Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Melhorou, mas ainda precisa receber uma atenção especial

O terreno localizado na esquina da Rua Clevelândia com a Avenida Getúlio Vargas, que há meses tinha certa quantidade de água parada, teve a situação normalizada. Uma drenagem foi feita no local, no entanto, a preocupação continua.
A calçada está cedendo devido ao fato do terreno não estar no mesmo nível dela. Não podemos culpar o dono, pois é algo normal, mas o mesmo poderia encontrar uma forma de resolver o problema, já que resolveu o anterior. Veja algumas fotos:





Você tem alguma reclamação para fazer? Elabore um e-mail e envie para o Blog Notícias de Chapecó.

noticiasdechapeco@hotmail.com

Postado por Matheus,
Horário: 03:22,
Data: 03/03/12.

Palhaçada

Parece brincadeira, mas não é. O Aeroporto de Chapecó teve suas operações restritas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. A restrição foi divulgada na quinta-feira, dia 01, e é válida para aviões com mais de 72 lugares, ou seja, atinge as companhias aéreas Gol e Avianca.
Em 2010, devido a um incidente, o Aeroporto sofreu uma série de restrições e, consequentemente, algumas obras foram feitas. Em 2011, as obras continuaram e nenhuma medida punitiva foi aplicada. Agora, em 2012, o motivo está relacionado à degradação da pista, isto é: ela não recebe a devida manutenção. Segundo a Prefeitura, o prazo para a realização das obras é de no máximo 45 dias.
Não temos que remediar a ação da ANAC, já que foi tomada por questões de segurança. O que causa indignação é a questão do local não receber a quantidade necessária de investimentos, visto que o movimento mensal é de 23 mil pessoas. Chapecó precisa de um Aeroporto moderno, para não causar transtornos a quem o utiliza.


Postado por Matheus,
Horário: 02:23,
Data: 03/03/12.

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Quinta-feira, 1º de Março de 2012.
Veiculada neste sábado no Blog Notícias de Chapecó.


“A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos”
Arthur Schopenhauer (Filósofo e Professor Alemão – 1788 – 1860 – viveu 72 anos)

P3 na HISTÓRIA
Dia 1° de Março

1915 - Russos e japoneses defrontam-se na batalha de Mukden, na Manchúria, no decurso da Primeira Guerra Mundial.
1918 - Nasce João Belchior Marques Goulart (Jango) - vigésimo segundo presidente do Brasil.
1943 - Força Aérea Real Britânica inicia o bombardea­mento sistemático da rede ferroviária europeia, no de­correr da Segunda Guerra Mundial.
1953 - Joseph Stalin sofre um ataque cardíaco e morre quatro dias depois.
1966 - A URSS faz aterrar, na superfície do planeta Vé­nus, uma nave espacial, com uma tonelada de peso, de­pois de um voo de três meses e meio.
1979 - Após uma interrupção de 30 anos nas relações di­plomáticas, o embaixador chinês em Washington, Chai Zemin, apresenta as credenciais ao presidente norte-americano, James Carter.
1981 - O ativista irlandês Boby Sands, 27 anos, preso na cadeia de Maze, inicia uma greve de fome que o levaria a morte em 05 de Maio.
1993 - A tripla aliança entre o Congresso Nacional Afri­cano (ANC), partido Comunista (PSACP) e a Central Sin­dical (COSATO), apela ao presidente Bill Clinton para que estabeleça relações diplomáticas com o Governo angolano e assegure o fim dos apoios internacionais à rebelião no país.
1996 - O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, convida, formalmente, o líder da Unita para a vice-pre­sidência de Angola.
2005 - O Prêmio da Crítica da Associação Portuguesa dos Críticos Literários é atribuído à escritora Ana Ha­therly pelo livro “O Pavão Negro”.
2006 - Papa Bento XVI renuncia ao título de patriarca do Ocidente. - O Congresso Nacional Africano (ANC) vence as eleições autárquicas na África do Sul.
2007 - O investigador Rui Manuel Ferreira Henrique é distinguido com o Prêmio Bluepharma/Universidade de Coimbra, com um estudo sobre o cancro da próstata.

