e também vice-governador, Pinho Moreira, disse aqui­lo já adiantado na coluna há alguns dias: em 2012 a força da legenda estadual reconhece como expectati­va real as candidaturas em Blumenau e Chapecó a vice-prefeito, formando dobradi­nha com o PSD, preparando a manutenção da coligação para a reeleição de Raimun­do Colombo em 2014. Refor­ça o que está se antevendo em nossa cidade, as cúpulas estaduais dos partidos que atualmente governam SC impõem suas pretensões.

TCE/SC investiga DIVISÃO de LUCROS na CASAN

O Tribunal de Contas de SC quer que o ex-presidente De Luca e quatro ex-diretores da empresa expliquem o valor de R$ 1,57 milhão que foi ‘distribuído’ nos anos de 2008 e 2009 aos integrantes da diretoria executiva e do conselho de administração da estatal. Entende o tribunal ser ‘desprovida de caráter público’, estando em ‘descompasso com as finalidades da empresa pública’ a divisão de lucros. De Luca, é aquele que veio a Chapecó dizer que nós não sabíamos gastar água (gastávamos muito, sem necessidade), por isso a falta do líquido, não admitindo a incompetência deles em deixar de suprir as necessidades pelo crescimento da cidade. É, nada como um dia após o outro, se a coisa pegar, vão ter que devolver o dinheiro recebido!

MINISTÉRIO da PESCA - pasta de pouca importância (1)

A substituição mais uma vez no Ministério da Pesca, ocorrida nesta semana, foi alvo de chacota nacional pela inutilidade do mesmo, considerado sem qualquer expressão. Como se vê, foi criado por Lula para abrigar companheiros ‘perdedores de eleições’. Nessas condições, acomodaram Fritsch e Ideli. Na semana passada, Dilma demitiu o ministro Luiz Sérgio e chorou pelo amigo. Engraçado, contraditoriamente às lágrimas, é que a nossa presidente nunca recebeu o ministro em audiência particular (em nove meses no cargo), sendo o ministro com menor atenção do Palácio do Planalto.

MINISTÉRIO da PESCA - pasta de pouca importância (2)

Agora deram o cargo para o bispo-senador Marcelo Crivela/PRB-RJ/Igreja Uni­versal (que revelou ‘não saber nem colocar minhoca em anzol’), para apaziguar os ânimos dos parlamentares da bancada evangélica, em atrito com Dilma, em ra­zão do ‘atrabilhado’ e falastrão ministro Gilberto Carvalho, que disse bobagens contra os religiosos recentemente no Fórum Social. Ou seja, a pasta é um abri­go político compensatório de segunda linha para resolver situações incômodas!

DEPUTADOS federais do PMDB insatisfeitos com o governo Dilma

A guerra interna no governo federal entre o PT e PMDB, em relação à hegemonia política, provocou um manifes­to de 45 parlamentares peemedebistas (metade da bancada) entregue a Michel Temer, vice-pre­sidente. Os deputados reclamam da ‘relação desigual e injusta’ do governo com o PMDB se comparado com o que o PT recebe do Palácio do Planalto. Dizem que ‘nas propostas e decisões maiores (do governo), o PMDB não tem partici­pado e é visível o esforço da cúpula em fortalecer o Partido dos Trabalha­dores’. É o cabo de for­ça por maior espaço em qualquer governo. Pois é, na área política essa pressão é considerada natural, daí porque as pessoas que não estão acostumadas, ou não conhecem a realidade diária, se afastam da atividade política. É, por outro lado, fora da políti­ca não há solução!


 Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 19:10,
Data: 06/03/12.

Acidente na Avenida Nereu Ramos

Por volta das 11h50 desta terça-feira, dia 06, na Avenida Nereu Ramos, foram registrados dois acidentes com apenas danos materiais. 
Um Renault Clio conduzido por uma mulher, cujo nome não foi identificado, acabou colidindo lateralmente em um micro-ônibus, quando saía de uma vaga de estacionamento. Um terceiro veículo também foi atingido.
O trânsito ficou em meia pista no sentido Bairro Seminário. Se não bastasse o primeiro registro, minutos depois um caminhão tentou passar pelo local e, consequentemente, devido à largura do mesmo, houve outra colisão.
A Polícia Militar foi acionada, no entanto, nenhuma guarnição tinha chegado ao local até às 12h20.







Postado por Matheus,
Horário: 16:09,
Data: 06/03/12.