Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quem conduz quem na vida? Somos mestres ou aprendizes?

Encontre o Seu Mestre na Montanha, é uma grande aventura pela estrada do destino. Norberto, em nome do amor segue os sinais que o universo lhe envia, descobrindo o mestre Kapac, que juntamente com o fiel cão Feron, vivem uma jornada pelo Rio Peperi-Guaçu, na divisa do Brasil com a Argentina. O mestre conduz o seu discípulo pelo caminho das águas, passando a sabedoria ancestral dos povos indígenas, nos ensinando a viver em harmonia com a natureza. Modificando a nossa visão do mundo e a nossa maneira de pensar e agir, descobrindo que na simplicidade da vida, vivendo plenamente o tempo, andaremos na velocidade que alegra o espírito. 
Uma eletrizante aventura, onde nessa viagem pela busca espiritual, confunde-se mestre com aprendiz na escola da vida, nos levando a uma transformação da alma. 
Encontre o seu mestre!

Adquira já o seu: volmirparizotto@hotmail.com

Postado por Matheus,
Horário: 01:53,
Data: 09/06/12.

Excelente notícia para Chapecó

Dos 2500 metros de pista do Aeroporto de Chapecó, faltam 560 para serem recuperados. O anúncio feito pela empreiteira responsável animou as entidades empresariais da cidade. Segundo a informação divulgada, tudo estará pronto na próxima terça-feira (12). No entanto, para a liberação, há necessidade da visita da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). De acordo com a previsão da prefeitura, até o dia 25 de junho as operações serão retomadas.





Postado por Matheus,
Horário: 00:40,
Data: 09/06/12,
Fotos: Prefeitura Municipal de Chapecó.

Como é bom viver aqui!

Chapecó, terra de gente guerreira, trabalhadora, que no suor de cada dia constrói o amanhã. Crescendo a passos largos, se destaca a nível internacional. Considerada palco de grandes feiras, revela sua verdadeira identidade ao estado. 
Ah, minha cidade, como é bela e formosa, digna de admiração por todos que aqui vivem. Graças aos colonizadores, “nasceu” voltada ao desenvolvimento. Já vivenciou inúmeros fenômenos. Presenciou inúmeras alegrias. No esporte, teve seu nome levado ao mundo. Em relação à economia, é destaque em diversos segmentos. Tem inúmeros indicadores que promovem o bem-estar do cidadão. 
Enfim, como é bom viver neste município, respirar um futuro promissor. Este é o sentimento que corre nas veias do verdadeiro chapecoense.


Postado por Matheus,
Horário: 00:13,
Data: 09/06/12,
Foto: Vanderlei Tecchio.

Comércio atende em horário diferenciado para o Dia dos Namorados

Vestuário, calçados, perfumes, joias, acessórios, flores, celulares e eletrônicos são os itens preferidos dos apaixonados para presentear no Dia dos Namorados, comemorado na próxima terça-feira (12). Para proporcionar a compra dos presentes, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) sugere que os lojistas ofereçam horários diferenciados de atendimento no domingo (10). Além disso, promove neste sábado (9) o “Dia D”, com horário livre de atendimento dos estabelecimentos comerciais.
Para a data comemorativa os lojistas de Chapecó esperam incremento de 6% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. No Estado, a expectativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) é de ampliação de 5,5% na comercialização. Pesquisas nacionais também revelam que a maioria dos consumidores deverá gastar em média de R$ 51 a R$ 100 na compra do presente.
O presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, realça que a orientação é para que os lojistas expandam o horário de atendimento e ofereçam condições diferenciadas de pagamento, o que facilitará na aquisição dos presentes.

CAMPANHA

A CDL Chapecó, por meio do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), também promove a campanha “Reabilite seu crédito – fique no verde!”. A iniciativa estimula o cliente a comparecer até o estabelecimento comercial, fazer uma proposta e negociar a pendência.
Para divulgar a campanha e os serviços oferecidos pela entidade será realizada ação neste sábado (9), das 10 às 16 horas, no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas. No local, os consumidores poderão consultar e cadastrar currículos no novo sistema da CDL Empregos.
Segundo o diretor executivo da entidade, Valdemir Manoel da Silva, a intenção é aproximar a CDL Chapecó da comunidade, bem como divulgar a prestação de serviço oferecida aos lojistas e aos clientes.

