Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 27 de março de 2012

Começam as aulas do Programa Brasil Alfabetizado

As aulas do Programa Brasil Alfabetizado realizadas nos bairros e em comunidades do interior de Chapecó iniciaram esta semana. Através das atividades, jovens, adultos e idosos têm a oportunidade de aprender a ler e a escrever. O Programa é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação (MEC).
Segundo a Secretária de Educação Astrit Tozzo, dentre os resultados obtidos estão à redução no índice de analfabetismo, a oportunidade para a realização do exercício pleno da cidadania, a melhoria na qualidade de vida dos estudantes e da família, e a possibilidade de continuar os estudos. “Educação é um direito de todos em qualquer momento da vida. Poder abrir as portas da sala de aula àqueles que antes não tiveram oportunidade para estudar é muito mais que ensinar a ler e escrever, é possibilitar que sejam cidadãos ativos na comunidade a qual pertencem. Isso reflete diretamente no desenvolvimento do nosso município”, afirma.
As aulas do Brasil Alfabetizado acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, em Escolas Básicas Municipais, Centros de Educação Infantil, Centros Comunitários e Associações. Os interessados em participar de aulas de alfabetização ou que queiram melhorar a leitura e escrita, devem entrar em contato com o Centro Educacional de Jovens e Adultos Municipal (Cejam).


Postado por Matheus,
Horário: 22:33,
Data: 27/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Núcleo da ACIC oferece consultoria gratuita

Disponibilizar aos associados uma ferramenta de apoio gratuita visando melhorar a competitividade das empresas através de consultores especializados. Com este objetivo o Núcleo de Consultorias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) oferece o serviço de consultoria gratuita aos associados da entidade.
A orientação acontecerá por meio de consultas pré-agendadas, com duração de uma hora, na qual o profissional indicará ao associado serviço especializado que atenda suas necessidades. A expectativa é desmistificar que consultoria é somente para empresas de médio e grande porte e mostrar os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo da ACIC.
Segundo a coordenadora do Núcleo, Débora Schneider, a iniciativa surgiu como prestação de serviços para a sociedade empresarial, no intuito das empresas terem um diagnóstico gratuito de sua gestão em todas as áreas. “Boa parte dos empresários sabe que está com problema, mas não consegue definir. Desta forma, a consultoria orientativa faz uma análise e indica quais setores estão deficitários. Geralmente, uma das áreas mais lembradas pelo empresário é a financeira, o que é consequência de problema de outro setor”, explica.
Podem solicitar o serviço todas as empresas associadas à ACIC. De acordo com Débora, o principal benefício para os empreendimentos é ter um diagnóstico gratuito realizado por um consultor qualificado.

NÚCLEO SETORIAL

Os objetivos do Núcleo Setorial são desmistificar e promover a importância dos serviços de assessoria organizacional, demonstrar para a comunidade os serviços oferecidos na região, promover a credibilidade das empresas nucleadas, gerar negócios e parcerias, edificar o trabalho dos parceiros através da indicação positiva e promover a capacitação e fortalecimento dos associados.
Além disso, promover a troca de experiências, conhecimentos e tecnologias, adoção de procedimentos uniformes na prestação dos serviços, garantir a qualidade nos processos de auditoria, integração e contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Os princípios são ética, comprometimento, respeito, transparência nas relações, cooperação e colaboração. Participaram as empresas Advice, ATUARH, AZ Gestores Organizacionais, B4 Soluções, Consultar RH, Contaseg, Intellibis, Martinelli Auditores, MD Consultoria, P & Z Consultoria e Assessoria, Proteger Marcas e Patentes, Psicóloga Debora Matte, Renova Marcas e Patentes, Wise Assessoria, Work Result.


Postado por Matheus,
Horário: 16:58,
Data: 27/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Mercomóveis 2012: Setor moveleiro participa da Semana do Meio Ambiente de Chapecó

Uma iniciativa inédita marcará o mês de junho em Chapecó. O setor moveleiro, através da Mercomóveis 2012, participará no período de 5 a 8 de junho, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, das exposições da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal de Chapecó.
A participação demonstra a preocupação do setor moveleiro em preservar a natureza e integra o conjunto de ações voltadas à sustentabilidade implantadas pela feira. Nesta oitava edição da Mercomóveis, a comissão central organizadora lançará a ação “ecoeficiência industrial”, que consiste em disponibilizar espaço e motivar as empresas expositoras a apresentarem os cases voltados à preservação do meio ambiente.
Os chapecoenses e a comunidade regional poderão conferir na exposição da Semana do Meio Ambiente alguns exemplos de empreendimentos que implantaram medidas de sustentabilidade. O presidente da Mercomóveis 2012, Nivaldo Lazaron Junior, explica que muitas empresas já implantaram ações na área ambiental, como o sistema de captação de água da chuva, ações para redução de resíduos, equipamentos e máquinas com dispositivos de diminuição do consumo de energia.

