Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Classic Motor 2012 reuniu cerca de 350 carros

O maior evento antigomobilista de Santa Catarina aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de Junho, em Chapecó, no Parque da Efapi. Com um público em torno de 10 mil pessoas, o Classic Motor 2012 reuniu cerca de 350 carros. Contou com expositores de diversos lugares do Brasil.
Segundo um dos participantes na organização, Jefferson Tedesco, esta foi uma oportunidade única, afinal não é todo o dia que vemos raridades. "O Opala Clube Chapecó está de parabéns. A população compareceu em grande quantidade, o que contribuiu para o sucesso", destaca.
Neste ano teve, também, a exposição de máquinas como Ferrari, Mustang e diversos modelos da BMW, tendo como intenção a adequação à realidade no mundo automobilístico. "Novidades virão na edição de 2014", finaliza.



Postado por Matheus,
Horário: 23:00,
Data: 04/06/12.

Motociclista ferido em acidente com ônibus

Atendido às 10h17min na Rua João Martins, bairro São Cristóvão, Claiton Sales, 29 anos, vítima de acidente de transito entre moto e ônibus. Ele era condutor da motocicleta e apresentava fratura no pé esquerdo. Foram realizados os primeiros socorros e conduzido ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 22:37,
Data: 04/06/12,
Fonte: COBOM.

Festival de Teatro tem programação até o próximo sábado

O Festival de Teatro de Chapecó, promovido pela Prefeitura através da Fundação Cultural, iniciou no domingo e segue até o próximo sábado. As apresentações são gratuitas e seguem até o dia 09/06. Ao todo, estão programados 22 espetáculos no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e na Praça Coronel Bertaso.
A abertura do Festival contou com demonstração de capoeira, ato oficial e a apresentação de “Cabaret dos Palhaços – A Produção”, do grupo de Clowns da Fundação Cultural de Chapecó. O primeiro espetáculo atraiu um público de aproximadamente 800 pessoas.
Na segunda-feira a programação teve continuidade com a peça “Receitas de Maria”, da Duavesso Cia de Teatro, apresentada às 10h e às 14h. No espetáculo – que mistura o medo e o riso – diversas receitas são preparadas entre fofocas, intrigas, confusões e enganações. Ainda nesta segunda, às 20h, haverá o espetáculo “Elas”, da Cia da Gaia, que será repetido na terça-feira às 10h no Teatro Municipal. Em “Elas” as atrizes representam a vida de mulheres marcadas pela violência histórica da sociedade machista.
                           
Programação

Além do espetáculo “Elas”, na terça-feira (05) será apresentada a peça “A máquina Fermat”, da Cia de Arte e Espetáculos Muiraquitã, às 16h e às 20h. “A máquina Fermat” traz um texto construído para um único ator através da figura de Jhon Stuart um coletor de impostos que está confinado em prisão inglesa. Jhon é um herói negativo que trava uma batalha entre o real e o fantástico.
Na quarta-feira (06) a programação conta com a peça “O sonho de Natanael” do grupo Cirquinho do Revirado, de Criciúma, convidado para o Festival. Ela será apresentada às 9h, às 14h e às 16h na Sala Agostinho Duarte, no Centro de Cultura e Eventos. Também na quarta-feira haverá a apresentação “Nem te conto”, da Conta Causos Pesquisa e Contação de Histórias, às 10h e às 14h, no Teatro Municipal. À noite, às 20h, o espetáculo fica por conta do Grupo de Teatro Expressão Universitária (GTEU), com a peça “Extremus”.
A apresentação do GTEU repete na quinta-feira, às 10h. À tarde (15h) o público poderá aproveitar o feriado para conferir novamente o espetáculo de Criciúma. No Teatro Municipal, às 16h e às 20h, será apresentada a peça “Caminhos do Coração”, do Grupo D’Arte de Teatro.
Na sexta-feira, às 10h, terá “Amor por Anexins”, outro espetáculo apresentado pelo grupo Cirquinho do Revirado, desta vez na Praça Coronel Bertaso. Às 16h e às 20h é a vez do Grupo de Teatro Chapecó apresentar “Fragmentos de um (in)certo Beckett, no Centro de Cultura e Eventos.
Para o último dia de apresentações, sábado (09), estão programados dois espetáculos convidados: “Los Ridículos” da Cia de La Curva, de Chapecó, que será apresentado às 16h; e “Júlia” do Cirquinho do Revirado, às 20h. Os dois espetáculos têm classificação livre e estão programados para ocorrer na Praça Coronel Bertaso.



Postado por Matheus,
Horário: 22:31,
Data: 04/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura inaugura Escola e Unidade de Saúde no Goio-En

A Prefeitura de Chapecó inaugurou no último final de semana o novo Centro de Saúde da Família Hebert de Souza e a nova Escola Básica Municipal. As obras foram construídas através de uma parceria com o Consórcio Foz do Chapecó e vão beneficiar os moradores de toda a região do Goio-En.
Durante a solenidade, o Prefeito José Caramori destacou os investimentos já realizados pelo Poder Público Municipal nas áreas de saúde e educação, reforçando a importância do cuidado com o cidadão. “Hoje temos oito Ceim’s em construção ou em fase de conclusão em nosso município e diversas reformas em andamento nas Escolas Municipais. Além disso, mais duas Unidades de Saúde estão sendo edificadas e a UPA está em processo final de implantação”, ressalta Caramori.

