Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Leitores reivindicam a construção de uma passarela em frente ao Shopping Pátio Chapecó

Durante a semana, principalmente, milhares de carros passam pela Avenida Fernando Machado. Em decorrência a esse fato, a travessia de pedestres fica praticamente impedida. Essa reclamação chegou a nossa caixa de e-mails, por isso vamos repassá-la. 
O Shopping Pátio Chapecó é um dos pilares da movimentação econômica da cidade, afinal está situado em um ponto estratégico, que atende o noroeste do Rio Grande do Sul, sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina. Por meio do empreendimento, recebemos inúmeros visitantes. Nesse quesito, não temos do que reclamar.
Agora, quando o chapecoense opta por se dirigir ao estabelecimento através do transporte coletivo... A reivindicação dos leitores é para que seja construída uma passarela ligando a porta de entrada e/ou saída até o ponto de ônibus, localizado do outro lado da via. 
Segundo eles, a segurança dos possíveis compradores é colocada em risco. Se não bastasse esse detalhe, muitos motoristas não respeitam a faixa.


Postado por Matheus,
Horário: 01:49,
Data: 18/07/12.

Faixas amarelas: atenção deve redobrar

Inúmeras pessoas se perguntavam a respeito do significado das pinturas que estavam sendo feitas em alguns cruzamentos da cidade. Na semana passada, em entrevista ao Jornal do Meio Dia da RICTV Chapecó, o secretário de Defesa do Cidadão, Sergio Wallner, fez a devida explicação. 
Muitos motoristas passam pelas sinaleiras mesmo elas estando em transição, ou seja, mudando do verde para o vermelho. Por consequência, em horários de pico, alguns pontos da Avenida Getúlio Vargas ficam congestionados. Assim, quem vem de outras direções, acaba tendo a travessia prejudicada. 
Com o objetivo de proibir essa prática, as faixas amarelas foram pintadas. Primeiramente, a Guarda Municipal vai orientar os que não cumprirem essa regra. Então, vale a pena redobrar a atenção.



Postado por Matheus,
Horário: 00:37,
Data: 18/07/12.

Corpo de Chiarello foi enterrado ontem à tarde

O corpo do vereador Marcelino Chiarello, que foi exumado na quarta-feira, dia 11, e levado para São Paulo, foi enterrado novamente ontem à tarde, no cemitério Jardim do Éden, em Chapecó. Amostras do pescoço e do nariz ficaram no Centro de Medicina Legal da USP, para exames mais detalhados, que devem indicar se houve homicídio ou suicídio.


Postado por Matheus,
Horário: 00:10,
Data: 18/07/12.

Curso aborda normas internacionais para pequenas e médias empresas

O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), a Sociontraining Soluções em Treinamento Empresarial e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/SC) oferecem nesta quarta e quinta-feira (18 e 19) o curso “Normas internacionais (IFRS) aplicadas na prática para pequenas e médias empresas”. As atividades serão ministradas no Hotel Mogano Business (Av. Getulio Vargas, 1372, centro), das 8 às 17h30.
O objetivo da capacitação é oferecer aos participantes uma visão atualizada das normas internacionais de contabilidade, de acordo com o CPC PME, desenvolvendo os conceitos e métodos de avaliação, com aplicações práticas à realidade das empresas da região.
Podem participar do curso os profissionais de controladoria, contabilidade, analistas, auditores, consultores e demais interessados.
Entre os temas abordados estão os principais conceitos aplicados ao CPC PME, contabilidade baseada em princípios e não em normas, transferência de riscos e benefícios, controle sobre a propriedade, estrutura das demonstrações financeiras, instrumentos financeiros básicos, teste de recuperabilidade dos ativos, propriedades para investimento, entre outros.
O palestrante será o professor Roberto Aurélio Merlo, mestre em Administração, especialista em Contabilidade Gerencial, Auditoria e Custos, Controladoria e bacharel em Ciências Contábeis. Foi presidente do Conselho Curador da Fundação Mantenedora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Unoesc, professor de cursos de pós-graduação. Possui 32 anos de experiência em Controladoria de Gestão Empresarial, atuando como executivo de grandes grupos empresariais. Teve vários trabalhos apresentados, artigos publicados em periódicos de Contabilidade e Gestão e palestras proferidas em eventos da área contábil. É coautor da obra “Sistemas de Informações para a Gestão Universitária”. Recebeu o prêmio Destaques da Contabilidade de 2006, concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC).
Para fazer a inscrição, os profissionais devem acessar o endereço eletrônico www.socionsolucoes.com. O investimento para associados ao Sindicont Chapecó e ao Sescon/SC é de R$ 299 e para os demais interessados é de R$ 349. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 49 3323.8084 e 9918.9540 ou no e-mail mari@socion.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 23:04,
Data: 17/07/12,
Fonte: MB Comunicação.