FEIRA

A Mercomóveis está programada para o período de 27 a 31 de agosto, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC) e reunirá indústrias de grande, médio e pequeno porte do setor. Também estão confirmados a 2a Mostra de Máquinas Moveleiras (gerou em torno de R$ 8 milhões em negócios na 1a edição, em 2010) e o 5° Salão Design.
As expectativas apontam para mais de 20 mil visitantes. Os negócios estão estimados em R$ 200 milhões. Serão mais de 14 mil metros quadrados de área, com cerca de nove mil metros para exposição, disponibilizados nos pavilhões do parque.
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), da FIESC, Badesc, BRDE e do Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é da Prefeitura Municipal de Chapecó e do Sebrae/SC.


Postado por Matheus,
Horário: 16:46,
Data: 27/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Robôs invadirão a EXPEN 2012 nesta semana, em Chapecó

Não é ficção científica. Os robôs invadirão a EXPEN 2012 – Feira de Multissoluções em Gestão, Serviços e Tecnologia que a Associação Comercial e Industrial (ACIC) promoverá nesta semana, dias 29, 30 e 31, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.
A equipe de Competições Tecnológicas Araranguá Intruders, ligada ao Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina, apresentará, durante a feira, um time de futebol de robôs.
O objetivo é demonstrar como diversas tecnologias de ponta, aliando hardware e software, podem ser usadas no controle de processos, nas indústrias e em todas as máquinas presentes no cotidiano das pessoas, explica o coordenador geral Francis Marcel Post.
A construção de um time de futebol de robôs não é brincadeira – é trabalho, pesquisa e estudo porque envolve a integração de diversas tecnologias: como projeto de agentes autônomos, cooperação em sistemas multiagentes, estratégias de aquisição de conhecimento, engenharia de sistemas de tempo real, sistemas distribuídos, reconhecimento de padrões, aprendizagem, controle de processos, projeto de hardware etc.
Para incentivar a pesquisa nestas áreas foi criada a RoboCup Robot World Cup, uma iniciativa de um grupo internacional de pesquisadores em Inteligência Artificial e Robótica que propõe um problema padrão a ser solucionado: uma partida de futebol de robôs. Esta iniciativa permite que diversas técnicas destas áreas sejam testadas e, principalmente, comparadas em termos de eficiência. Trata-se de uma ação conjunta da Sociedade Brasileira de Automática, da Sociedade Brasileira de Computação e do instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos com RoboCup para divulgar e promover os avanços tecnológicos na área de Robótica Móvel Inteligente.
A equipe de competições tecnológicas Araranguá Intruders é composta por alunos e professores dos cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenharia de Computação e Engenharia de Energia. Participa da categoria F180 Small-Size especificada pela Robocup, que limita o tamanho dos robôs a 18 cm de diâmetro por aproximadamente 15 cm de altura. Está organizada em subequipe técnica, responsável pelo desenvolvimento dos robôs e o sistema de controle e subequipe administrativa, responsável pela gestão e captação de recursos.

COOPERAÇÃO

A EXPEN é uma iniciativa da ACIC através dos Núcleos das Empresas de Base Tecnológica, do Jovem Empreendedor e de Consultorias. Integra as áreas de soluções em software, hardware, consultoria empresarial, gestão de processos, gestão de recursos humanos, terceirização, gestão de marketing e capacitação profissional.
A feira integra diferentes atividades econômicas e apresenta soluções referentes ao planejamento, abertura e estruturação de novas empresas, empreendedorismo, crédito, legalização, tributação, uso e aplicações de ferramentas tecnológicas, entre outros serviços fundamentais para as empresas.
O programa estabelece palestra com o professor e consultor em gestão empresarial Waldez Luiz Ludwig, com o presidente da Vonpar Ricardo Vontobel e apresentação do grupo de teatro Seu Chico. Também estão previstos oito workshops e sessão de negócios em parceria com o Sebrae.
A entrada para visitação é gratuita, mediante credenciamento que está disponível através do site www.feiraexpen.com.br. A feira tem o patrocínio do BRDE e apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Unimed Chapecó, Badesc, Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Vonpar, Celeiro, Cooperativa Agroindustrial Alfa, Senai, Sebrae, Prefeitura Municipal de Chapecó e a Unoesc.


