Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Empate

Com o resultado, o Verdão chegou aos 26 pontos na classificação geral.


Na noite de quarta-feira, dia 20, Chapecoense e Figueirense disputaram a terceira rodada do returno do Campeonato Catarinense. Com as péssimas atuações na estreia do novo gramado da Arena Condá, o resultado final foi um empate sem gols.
O Verdão permanece na liderança da classificação geral, tendo conquistado 26 pontos. O próximo compromisso da equipe ocorre neste sábado (23), às 16h, no Heriberto Hülse, diante do Criciúma.


Postado por Matheus,
Horário: 00:42,
Data: 21/03/13.

Retroescavadeira afunda durante limpeza de galeria pluvial em Chapecó

Ela foi retirada do local com auxílio de guindastes.


Na terça-feira, dia 19, uma retroescavadeira da prefeitura de Chapecó que realizava a limpeza de uma galeria pluvial na Rua Santa Paulina, no bairro Efapi, afundou e ficou quase totalmente submersa. Na manhã desta quarta-feira (20), dois guindastes retiraram a máquina do local.
De acordo com as informações repassadas, o terreno onde aconteceu o incidente é pantanoso e, ocasionalmente, a sujeira acumulada bloqueia a passagem da água e algumas casas próximas acabam inundadas.


Postado por Matheus,
Horário: 21:14,
Data: 20/03/13,
Fonte: ND Online / Oeste.

“O Multiplicador” se expande para cuidar da saúde e segurança no trabalho

Meta da parceria Siticom/Cerest é combater os casos que fazem milhares de vítimas.


No mês de maio as áreas de saúde e segurança no trabalho ganham novo reforço. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó irá mais longe com o grupo “O Multiplicador”. Criado e mantido pelo Siticom, o projeto foi concebido para multiplicar ações na área de construção civil. Agora se estrutura também no setor moveleiro. 
O resultado e a repercussão obtidos “justificam sua expansão” disse a presidente Izelda Oro. Como “O Multiplicador” na construção civil já está consolidado o sindicato amplia “essa eficiente ferramenta de debate e conscientização”. Os grupos incorporados passam a nova concepção de finalidade e ganham como aliado o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. O Cerest terá especificidade única: atuar na saúde e segurança no trabalho. A fisioterapeuta Denise Vogel Cortina e o técnico em segurança do trabalho Rafael Rodrigo Sens expuseram, em encontro dos moveleiros, as metodologias de desenvolvimento das ações. 
Pela parceria o sindicato organiza os eventos e o Cerest executa medidas para minimizar a grave situação envolvendo a saúde e segurança no trabalho. Mesmo executando intenso trabalho de capacitação das equipes para que os casos sejam notificados “a subnotificação ainda é grande” diz a fisioterapeuta. Isso ocorre especialmente em relação à saúde do trabalhador, no que diz respeito às doenças ocupacionais. 
Apesar disso, as estatísticas mostram uma realidade cruel. No ano de 2012 somente em Chapecó foram feitas 1.507 notificações de acidentes de trabalho (a maioria) e agravos à saúde do trabalhador, sendo 176 casos de LER/DORT. Isso significa um número de 125 por mês, ou 4,16 por dia. Se o volume já é alto “imagine-se como seria se todas as ocorrências fossem devidamente notificadas”, lamenta a sindicalista. 

Mais autonomia 

Izelda argumenta que a importância dessa atividade conjunta está “na autonomia que os trabalhadores terão na empresa”. Além de conhecer com maior propriedade os seus direitos, os profissionais contarão com uma noção específica nas áreas da saúde e segurança. Exemplifica que, em caso de riscos, eles poderão se recusar a cumprir tarefas na empresa. 
A criação do grupo em outro conjunto produtivo foi deliberada no encontro dos moveleiros (só homens) promovido pelo Siticom. Como o sindicato está em campanha salarial o evento tratou ainda sobre as negociações da nova Convenção Coletiva de Trabalho. A campanha também foi tema de debate em reunião específica das mulheres do setor moveleiro e área da construção civil.


Postado por Matheus,
Horário: 20:27,
Data: 20/03/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Siticom.