Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

De 28 a 30 de junho: Gestão estratégica torna lojistas de Chapecó mais competitivos

Oferecer uma visão prática e aplicada nas tendências do setor, do trabalho nas diversas áreas e operações da empresa varejista, proporcionando modelos e técnicas consagradas no varejo. Com este objetivo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove no período de 28 a 30 de junho, o curso “Gestão Estratégica de Empresas no Varejo”, no auditório da entidade. O ministrante será o professor Verner Luiz Antoni.
O treinamento ocorrerá na quinta e sexta-feira (28 e 29) das 18 às 23 horas e no sábado (30) das 8 às 13 horas, e terá carga horária de 15 horas. Podem participar da atividade gestores, administradores, diretores, empresários, gerentes e líderes empresariais.
A iniciativa integra o plano de ações do Planejamento Estratégico da CDL Chapecó que estabeleceu missão, visão, negócio e valores. A medida foi elaborada por meio de convênio com a Unoesc Chapecó. “O intuito é fornecer serviços para a administração do comércio varejista. Neste sentido, foram pensados produtos e ações para ampliar a representatividade dos associados, bem como promover o fortalecimento das empresas”, observa o presidente da entidade Gilberto João Badalotti.
Os participantes aprenderão tendências do varejo, etapas do planejamento, posicionamento de mercado, compreensão do comportamento do consumidor, análise da concorrência e funções de decisões do mix do varejo. “Atualmente o mercado é bastante competitivo e as empresas precisam ser muito criativas para ter a preferência dos clientes. Um dos aspectos mais importantes para manter a empresa atuante e em crescimento é a gestão estratégica, que exige a capacitação dos gestores para adequá-los às demandas do setor”, explica o professor Verner Luiz Antoni.
Para participar do curso o investimento será de R$ 239 para associados da CDL, valor que pode ser parcelado em até três vezes no boleto, para não associados o valor é de R$ 359. Inscrições e mais informações pelo telefone 3319-4300 ou pelo e-mail eventos@cdlchapeco.com.br


Postado por Matheus,
Horário: 00:42,
Data: 23/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Profissionais debatem ações de enfrentamento às drogas

No planeta há aproximadamente 200 milhões de usuários habituais de drogas proibidas pelas convenções da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse número é superior à população brasileira e representa que uma entre 20 pessoas utiliza consome entorpecentes, conforme pesquisa da University of South Wales (Sydney-Austrália). Preocupada com o crescente número de consumidores, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) promove na terça-feira (26) palestra que marca o Dia Internacional de Combate às Drogas.
O evento ocorre das 14 às 17 horas, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó (SDR). Participarão trabalhadores das políticas de assistência social, educação, saúde, segurança pública, conselheiros municipais e demais interessados. “O evento tem como objetivo reunir os atores das políticas intersetoriais que trabalham com esta temática, visando discutir esta questão para planejar ações de enfrentamento, controle, combate, prevenção e tratamento ao uso indevido de drogas”, explica o secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig. 
De acordo com a assessora em assistência social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, a temática é uma realidade nos municípios da microrregião. “Precisamos encontrar mecanismos que previnam o uso e tratem dos dependentes destas substâncias”, afirma.
A palestra será ministrada pelo professor Marcelo Wundervald, Policial Militar há 14 anos, formado em Artes, pós-graduado em Educação, mestrando em Teatro. Possui cursos em leituras dramáticas, contação de história e dramatização Lúdica. Também é professor no Instituto Inova de Pós-Graduação e no Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (UNICS-PR).

PESQUISA

Conforme o levantamento dos 200 milhões de usuários habituais no planeta, aproximadamente cerca de 125 milhões usam maconha e entre 14 e 21 milhões consomem cocaína, incluída a forma solidificada, conhecida por crack. Por ano, as drogas ilícitas matam 250 mil pessoas.


