Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Chapecoense

   A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na manhã de ontem, terça-feira (13), a tabela da Copa do Brasil de 2012. A Chapecoense enfrenta na 1ª fase o São Mateus / ES. Caso avance, enfrentará pela 2ª fase o Cruzeiro ou o Rio Branco / AC.


Postado por Matheus,
Horário: 02:15,
Data: 14/12/11.

Unimed Chapecó é reconhecida pela responsabilidade social

A Unimed Chapecó recebeu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina, durante sessão especial, na última semana, na Assembleia Legislativa em Florianópolis. A cooperativa médica foi uma das 40 empresas homenageadas por se destacar em ações de responsabilidade socioambiental. Cinco delas foram agraciadas, também, com o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC.
A iniciativa tem por objetivo valorizar o trabalho desenvolvido pelos participantes nas áreas social e ambiental. A premiação foi instituída pela Lei 12.918/2004 como forma de reconhecer organizações que tenham essas práticas incluídas em suas políticas de gestão, com ações que promovam o bem-estar da sociedade e a preservação do meio ambiente.
A assistente social da Unimed Chapecó, Juciele Wrublewski, enfatiza que o certificado representa o reconhecimento de um intenso trabalho pela implementação da Responsabilidade Social na gestão da cooperativa médica do oeste. Ela lembra, ainda, que em 2011 a singular conquistou, pelo oitavo ano consecutivo, o Selo de Responsabilidade Social pela Unimed do Brasil e Instituto Ethos.
Para melhorar a gestão baseada nessas ações, a Unimed constituiu em 2008 a Comissão de Responsabilidade Social, formada pelo presidente, gerentes e um representante de cada segmento: Responsabilidade Social, Comercial, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Gestão de Pessoas, Relacionamento com Fornecedores, Relacionamento com clientes e cooperados, Meio ambiente e Controladoria.
O presidente Geraldo Córdova destaca que a filosofia do sistema Unimed não se limita ao financiamento de projetos sociais no entorno imediato da cooperativa, mas representa uma atitude global, socialmente responsável e ética com todos os seus stakeholders, seja com a comunidade, o público interno, clientes, fornecedores, governo, sociedade e meio ambiente. Complementa que as ações de Responsabilidade Social tornaram-se uma poderosa ferramenta de comunicação para as empresas por criar diferenciais para marcas, produtos e serviços em relação a seus concorrentes.
As ações de responsabilidade social realizadas pela cooperativa médica complementam as diretrizes estabelecidas no planejamento estratégico do Complexo Unimed Chapecó, proporcionando o desenvolvimento de atividades voltadas à preservação do meio ambiente, inclusão social e redução das desigualdades sociais, melhoria da qualidade de vida dos públicos de interesse da cooperativa (público interno, clientes, fornecedores, comunidade, governo e sociedade), visando principalmente apoiar as metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) no que se refere aos oito maiores problemas do mundo. Assim, as ações desenvolvidas pela cooperativa buscam atender os 8 objetivos do milênio – ODM’s.


Postado por Matheus,
Horário: 01:53,
Data: 14/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Conselho das Entidades Empresariais tem diretoria para o mandato 2012

O Conselho das Entidades Empresariais de Chapecó (CEC) elegeu sua nova diretoria, para o mandato de 2012. A escolha de quatro novos dirigentes ocorreu na última reunião mensal, com a participação de dirigentes das entidades e sindicatos empresariais que integram o Conselho, e que também serviu para a apresentação das ações realizadas no decorrer deste ano.
Em substituição ao atual presidente, Lurivam Bortoli, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simec), foi eleito Gilberto João Badalotti, que preside a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). O novo vice-presidente é Lenoir Broch, do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado (Sinduscon), o secretário escolhido é Dalvair Angheben, do Sindicato dos Contabilistas (Sindicont), e o tesoureiro Valmor Zanella, do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (Sitran).
Ao transmitir o cargo, Lurivam Bortoli destacou a importância do trabalho que as entidades empresariais representativas realizam. Assinalou que as entidades e sindicatos que representam as empresas “devem fazer o seu trabalho sem receios, pelo interesse coletivo”. Já o novo presidente afirmou que o CEC tem uma importante representatividade, pois atua em nome de 16 entidades filiadas, com abrangência em Chapecó e outros municípios da região. Gilberto Badalotti também salientou a atuação voluntária dos dirigentes empresariais e disse que conduzirá seu mandato com a participação dos presidentes das entidades e sindicatos empresariais, com suas sugestões e com a intenção de mostrar o quanto o empresariado contribui para a comunidade.
No balanço da Gestão 2011, o atual presidente citou a realização de reuniões mensais, com a presença de convidados como o prefeito José Claudio Caramori e o secretario de Desenvolvimento Regional, Eldimar Jagnow. Lurivam Bortolli também citou o envio de documentos em defesa de medidas como a instalação de Impostômetro em Chapecó, aumento no número de táxis na cidade e a respectiva melhoria nos serviços, maior segurança no acesso ao aeroporto e parceria com a Unochapecó para o projeto de implantação da sede própria do Conselho das Entidades Empresariais. Além disso, foram realizadas visitas às obras do Shopping Pátio Chapecó, para conhecer o projeto do empreendimento, e à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), para avaliar o modelo de atuação da entidade.