Fonte: Efemérides
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090

Maiores penas para CRIMES contra a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Está em tramitação no Se­nado, projeto criando formas qualificadas para os crimes de peculato, concussão, cor­rupção passiva e corrupção ativa.
O objetivo é estabelecer penas maiores quando es­sas condutas são praticadas por autoridades como chefes do Executivo, parlamentares e magistrados.
Além disso, quando na forma qualificada, os crimes relacionados seriam consi­derados hediondos e passí­veis de prisão temporária.
O peculato, tipificado no Art. 312 do Código Penal, é caracterizado pela apro­priação ou desvio de valor ou bem por funcionário pú­blico. Comete peculato, por exemplo, o funcionário pú­blico que desvia valores de contas de órgão público para contas particulares ou leva um equipamento do local de trabalho para uso particular em sua residência.
A concussão, definida no Art. 316 do Código Penal, ocorre quando um funcioná­rio público exige vantagem indevida em função de seu cargo. Exemplo de concus­são é a exigência de quantia, por parte de autoridade po­licial, para não prender um particular. Também comete concussão o médico do sis­tema público de saúde que exige pagamento para pres­tar atendimento ao pacien­te.
De acordo com o Art. 317 do Código Penal, o funcioná­rio público comete corrup­ção passiva quando solicita ou recebe vantagem indevi­da, em função de seu car­go. O exemplo mais comum do crime é o do funcionário público que solicita ou acei­ta um valor para dar anda­mento a processo sob sua responsabilidade.
O crime de corrupção, de­finido no Art. 333 do Códi­go Penal, é praticado pelo particular que oferece ou promete vantagem indevida a funcionário público, para que este pratique, deixe de praticar ou retarde ato de ofício. Um exemplo é o de um particular que oferece dinheiro a um fiscal ou au­toridade policial para se li­vrar de uma multa.
Portanto, como se observa, para os corruptos as portas vão se fechando com as ma­nifestações diárias da socie­dade rechaçando as práticas perversas de autoridades que se beneficiam crimino­samente em seus cargos.
A cidadania vai exigindo.
Nada como um dia após o outro!

KASSAB (PSD), SERRA (PSDB) e o VICE do PT em SP

Até poucos dias, o prefei­to Gilberto Kassab queria indicar o vice do seu PSD para formar chapa com o PT (de Haddad) à prefeitu­ra de São Paulo. Tricotou com alguns petistas, sob as bênçãos do Lulinha (paz e amor), dizendo-se ‘sincero’ no propósito. Com a recen­te entrada de Serra (PSDB) na disputa, a sinceridade do homem foi para o espa­ço. Já mandou avisar aos ‘ex-futuros’ companheiros petistas que não há mais ‘sinceridade’... Agora é Ser­ra na cabeça e também deve oferecer o vice a ele. Pode ser o gaudério?!

INCÊNDIOS cri­minosos nas LI­XEIRAS das PRA­ÇAS em Chapecó

Com os incêndios provo­cados por vândalos à noite, parece que adiantou pouco a tal Guarda Municipal na cidade. Pois é, a milícia em questão não foi instituída, entre outras atribuições, para cuidar do patrimônio público? Estavam dormin­do nos momentos de van­dalismo? Coisa séria...!

Presidente da Câmara AMÉRICO DO NASCIMENTO JR

Elogiável a inicia­tiva do vereador em propor aos CFCs (antigas autoesco­las) para que sejam encer­rados os testes e aulas de trânsito junto ao Cemité­rio Municipal, nos altos da Fernan­do Machado, indo para fora do centro da cidade. Coisa complicada aquele trânsito no local, especialmente em horários de pico, quando caminhões estão em ‘mano­bras’ com alunos ao volante. Outra, na área de trânsi­to, atendendo os apelos da coluna, será a indicação ao Executivo pos­tulando os conser­tos das ‘bocas-de-lobo’ fora de nível, que causam ‘tran­cos’ nos veículos, em quase todas as ruas da cidade. Está agindo bem o vereador, ao con­trário de alguns (ex-secretários) que ignoraram o assunto que lhes competia. Aliás, nenhuma novida­de, de incompeten­tes e desleixados neste país estamos todos rodeados, infelizmente!

A FIFA, a Copa/2014 e o governo Dilma

Ouve-se falar que a situ­ação entre o governo do PT e a Fifa está cada dia pior. O atraso na aprovação da Lei Geral da Copa de 2014 é foco de atritos e pressões, já que só em março ou abril o Congresso deverá votar a matéria. A entidade do futebol mundial pressio­nando o governo? Acon­tecesse isso no governo de FHC, os agora plantonistas governamentais diriam que seria uma agressão inacei­tável à nossa ‘soberania’... É isso, não fosse a incompe­tência do governo em definir logo a questão (e não ficar a passos de tartaruga), tudo se resolveria sem qualquer pressão. É natural que a Fifa queira ver resolvida a situação. Ela precisa da de­finição para prosseguir em seus encaminhamentos. Os burocratas de Brasília, dor­mindo a sono solto, sem efi­ciência alguma, são mesmo de lascar!