Postado por Matheus,
Horário: 00:33,
Data: 23/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Intercâmbio de jovens no exterior será tema da FACE

Intercâmbio de estudantes em diversos países será tema da Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação – FACE 2012 – programada para os dias 26 a 28 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó. A feira destina-se a estudantes, professores, gestores de educação e pesquisadores, reunirá 45 expositores e atrairá 12.000 visitantes.
O coordenador geral Leonardo Rinaldi antecipou que um dos cinco núcleos focará o intercâmbio e estudos no exterior. Trata-se de uma “subfeira” que ocorrerá dentro da FACE e tem como objetivo oferecer informações sobre programas de estudos e intercâmbio em diversos países, possibilitando o contato direto com representantes de instituições de ensino de várias partes do mundo e com agencias de intercâmbio.
Esse núcleo promoverá, também, um intercâmbio cultural, gerando experiências que podem mudar nossa maneira de enxergar o mundo. O público-alvo do núcleo é formado de estudantes do ensino médio, cursos técnicos e universitários, além de outros interessados. As atividades previstas consistirão em bate-papos, palestras e atividades culturais sobre o tema, informações sobre vistos, seguros, cursos de idiomas, graduação, pós-graduação, extensão, ensino médio, estágio e cursos de férias.
Entre as abordagens selecionadas estão às oportunidades, os benefícios e as modalidades de intercâmbios. Rinaldi lembra que mais de 20 instituições de ensino superior atuam em Chapecó, entre as quais, três universidades. São 15 mil estudantes distribuídos em aproximadamente 50 cursos de graduação. A cidade possui instituições privadas, comunitárias, estaduais e federais.
Os outros núcleos focalizarão os temas “Profissões e mercado de trabalho”, “Ciência, tecnologia e inovação”, “Empreendedorismo juvenil” e “Escola para inovar/para ensinar”.
A programação da FACE contemplará, ainda, 44 palestras além de oficinas, aulões preparatórios, apresentações artístico-culturais, competições e bate-papos. Essas atividades são gratuitas mediante inscrição no site da feira ou durante o evento. As palestras terão a duração média de 40 minutos e serão distribuídas em horários e locais de acordo com os temas e públicos.

TRAVELMATE

Entre os expositores da próxima edição está a Travelmate Intercâmbio & Turismo que participará pela primeira vez. Instalada em Chapecó, em março deste ano, a empresa é focada em programas de estudo e trabalho no exterior, oportunizando aos estudantes aprender um idioma ou aprofundar o conhecimento da língua estrangeira em uma das mais de 200 escolas que representa no mundo todo. São mais de 40 destinos em todos os continentes. Também possibilita o aprimoramento profissional ou a participação em um curso na área de formação da pessoa que tiver interesse.
“Através da participação na Face, esperamos conquistar maior visibilidade e fortalecer a inserção da Travelmate no público da feira, que também representa nosso público-alvo”, ressalta a proprietária da franquia de Chapecó, Fernanda Bastian Meneghel.


Postado por Matheus,
Horário: 00:11,
Data: 23/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Excelência no atendimento garante expansão nas vendas

Porque o cliente entrou na loja e não comprou? Essa e outras dúvidas foram esclarecidas durante a palestra “Venda mais, venda sempre”, ministrada na noite da última quinta-feira (21), pelo consultor empresarial Emmanoel José Lourenço. A iniciativa foi da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e integrou aproximadamente 160 profissionais na Cantina do Cesec.
O palestrante abordou aspectos gerais da venda como prospecção, abordagem, fechamento e fidelização, com foco no novo consumidor. “Antigamente os pais influenciavam os filhos e agora o processo é contrário. Isso ocorre porque as famílias são menores, o que proporciona uma aquisição maior de produtos. O cenário atual auxilia na ampliação do consumo e no acesso as novidades”, explicou Lourenço.
Nesta nova era as empresas que não estão sintonizadas com as tecnologias estão fadadas a fechar. Isso ocorre porque o cliente não é mais da empresa, e sim do vendedor. “Os empresários que não valorizam as equipes, por meio de capacitação, reconhecimento, incentivo e elogio correm o risco de criar barreiras nestes relacionamentos que evitam o desenvolvimento do negócio”, alertou.
Lourenço apresentou dados de um levantamento nacional que revelou que 95% dos clientes deste ano são os mesmos de 2011. “A análise da pesquisa mostrou que as empresas não estão expandindo a cartela de consumidores, não estão experimentando oferecer novos produtos. Então, se o empresário não consegue prospectar novos mercados precisa mudar as estratégicas para buscar a fidelização”.
Os participantes também aprenderam técnicas de neurolinguística, que usa o poder da mente na efetivação de vendas. Além disso, identificar pontos sensoriais como visual, auditivo e cinestésico. Conforme o palestrante, ao fazer essa análise os profissionais poderão entender como o outro age e desenvolver habilidades para compreender os reais anseios.
A orientação aos empresários é de visualizar o setor a longo prazo, sendo que os pequenos detalhes farão a diferença. O vendedor precisa buscar o cliente e não esperar que ele venha até a loja, por isso é fundamental adotar estratégias criativas e diferenciadas. Outra medida importante é definir o foco para qual será trabalhado.
O relacionamento fora da empresa também soma pontos aos profissionais. “Chamar pelo nome, conversar e principalmente compreender que o cliente nem sempre vai à loja para comprar”, ressaltou.
Segundo o palestrante, dois terços dos fatores que proporcionam a perda de clientes é a falta de atendimento, seja de conveniência, facilidade de acesso ou entrega de produto. Outras falhas comuns são de abordagens com utilização de chavões, falta de argumentos de venda, comodismo, postura inadequada e falta de motivação.
O vendedor deve ouvir mais do que falar. Fazer perguntas abertas para ter a percepção do que o consumidor procura. Se não efetuar a venda, deixar um canal aberto ou perguntar se ficou alguma dúvida sobre o produto. Para o palestrante, o cliente sai da loja sem comprar porque o vendedor não entendeu qual era a sua necessidade.


