Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Estiagem continua em fevereiro no Oeste de Santa Catarina

No mês de fevereiro, no Extremo Oeste e Oeste, os acumulados de chuva ficarão abaixo dos valores esperados (a média histórica é de 185 a 205 mm). Nessas regiões as chuvas deverão ser mal distribuídas. No Meio Oeste os volumes de chuva ficarão próximos da média climatológica (em torno de 160mm). 
Em março e abril no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, os acumulados de chuva começam a se aproximar dos valores esperados (de 120mm a 150mm em março e de 150mm a 200mm em abril), ficando entre a média e abaixo. 
A previsão para o trimestre entre fevereiro e abril de 2012 é de chuva entre a média e abaixo da média climatológica no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Vale ressaltar que estas regiões têm apresentado problema severo de estiagem nos últimos meses, e as chuvas esperadas para o trimestre não serão suficientes para reverter à situação. Nas demais regiões, a chuva fica entre a média ou acima da média no trimestre.

Perdas 

Segundo informações do chefe da Epagri/Cepa (Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola), Ilmar Borchardt, as variações das perdas sofridas pelos agricultores da região Oeste de SC são pequenas, desde o último relatório, divulgado na semana passada. 
Os dados levantados pela Epagri apontam 85 municípios catarinenses da região Oeste e um (São José do Cerrito) do Planalto Serrano, que abrigam 498 mil habitantes, afetados pela estiagem. Na região Oeste, estão localizadas 36% dos 193 mil estabelecimentos agropecuários existentes no Estado e estima-se que os prejuízos no setor ultrapassem os R$ 510 milhões. Milho, soja, feijão e leite concentram as maiores perdas.
                      

Postado por Matheus,
Horário: 00:32,
Data: 06/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Epagri.

Venceu e convenceu

A Chapecoense venceu o Figueirense neste domingo por 3 a 1 na Arena Condá. Com a vitória, o verdão continua com 100% de aproveitamento no Catarinense, abrindo três pontos do segundo colocado, o Avaí. João Paulo, Tiago Cavalcanti e Esquerdinha marcaram os gols da Chapecoense. O gol do Figueirense foi marcado por Roni. O próximo confronto do time do oeste será contra o Joinville, na próxima quarta-feira, dia 08, às 20h30.


Postado por Matheus,
Horário: 23:58,
Data: 05/02/12.