E a PONTE Hercílio Luz em FPOLIS...

Como se viu na semana pas­sada, nos EUA, em Ohio, uma ponte semelhante (para não dizer exatamente igual) à de Fpolis foi implodida porque não valia à pena gastar uma fortuna para recuperá-la. Os americanos fazem contas da relação custo X benefício. O debate está aberto novamen­te: na nossa, vale a pena gas­tar mais R$ 200 milhões, além dos R$ 100 milhões já gastos? É muito dinheiro para qua­se nada, já que ela está total­mente obsoleta e será absolu­tamente inútil para o tráfego de veículos e pessoas (mobili­dade urbana). Bobagem pen­sar em monumento histórico (cartão postal, etc), vamos ser pragmáticos, deixar de sonhar e usar tal dinheiro para fazer a nova ponte já em licitação, economizando dinheiro públi­co, meu secretário Cobalquini!

Governo Dilma e os JOGOS OLÍMPICOS/2016

Não fosse a indefinição e a falta de gerenciamento da burocra­cia federal nos atrasos em relação à Copa do Mundo de 2014, agora Dilma parece que acordou e resolveu se mexer, abrin­do mão de tocar algumas obras importantes da Olimpíada de 2016. Acertou com o governador e o prefeito do Rio os repasses de recursos e eles erguerão o Centro Olímpico e outros locais de competições. Pelo menos está agilizando. Custo inicial dis­so: R$ 390 milhões. Agora, no final das contas, só Deus sabe quanto custará dos nossos impostos o total da empreitada! 


Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 01:47,
Data: 03/03/12.

Valores dos ingressos para o jogo de domingo

A Diretoria da Associação Chapecoense de Futebol informa acerca dos valores e locais de venda dos ingressos para a partida deste domingo, dia 04, na Arena Condá, diante do Brusque, às 16 horas. 
Os valores são os seguintes: Geral: R$ 30,00 (Trinta Reais); Social: R$ 40,00 (Quarenta Reais); Cadeiras: R$ 60,00 (Sessenta Reais) e Estudantes / Aposentados e Menores, de 8 a 12 anos: R$ 15,00 (Quinze Reais).
Os pontos de venda são os seguintes: Palácio dos Esportes, Maidana Esportes e Posto de Marco e Sensação do Mate do Shopping Pátio Chapecó. 
Para este sábado, será montada uma barraquinha em frente à Cansian para a comercialização dos ingressos. Horário de atendimento: Das 08h30 às 17h00. O atendimento aos sócios ocorre neste sábado, no período da manhã, das 08h30 às 12h00.


Postado por Matheus,
Horário: 01:12,
Data: 03/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol.

Unochapecó e CRA firmam convênio para pós-graduação

A Unochapecó e o Conselho Regional de Administração (CRA) assinaram convênio que prevê descontos nos cursos de pós-graduação oferecidos pela universidade. A medida beneficia os profissionais registrados no Conselho, para oportunizar o crescimento profissional através de especialização. 
O encontro para assinatura reuniu o presidente do CRA, José Sebastião Nunes, o reitor Odilon Luiz Poli, os vice-reitores Antônio Zanin, Claudio Jacoski e Maria Aparecida Caovilla e o delegado da Macrorregião Oeste do Conselho e professor da Unochapecó, Paulo Sérgio Jordani. Ficou definido que serão oferecidos 10% de desconto para os profissionais registrados no CRA que ingressarem na pós-graduação na Unochapecó. 
O convênio, que já existia no ano passado, teve apenas um pequeno reajuste para este ano. Ao invés de abranger apenas as pós-graduações voltadas à área da Administração, prevê agora auxilio para todas as pós-graduações oferecidas pela Área de Ciências Sociais Aplicadas, a qual o curso é vinculado.


Postado por Matheus,
Horário: 01:03,
Data: 03/03/12,
Fonte: Extra Comunica.