Postado por Matheus,
Horário: 23:47,
Data: 22/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Dias 19 e 20 de julho em Chapecó: Curso aborda impostos e contribuições

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), promove nos dias 19 e 20 de julho, das 8 às 18 horas, no Mogano Business Hotel em Chapecó, o curso “Retenção de Impostos e Contribuições”. 
O objetivo, segundo o coordenador de treinamentos do Sescoop/SC, Ramiro Hensel, é apresentar e discutir de forma integrada os aspectos legais e práticos das normas jurídicas que disciplinam as retenções de impostos e contribuições.
O cronograma inclui o Imposto sobre Serviços (ISS), PIS/CONFINS/CSLL, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Imposto de Renda (pessoa física/pessoa jurídica), fato gerador da retenção, fonte pagadora obrigada a reter, serviços sujeitos à retenção, período de apuração, alíquotas, códigos, vencimentos, responsabilidade e obrigações acessórias.
O curso será ministrado pelo contador tributarista, Marcelo Henrique da Silva. Especialista em Filosofia e Hermenêutica Constitucional, Direito Tributário, Direito Empresarial e em Contabilidade Gerencial e Societária, o instrutor é ex-colunista tributário, professor convidado em pós-graduação de Direito Empresarial, Direito Tributário e Contabilidade, palestrante Nacional e sócio-fundador da Business Contábil e Tributário. Também é palestrante do II Simpósio Nacional de Direito Tributário, em Santa Maria (RS) e do 13° Simpósio Estadual de Contabilidade FECEA/UNESPAR.
Informações pelo telefone (48) 3878 8800 ou pelo www.ocesc.org.br.


Postado por Matheus,
Horário: 23:26,
Data: 22/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Contagem regressiva: Mercomóveis 2012 reúne expositores para orientar sobre a feira