CNT é apoiadora da Logistique 2012

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) é uma das principais apoiadoras da 3a Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior – Logistique. O evento está programado para o período de 23 a 26 de outubro deste ano e reunirá 180 expositores que ocuparão três pavilhões do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves em Chapecó.
A CNT foi criada em 1954 com a missão atuar na defesa dos interesses do setor de transportes. Sediada em Brasília (DF), a instituição coordena e defende nacionalmente o setor em todos os fóruns de discussão, tanto na esfera pública quanto no âmbito privado. Atua também no sentido de estimular e apoiar a integração entre os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo.
O sistema conta com 29 federações, três sindicatos nacionais e 15 associações nacionais que representam 70 mil empresas de transporte e 1,9 milhão de caminhoneiros e taxistas. Aliado a isso, está à participação econômica expressiva do setor que responde por 15% do Produto Interno Bruto (PIB). “Com uma parceria desta grandeza, a Logistique se consolida como uma grande vitrine de oportunidades e negócios não apenas na Região Sul como em todo o país”, destaca o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga da Região de Chapecó (Sitran).
O presidente da Federação dos Transportadores de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes, complementa que a feira é referência pela sua importância e evolução a cada edição. “Esta é a maior feira de transporte e logística e a exposição mais completa do setor para a indústria e o comércio da Região Sul do Brasil”.
Os quatro principais grupos que estarão expondo são de transporte e logística (caminhões e implementos, pneus, peças e acessórios, combustíveis e derivados, transportadores, operadores multimodais de carga, companhias aéreas e navegação), intralogística, ou seja, transporte interno e sistemas de fluxo de materiais (veículos industriais, equipamentos de elevação, movimentação e armazenagem de carga, pallets e estruturas, embalagens e acessórios), serviços de apoio (software e hardware, controle e automação, bancos e seguradoras) e comércio exterior (agentes de carga, consultoria, câmaras de comércio, despachantes aduaneiros e portos).
O evento é promovido pela Federação dos Transportadores de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga da Região de Chapecó (Sitran). Além da CNT, são apoiadores a CETRANCESC, SEST SENAT, ANFIR, ABRALOG, ABTI, ACIC, ADAC, SEBRAE, SICOM, SINDIPOSTOS e Convention & Visitors Bureau. A organização é da Zoom Feiras & Eventos.
Informações também estão disponíveis do site: www.zoomfeiras.com.br/site/Logistique_2012/pt


Postado por Matheus,
Horário: 22:49,
Data: 17/07/12.

