Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sábado, 16 de junho de 2012

Conselhos Tutelares discutem padronização de procedimentos administrativos

Padronizar a documentação dos Conselhos Tutelares da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e transmitir informações aos profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos. Este foi o intuito da reunião do Colegiado de Conselheiros Municipais de Direitos e Tutelares, nesta semana, na sede da entidade em Chapecó.
A assessora em assistência social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, explicou que todos os ofícios que são encaminhados de fato ao Ministério Público e Juizado, devem seguir a padronização do Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência (SIPIA).
SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informação criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais sobre políticas para crianças e adolescentes, garantindo acesso à cidadania. Por meio dessa ferramenta, quando é registrado um fato e aplicada à medida, já se obtém o ofício adequado e para quem deverá ser encaminhado.
Atualmente nem todos os Conselhos Tutelares conseguem operacionalizar o SIPIA, pois são necessários equipamentos que suportem o sistema e um bom sinal de internet, que é uma dificuldade na maioria dos municípios da microrregião. Além disso, o sistema está em manutenção para adaptações.
“Nossa intenção foi de auxiliar os profissionais e padronizar as questões administrativas dos Conselhos Tutelares, como ofícios, encaminhamentos, relatórios e comunicações de fatos”, observou a coordenadora do Colegiado, Marloiva Goulart.

TRABALHO INFANTIL

As profissionais também socializaram os assuntos abordados no Seminário Estadual sobre Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho, realizado nesta semana, em Joaçaba (SC). Da microrregião participaram 15 profissionais de oito municípios.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE- Censo 2010) 88 dos 100 municípios com os maiores índices de trabalho infantil do Brasil estão na região sul, sendo 32 catarinenses. Na região oeste de Santa Catarina a incidência é maior do trabalho na agricultura. “Os números são consideráveis e preocupantes, pois essas crianças e adolescentes serão adultos doentes e lesionados, já que não tiveram o desenvolvimento adequado por não ter participado da escola, nem tiveram uma infância em sua plenitude”, comentou Erli.
O papel dos operadores do sistema de garantia de direitos e de toda a sociedade é de romper esse ciclo, orientar, conscientizar e informar os empresários e as famílias, além de denunciar os casos.


Postado por Matheus,
Horário: 20:14,
Data: 16/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Sinduscon/SC estuda possibilidade de importar produtos

O Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon) estuda a possibilidade de desenvolver projeto para as empresas do setor importarem produtos. A intenção é implementar uma pesquisa sobre as principais necessidades dos associados e as vantagens da importação.
O presidente do Sinduscon, Lenoir Antonio Broch, realça que a comercialização no exterior é uma estratégia analisada como alternativa à alta demanda de produtos, em razão do grande número de obras e dos preços praticados no Brasil. No entanto, para o dirigente, num mercado dinâmico como o de vendas internacionais, é necessário analisar as melhores condições. “Um fator importante é a quantidade de insumos a serem investidos. Para que exista viabilidade na aquisição é necessário comprar em escala, o que gera a necessidade de criar estratégias para investir em grupo”, destaca. 
Tudo isso, segundo Broch, será avaliado na pesquisa. Além de estudar o volume a ser importado, é preciso analisar a logística, qualidade, tipo de produto, adequação do material às normativas brasileiras, câmbio e taxa de importação, entre outros aspectos. 
A China e a Turquia estão entre os maiores parceiros do Brasil na importação de materiais de construção, principalmente aço, tubos e produtos de acabamento. A Polônia se destaca na produção de vidros.


Postado por Matheus,
Horário: 19:36,
Data: 16/06/12,
Fonte: MB Comunicação.