Inovação, design e praticidade. Esses são os principais conceitos de móveis que estarão em exposição na Mercomóveis 2012. Para apresentar os detalhes e orientar sobre as regras de funcionamento, a Comissão organizadora reuniu na tarde da última quinta-feira (22) os expositores da maior feira do setor do Estado de Santa Catarina, programada para acontecer no período de 27 a 31 de agosto, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó.
Há pouco mais de 60 dias para a abertura oficial da terceira maior feira do Brasil, todas as atenções estão voltadas para que nesse ano o evento supere as edições anteriores e seja a melhor Mercomóveis de todos os tempos, enfatiza o empresário Osni Verona, presidente das entidades promotoras: Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale).
Mais de 150 pequenas, médias e grandes empresas apresentarão o que há de mais moderno no setor. Para que tudo funcione com equilíbrio, os expositores conheceram a equipe técnica, as normas de uso dos locais da feira, as estratégias de marketing, além dos fornecedores de serviços (terceirizados) que cuidarão da montagem de estandes, limpeza, segurança, estacionamento, alimentação etc.
De acordo com o diretor executivo da Amoesc/Simovale, Leonel Felipe Beckert, foi uma importante ação, pois os expositores tiveram acesso a todas as informações referentes à infraestrutura, conheceram os prestadores de serviços oficiais e tiveram acesso às ferramentas de marketing da feira. Também foram reforçadas as regras básicas para o bom funcionamento do período de montagem e realização do evento. "É gratificante ver o crescimento, o desenvolvimento e o profissionalismo que cada edição vem alcançando. Isto é um reflexo de que as empresas expositoras estão se consolidando no mercado e demonstrando o alto nível de qualidade, competitividade e profissionalismo". 
O diretor executivo da SonoTop Espumas e Colchões Ezequiel Dutkevis observou que a empresa participa pela primeira vez da Mercomóveis. Criada há dois anos, na cidade de Xaxim, investe em tecnologia avançada, oferecendo produtos que seguem novidades e tendências do mercado, voltadas à classe média-alta. Dutkevis vê na feira uma oportunidade de ampliar os contatos e expandir os negócios. “Nosso foco é o mercado interno, mas teremos um bom momento para prospectar novos clientes do Brasil e também de outros países. Acreditamos no potencial da feira para apresentar o que a empresa tem planejado de mais inovador para atender os consumidores”, declarou.
Pela terceira vez na feira, o empresário Sergio Mate, da Clarice Eletrodomésticos de Pinhalzinho, destacou que a Mercomóveis é uma oportunidade ímpar para divulgar a empresa por vários motivos. Um deles, por ela ser local, o que possibilita levar os compradores para conhecer também a indústria. “Estar em casa é uma forma de fortalecer a marca dos nossos produtos, mas de expor a excelência na fabricação de cada item comercializado”. Complementou destacando o referencial da região no setor e a importância da realização do evento para fortalecer a economia regional e, especialmente, o setor moveleiro. Para a feira, Matte acrescentou que a empresa, que atua na linha branca de eletrodomésticos, prepara diversas surpresas e novidades ao visitante/comprador.
O vice-presidente da Mercomóveis 2012, José Derli Cerveira, salientou que são aguardados mais de 20 mil visitantes, com estimativa de negócios em R$ 200 milhões. O evento ocupará mais de 14 mil metros quadrados de área, com cerca de nove mil metros para exposição, disponibilizados nos pavilhões do parque. Entre os destaques também estão o 5º Salão de Design, a 2ª Mostra de Máquinas Moveleiras e as rodadas de negócio. As inovações voltadas à sustentabilidade serão mais um diferencial. “A ação ecoeficiência industrial disponibilizará espaço para as empresas expositoras apresentarem cases voltados à preservação do meio ambiente”, complementa Cerveira.
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), FIESC, Badesc, BRDE e Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é da Prefeitura Municipal de Chapecó, Projeto Brazilian Furniture/APEX e Sebrae/SC.

PRESTADORES DE SERVIÇO

Atuarão na prestação de serviços durante a feira as seguintes empresas: Flytour (Agência oficial de viagem), AMD Studio (arquitetura), MB Comunicação (Assessoria de imprensa), FBA Sistemas (coletores de dados e credenciamento), Floricultura Thalismã, UQ design e Eventos, Grafopel indústria gráfica, TecPrint impressão digital, Prática serviços, Inviolável Segurança, Sul eventos, Hangar empadaria e Don Sini (restaurantes) e BS Áudio.


Postado por Matheus,
Horário: 23:08,
Data: 22/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

Bombeiros de Chapecó durante a 6ª feira

Foram atendidas 10 ocorrências, sendo 03 acidentes de trânsito, 05 casos clínicos, 01 auxílio diverso e 01 vítima de atropelamento.
Atendido às 09h33min na Rua João Martins, Bairro São Cristóvão, Jardel M. da Silva, 22 anos, vítima de crise convulsiva. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e encaminhado ao HR.
E atendido às 15h07min na Avenida Senador Attílio Fontana, bairro Efapi, Natalin Wilker, 53 anos, vítima de atropelamento por caminhão. Apresentava grande ferimento na coxa direita. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e encaminhado ao HR.


Postado por Matheus,
Horário: 22:43,
Data: 22/06/12,
Fonte: COBOM.