Mercomóveis 2012: Inscrições prorrogadas para o Salão do Design

A comissão organizadora da Mercomóveis 2012 prorrogou até o fim do mês de julho as inscrições para o concurso do Salão do Design, que traz nesta edição o tema “O novo consumidor quer conhecer suas ideias”. A iniciativa reunirá acadêmicos dos cursos de Design e Arquitetura e profissionais das indústrias expositoras.
O evento incentivará o lançamento de produtos inéditos do setor e será um dos grandes destaques da feira, que acontece entre os dias 27 e 31 de agosto, das 13 às 20 horas, no parque de exposições Tancredo Neves, em Chapecó.
Nesta edição, a novidade será a premiação em duas categorias para os melhores trabalhos: Estudante e Profissional de Empresa Expositora. Os melhores projetos serão escolhidos pelos visitantes por votação através de painel eletrônico no próprio evento. Os prêmios serão um Tablet para os primeiros vencedores de cada categoria, além de espaço no editorial de uma revista de cobertura nacional.
À frente da Comissão organizadora do Salão do Design estão os empresários Juliano Miotto, Vivian Delatorre e Osni Verona. Eles explicam que o objetivo é estimular a inovação, tecnologia e criatividade de móveis com o slogan “De olho no novo consumidor”, tema da Mercomóveis 2012.
“Vivemos um momento em que o poder de consumo do brasileiro cresceu, o que possibilita novos investimentos. Outra realidade para o setor é que a exigência aumentou. Ou seja, a maioria das famílias investe em imóveis menores e dependem de grandes ideias para ocupar cada espaço. É preciso oferecer conforto, qualidade e acima de tudo bom gosto”, destaca Osni Verona.
O Salão de Design ocupará uma área de aproximadamente 150 metros quadrados de exposição, em anexo ao pavilhão IV. São aguardados lojistas/visitantes, estudantes e, principalmente, empresas de móveis, que estão à procura de talentos para comporem o quadro de desenvolvimento de novos produtos nas indústrias de transformação.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no endereço eletrônico da Mercomóveis 2012 (www.mercomoveis.com.br/mercomoveis12/salaododesign), onde também está disponível o regulamento com todas as especificações.

MERCOMÓVEIS 2012

A feira é uma promoção da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale). Reunirá cerca de 150 expositores de grande, médio e pequeno porte do setor, com expectativas de receber mais de 20 mil visitantes e volume de negócios estimado em R$ 200 milhões. 
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), FIESC, Badesc, BRDE e Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é do Projeto Brazilian Furniture/APEX e Sebrae/SC.


Postado por Matheus,
Horário: 22:28,
Data: 17/07/12.

Preparação da Chapecoense

PROGRAMAÇÃO DE 18/07 A 22/07

18/07 - Quarta-feira

Manhã: Treino - 09h
Tarde: Treino - 15h30min

19/07 - Quinta-feira

Manhã: Folga
Tarde: Treino - 15h

20/07 - Sexta

Manhã: Folga
Tarde: Treino - 15h

21/07 - Sábado

Manhã: Treino - 09h
Tarde: Folga

22/07 - Domingo

Manhã: Treino para quem não for relacionado - 09h
Tarde: Chapecoense X Macaé – 15h30min


Postado por Matheus,
Horário: 22:14,
Data: 17/07/12.

Novo reforço

Na tarde da segunda-feira, dia 16, foi oficialmente apresentado o novo atacante da Associação Chapecoense de Futebol. Trata-se do atleta Jonathan Oliveira da Silva, mais conhecido como Jô. O jogador tem 22 anos, é natural de Porto Alegre/RS, passou por clubes como Internacional/RS, Vila Nova/GO, Luverdense/MT e, por último, defendia a equipe do Cruzeiro/RS. Já atuou no jogo-treino frente ao Ypiranga/RS e marcou o único gol da partida.


Postado por Matheus,
Horário: 21:50,
Data: 17/07/12.

Faroeste Burger Chimichurri e Hambúrguer Picanha: dois novos lançamentos da Aurora

Duas novas delícias da Aurora chegam ao mercado brasileiro neste mês: os hambúrgueres Picanha e Faroeste Chimichurri. Os lançamentos integram a estratégia de ampliar o volume de venda na categoria, aumentando sua participação no segmento em caixeta.
O Faroeste Burger conta com um tempero característico da Argentina, chimichurri, no qual se destacam especiarias como alho, pimenta, orégano e salsa. Também é muito apreciado na culinária dos países da América do Sul. O produto chega ao mercado congelado com validade 120 dias em caixa de 8,064 kg com doze caixetas de 672 gramas, contendo doze unidades de 56 gramas.
O hambúrguer Picanha Aurora é elaborado com carne bovina selecionada. Chega ao mercado congelado com prazo de validade de 120 dias, acondicionado em caixas de 4,32 kg com 12 caixetas. Cada uma contém quatro unidades de 90 gramas.
O Faroeste Burger Chimichurri é para pessoas que buscam um hambúrguer com tempero diferente e uma novidade do que há no mercado. Já o de Picanha rende um lanche saboroso e consistente. Destina-se aos que adoram consumir em lanchonete, onde o tamanho é maior (90 gramas). 
No mercado nacional, a Coopercentral Aurora Alimentos distribuirá os novos produtos na maioria dos pontos de venda.
Os lançamentos robustecem a linha da empresa que já conta com diversas opções.
O hambúrguer surgiu no século XIII, na Europa, atravessou fronteiras e tornou-se um alimento mundialmente conhecido e amplamente consumido. No século XVIII chegou ao porto de Hamburgo, na Alemanha, onde ganhou o atual nome e, dali, migrou para todos os continentes.
“O hambúrguer tornou-se uma preferência nacional”, lembra o diretor comercial Leomar Somensi. Por essa razão, a empresa oferece maior variedade para atender os consumidores com diferentes gostos, podendo assim, inovar o cardápio e montar saborosos e diferentes lanches.


