Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ferrovia da Integração


A Ferrovia da Integração está cada vez mais perto de se tornar uma realidade. O transporte férreo é um transporte barato, seguro, ambientalmente sustentável, que proporciona agilidade no encaminhamento de produtos para outras localidades. Nessa semana um importante passo foi dado em relação à construção da Ferrovia da Integração, foi aberta a nota técnica para habilitação das empresas concorrentes as licitações. Em um prazo de aproximadamente 45 dias, essas empresas terão que iniciar o projeto básico de engenharia da obra que compreenderá cinco lotes. 
Essa importante obra irá diminuir o custo que as empresas tem para transportar os seus produtos até outras localidades, e conseqüentemente, isso fará com que ocorra uma diminuição nos preços dos produtos. Primeiramente, a intenção era de ligar Itajaí a Chapecó, porém algumas lideranças políticas fizeram uma ampla pressão para aumentar o trajeto da ferrovia, sendo assim, a Ferrovia da Integração irá ligar Itajaí a Dionísio Cerqueira, sendo que esse trajeto totalizará 700 quilômetros.                                                                  
A obra está orçada em R$1,86 bilhão, e a maioria dos recursos irão vir do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Esse sonho antigo da população de Santa Catarina irá desafogar o trânsito pesado nas BRs do estado. Com essa redução no trânsito pesado nas BRs do estado, também haverá a redução da necessidade de realizar constantes manutenções, e isso fará com que o investimento que será realizado na ferrovia se justifique.  
 

Em vermelho, o possível traçado da Ferrovia da Integração!!!

Postado por Matheus,
Horário: 02:38,
Data: 09/04/2011.