Grupo DVA vai ao Vício Motor Show em Chapecó

A DVA Automóveis é uma das grandes atrações do Vício Motor Show, neste final de semana, no Pavilhão da Efapi, em Chapecó. A empresa, representante das marcas Chrysler, Jeep, Dodge, Ram, Smart e uma das seis melhores do Brasil entre as concessionárias Mercedes-Benz, estará expondo algumas das opções comerciais mais cobiçadas no mundo.
Para encantar os olhos e despertar o desejo dos amantes das máquinas, a DVA exibe os modelos da Mercedes-Benz C 180 Turbo, C 63 AMG e GLK 300 Vision. Da Jeep, o arrojado Compass e o imponente Grand Cherokee. Vão ainda um modelo do crossover Dodge Journey e o irreverente e lúdico smart.
A organização do evento espera um público de 15 mil pessoas, que vão poder ver bem de perto esses carros de luxo, com sofisticado design de linhas marcantes, conforto absoluto, envolvente atmosfera interna e dirigibilidade prazerosa. Todos com desempenho impressionante e surpreendentes equipamentos de série. Além de recursos tecnológicos únicos. Só vendo mesmo!

CONVIDADOS 

Na segunda-feira, dia 25, a DVA Automóveis continua na cidade para uma ação dirigida a clientes. Os supervisores de vendas Isabela da Silva Costa e Gustavo Raccioppi estarão com uma equipe de profissionais da empresa no Hotel Lang Palace, recebendo convidados com coquetel e promovendo atendimento personalizado, para estreitar relacionamento com compradores em potencial no Oeste do Estado. Neste dia estarão disponíveis para agendamento de test drive os veículos Mercedes C 180 Turbo e 300C, Chrysler Town & Country e Dodge Journey. “Chapecó sempre acolheu muito bem as ações da DVA, o que nos incentiva a pensar em abrir uma loja na cidade. Isso deve se concretizar em pouco tempo, pois o mercado daqui é muito importante para nós”, comenta Raymundo José Amboni Júnior, Gerente de Vendas do Grupo DVA, que tem matriz em Florianópolis e operações em Blumenau.

DVA no Vício Motor Chapecó
Local: Pavilhão 04 do Parque de Exposições da Efapi
Dias: Sábado e domingo, 23 e 24 de junho de 2012
Horário: das 10h às 22 horas
Ingressos: R$ 20 (estudantes e idosos pagam meia-entrada, e crianças de cinco a 10 anos pagam R$ 5)

DVA no Hotel Lang Palace
Dia: 25 de junho de 2012
Endereço: Rua Sete de Setembro, 150 D. Telefone: (49) 3361.6868



Postado por Matheus,
Horário: 22:31,
Data: 22/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Grupo DVA.

Vereador Gringo tem indicações aprovadas para construção de academias ao ar livre

O vereador Ivaldo Pizzinatto (Gringo) teve as indicações 343, 344, 362 e 363 aprovadas pela Câmara. Nelas, sugere para que seja viabilizada a construção de academias ao ar livre nas comunidades do Alto da Serra, Água Amarela, Sede Figueira e no Distrito de Marechal Bormann.
Estas poderão ser usadas por todos os moradores que desejam praticar algum tipo de esporte. Os equipamentos serão utilizados de forma simultânea em local aberto, todos os dias. O projeto é uma forma de medicina preventiva e tem como objetivo promover a saúde e prevenir doenças.


Postado por Matheus,
Horário: 22:10,
Data: 22/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Campanha institucional para doação de sangue é promovida pela Inviolável

Com a proposta de salvar vidas e pela importância de realizar boas ações em favor das pessoas que necessitam, a Inviolável Segurança, através da campanha Empresa Solidária, está mobilizando seus colaboradores para o ato voluntário da doação de sangue. A ação, que está sendo desenvolvida no decorrer deste mês, realizou na quinta-feira, 21 de junho, a primeira etapa. Estiveram no Hemosc, para a coleta de sangue, o diretor da Inviolável, Gilson Vivian, e colaboradores da empresa.
De acordo com Bruna Pastório, técnica em segurança do trabalho, essa ação tem um vínculo social, que busca incentivar as pessoas para a doação. “É uma iniciativa que tem a intenção de conscientizar, e nesse sentido a Inviolável é solidária com o Hemosc e entende a importância deste ato para as pessoas que necessitam de sangue”.