ACAV estimula sistema de alta pressão no processo industrial de aves

A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) considera o emprego do sistema de alta pressão no processo industrial de abate de aves uma medida essencial para a garantia do alimento seguro. O procedimento é utilizado para remover eventuais contaminações por conteúdo gastrintestinal visível nas superfícies internas e externas das carcaças antes da etapa de pré-resfriamento. O sistema é uma alternativa à prática do refile, que consiste na retirada por corte.
“As indústrias de abate e processamento de aves estão comprando ou adaptando equipamentos para adotar intensamente a prática de alta pressão nas carcaças das aves”, relata o presidente da ACAV, Clever Pirola Ávila. Ele observa que a nova regra, estabelecida pela Resolução nº 4, publicada no Diário Oficial da União em novembro passado, foi elaborada com base em trabalhos promovidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal desde 2008.
Diversos inspetores veterinários do departamento participaram da avaliação da execução de testes pilotos aprovados em unidades de abate registradas no Ministério da Agricultura. O processo também contou com estudos para avaliação do impacto dessa prática na segurança do produto para o consumidor e equivalência com a legislação sanitária dos países importadores.
Ávila realça que o procedimento é seguro e está cientificamente embasado nos resultados obtidos com a primeira etapa da pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), executado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério. O levantamento demonstrou que o sistema possibilita a diminuição da manipulação no processo de abate.
O procedimento proporciona uma redução do número de funcionários na etapa de revisão de carcaças de aves. Um dos efeitos positivos constatados é a redução de falhas humanas na identificação de contaminações gastrintestinais visíveis.
O presidente da ACAV orienta que os estabelecimentos que desejam utilizar este sistema devem revalidar o plano de análise de perigos e pontos críticos de controle. O emprego da tecnologia não deve comprometer a exatidão da inspeção post-mortem. A norma fixa parâmetros mensuráveis que devem ser monitorados pelos estabelecimentos que aplicarem este procedimento.
O monitoramento é necessário para comprovar a eficiência do controle do processo de carcaças durante o abate de aves. A análise e a verificação levam em conta todos os aspectos estabelecidos pelos Serviços de Inspeção Federal (SIF) que inspecionam e fiscalizam de forma permanente os matadouros-frigoríficos de aves.
Assim, o Brasil passa a adotar uma tecnologia já usada com sucesso há muito tempo na indústria mundial de aves.


Postado por Matheus,
Horário: 00:52,
Data: 03/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Agronegócio em debate: Faesc promove reuniões regionais em março

A região norte do Estado abre a rodada de encontros regionais da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (FAESC) que têm como pauta o agronegócio barriga-verde. Durante o mês de março serão cinco encontros para debater as ações da entidade, mercado, Código Florestal, entre outros assuntos relacionados ao setor.
As atividades envolverão os 99 Sindicatos Rurais e serão coordenadas pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo. “As reuniões proporcionarão momentos de diálogo com as lideranças sindicais de cada região, além de debater as perspectivas, dificuldades, reivindicações e anseios do setor primário da economia catarinense”.
Os encontros iniciam às 9 horas, com a presença do vice-presidente regional e do presidente da Faesc. Em seguida, o vice-presidente João Francisco de Mattos abordará o Programa Sindicato Forte e questões ligadas à agricultura familiar.
Às 10h20, o vice-presidente Nelton Rogério de Souza expõe sobre os financiamentos do Banco do Brasil, o Programa ABC (agricultura de baixo carbono) e o Código Florestal.
O mercado do agronegócio e as ações da Cidasc e da Faesc serão detalhados pelo vice-presidente Enori Barbieri.
Para finalizar, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Gilmar Zanluchi, assinalará os projetos para 2012 e a atuação frente às ações de formação profissional rural.
Os eventos encerram às 13 horas, com almoço.

6 DE MARÇO – VALE DO ITAJAÍ

Os sindicatos do Alto Vale do Itajaí estarão reunidos na terça-feira, 6 de março, no Centro de Treinamento de Agronômica – Cetrag (Rua 6 de Junho, 420 – centro).

7 DE MARÇO – PLANALTO NORTE

O segundo encontro regional da Faesc ocorre na quarta-feira, 7 de março, no Hotel Susin, em Mafra (Rua Felipe Schimdt, 522 – centro).

9 DE MARÇO – SUL DO ESTADO

Tubarão receberá lideranças do agronegócio barriga-verde na sexta-feira, 9 de março, no Hotel Sandrini (estrada geral da Guarda, 2000 –Termas da Guarda).

12 DE MARÇO - OESTE E EXTREMO OSTE

Os dirigentes do oeste e extremo oeste catarinense se reunirão na segunda-feira, 12 de março, no Restaurante Novo Horizonte, em Chapecó (Av. Getúlio Vargas, 1620N – centro).