Postado por Matheus,
Horário: 21:41,
Data: 17/07/12.

Bombeiros de Chapecó durante a 3ª feira

Foram atendidas 09 ocorrências, sendo 02 acidentes de trânsito, 01 queda de nível, 03 casos clínicos e 03 atendimentos diversos.
Às 08h10min na Rua Achiles Tomazelli, bairro Centro, atendida Sanver Missio, 23 anos, vítima de acidente de trânsito entre veículo de passeio e motocicleta. Não apresentava ferimento aparente, porém queixava-se de dores na perna direita. Era carona da moto. Efetuados os procedimentos e conduzida ao PS do HR.
Às 09h46min na Rua São Pedro, bairro Presidente Médice, atendido Luiz Fernandes dos Santos, 49 anos, vítima de queda de nível de aproximadamente 2 metros. Estava consciente e desorientado. Apresentava ferimento na cabeça. Efetuados os procedimentos e conduzido ao PS do HR. 
E às 11h30min na Rua Índio Condá, bairro Santa Maria, atendido Maurício Bellé, 35 anos, vítima de acidente envolvendo motocicleta e veículo de passeio. Não tinha ferimentos aparentes, porém queixava-se de dores no braço direito. Efetuados os procedimentos e conduzido ao PS do Hospital Regional do Oeste.

EMERGÊNCIA 193 - 24 HORAS A SERVIÇO DA VIDA!

O Corpo de Bombeiros sofre diariamente com o trote. Além de ser inconveniente, causa transtornos e prejudica o atendimento de ocorrências. Coíba, converse com seus filhos.


Postado por Matheus,
Horário: 21:21,
Data: 17/07/12.

Chapecó passa por vistoria da CBV

De olho numa sede para a fase final da Liga Nacional 2012, representantes da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e da FCV devem estar em Chapecó nesta quarta-feira, dia 18.
A partir das 14h, a comitiva deve ser recebida na Secretaria de Esporte e Lazer e depois farão visitas a possíveis locais de competição, hospedagem e alimentação na cidade, além de discutir como poderia ser feito o translado interno das equipes participantes.
“Em relação ao local para as disputas, a nossa solicitação é de que os jogos possam acontecer no Ginásio Ivo Silveira, que é a casa do voleibol de Chapecó”, ressalta o técnico da Aprov/Unoesc/Chapecó, Nilson Rex.
A etapa final, que reúne os campeões de cinco regiões do país, está marcada para acontecer de 20 a 25 de agosto. Somente o primeiro colocado da Liga Nacional garantirá vaga na Superliga B, em 2013. A Aprov é patrocinada pela Prefeitura de Chapecó, Unoesc, Casa Imóveis, Frutas Real, BRF e Restaurante Estrela azul.


Postado por Matheus,
Horário: 21:18,
Data: 17/07/12.

