Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Logotipo do Blog Notícias de Chapecó

Sabemos que é estranho, mas vai ficar assim, por enquanto: o endereço refere-se ao Oeste de Santa Catarina, pois, inicialmente, a intenção era de abranger os acontecimentos de toda a região. Todavia, o foco ficou centralizado ao município, logo nos primeiros meses. Já o link permaneceu o mesmo, porque ficamos com certo receio de fazer a alteração necessária.


Postado por Matheus,
Horário: 22:26,
Data: 27/09/12.

Naturalidade

O panorama político se encaminha para a naturalidade. A cada dia que passa, podemos perceber que a opinião da população vai se evidenciando. A escolha do representante e de seu respectivo vice deve ser feita com base em tudo aquilo que vivenciamos nos últimos dez anos. 
Pedro Uczai, em 2002, com a saída de José Fritsch, assumiu a Administração Municipal. Foram dois anos e alguns meses de mandato, em um tempo que o orçamento da cidade era menor, portanto os investimentos tornavam-se limitados. É difícil julgar, porque as análises variam conforme a maneira que cada um utiliza para fazê-las. 
Como deputado, o candidato petista teve ampla participação em conquistas para a região. Uma das mais importantes é a vinda da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que está beneficiando muitas pessoas. 
José Caramori, em 2010, quando João Rodrigues se licenciou, chegou ao cargo mais alto do Município. Em um contexto totalmente diferente, a ele foi oportunizada a chance de fazer muitas obras, através de arrecadação que ultrapassa a casa dos 400 milhões de reais. Como exemplos, citaremos o Ceim Pequeno Príncipe, a Revitalização da Avenida Getúlio Vargas, a Reforma da Pista do Aeroporto Serafim Bertaso, entre outras. 
Em relação à vereança, infelizmente a situação é complicada. São quase 200 candidatos, no entanto, poucos passam a imagem de que merecem a nossa confiança. Destacamos que o grupo aumentará de 12 para 21 integrantes.



Postado por Matheus,
Horário: 22:19,
Data: 27/09/12.

Bombeiros durante a 5ª feira

Foram atendidas 08 ocorrências, sendo 02 acidentes de trânsito, 01 queda de nível, 04 casos clínicos e 01 atividade preventiva.
Às 07h34min na Rua Marechal Deodoro, no bairro Maria Gorete, atendido Lucas dos Santos, 20 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo motocicleta e veículo de passeio. Estava consciente e orientado, apresentando ferimentos na face e com dores na coluna cervical, tórax e abdome. Realizados os procedimentos e conduzido ao PS do HR.
E às 13h30min na Rua Tapajós, no bairro Universitário, atendido Sidnei Luiz Vieira, 39 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo motocicleta e veículo de passeio. Estava consciente e orientado, apresentando ferimento na perna direita. Realizados os procedimentos e liberado no local.


Postado por Matheus,
Horário: 18:36,
Data: 27/09/12.

Descriminalização do aborto deve ser discutida “sem julgamento”

A data de 28 de setembro, nesta sexta-feira, é o Dia de Luta pela descriminalização do aborto na América Latina. O tema é controverso, delicado e até um tabu, “mas precisa ser debatido abertamente”. É o que pensa a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher Izelda Oro. É considerado como grave problema de saúde pública. Provoca complicações à saúde e sua clandestinidade é responsável por 11% das mortes por tal ação que poderiam ser evitadas. 
Também presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó - Siticom, Izelda diz que não se trata de tomar posição favorável ou contrária. “Precisamos sim, discutir o assunto desprovido de qualquer julgamento”. Destaca ser preciso entender o motivo das discussões que estão sendo realizadas em todo o país. O tema se constitui em “dura realidade social” admite a sindicalista, para acrescentar que “exige profundo debate para a formação de consciências”. 
Especialistas entendem que a atenção necessária ao setor somente será possibilitada com ampla legalidade do aborto. Hoje o procedimento é permitido apenas quando a gravidez resulta de estupro, constitui ameaça à vida da mulher ou nos casos de anencefalia. Mostram ainda que como a grande maioria é realizada de forma clandestina, precária, arriscada e insegura, hospitalizações desnecessárias são feitas, gerando grande problema para a saúde pública no país. 

Refletir é preciso 

O Departamento da Mulher do Siticom, em todos os eventos que promove com as mulheres associadas, procura orientar e motiva à reflexão junto às trabalhadoras e toda sociedade “sem induzir ninguém”. Estatísticas mostram que a nível nacional, uma em cada sete mulheres já interrompeu uma gestação. O pico de incidência acontece em gestantes com idade entre 20 e 24 anos. 
No entanto, ainda de acordo com as pesquisas, os abortos são praticados por mulheres que, em sua maioria são casadas e mães de família. Não desejam aumentar o número de filhos em função de gravidezes indesejadas. Garantem os profissionais especializados que a legalização é uma pauta para a democracia social. Além de ser um direito sexual e reprodutivo universal, a ilegalidade recai de forma injusta e desumana sobre as mulheres mais pobres, com menos recursos para realizar a interrupção de sua gravidez indesejada. 
O Uruguai deve se tornar o primeiro país sul-americano a descriminalizar o aborto. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto na terça-feira (25). Agora segue ao Senado e depois a sanção presidencial. Os uruguaios consideram a lei virtualmente aprovada por existir certo consenso sobre o projeto.