Postado por Matheus,
Horário: 16:17,
Data: 27/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Marista inicia temporada conquistando títulos

As categorias Sub 9, Sub 11 e Sub 13 do Marista/ Superalfa/ Mepar/ Discfone conquistaram o título do Quadrangular Interestadual de Futsal. O evento aconteceu na sexta-feira (23), sábado (24) e domingo (25) em Chapecó e envolveu quatro forças do nosso salonismo de base. Desfilaram em nossas quadras craques das equipes do Sercesa/ Ulbra de Carazinho/RS, Grêmio Industrial Patobranquense/PR, Bugre do Oeste de São Miguel do Oeste e os anfitriões.
Na quadra as equipes do Marista não deram chances para os adversários e venceram todos os seus confrontos. "Foi um bom teste para nossos atletas e acreditamos que estamos no caminho certo para colher bons frutos na temporada", comentou o professor Alex Michelon.
O professor Somensi do Marista acredita que iniciar os treinamentos em fevereiro possibilitou uma condição melhor de treinamento para nossos atletas. "Acredito que estamos prontos para os primeiros jogos do Campeonato Estadual que devem ocorrer em abril e que é nosso grande desafio", finalizou o professor.


Postado por Matheus,
Horário: 15:47,
Data: 27/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Futsal Marista.

Marechal Bormann/Goio-En vence a primeira etapa dos Jogos do Interior

No último domingo (25), foi realizada a primeira etapa dos Jogos do Interior de Chapecó. Promovido pela Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Esporte e Lazer, o evento está na terceira edição.
A etapa ocorreu na comunidade de Rodeio Bonito, onde foram disputadas as modalidades de Bocha, Futebol Suíço, Futsal Infantil Masculino, Futsal Masculino e Feminino, Canastra Masculino e Feminino, Truco e Três Sete. Disputaram as comunidades de Rodeio Bonito, Marechal Bormann/Goio-En, São Roque/Sede Trentin/Baronesa da Limeira e Faxinal dos Rosas, pela Chave A.
A equipe de Marechal Bormann/Goio-En sagrou-se campeã da etapa, acumulando 21 pontos. Na segunda colocação ficou a comunidade de Rodeio Bonito, com 13 pontos, seguida pela equipe de Faxinal dos Rosas, com sete pontos. O Secretário de Esporte e Lazer, Clóvis Marinello, destaca que os Jogos são uma forma de promover a integração e o lazer entre as comunidades.
No próximo dia 15 de abril, vão disputar à competição as equipes da chave B, onde disputam às comunidades de Sede Figueira/Linha Batistello, São Vendelino, Linha Sarapião e Alto da Serra/Linha Pedro e Paulo. Os Jogos serão realizados na comunidade de Linha Sarapião.


Postado por Matheus,
Horário: 15:33,
Data: 27/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura inaugura nova Feira Livre no bairro Santo Antônio

O novo espaço destinado a Feira Livre de Produtos Coloniais e Agroecológicos do bairro Santo Antônio foi inaugurado no último final de semana. O local, construído anexo ao campo de futebol da comunidade, foi edificado em alvenaria, com bancas individuais, facilitando o processo de comercialização entre agricultores e a população. O investimento da Prefeitura foi de R$ 87.493,87.
Com a nova estrutura, o município contará com cerca de 130 bancas, distribuídas em 10 pontos, sendo dois no centro e os demais distribuídos pelos bairros. Atualmente, as Feiras oferecem espaço para mais de 140 famílias que realizam suas vendas diretas, chegando a 300 famílias quando somados os agricultores que fazem vendas sazonais ou através de suas organizações.     
Para o Prefeito José Caramori, além de ser uma oportunidade de geração de emprego e renda, as feiras se apresentam como um espaço de difusão cultural. “Os pontos de feira, permitem ainda a socialização dos agricultores entre si e com as comunidades locais, através das conversas informais entre amigos e das histórias de vida dos próprios feirantes, valores fundamentais quando se consideram os aspectos do desenvolvimento de uma sociedade”, conclui.




Postado por Matheus,
Horário: 15:16,
Data: 27/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Colégio Dinâmico é o novo patrocinador do Blog Notícias de Chapecó

O Blog Notícias de Chapecó – um dos mais acessados na região – vem conquistando novos patrocinadores. Hoje, dia 27, foi fechado um contrato financeiro com o Colégio Dinâmico.
A escola, que está situada na Avenida Nereu Ramos, possui ampla e moderna estrutura física, além de uma equipe qualificada de professores.


Postado por Matheus,
Horário: 14:57,
Data: 27/03/12.