SAÚDE

Os consumidores também poderão aproveitar o sábado para realizar exames gratuitos através da ação “SESC Saúde ao seu alcance”, das 7 às 10 horas, na sede do SESC Chapecó, no bairro Jardim Itália. A iniciativa ocorre nos segundos sábados de cada mês e conta com o apoio da CDL Chapecó, Hemosc, Laboratório Bergmann e Óticas Precisão.
Os serviços gratuitos são: exames de glicemia/colesterol e triglicerídeos; teste de visão, verificação de pressão, orientação sobre doação de sangue e medula óssea e teste de flexibilidade. As pessoas interessadas devem estar em jejum e não precisam ter o cartão do SESC, pois o serviço é disponibilizado a toda comunidade.


Postado por Matheus,
Horário: 23:50,
Data: 08/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Comando da PM pede aos empresários: Não percam a fé na Polícia

Um apelo de resistência ao crime, de apoio ao aparelho estatal de segurança e de fé na Polícia foi feito pelo comandante da 4a Região Militar, coronel Edivar Antônio Bedin, em reunião do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nesta semana. Em uma ampla e franca análise da situação da segurança pública em Chapecó, o comandante disse que a sociedade e em especial as entidades empresariais não podem ficar acuadas frente à escalada de criminalidade.
A reunião foi convocada pelo presidente do Conselho Orivaldo Chiamolera e contou também com a presença do comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina, tenente-coronel Osvaldir José Kassburg.
O coronel Bedin destacou que desde que assumiu a  4a RM em setembro passado priorizou o emprego intensivo de inteligência policial, ações incessantes pós-crime até a captura dos criminosos, articulação entre as Polícias e replanificação geral da atuação do policial militar. Anunciou que a operação tática do serviço de pós-crime passa, a partir deste mês, para o comando do 2o BPM, ficando o comando regional na supervisão estratégica. O objetivo é mapear as áreas de maior incidência de crimes, as rotas de fuga, os criminosos reincidentes, os cúmplices e comparsas.
Discorreu sobre a tipificação dos crimes, observando que os roubos contra residências e estabelecimentos comerciais estão crescendo, causando prejuízos materiais, físicos e psicológicos aos cidadãos. Para combater esse crime foi criado um sistema de informações que inclui cadastramento de ladrões e assaltantes, contribuindo fortemente com o serviço de inteligência policial. Também pode servir de subsídios para decisões do Juiz Criminal.
Esse sistema revela que os criminosos, em sua grande maioria, são naturais de Chapecó e da região e que as ações criminosas são estimuladas pelo consumo de crack: a maioria dos assaltos e assassinatos está relacionada com drogas, razão pela qual considera necessário o contínuo e rigoroso combate ao tráfico de entorpecentes.
Com base em fatos e dados apurados nos últimos meses, o comandante antecipou que os assaltos migrarão dos estabelecimentos comerciais para as residências. E fez uma revelação inquietante: 60% dos assaltos a residências são motivados pela busca de armas. Sugeriu que as famílias não revelem a ninguém a eventual existência de arma em casa, pois essas informações acabam chegando aos bandidos. Destacou que, no submundo do crime, a arma tem uma importância muito grande.
O coronel Edivar Bedin é a favor da reação consciente: “Se o cidadão tem arma em casa, deve aprender a usá-la e, se sentir capaz, deve avaliar situacionalmente se reagirá ou não a um assalto”. Fez um apelo para que todos que sofrerem alguma ação criminosa relatem ao 190 para aumentar o volume e a qualidade das informações e ajudar a Polícia no combate diário aos criminosos.

