Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bombeiros durante a sexta-feira

Foram registradas 09 ocorrências 


Destaques:

Atendido às 10h59min na BR 480, no acesso Plínio Arlindo de Nes, Alcir Juliano Cumerlatto, 32 anos, vítima de acidente de trânsito, colisão entre dois automóveis. Apresentava ferimento na face. Foram realizados os procedimentos e conduzido ao Hospital da Unimed.
Atendido às 11h41min na Rua Emílio Paludo, no bairro Vila Real, Carlinhos Raptinski, 38 anos, vítima de acidente de trabalho. Apresentava ferimento no antebraço esquerdo. Foram realizados os procedimentos e conduzido ao Hospital Regional do Oeste.
E atendidas às 13h55min na Rua Xavantina, no bairro Eldorado, vítimas de acidente de trânsito, colisão envolvendo camionete e caminhão. O condutor do veículo de menor porte, Jean Carlos Zacharccuk, 27 anos, encontrava-se preso às ferragens com ferimentos na face e perna esquerda. Já o carona, Cristiano Guilherme Rosina, 20 anos, referia-se a dores no tórax. Foram avaliados e encaminhados ao Hospital Regional do Oeste. 


Postado por Matheus,
Horário: 01:13,
Data: 27/04/13,
Fonte: COBOM.

Assinado convênio para Plano de Mobilidade Urbana

Uma equipe especializada já desenvolveu a primeira etapa de um diagnóstico


Na manhã desta sexta-feira, dia 26, foi assinado o convênio entre a Prefeitura de Chapecó e o Labtrans para formalizar o Plano de Mobilidade Urbana. O órgão, criado em 1998, tem como foco à realização de estudos e projetos nas áreas de logística e transportes. 
A criação de um plano para melhor atender o fluxo de pedestres e motoristas em Chapecó é uma prioridade do governo municipal. A preocupação é proporcionar qualidade de vida a população e também planejar a cidade para o futuro. 
“Precisamos definir o escopo da realidade urbanística. Isso é fundamental para conseguirmos acessar recursos e colocar em prática as ações necessárias”, destaca o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Luciano Buligon. 

FASES DO PLANO 

A primeira etapa do estudo já aconteceu: uma espécie de raio-X de Chapecó, que relata como o transporte, em todas as suas esferas, está sendo utilizado. Esse primeiro levantamento está em análise na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O valor do contrato para a realização de todas as fases é de 998 mil reais. 
O segundo relatório prevê uma pesquisa mais precisa e detalhada dos técnicos nas ruas do município para apontar e formalizar as ações que, de fato, irão promover a mobilidade urbana ideal. A previsão para conclusão é de 12 meses. E a terceira e última etapa é a elaboração dos projetos para que todas as necessidades apontadas sejam executadas.


Postado por Matheus,
Horário: 23:55,
Data: 26/04/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Chapecó.

Sindicato conquista reajuste de 16% a 25% para piso de trabalhador

Quem ganha acima do normativo terá aumento salarial de 8% 


Foi fechada na tarde de quinta-feira, dia 25, a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para os trabalhadores da construção civil. Mais de 5.000 profissionais de Chapecó e 19 municípios do Oeste estão sendo beneficiados pelas 58 cláusulas que passam a vigorar a partir do dia 1º de maio, data base da categoria. 
O documento foi assinado pelos presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó (Siticom) Izelda Oro e da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon) José Brill Wolff. Neste ano a convenção renovou integralmente as regras que normatizam direitos e deveres de empregados e empregadores. 
Para Izelda o percentual de 8% concedido a todos os salários foi razoável. Mesmo figurando como um dos melhores percentuais de aumento entre todas as classes trabalhadoras “ficou abaixo da previsão”, lamenta. Já Wolff admitiu que apesar de reconhecer a importância do trabalhador “foi o máximo que poderia ser concedido” diante de realidade econômica local e regional. Com a majoração entre 16% a 25%, o menor piso é de R$ 850 para servente e o maior R$ 1.687 para mestre de obra. 
A presidente do Siticom destaca, porém, que houve avanços “que devem ser levados em consideração”. Entende que cláusulas inéditas “de certa forma compensam a questão salarial”. Evidencia que a valorização dos pisos provoca efeito cascata empurrando para cima os demais salários. Celebra a conquista porque a maioria dos trabalhadores ganha o normativo. 

Novas 

A sindicalista comemorou alguns progressos alcançados como a antecipação, em janeiro dos dois próximos anos, de 60% da inflação acumulada entre maio a dezembro. Outro ato de relevância é o adendo à CCT a ser firmado até dia 30 de setembro pelos sindicatos. O termo regulamentará a terceirização e é considerado como “um grande passo para reduzir a exploração da mão de obra”. 
A partir da vigência, toda empresa que contratar funcionários indígenas terá obrigação de comunicar ao Siticom. Isso significa “proteção”. Outra novidade é que o sindicato laboral promoverá cursos sobre segurança e saúde do trabalhador nos próprios canteiros de obras. Entre outras foram mantidas cláusulas importantes como o pedido de demissão de 10 dias e a jornada de segunda a sexta-feira com folga aos sábados e domingos. 

Futuro mais próspero 

A dirigente sindical disse que agora fica a expectativa para a próxima negociação “que será mais contemplativa, por isso bem melhor”, assegura. Antecipou que o sindicato não vai tolerar certos argumentos e condições que inviabilizaram o repasse de índice geral de reajuste mais exitoso.


Postado por Matheus,
Horário: 23:26,
Data: 26/04/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Siticom.