Definidas datas do CDA 2013

Em reunião na matriz da Cooperalfa em Chapecó – SC, sob a coordenação do agrônomo Jacques Schwambach, foram definidas as datas para a realização do Campo Demonstrativo Alfa, edição 2013, em Linha Tomazelli, Chapecó.
Com meta de reunir seis mil associados convidados, transcorrerá de 04 a 07 de fevereiro e abertura prevista para as 9h da manhã do dia 04/02. Em Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte, de 19 a 21 de fevereiro de 2013, evento que deverá somar mais de cinco mil agricultores e familiares. As datas foram aprovadas pelo presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, depois de observar o calendário para a realização das assembleias da entidade, previstas para a virada do ano. 
Jacques informou aos subcoordenadores de equipes que acompanharam a primeira reunião do CDA 2013, que o tema central já pode ser pensado e, no próximo encontro, será aprumado e divulgado. “Cada um pode pensar nesse 'assunto-protetor' que orientará todas as ações que envolvem o Campo Alfa, encontro técnico que une mais de 100 expositores, já consagrado em suas 17 primeiras edições no Oeste, e nas sete já realizadas no Norte de SC”, revelou.


Postado por Matheus,
Horário: 15:45,
Data: 17/07/12.

Na iminência de ver atividade inviabilizada, transportador se mobiliza

A situação das empresas de transporte de cargas que já preocupava, agora está quase fora de controle. Os impactos da lei 12.619 que regulamentou a profissão de motorista passam a serem sentidos com mais rigor e estão inviabilizando a atividade. O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó iniciou mobilização para minimizar as dificuldades. 
O Sitran está encaminhando ao embarcador (tomador dos serviços) planilha mostrando a defasagem nas tarifas de frete que chega a 45%. Com a iniciativa o sindicato chama atenção para a iminente necessidade de reajuste no valor. “Hoje o transportador está pagando para trabalhar” diz o presidente Deneraci Perin. 
O setor acumula suportáveis prejuízos ao longo do tempo, mas agora o quadro “tornou-se insuportável”. Esta situação exigiu tomada de posição. O Sitran reuniu os empresários para debater o assunto e encontrar saídas à crise. Documento foi elaborado relatando a grave situação aos embarcadores. O grupo empresarial reunido representa 450 caminhões que transportam apenas para uma cooperativa de Chapecó. A ação “é conjunta e unânime” para dar consistência ao movimento reivindicatório. 
O Sitran espera conscientizar para a necessidade de aumento no valor do frete transportado para várias regiões do país. As planilhas simuladas mostram que o custo atual equivale a R$ 4,70 por quilômetro rodado. No entanto, o preço médio praticado é de apenas R$ 2,70. Esse vácuo “está inviabilizando nossa atividade” lamenta o dirigente sindical. 

Alto custo 

A origem dessa defasagem está centrada na jornada de trabalho estabelecida pela nova lei. O encarecimento profissional e os encargos trabalhistas projetaram para cima o custo às empresas. Para agravar ainda mais, o preço do óleo diesel acaba de subir. Diante disso, alternativas precisam ser encontradas “porque a lei tem que ser cumprida integralmente”, enfatiza o presidente do sindicato. 
O Sitran espera por resposta imediata do embarcador. Nova rodada de debate já foi marcada para o próximo dia 30. Perin disse que com a posição em mãos, as medidas que se fizerem necessárias serão adotadas. 
Eventual interferência negativa no setor, como por exemplo, a redução do número de caminhões de transporte em movimento, significa estoque de produtos, especialmente frigorificados. Consequentemente haverá desabastecimento do mercado com falta de alimento aos consumidores.


Postado por Matheus,
Horário: 15:10,
Data: 17/07/12.

PM de Chapecó prendeu homem por furto em veículo

Um homem de 21 anos foi preso na madrugada desta terça-feira, dia 17, em Chapecó, por furto e tentativa. Após, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia e já está no Presídio Regional da cidade.
De acordo com a PM, ele e outro indivíduo de 32 anos, que prestou esclarecimentos e foi liberado, foram abordados por policiais no bairro Jardim Itália.
Durante revista pessoal, foram encontrados os seguintes objetos: um celular, uma máquina digital e uma touca que haviam sido furtados de um veículo que estava próximo ao local.
Também possuíam uma parafusadeira com ponteiras, que pode ter sido utilizada na tentativa de roubo de outro automóvel.


Postado por Matheus,
Horário: 14:14,
Data: 17/07/12.