ESTRUTURAÇÃO

Na avaliação do comandante a solução para esse quadro está na reorganização estrutural da Polícia Militar, que já desenvolveu estudos nesse sentido. Bedin pediu o apoio político e institucional do empresariado para a criação de dois novos Batalhões: um em Chapecó, que ficaria com duas unidades e outro em Xanxerê. Atualmente, o 2o BPM com sede em Chapecó atende a 54 municípios, a maior área territorial assistida por apenas um batalhão, com grandes dificuldades operacionais e administrativas.
Como o quadro mínimo de cada batalhão é de 200 homens, a questão do aumento do efetivo policial estaria equacionada. O presidente da Acic, Maurício Zolet, assegurou apoio a essa reivindicação que será formulada ao Alto Comando da Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e governador do Estado.
O tenente-coronel Osvaldir José Kassburg informou que o 2o BPM tinha 450 policiais há dez anos e, atualmente, apenas 280. Uma turma de 36 PMs em fase final de formação deve ser lotada em Chapecó ainda em 2012.
Bedin assumiu em 15 de setembro a 4a Região Militar com jurisdição em 54 municípios, incluindo os municípios-sedes do 2o BPM em Chapecó e do 20o BPM em Concórdia. Entre as primeiras medidas do novo comandante regional estão à formação de uma base de dados estatísticos para planejamento do trabalho policial e a criação de um grupo tático de resposta rápida para atender aos crimes contra a vida e o patrimônio.

PERFIL

O coronel Edivar Antonio Bedin comandou o 8O Batalhão da PM em Joinville, de 2007 a 2011, onde realizou um trabalho de redução da criminalidade e controle da violência, que lhe rendeu expressivo reconhecimento da sociedade civil, dos empresários e do alto comando da PM. Além da Academia da Polícia Militar e onze cursos militares, Edivar Bedin tem estudos superiores em ciências jurídicas, segurança pública e estratégias de segurança pública.


Postado por Matheus,
Horário: 21:28,
Data: 08/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Madeireira é assaltada

Uma madeireira localizada na Linha Monte Alegre foi alvo da ação de bandidos nesta sexta-feira. Por volta das 17h, dois homens armados, tripulando uma motocicleta de cor azul, invadiram o estabelecimento e anunciaram o assalto. Houve reação por parte de uma das vítimas que, após luta corporal, conseguiu tirar a arma de um dos marginais. Buscas foram realizadas na região, mas ninguém foi localizado. Informações sobre o valor subtraído não foram divulgadas.


Postado por Matheus,
Horário: 20:43,
Data: 08/06/12.

Trabalhador sofre queda

Às 10h22min foi atendido na Rua Uruguai, bairro Santa Maria, Anderson Luiz Dalazom, 20 anos, vítima de queda de nível. 
Ele estava consciente e orientado. Apresentava luxação no ombro esquerdo, suspeita de fratura na mão esquerda, fratura na mão direita, além de dores na coluna e região abdominal. Após avaliação e procedimentos de primeiros socorros foi conduzido ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 20:16,
Data: 08/06/12,
Fonte: COBOM.

Shopping Pátio Chapecó realiza campanha e tem horário diferenciado neste domingo

A origem da comemoração do Dia dos Namorados remonta ao Império Romano e vem desde o ano 270. Assinalada no Brasil em 12 de junho, em outros países tem outras datas, mas sempre com a tradição da troca de presentes entre os casais de namorados, apaixonados ou simples pretendentes. Diante dessa tradição, o Shopping Pátio Chapecó realiza uma promoção alusiva para assinalar a passagem dessa data comemorativa.
Com o tema “Simplesmente surpreenda”, a campanha apresenta como garota propaganda a atriz Paola Oliveira e prosseguirá até 29 de junho. Tem o sorteio de um carro zero quilômetro como atrativo principal, que será feito em 30 de junho.
A sistemática definida é a mesma utilizada no Dia das Mães, ou seja, mediante a troca das notas por cupons o cliente que realizar suas compras no shopping concorre a um automóvel Renault Clio. O consumidor, após a compra, deve dirigir-se ao balcão de trocas, com notas fiscais que somem o valor de R$ 100,00 ou mais e que podem ser de várias lojas e outras operações. Com isso, a cada R$ 100,00 em compras o cliente faz a troca por um cupom promocional. Para as compras de segunda a quinta-feira são entregues cupons em dobro, ou seja, a cada R$ 100,00 em compras feitas nesses quatro dias o cliente ganha dois cupons.