13 DE MARÇO - PLANALTO SERRANO E MEIO OESTE

O último encontro entre a diretoria da Faesc e lideranças regionais ocorrerá na terça-feira, 13 de março, no Sindicato Rural de Lages (Parque de Exposições Conta Dinheiro, Av. Luiz de Camões).

Outras informações pelo telefone 48 3333 0322


Postado por Matheus,
Horário: 00:39,
Data: 03/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Empresários e parlamentares em defesa do oeste

Parlamentares e entidades empresariais têm um compromisso em comum: o desenvolvimento regional. Baseada nessa premissa, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) reuniu deputados, dirigentes empresariais e imprensa em café da manhã no Hotel Bertaso na sexta-feira, dia 2.
Na abertura do encontro, o presidente Maurício Zolet apresentou a estrutura, os diretores e as ações da ACIC e destacou o respeitoso e profícuo relacionamento com os parlamentares federais e estaduais na defesa dos legítimos interesses da coletividade regional.
O dirigente discorreu sobre o plano de metas da atual Diretoria Executiva que prioriza seis pontos: a infraestruturação do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, a construção das ferrovias leste-oeste (ligando o oeste aos portos catarinenses) e norte-sul (ligando Chapecó ao Brasil central), a melhoria da segurança pública em Chapecó, a duplicação do Acesso a Chapecó/BR-282; a construção de terceira pista ou duplicação da rodovia federal BR-282 e a execução do Projeto Chapecó MultiParque.
Zolet mostrou que, para estimular a inovação e modernização das empresas, a Associação promove feiras técnicas e econômicas como a EXPEN (Feira de Multissoluções em Gestão, Serviços e Tecnologia), a MERCOLÁCTEA RURAL (exposição, feira e seminário da cadeia do leite) e a MERCOAGRO (feira internacional da indústria de processamento da carne), entre outras.
A consultora da ACIC, arquiteta Márcia Damo, detalhou o projeto Chapecó Multiparque que está ancorado na necessidade de construção de um novo centro de exposições para Chapecó, contendo pavilhões de 25 mil m², autódromo com pista asfaltada, kartódromo, motocross, arena para rodeios, parque ambiental.
Entre os fatores e as variáveis que motivam o projeto Multiparque situa-se o fato de os espaços físicos disponíveis se tornarem insuficientes para a demanda crescente e 100% da estrutura estar sendo utilizada para as três maiores feiras realizadas. Chapecó tem se consolidado como importante polo do turismo de negócios com a realização de centenas de eventos todos os anos. O município recebeu o título de capital Estadual do turismo de negócios e eventos da Assembleia Legislativa em 2007.
O presidente da ACIC antecipa que a construção e gestão do projeto Multiparque resultarão de uma parceria público-privada. O empreendimento ganhará corpo com a aquisição de uma área de terra com no mínimo 1.500.000 m² e a instalação dos seguintes equipamentos: condomínio tecnológico do oeste catarinense; autódromo, kartódromo, velódromo; parque municipal com equipamentos de saúde e lazer; hotel executivo; quatro pavilhões para exposições; espaço para mostra e comercialização de animais; espaço para rodeios, leilões, etc.

PEDRO UCZAI

O deputado federal Pedro Uczai (PT) elogiou a iniciativa da ACIC e destacou a importância do projeto do novo parque multiuso, lembrando a condição de polo regional de Chapecó na área de eventos. Sobre a necessidade de construção de ferrovias, antecipou que está organizando um grande encontro em Chapecó, com os ministros dos Transportes (Paulo Passos) e do Planejamento (Miriam Belchior), empresários, prefeitos e governadores para tratar do projeto ferroviário norte-sul que ligará o oeste de SC ao Brasil central.
Em relação ao projeto intraestadual (Chapecó-Itajaí), informou que propôs uma única licitação para contratação do projeto de viabilidade e do projeto executivo para apressar o início da obra. “O ano de 2012 será marcado por uma série de avanços em nossa luta pelas ferrovias”, afirmou.

LUCIANE CARMINATTI

A deputada Luciane Carminatti (PT) disse que as metas apresentadas pela ACIC são adequadas às necessidades de Chapecó e da região, que se consolida como centro de irradiação de conhecimento, informação, tecnologia, eventos e políticas públicas. Para isso precisa de estrutura adequada. Entende que o projeto Chapecó Multiparque é ousado e necessário. As demais pautas da ACIC, a exemplo da segurança pública e o aeroporto, são questões fundamentais e têm ligação direta com o crescimento e desenvolvimento do município.
“O aeroporto é uma questão que estamos trabalhando com a ACIC e retomamos as demandas de investimentos. A sugestão é que o aeroporto de Chapecó tenha um planejamento estratégico, pois são grandes os problemas que precisam ser resolvidos. Me comprometo a continuar esse trabalho e assumir os demais pleitos”, expôs.