Centro de Saúde

O novo Centro de Saúde entregue possui uma estrutura física de 161,81 metros quadrados, onde são oferecidos procedimentos de odontologia; consultas médicas e de enfermagem; e ainda os programas de controle, como hipertensão, diabetes, puericultura, saúde da mulher, saúde do homem, saúde da criança, saúde do idoso, entre outros. O valor de investimento foi de R$ 235.802,57.
A equipe da Secretaria de Saúde que vai atuar nestes serviços é composta por 01 médico da equipe de saúde da família, 01 cirurgião dentista, 01 enfermeiro, 01 auxiliar de enfermagem, 01 auxiliar de saúde bucal, 01 auxiliar de serviços internos e 02 agentes comunitários de saúde.
A unidade vai abranger a comunidade do Goio-En; as Linhas Serrinha, Campinas, Meia Serra, Cerne e Richter; a Estrada Alcidinho; o Condomínio Villagos e parte da Linha Capinzal. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 17h.

Escola

Outra obra entregue a comunidade foi a nova Escola Básica Municipal Goio-En. Construída também em parceria com o Consórcio Foz do Chapecó, vai atender aproximadamente 60 alunos divididos nas turmas de pré-escolar e de 1ª a 5ª série. A nova estrutura possui área total de 478,91 m², contemplando seis salas de aula, sala de professor, laboratório de informática, secretaria, banheiros adaptados, refeitório, cozinha e lavanderia. O valor investido na obra foi de R$ 550.000,00.



Postado por Matheus,
Horário: 22:21,
Data: 04/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Tertúlia da Melhor Idade será nesta quarta-feira

Os idosos de Chapecó terão uma tarde diferenciada na próxima quarta-feira. A Prefeitura de Chapecó promove através da Fundação de Ação Social (FASC) a terceira edição da Tertúlia da Melhor Idade. O evento será realizado no CTG Vaqueanos do Oeste a partir das 13h30.
A primeira edição foi em 2010 e comemorou o aniversário de dois anos da Cidade do Idoso. No ano passado o evento se consolidou no calendário do município. Para a Diretora Presidente da FASC, Belenite Frozza, a intenção é fazer um evento cada vez melhor para os idosos chapecoenses. “O destaque da Tertúlia são os talentos da terceira idade, que farão apresentações artísticas ligadas ao tradicionalismo gaúcho”, explica.
Este ano, além da mostra dos idosos estão programadas apresentações dos Centros de Tradições Gaúchas de Chapecó. Outra atração é o baile com o conjunto Os Gauchinhos do Sul. A expectativa é de que 1.500 idosos participem.


Postado por Matheus,
Horário: 22:10,
Data: 04/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Instituições fazem gestões com autoridades educacionais em Brasília

Dirigentes de universidades comunitárias catarinenses filiadas ao Sistema Acafe estiveram em Brasília para audiências com autoridades da área educacional. Entre os dirigentes, a Unochapecó foi representada pela vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Maria Aparecida Caovilla, em reuniões no Ministério da Educação e com a bancada de parlamentares catarinenses na capital federal.
No MEC, foi entregue ofício ao ministro Aloízio Mercadante, que reitera a solicitação para converter em bolsas de estudos de graduação e pós-graduação lato sensu o passivo tributário, conforme tratativas em andamento no Ministério da Fazenda, Secretaria de Relações Institucionais, Fórum Parlamentar Catarinense e outros órgãos federais. Também foi tratado sobre a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (Cebas) e a adesão ao Prouni. Outro assunto foi a inclusão das instituições de ensino superior e fundações sem fins lucrativos nos editais públicos de fomento ao ensino, pesquisa e extensão e a participação em programas como Pró-engenharias, Pró-licenciaturas e da área de Humanas e Sociais. Também foi defendida a criação no sistema E-mec da categoria de “Especial” para permitir a adesão de instituições comunitárias ao Prouni.
À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram feitos pedidos referentes aos programas de pós-graduação stricto sensu, ampliação de bolsas e manutenção dos programas Pibid e Parfor, como forma de fortalecer a formação de recursos humanos para o magistério. Também foi solicitada a inclusão das instituições comunitárias no edital Pró-equipamentos ou a abertura de edital específico. Outro pedido foi para possibilitar que cursos stricto sensu que possuem conceito quatro possam submeter propostas para ofertas de mestrados e doutorados interinstitucionais.
No Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foi destacada a importância do Acordo de Cooperação Técnica formalizado com o Sistema Estadual de Ensino. Também foram abordados aspectos relativos ao sistema E-mec para cadastramento das instituições do Sistema Acafe na categoria de “Especial”, para permitir condições de fazer adesão ao Prouni.


Postado por Matheus,
Horário: 22:05,
Data: 04/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Ganhadora da promoção Dia das Mães no shopping

Clarice Beatriz Neumann é a ganhadora da promoção realizada pelo Shopping Pátio Chapecó alusiva ao Dia das Mães.
Entre cerca de 32 mil cupons cadastrados no balcão de troca, um dos oito depositados por Clarice foi o sorteado.
Com isso, ela ganhou o carro Renault Clio. Hoje moradora em União da Vitória, residiu por oito anos em Chapecó e há dois anos está nessa cidade do Paraná.


Postado por Matheus,
Horário: 21:59,
Data: 04/06/12,
Fonte: Extra Comunica.