Horário especial neste domingo

Em função da véspera do Dia dos Namorados, que será na próxima terça-feira, dia 12, o Shopping Pátio Chapecó realiza horário diferenciado de atendimento neste domingo, 10 de junho. A principal alteração é a ampliação do horário de atendimento das lojas, que abrirão às 13h e fecharão às 22h, com duas horas a mais para receber os clientes.
Já a praça de alimentação e as operações de lazer e entretenimento do shopping continuam neste domingo no horário normal, com abertura às 11h e fechamento às 22h.

Origem da data

Inicialmente, a comemoração do Dia dos Namorados é marcada pela ação de um bispo da Igreja Católica, ainda no Império Romano. Como foi proibido de realizar casamentos pelo imperador Claudius II, o bispo São Valentim continuou de forma secreta com as celebrações. Por isso, foi condenado à morte e na prisão recebia mensagens de jovens apaixonados, que em bilhetes e cartões valorizavam o amor, a paixão e o casamento, até ser morto em 14 de fevereiro do ano 270. 
A data consagrada aos namorados está relacionada, no Brasil, ao frei português Fernando de Bulhões, Santo Antônio, que sempre enaltecia a importância do amor e do casamento. Depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. Como 13 de junho é o Dia de Santo Antônio, a véspera passou a ser comemorada como o Dia dos Namorados.


Postado por Matheus,
Horário: 20:08,
Data: 08/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Cão agredido pode se transformar em animal perigoso

Não se deve bater em cão nem mesmo com a intenção de educá-lo, recomenda a médica veterinária Lúcia Helena Franco. A tendência é o cão agredido se tornar violento e atacar até mesmo uma criança que o queira abraçar. Para a coordenadora da Escola de Adestramento, Agility, Hospedagem e Day Care para cães “Dog Show”, esta forma de agir ocasiona distúrbios psicológicos no cão entre eles medo, insegurança e agressividade. Além disso, a agressão cria um relacionamento baseado no temor e não na confiança e no respeito. 
“Nunca devemos bater no cão, nem mesmo com ele cometendo ações muito graves como atacar os próprios familiares da casa”, destaca. Ensina que cães que apanham passam a temer movimentos bruscos e reagem com facilidade. Ao executar um ato de violência contra o animal “também é relativamente fácil machucar um cão”. Quando a pessoa está com raiva, a tendência é bater mais forte “aumentando ainda mais a possibilidade de exageros” diz. 
Lucia Franco observa que na relação homem-animal, devem ser utilizadas as técnicas mais inteligentes do ser humano. Na maioria das vezes é muito mais produtivo recompensar os comportamentos corretos ao invés de punir os errados. “Com isso estaremos motivando o cão a acertar em suas atitudes”. A coordenadora da escola cita que muitos proprietários tentam ensinar seus cães a fazerem suas necessidades fisiológicas, por exemplo, em um único local “dando bronca ou batendo”. Nenhum utiliza o método correto de gratificar o cão quando ele procede corretamente. A partir do momento em que a técnica da recompensa passa a ser usada o resultado aparece rapidamente. 

Limites 

A veterinária enfatiza que quando se utiliza estímulos positivos e recompensas “o cão desenvolve gosto por aprender e se torna mais espontâneo”. No entanto, mesmo adotando uma forma de aprendizado mais agradável e recompensadora é importante saber estabelecer limites “para impedir que certos comportamentos perigosos ou desagradáveis se desenvolvam”. Acrescenta que é possível atingir o objetivo “sem ser necessário bater no cão ou machucá-lo”. A médica entende que quem se dispõe a ter um cão “deve aprender as técnicas adequadas” para conseguir educá-lo e poder desfrutar de uma convivência extremamente agradável e feliz.


Postado por Matheus,
Horário: 19:47,
Data: 08/06/12,
Fonte: JC Linhares Assessoria & Comunicação.

