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sexta-feira, 22 de junho de 2012

Excelência no atendimento garante expansão nas vendas

Porque o cliente entrou na loja e não comprou? Essa e outras dúvidas foram esclarecidas durante a palestra “Venda mais, venda sempre”, ministrada na noite da última quinta-feira (21), pelo consultor empresarial Emmanoel José Lourenço. A iniciativa foi da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e integrou aproximadamente 160 profissionais na Cantina do Cesec.
O palestrante abordou aspectos gerais da venda como prospecção, abordagem, fechamento e fidelização, com foco no novo consumidor. “Antigamente os pais influenciavam os filhos e agora o processo é contrário. Isso ocorre porque as famílias são menores, o que proporciona uma aquisição maior de produtos. O cenário atual auxilia na ampliação do consumo e no acesso as novidades”, explicou Lourenço.
Nesta nova era as empresas que não estão sintonizadas com as tecnologias estão fadadas a fechar. Isso ocorre porque o cliente não é mais da empresa, e sim do vendedor. “Os empresários que não valorizam as equipes, por meio de capacitação, reconhecimento, incentivo e elogio correm o risco de criar barreiras nestes relacionamentos que evitam o desenvolvimento do negócio”, alertou.
Lourenço apresentou dados de um levantamento nacional que revelou que 95% dos clientes deste ano são os mesmos de 2011. “A análise da pesquisa mostrou que as empresas não estão expandindo a cartela de consumidores, não estão experimentando oferecer novos produtos. Então, se o empresário não consegue prospectar novos mercados precisa mudar as estratégicas para buscar a fidelização”.
Os participantes também aprenderam técnicas de neurolinguística, que usa o poder da mente na efetivação de vendas. Além disso, identificar pontos sensoriais como visual, auditivo e cinestésico. Conforme o palestrante, ao fazer essa análise os profissionais poderão entender como o outro age e desenvolver habilidades para compreender os reais anseios.
A orientação aos empresários é de visualizar o setor a longo prazo, sendo que os pequenos detalhes farão a diferença. O vendedor precisa buscar o cliente e não esperar que ele venha até a loja, por isso é fundamental adotar estratégias criativas e diferenciadas. Outra medida importante é definir o foco para qual será trabalhado.
O relacionamento fora da empresa também soma pontos aos profissionais. “Chamar pelo nome, conversar e principalmente compreender que o cliente nem sempre vai à loja para comprar”, ressaltou.
Segundo o palestrante, dois terços dos fatores que proporcionam a perda de clientes é a falta de atendimento, seja de conveniência, facilidade de acesso ou entrega de produto. Outras falhas comuns são de abordagens com utilização de chavões, falta de argumentos de venda, comodismo, postura inadequada e falta de motivação.
O vendedor deve ouvir mais do que falar. Fazer perguntas abertas para ter a percepção do que o consumidor procura. Se não efetuar a venda, deixar um canal aberto ou perguntar se ficou alguma dúvida sobre o produto. Para o palestrante, o cliente sai da loja sem comprar porque o vendedor não entendeu qual era a sua necessidade.


Postado por Matheus,
Horário: 23:47,
Data: 22/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

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