CELSO MALDANER

O deputado Celso Maldaner (PMDB) parabenizou os protagonistas do futuro de Chapecó, pois essas reivindicações são necessárias e viáveis, uma vez que o oeste nunca teve uma representação tão expressiva como atualmente. “Tenho certeza que podemos ser parceiros para viabilizar o projeto Chapecó Multiparque. Podemos sim concretizar esse sonho”, assinalou.

DIRCEU DRESCH

“Atuo no setor organizado da agricultura familiar e, por isso, confio nas entidades representativas de classes”, observou o deputado Dirceu Dresch (PT). O parlamentar declarou que a ação da ACIC é muito importante e reflete no anseio dos empresários que se desafiaram e propuseram políticas de investimentos. “Para os parlamentares essas sugestões são muito importantes. A questão das ferrovias é vital para o crescimento das empresas, uma vez que elas têm um custo elevado que encarece a produção. A região necessita de investimentos infraestruturais e é papel da sociedade assumir essas reivindicações. Concordo com a organização e me disponho a trabalhar junto”, encerrou.


Postado por Matheus,
Horário: 00:31,
Data: 03/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Curso capacita profissionais para os canteiros de obras

Oferecer oportunidades de qualificação para jovens trabalhadores da construção civil e preparar mão de obra para o mercado de trabalho. Com estes objetivos, o Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon) e o Senai Chapecó, oferecem de forma gratuita, através da nova Escola da Construção Civil, o curso Aprendizagem Industrial Oficial de Edificações, voltado para capacitar profissionais que atuam nos canteiros de obras das empresas associadas.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Senai em Chapecó.
O presidente do Sinduscon, Lenoir Antonio Broch, explica que o curso atenderá profissionais até 23 anos, tanto homens quanto mulheres, que tenham a 7ª série do ensino fundamental completa, estejam cursando ou tenham certificado de conclusão de ensino fundamental ou médio. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência, que também podem concorrer às vagas.
As aulas acontecerão no período da manhã ou à tarde. São oferecidas 35 vagas, abertas também para mulheres. Os futuros oficiais de edificação receberão o piso da categoria, embora estejam em fase de aprendizado. Terão atividade profissional garantida com possibilidade de promoções e remuneração compatível com nível de qualificação proporcionado pelo curso. A carga horária é de 800 horas/aula (400 horas/aula no Senai e 400 na empresa).
O curso de aprendizagem industrial de oficial de edificações visa formar profissionais para executar, auxiliar e acompanhar as diversas fases da construção predial de acordo com padrões produtivos, buscando a qualidade e produtividade. “A atividade conta com a supervisão de um especialista, em conformidade com as normas legais, de saúde, segurança e preservação ambiental”, enfatiza o presidente.
Mais informações (49) 3321 7300 (Senai) ou (49) 3322 5958 (Sinduscon).


Postado por Matheus,
Horário: 00:19,
Data: 03/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nunca se desmotive frente à crise

Dornéles Dávi relata trajetória aos jovens lojistas:
“Ninguém faz nada sozinho, esse é o segredo da consolidação profissional. É importante reconhecer e valorizar a equipe e manter dedicação máxima ao negócio.” Desta maneira, o proprietário das empresas Palácio dos Esportes e Palácio do Som e diretor da CDL Chapecó Dornéles Dávi relatou o aprendizado da carreira empresarial, nesta semana, durante a segunda edição do programa “Trajetória profissional: aprendendo a empreender”. O evento foi uma promoção da Câmara de Desenvolvimento Lojistas Jovem (CDL Jovem) de Chapecó.
O empresário destacou três áreas prioritárias em sua vida: família, esporte e profissão. Dornéles é técnico em contabilidade, tem 68 anos, é casado há 42 anos com Neizita Edir Dávi e tem três filhos: Tatiana, Juliana e Marcelo.
Atuou na liderança comunitária e empresarial. No Lions Clube Chapecó desempenhou papel preponderante em todos os cargos. Em sua gestão como diretor, o clube de serviço conquistou um terreno para construção da sede, onde atualmente beneficia os quatro Clubes de Lions e os dois Leos Clubes de Chapecó. Além disso, sugeriu a construção do “Desbravador”. Também foi presidente da CDL Chapecó no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2010.