Postado por Matheus,
Horário: 01:33,
Data: 14/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

Ceom/Unochapecó apresenta resultado de pesquisa sobre história da Chapecoense

A apresentação dos resultados obtidos com uma pesquisa realizada sobre a história da Associação Chapecoense de Futebol será feita nesta quarta-feira, 14 de dezembro, pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó). A programação terá início às 20h, no Clube Recreativo Chapecoense.
O Ceom trabalhou no sentido de promover o resgate histórico do clube, localizando e reunindo personagens, arquivos e fatos que ajudam a contar a história da Chapecoense. Segundo a técnica em educação patrimonial do Ceom, Denise Argenta, a identificação e reunião de uma coleção digital do acervo, resultante das pesquisas realizadas, tornou possível reconstituir parte da trajetória da Chapecoense.
Como resultado da pesquisa o Ceom apresentará 350 fotografias históricas relacionadas ao clube e ao surgimento do futebol no Oeste de Santa Catarina. Também será apresentado um trailer do documentário de curta metragem sobre a história da Chapecoense e do futebol no Oeste. Segundo Denise, será apenas um esboço do documentário, “pois a finalização ocorrerá somente em 2012”. Acrescenta que o material recolhido também deu origem a um artigo de caráter histórico sobre o clube, que “será publicado em revistas especializadas e pode se tornar uma exposição itinerante e interativa para o ano de 2012”.


Postado por Matheus,
Horário: 01:01,
Data: 14/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

Sicom inicia o planejamento estratégico para os próximos seis anos

O Sindicato do Comércio para a Região de Chapecó (Sicom) realizará o planejamento estratégico da instituição para o período de 2012/2017. O trabalho será conduzido por Luciano Pinheiro, especialista na construção de planejamento estratégico para instituições do terceiro setor. As primeiras ações já ocorreram com a palestra de sensibilização, exposição da metodologia e do cronograma de trabalho para os dirigentes do Sicom. O presidente Ivalberto Tozzo destaca a amplitude da iniciativa, pois serão alinhadas as diretrizes para os próximos seis anos. “É um momento de traçar cenários, abrir novos espaços e definir propostas, através de definições avaliadas conjuntamente e sob a orientação de um especialista na área”, afirma. 
O planejamento estratégico do Sicom está inserido no trabalho de aperfeiçoamento de seus processos e dos serviços prestados ao fazer parte do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs). Pela sua posição de vanguarda e desempenho, o Sindicato do Comércio atingiu pontuação para subir ao nível dois nesse processo, sendo que a escala é parametrizada de acordo com o Programa Nacional da Qualidade - PNQ, sendo o único do Estado na categoria do comércio a chegar nesse nível, conferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC).
Para o especialista Luciano Pinheiro, o planejamento ajuda a entidade a ficar mais focada em seus objetivos, a otimizar o tempo e canalizar propósitos atendendo à demanda dos associados e da comunidade. Também serve de orientação para os próximos mandatos, em termos de propostas, ou seja, de bandeiras levantadas pelo Sicom. 
Fazem parte da metodologia seis etapas, num ciclo contínuo que busca conectar os níveis estratégico, tático e operacional da organização, através do estabelecimento de ações, metas e indicadores de resultado. Nesta primeira fase, serão entrevistados associados, empresários e lideranças de Chapecó e municípios da base de representação do Sicom, para a determinação dos elementos chaves de legado, com o que se deixa para a instituição, e perspectivas estratégicas. Após a produção e a validação do documento elaborado a partir das entrevistas, da publicação do mapa estratégico e da sensibilização quanto aos planos, ocorrerá a próxima reunião com a diretoria, marcada para o dia 25 de janeiro.


Postado por Matheus,
Horário: 00:46,
Data: 14/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

Consultas ao SPC

A partir de 1º de janeiro de 2012 as consultas ao SPC feitas por telefone ficarão 5% mais caras em relação aos mesmos procedimentos realizados pela internet.
“A medida visa motivar os associados a utilizarem as informações on-line sobre o consumidor que estão disponíveis na tela de consulta no sistema e que não podem ser descritas em sua totalidade por telefone”, salienta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó, Gilberto João Badalotti.
A entidade entende que desta forma será mais justo com as empresas que atualmente realizam todos os procedimentos no estabelecimento, sem ônus operacional à entidade e, que pagam valor idêntico.
Outro benefício que o procedimento on-line oferece é a grande quantidade de informações disponíveis aos associados 24 horas por dia, durante sete dias por semana. “É possível também efetuar uma reabilitação ou registro de inadimplente em qualquer dia e horário da semana, mesmo aos domingos e feriados”, observa o dirigente.
Para orientar as empresas que ainda não utilizam o sistema, a entidade oferecerá treinamento para uso dos procedimentos on-line e disponibilizará equipe de suporte externo e interno aos associados. Para isso, basta solicitar o atendimento.