Administração Municipal inaugura nova unidade de saúde

O Prefeito José Caramori inaugurou nesta sexta-feira (08) mais uma unidade de saúde no município. Construído no Bairro Efapi, o Centro de Saúde da Família Alta Floresta vai atender 6.367 usuários, beneficiando os loteamentos Colina do Sol, Parati, Sereno Soprana, Zanroso e Alta Floresta, além das linhas Cabeceira da Divisa, Cabeceira da Barragem, Faxinal dos Rosas, Lageado São José, Boa Vista, Cascavel, Simonetto, Tomazelli e Campinas 1 e 2.
A unidade possui uma estrutura com área física de 982,80 m². Os serviços que serão oferecidos no local compreendem procedimentos de odontologia; consultas médicas e de enfermagem; e programas de controle como hipertensão, diabetes, puericultura, saúde da mulher, saúde do homem, saúde da criança, saúde do idoso, entre outros.
O Centro de Saúde da Família Alta Floresta contará com uma equipe formada por dois médicos, um cirurgião dentista, dois enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem, um auxiliar de saúde bucal, um auxiliar administrativo, um auxiliar de serviços internos e 10 agentes comunitários de saúde. O investimento na obra foi de R$ 850.267,00, sendo R$ 400 mil provenientes do Ministério da Saúde e R$ 450.267,00 da Prefeitura de Chapecó.
“A saúde é prioridade no nosso governo. Esse Centro de Saúde no Loteamento Alta Floresta é amplo, moderno, aconchegante e com todos os equipamentos necessários para atender bem a população. É a maior unidade já inaugurada até hoje no município”, destaca o Prefeito José Caramori.
O atendimento à população será feito de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. A unidade de saúde está localizada na nova Rua Araras, que está sendo totalmente reestruturada e passará a se chamar Avenida Deputado Ernesto José de Marco.





Postado por Matheus,
Horário: 17:50,
Data: 08/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Caramori recebe Selo Sebrae Prefeito Empreendedor

O prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, recebeu nesta semana, no gabinete da Prefeitura Municipal, o “Selo Sebrae Prefeito Empreendedor”. A entrega foi feita pelo coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, mediante a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Américo do Nascimento Junior, secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Diógenes Lang, presidente do Centro Empresarial e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Gilberto Badalotti, representantes da Acic, do Sicom, e de outras autoridades políticas e empresariais.
O selo faz parte do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - um reconhecimento aos administradores públicos que promovem a inclusão social e o desenvolvimento do Estado através do apoio aos pequenos negócios. Promovido desde 2001 pelo Sebrae, mais de 2.900 projetos de todo país já concorreram nas diversas categorias. “A iniciativa estimula o Estado e o país a descobrirem diversos exemplos de boa gestão que beneficiam o desenvolvimento municipal. O prefeito de Chapecó é referência no estímulo ao fortalecimento de micro e pequenas empresas”, destacou Parmeggiani.
Caramori salientou que o Poder Público continuará exercendo um forte papel na defesa do empreendedorismo e à formalização. “Agradeço a homenagem em nome de todos os representantes do poder público, do legislativo e das entidades empresariais aqui presentes porque entendo que sozinho ninguém consegue administrar”.
As ações, focalizadas na escolha e concessão da honraria, levam em consideração o tratamento diferenciado pelas leis municipais, notadamente tributos, a disponibilização ou melhoria de infraestrutura, as políticas de apoio ao desenvolvimento do mercado local e regional, o apoio ao acesso ao crédito e capitalização, à tecnologia, à capacitação de recursos humanos e ao empreendedorismo, à cooperação e ao associativismo.
“O Prêmio é uma forma de reconhecer e instigar as administrações municipais que incentivam o surgimento dos pequenos negócios como uma alternativa à promoção de trabalho e renda nesses municípios”, realça o diretor técnico do Sebrae/SC. Anacleto Ângelo Ortigara. 



Postado por Matheus,
Horário: 17:35,
Data: 08/06/12,
Fonte: MB Comunicação.