Postado por Matheus,
Horário: 18:30,
Data: 27/09/12.

Vítima de estelionato

Por volta das 16h30min de quarta-feira, dia 26, na Avenida Getúlio Vargas, a Polícia Militar atendeu ocorrência em que uma mulher de 22 anos foi alvo de estelionato.
Ela recebeu ligações e foi induzida a colocar créditos em telefones celulares de pessoas desconhecidas. Havia feito diversas recargas, que juntas somavam R$ 300. No entanto, tinha a intenção de fazer mais algumas até chegar ao valor de R$ 600.
Por não ter como desfazer a operação, foi apenas orientada. O que ganharia com a ação não foi divulgado.


Postado por Matheus,
Horário: 15:16,
Data: 27/09/12,
Fonte: PM de Chapecó.

Palestra trará a Chapecó autoridade no assunto Certificação Digital

A Autoridade de Registro Certa Administradora e a Certa Corretora e Administradora de Seguros LTDA. promovem palestra com Manuel Matos sobre Certificação Digital. O evento, voltado para empresários, lideranças, advogados e contadores, será realizado no dia 28 de setembro de 2012, no salão nobre do Lang Palace Hotel, das 7h30min às 9h.
Conforme Cláudio Rotava, sócio administrador das empresas promotoras, a ação é inédita em Chapecó. “Ainda existem dúvidas sobre seus benefícios e obrigatoriedade de uso. Manuel Matos, que é mestre no assunto, sem dúvidas, é a pessoa no momento mais indicada para falar neste assunto”.
Certificados Digitais são documentos eletrônicos que atestam a identidade de pessoas físicas e jurídicas, assegurando autenticidade e validade jurídica em transações eletrônicas.
Atualmente, a Lei obriga empresas com mais de onze funcionários a fazer uso, para emissão de notas fiscais e outros documentos. As sociedades anônimas já contam com acesso restrito via certificado digital desde o mês de maio. Advogados também têm utilizado para facilitar os trâmites.
A participação é gratuita, mediante confirmação pelo telefone (49) 3322.1100 e/ou pelo e-mail: certa@certacorretoradeseguros.com.br.

Palestrante

Manuel Matos é gestor da Rede ICP Seguros, Presidente da Via Internet S/A, Corretor de Seguros desde 1977, Membro do Comitê Gestor da ICP – Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras), presidiu a Seguradora Caixa e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

Sobre os promotores

Em junho deste ano a Certa Administradora e Corretora de Seguros LTDA, através da Autoridade de Registro Certa, passou a integrar à rede ICP Seguros. A empresa chapecoense é a primeira da região Oeste de Santa Catarina a ser credenciada para realizar a emissão de certificados digitais outorgados.
Desta forma, tornou-se Autoridade de Registro (AR), ou seja, componente de uma estrutura de chaves públicas, que são políticas, procedimentos e técnicas para que a certificação digital possa ser aceita juridicamente. Por exemplo, essa é a mesma confiança atribuída aos órgãos que emitem RG ou CPF. O usuário poderá escolher uma Autoridade Digital confiável para emiti-los.


Postado por Matheus,
Horário: 15:03,
Data: 27/09/12,
Fonte: Samara Braghini.

Apae personaliza árvore do projeto Tree Parade

A comunidade chapecoense pode conhecer até este sábado, dia 29, as 10 árvores do projeto Tree Parade Brasil. Produzidas em fibra de vidro, com 1,5 metro de altura, uma delas foi personalizada por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (Apae). A entidade foi uma das escolas convidadas para participar do projeto, que objetiva sensibilizar para a preservação ambiental através da arte.
Desenhos produzidos sugeriram ideias relacionadas ao tema, que foram personalizadas na árvore. Segundo a diretora, Nara Viliati, a proposta tem como objetivo “transmitir a ideia de união de todos em torno da mesma questão, simbolizando através do desenho de mãos, a proteção e o amparo ao nosso planeta”. A placa, que está inserida no objeto, conta com a inscrição: “A extrema importância da questão ambiental nos remete a pensar que a única forma de salvar a vida do nosso planeta é a união de todas as pessoas em torno desse mesmo objetivo - preservar”.
Desenvolvido pela ONG SOS Terra, Projeto Mata Ciliar, Consórcio Iberê e Fundema de Chapecó, com apoio de empresas locais, a mostra acontece no Paseo Avenida e a entrada para visitação é gratuita. Após, as árvores que foram patrocinadas poderão ser leiloadas ou doadas.


Postado por Matheus,
Horário: 14:51,
Data: 27/09/12.