Banco de sangue

A assistente social e coordenadora de captação de doadores do Hemosc de Chapecó, Eliana Ribicki, diz que é fundamental essa mobilização. “O Hemosc necessita de tipagens negativas, pois são as que menos temos em estoque. Além delas, precisamos de sangue tipos A-, O-, O+ e A+”, informa.      
O Hemosc atende de segunda a sexta-feira, das 7h até às 18h, sem fechar ao meio dia. Informações complementares sobre os procedimentos para a doação de sangue podem ser obtidas pelo telefone 3329-0550.


Postado por Matheus,
Horário: 16:40,
Data: 22/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

25 anos de RICTV Chapecó

A RICTV Record Chapecó realizou na noite de ontem, dia 21, na sala de cinema do Shopping Pátio Chapecó, um grande evento de comemoração aos seus 25 anos de atividades na área da comunicação. Participaram autoridades políticas de todo o estado, empresários, convidados e a direção executiva do Grupo RIC.
O público conferiu o crescimento da TV, fundada na cidade em 1987, através de um audiovisual. Foram feitas homenagens ao senhor presidente do Grupo RIC, Dr. Mário Gonzaga Petrelli. Pelo trabalho desenvolvido na comunicação foi homenageado o senhor Alfredo Lang, que foi o pioneiro no Oeste. O reconhecimento na área empresarial foi para o empreendedor, senhor Plínio David de Nês Filho. Agência publicitária mais antiga e empresas parceiras também foram homenageadas.
Para o Doutor Mário Petrelli é uma honra, diante de tanto esforço e dedicação, para o crescimento comunicacional: "acompanho Chapecó desde 1937, quando eu ainda era garoto, somos pioneiros e acreditamos no Oeste mais que qualquer um. Não vim comemorar, estou aqui para rever a qualidade e a competência que o pessoal tem". O vice-presidente, Marcelo Petrelli, comenta: "Os 25 anos da emissora mostraram que existe sim, uma forma nova para televisão. Chapecó está de parabéns duplamente, pois hoje é pioneira da TV regional do Brasil".


Postado por Matheus,
Horário: 16:26,
Data: 22/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / RICTV Chapecó.

População está “contaminada” por doenças mentais

Estima-se que 30% da população sofre algum tipo de perturbação mental e a tendência é esse percentual crescer, decorrências das adversidades sociais. Também existem cálculos identificando que até 50% das demandas de direitos e benefícios de trabalhadores, envolvem abalos à saúde mental. Entre os fatores que prejudicam a mente saudável estão à solidão, o desemprego, envelhecimento, stress, insônia, depressão e a dependência química, a que mais fere o equilíbrio mental. 
A depressão e ansiedade são dois dos principais fatores que causam doenças mentais e atingem expressivo volume de pessoas. Estudos disponíveis mostram grande preocupação com os efeitos do cenário sobre a produtividade dos profissionais. Como não há estrutura de tratamento ideal, metade dos casos sérios fica desacompanhada e 70% das ocorrências consideradas moderadas não recebem tratamento adequado. 
Este tema e suas graves consequências mobilizou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A presidente do CMDM Izelda Oro sugeriu medidas para minimizar os efeitos que vem “ganhando corpo”. As doenças mentais são responsáveis pela inatividade de centenas de trabalhadores. Também “comprometem sistematicamente a vida de expressivo número de famílias”, lamenta Izelda, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário. 
Em 2011 foi criado grupo de trabalho em saúde mental, coordenado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com participação da Secretaria Municipal de Saúde e outras instituições. A meta era elaborar projeto de pesquisa para conhecer e analisar a realidade do município no assunto, mostrando dados científicos. A iniciativa iria contribuir para a implementação da Política Municipal de Saúde Mental. 

A quatro mãos 

O grupo surgiu de reuniões da sociedade civil organizada “apreensiva com a realidade da dependência química no município”, destaca a professora Alessandra Regina Müller Germani, do curso de graduação em enfermagem da UFFS. Mais de 20 reuniões já foram realizadas e o trabalho está em fase de conclusão. 
O projeto vai traçar um diagnóstico em três eixos: saúde mental (psicopatologias), dependência química e uso de medicamentos psicotrópicos. A intenção é entrevistar 2.500 pessoas. A professora crê que agora no segundo semestre será possível iniciar o processo de coleta de dados. Os subsídios colhidos servirão de base ao município implantar políticas públicas para prevenir e combater os efeitos.


Postado por Matheus,
Horário: 15:47,
Data: 22/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Siticom.