TRAJETÓRIA

Em 1943, Esquermesseire Eutiquiano Dávi e Rosa Barella Dávi, pais de Dornéles, vieram de Barão de Cotegipe (RS) para morar em Chapecó, onde instalaram em um galpão de madeira uma indústria de couros. Depois a empresa foi ampliada para sapataria e estofaria. “Começamos com muitas dificuldades, foi o primeiro trabalho dos oito irmãos”, complementou.
Dornéles também foi engraxate na frente da loja dos pais, depois foi auxiliar de ajustador de motores e bancário por dois anos. Neste período, montou uma empresa de distribuição de doces, que posteriormente foi fechada. Após 11 anos voltou a trabalhar na loja da família.
No esporte, participou ativamente da equipe de tiro ao prato, no qual foi treinador durante 19 anos. Também contribuiu com o Clube de Tiro, Caça e Pesca “Caramuru” e na primeira conquista do primeiro título da Chapecoense. No período de 1962 a 1963 serviu ao exército.
A empresa Palácio dos Esportes foi fundada em janeiro de 1964, tendo como sócios todos os filhos. Em dezembro de 1981 faleceu Esquermesseire e em 1999 Rosa. Em seguida os seis irmãos venderam suas ações e permaneceram como sócios Dornéles Dávi e Fátima Dávi Stival. “Eram muitas dificuldades, cinco dos irmãos faziam faculdade fora. Na separação das ações, tivemos que vender muitos imóveis que a empresa tinha”, explicou. Em 1997 surgiu o Palácio do Som, um desmembramento da loja Palácio dos Esportes.
Neste ano a Palácio dos Esportes, segunda loja mais antiga de Chapecó, completa 48 anos de fundação e foi ampliada três vezes. Ao todo são 21 colaboradores que integram as duas empresas.

ORIENTAÇÕES

Para Dornéles, os desafios são de manter o mercado competitivo, melhorar constantemente a equipe e buscar novos clientes. “A transparência na gestão e a valorização dos dirigentes que possuem poder de decisão são medidas importantes para o desempenho das ações”, comentou.
As orientações do empresário aos novos empreendedores são: financie o seu crediário com recursos próprios, não faça dívidas longas, não compre em demasia, não adquira em moeda estrangeira, se mantenha atualizado e nunca se desmotive em frente à crise. “Com amor e respeito ao ser humano é possível motivar a equipe. O engrandecimento de cada um acontecerá conforme sua força de vontade”, finalizou.

EVENTO

De acordo com a diretora da CDL Jovem, Branca Rubas, a iniciativa visa trazer profissionais renomados para apresentar a experiência adquirida na trajetória profissional. “A sociedade precisa de bons exemplos e os novos empreendedores necessitam de motivação para enfrentar os desafios da gestão de empresas”, afirmou.
Branca também destacou a contribuição do empresário para a formação da CDL Jovem. “Dornéles Dávi foi o motivador e, por isso, temos muito carinho e respeito”, finalizou.


Postado por Matheus,
Horário: 00:08,
Data: 03/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Stakeholders debatem gestão sustentável na Unimed Chapecó

O sistema Unimed tem avançado muito como instituição. Visando fortalecer ainda mais as ações estratégicas para a cooperativa médica em Santa Catarina, a Federação das Unimeds do Estado, as 23 singulares e seus públicos de relacionamento estão engajados para a elaboração da Política Estadual de Sustentabilidade. Por este motivo, estão sendo realizados encontros regionalizados, facilitando assim, o envolvimento de todos os públicos de interesse.
“E só fizemos isso porque acreditamos que uma cooperativa é feita por pessoas e seus ideais, forças e ações. Buscamos, ainda, aperfeiçoar nossa atuação social, com base em princípios éticos e transparentes presentes na forma como as singulares se relacionam com os públicos de relacionamento”, justifica a assistente social da Unimed Chapecó, Juciele Wrublewski.
O primeiro encontro com os principais stakeholders foi realizado, na última semana, no auditório da Unimed Chapecó. O evento contou com aproximadamente 45 participantes das Unimeds Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira e Chapecó, representados por cooperados, colaboradores, fornecedores, clientes, governo e sociedade, instituições do meio ambiente e comunidade. Os próximos dois encontros ocorrerão no mês de março nas Unimeds Joinville e Florianópolis.
"Estamos orgulhosos em sermos a singular anfitriã do evento e receber colegas da Unimed Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira, Federação e os nossos stakeholders", salienta o presidente da Unimed Chapecó, Geraldo Córdova.  
Alinhada aos valores da Unimed Brasil e aos Objetivos do Milênio (ODM), a Federação das Unimeds do Estado e as 23 singulares de SC pautam sua atuação na satisfação dos cooperados, na valorização de colaboradores, na ética e na transparência para realização dos negócios com clientes e fornecedores. “Estes princípios se refletem no compromisso do sistema Unimed”, ressalta Juciele.
As informações relevantes coletadas nos três momentos serão consolidadas na Política de sustentabilidade que servirá de ferramenta para a gestão do sistema Unimed no Estado. A política será disseminada a todos os públicos de interesse dentro e fora de Santa Catarina.


