Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sábado, 2 de junho de 2012

Livro de professores orienta sobre redação jornalística

“Redação jornalística multimeios: técnicas para jornalismo impresso, jornalismo online, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo” é o título de livro que foi lançado em Chapecó na última sexta-feira, 1 de junho, de autoria de professores do curso de Jornalismo da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. A obra é uma publicação da Editora Argos, da Unochapecó, e seu lançamento ocorreu dentro da programação do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul (IntercomSul). 
O livro apresenta orientações teórico-práticas para a produção de textos jornalísticos. Com base em estudos teóricos e em práticas do mercado midiático, é um instrumento produzido para servir de apoio e de orientação, com regras básicas para escrever com objetividade, clareza e precisão. Indica procedimentos para a redação em jornalismo impresso, jornalismo online, radiojornalismo e telejornalismo e orienta para práticas de fotojornalismo. Também apresenta o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que representa um embasamento comportamental para quem estuda e para os profissionais. A atuação do curso de Jornalismo da Unochapecó, posicionado entre os cinco melhores do país pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2009) também é apresentada, juntamente com as linhas de seu projeto pedagógico. 
Organizado pelo professor Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira, que também escreveu o conteúdo sobre Jornalismo impresso, o livro tem o prefácio do professor José Amaral Argolo, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também participam da obra os professores Érico de Assis, que aborda o jornalismo online, Mariângela Storniolo Torrescasana, que trata sobre radiojornalismo, Ilka Goldschmidt Vitorino, responsável pela parte de telejornalismo, e Eliane Marta Fistarol, que trata sobre fotojornalismo.

Rigor e elegância no texto

Conforme o organizador, as indicações do livro não suprimem o aprendizado através dos ensinamentos teóricos e das orientações práticas detalhadas pelos docentes em salas de aula e em laboratórios, muito menos o debate sobre novos procedimentos na área. Por isso, não tem a intenção de moldar quem o utiliza, muito menos tolher a criatividade na apuração das informações e na redação do texto jornalístico, mas sim indicar caminhos para que ocorra de maneira que seja agradável ao leitor, ouvinte ou telespectador.
“O livro pretende contribuir para que o texto seja elaborado com rigor na apuração, seleção e hierarquização correta das informações, planejamento, organização e sequência lógica, com argumentação consistente, e também busca evitar a padronização, para que a construção do texto tenha fluência e seja elegante e atrativa ao receptor”, especifica o professor Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira.


Postado por Matheus,
Horário: 20:36,
Data: 02/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Bombeiros de Chapecó durante o sábado

Às 07h17min atendida no Acesso Plínio Arlindo de Nes, bairro Belvedere, vítima de saída de pista de veículo. Jandir Luiz Tressoldi, 47 anos, apresentava lacerações na face e cabeça. Imobilizado em maca rígida e conduzido ao PS do Hospital Uniclínicas.
E às 15h53min atendido na Rua Nilson Braun, bairro Parque das Palmeiras, Reinaldo Bernardelli, 49 anos, que sofreu queda. Apresentava perfuração no braço direito decorrente de objeto encravado, o qual foi retirado pela própria vítima. Efetuados procedimentos e conduzido ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 20:15,
Data: 02/06/12,
Fonte: COBOM.