Postado por Matheus,
Horário: 00:23,
Data: 14/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Presidente da Aurora recebe medalha do Mérito Catarinense

O presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, foi homenageado com a medalha do Mérito Catarinense em solenidade, na última semana, na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), em Coqueiros, Florianópolis.
A comenda outorgada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC) foi aprovada pela reunião plenária do Conselho e atende a indicação das entidades profissionais do setor – SEAGRO, AEASC e AEAGRO.
Lanznaster é catarinense, nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio. Casou-se com Edirce com quem tem quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana, além de dois netos.
Suinocultor há 35 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984, Mário Lanznaster é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Cursou MBA em Gestão Empresarial para Dirigentes de Organizações do Sistema de Agronegócio e Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas em 2000.
Foi extensionista rural em 1968, nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do fomento à suinocultura conhecido hoje como Suicooper.
Foi vice-presidente da Ocesc, presidente da Sociedade Amigos de Chapecó, entre outros cargos comunitários que exerceu.
Mário Lanznaster cumpre o segundo mandato de presidente da Coopercentral Aurora.


Postado por Matheus,
Horário: 00:04,
Data: 14/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Shopping Pátio Chapecó terá cinema nesta semana

As salas de cinema do Shopping Pátio Chapecó começam a operar nesta semana. A gerência do empreendimento confirmou para a próxima sexta-feira, 16 de dezembro, a estréia das quatro salas da Arcoplex Cinemas Stadium, uma delas com a tecnologia 3D. 
A programação de abertura dos cinemas prevê uma apresentação especial, nesta quinta-feira, às 20h. Será para profissionais da imprensa, lojistas e empreendedores. Na sexta-feira iniciará a programação para o público em geral. 
Quanto ao valor dos ingressos, na sexta, sábado, domingo e feriado, para exibição 2D, será de R$ 15,00 a entrada e de R$ 7,50 a meia-entrada para estudantes, idosos com mais de 60 anos e menores de 18 anos. Para exibições em 3D, na sexta, sábado, domingo e feriado a entrada será de R$ 22,00 e a meia-entrada de R$11,00. Na segunda, terça e quinta-feira, a exibição 2D terá entrada a R$ 13,00 e a meia-entrada a R$ 6,50, enquanto na sala 3D, nesses mesmos dias, a entrada será de R$ 20,00 e a meia de R$ 10,00. 

Promoções para todos

Na quarta-feira haverá promoção com meia-entrada para todos, a R$ 5,50 para exibições em 2D e R$ 9,00 na sala 3D. Os cinemas do Shopping Pátio Chapecó terão, ainda, uma vez por mês, o “Sábado Maluco”. Será sempre no último sábado do mês, com ingressos a preços especiais para todos, a R$ 7,00 as sessões tradicionais e a R$ 10,00 as sessões em 3D. Outra iniciativa, a propósito da abertura dos cinemas no shopping, é a gratuidade no estacionamento, entre os dias 16 e 24 deste mês.
A programação dos filmes e horários das sessões será divulgada nesta quarta-feira, 14 de dezembro, no site www.shoppingpatiochapeco.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 23:46,
Data: 13/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

Natal em Ação apresenta ações da Educação desenvolvidas em 2011

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, realizou no último dia 9, o Natal em Ação 2011. Em sua quarta edição o evento reuniu pais, alunos, professores e comunidade para assistir as apresentações dos alunos das Escolas Básicas Municipais e Centros de Educação Infantil Municipal de Chapecó.
Cerca de 20 apresentações compuseram o espetáculo que levou para o palco o tema “Como posso melhorar o lugar onde vivo”. Este foi o assunto trabalhado durante todo o ano letivo na Rede Municipal de Ensino, com a proposta de formar cidadãos com capacidade de propor soluções criativas em favor da solidariedade humana e do equilíbrio ambiental, visando à sustentabilidade do planeta.
Como forma de refletir sobre a chegada do ano novo e todas as ações realizadas pela Secretaria de Educação, o evento, enquanto proposta pedagógica, proporcionou às famílias momentos de magia, encanto e emoção. A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, ressalta que o Natal em Ação é um momento para reunir toda a comunidade escolar.
“Mais uma vez estamos comemorando o bom andamento do ano letivo com uma confraternização, mostrando o trabalho desenvolvido por nossos alunos e professores. Poder trabalhar a sustentabilidade e a importância do meio ambiente em sala de aula é importante para a formação dos nossos alunos, e poder trazer isso para ser compartilhado com a comunidade é ainda mais satisfatório”, destaca o Prefeito José Caramori.




Postado por Matheus,
Horário: 23:10,
Data: 13/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.