Postado por Matheus,
Horário: 23:52,
Data: 02/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Fatos da semana

>> Na última sexta-feira, dia 24, foi realizado no Ginásio Ivo Silveira o cerimonial de Abertura dos Jogos Abertos Interbairros de Chapecó. Os jogos seguem até o mês de maio e contam com 4.500 atletas.




>> Iniciou ontem, quinta-feira, dia 01, a segunda edição da Jornada Feminina. O evento é promovido pela Prefeitura de Chapecó, através da Fundação de Ação Social (FASC). A programação segue até o dia 22 de março.




>> A Prefeitura de Chapecó promoverá em 2012 a 4ª edição do Festival de Teatro de Chapecó. A expectativa é atingir um público superior ao do ano passado que totalizou 14 mil pessoas.



>> Na tarde da terça-feira, dia 28, o Prefeito José Caramori, juntamente com a Secretária de Educação Astrit Tozzo e representantes de entidades e associações, realizou a assinatura dos convênios que garantem às instituições uma ajuda de custo mensal. O repasse desta verba viabiliza o trabalho realizado em cada comunidade.




>> A Administração Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Esporte e Lazer, inicia os preparativos para a 3ª edição dos Jogos do Interior. O principal objetivo do evento é incentivar a prática de esporte. O início da competição está marcado para o dia 25 de março.



>> Na quarta-feira, dia 29, os 103 alunos retornaram à Universidade da Melhor Idade para o último semestre da atividade. A primeira aula foi marcada pela palestra “Viver bem na Melhor Idade”, ministrada pela psicóloga Naici Sanagioto.




>> Na tarde da terça-feira, dia 28, a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, vistoriou as obras em andamento no município, que visam melhorar ainda mais a qualidade no ensino.



>> Acontecem nas Escolas Básicas Municipais e Centros de Educação Infantil Municipal, as primeiras Assembleias de Pais do ano de 2012. O objetivo é incentivar a presença dos pais na escola.



>> Destaques da semana na Câmara de Vereadores:

- Itamar Agnoletto pede ligação da Barão do Rio Branco com o contorno viário

- Américo ressalta a valorização da melhor idade em ato de volta às aulas na UMIC

- Vereadores de Chapecó participam de reunião com a diretoria da Casan, onde o tema principal foi a qualidade da água

- Marcio Sander quer parceria para concretizar Parque Tecnológico

- Violência Doméstica: Ações buscam diminuir os índices

- Legislativo presente no inicio das atividades de 2012 do Centro Social Ilma Rosa de Nês, no SAIC

- Vereador “Gringo” está otimista com novas obras

>> A Chapecoense empatou com o Avaí pelo placar de 0 a 0. A partida aconteceu na quarta-feira, dia 29. Com o empate em Florianópolis, o time do oeste caiu para a terceira posição. Está na hora de acordar!



>> Outros destaques:

- Iniciou no último sábado (25) o curso “Ação empresarial: práticas contábeis”, com a presença de 30 colaboradores de empresas de contabilidade.

- AMOSC discute prioridades da microrregião

- Simec orienta associados sobre regras do seguro-desemprego

- Grupo de trabalho tratará sobre criação do parque tecnológico

- Palestra do Sicom aborda pesquisa gerencial

- Curso da ACIC detalha custos e benefícios sobre a folha de pagamento

- Teste de impairment é nova obrigação para todas as empresas

- Simec firma convênio com Fiesc e Sebrae para incentivar gestão do setor metalmecânico

- Unocultural potencializa pluralidade cultural na região

- Sicom recebe visita do novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Chapecó

- Colegiado de Educação da AMOSC elege nova diretoria

- Móveis do oeste: referência se deve à diversificação, qualidade e conforto


Postado por Matheus,
Horário: 23:39,
Data: 02/03/12.