Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Panorama político: Caso Chiarello

A morte do vereador Marcelino Chiarello está próxima de completar o oitavo mês. Ocorrida no dia 28 de Novembro de 2011, causou um grande pavor em toda a população chapecoense, afinal o político era atuante e não tinha medo de denunciar aquilo que possuía algum tipo de irregularidade. 
Já estamos vivendo o período eleitoral, onde a disputa a Prefeitura de Chapecó se resume a dois candidatos: José Caramori e Pedro Uczai. De certa forma, o acontecimento poderá ser utilizado pelo Partido dos Trabalhadores como artifício para retomar o poder na cidade. Se isso vier à tona, a ação deve receber todo o tipo de repúdio. O voto deve ser dado a quem apresentar as melhores propostas e não as maiores desculpas. 
Algumas pessoas apostam em uma reviravolta; outras em uma vitória ao natural. Destacamos que a esquerda tem uma boa base e, por consequência, sempre conquista bons números. Já à direita, de certa fora, tem a maioria. 
A coligação “O Povo de Novo” é formada pelo PSD mais 15 partidos. A “Aliança pela Vida” conta com o apoio de nove siglas partidárias.



Postado por Matheus,
Horário: 22:33,
Data: 12/07/12.

Trabalhadores no transporte de valores voltam ao trabalho nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 13, os trabalhadores no transporte de valores em Santa Catarina voltam ao trabalho. Inúmeros caixas eletrônicos ficaram sem dinheiro desde o dia 02, quando aconteceu a paralisação. A Justiça determinou reajuste de 4,88% no julgamento do dissídio coletivo. O valor corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e será aplicado também ao vale-alimentação. Os dias parados serão recebidos normalmente.


Postado por Matheus,
Horário: 22:02,
Data: 12/07/12.

Colégio Dinâmico realiza campeonato de futsal nesta sexta-feira

O Colégio Dinâmico, além de oferecer um ensino de qualidade, sempre procura promover o bem-estar dos alunos. Nesta sexta-feira, dia 13, acontece no ginásio do bairro São Cristóvão, o campeonato de futsal masculino. A atividade também marca o encerramento do primeiro semestre letivo.


Postado por Matheus,
Horário: 21:45,
Data: 12/07/12.

Thui pode conquistar quarto título nacional

O momento é de decisão na Superliga Brasil de MotoCross. Neste fim de semana, dias 14 e 15 de julho, a cidade litorânea de Penha receberá a sexta e última etapa da competição. Serão disputadas cinco categorias e o chapecoense Arthur Todeschini (Expresso Sul / WA Transportes / Cetric / Pirelli / Brasil Racing) está praticamente com o título da categoria 65Cc assegurado. Se o piloto de apenas 12 anos completar a prova, chegará ao quarto campeonato nacional da carreira.
Nas cinco primeiras etapas da Superliga, conquistou três vitórias, e obteve um terceiro lugar e uma quarta colocação. A soma lhe dá uma vantagem de 24 pontos sobre o segundo colocado na classificação geral. 
"Vamos fazer uma corrida com cuidado. Não precisamos vencer para sermos campeões. O que vale é a regularidade do campeonato", disse o pai Ademir Todeschini.
Difícil é conter a vontade de vitória do chapecoense. "Quero entrar para ganhar e ser campeão. Tenho trabalhado muito para isso", afirmou Thui.
Ele entrará na pista neste sábado pela manhã para os primeiros treinos e a tomada de tempo. À tarde está marcada a última prova com 15 minutos de corrida mais duas voltas.
Thui já conquistou os campeonatos gaúcho e catarinense, é bicampeão do Arena Cross (prova noturna que ocorre em diversas cidades do Brasil) e também campeão brasileiro na categoria 55Cc. Nesta temporada ele lidera o Campeonato Brasileiro e a Superliga.


Postado por Matheus,
Horário: 21:27,
Data: 12/07/12.

Projetos de extensão promovem confraternização de crianças e idosos

Chapéu, bigodes, trancinhas e vestidos de chita. Foi nesse clima “julino” que os programas de atendimento aos idosos e às crianças e adolescentes, mantidos pela Unochapecó, encerraram as atividades do primeiro semestre. Para fechar as ações integrando os dois projetos, uma Festa Julina foi realizada nesta quinta-feira, dia 12, pelos coordenadores e bolsistas. Com brincadeiras e comidas típicas, a confraternização ocorreu no ginásio de esportes da universidade.
Com objetivo de promover a socialização e a troca de conhecimentos, crianças e idosos participaram juntos de brincadeiras como dança da cadeira, jogo da argola, acerta o alvo, boliche, passa o balão e ovo na colher. Os integrantes dos projetos foram divididos em sete grupos, que se revezavam para participar das oficinas coordenadas por bolsistas. De acordo com a coordenadora do Programa de Atendimento aos Idosos, professora Ivany Nair Pavan, a proposta de integração deu certo: “Eles estavam muito animados e ajudando uns aos outros nas brincadeiras, sem preconceitos”. 
Para o pequeno Andrei Marcos Bellé, de seis anos, a festa estava muito divertida e sua brincadeira favorita foi o boliche, pois conseguiu derrubar todos os litros de uma vez só. “Mas eu quero brincar em todas”, exclamou. Já dona Jaíra Borges Bentes, que está há cinco anos no projeto de atendimento ao idoso, disse que a festa lhe fez lembrar sua infância: “Muitas dessas brincadeiras são as mesmas que eu brincava quando era jovem”. 
Os projetos são uma realização da Unochapecó, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e atendem hoje cerca de 60 pessoas. Tanto idosos quando as crianças e adolescentes participam, de segunda a sexta-feira, de atividades que promovem a educação e a qualidade de vida. 
O programa está com inscrições abertas neste mês. Atualmente são beneficiados 30 idosos e há capacidade para até 150 pessoas. As inscrições, que são gratuitas, ficarão abertas durante todo o mês e podem ser feitas no Cras/Efapi, localizado na Rua Uru esquina com Curuíra, próximo ao Bairro Tiago. Mais informações podem ser obtidas pelos interessados pelo telefone 3321-8176.


Postado por Matheus,
Horário: 21:09,
Data: 12/07/12,
Fonte: Extra Comunica.

Trabalhos da Chapecoense

O ritmo de treinamentos na semana foi puxado. Na terça e quarta-feira a equipe realizou trabalhos em dois períodos.  Nesta quinta-feira, dia 12, os atletas ganharam descanso pela manhã e a tarde, por volta das 15 horas, realizar um coletivo, onde o treinador Itamar Schulle encaminhou a relação de quem vai a campo no domingo, fora de casa. O compromisso será diante do SER Caxias, no estádio Centenário, às 15 horas.


Postado por Matheus,
Horário: 21:00,
Data: 12/07/12.

Bombeiros de Chapecó durante a 5ª feira

Às 09h08min atendida na Rua São Nicolau, no Bairro São Pedro, Estilina Arruda de Oliveira de 74 anos, vítima com sintomas de acidente vascular cerebral (AVC). Apresentava pressão arterial elevada, dificuldade na fala e de locomoção/motricidade unilateral. Realizados os procedimentos e conduzida ao Pronto Socorro do Hospital Regional do Oeste.
Às 10h00min foi realizada uma simulação de ocorrência às margens do antigo acesso a BR 282, no Bairro Belvedere, onde ocorreu suposto acidente de trânsito envolvendo caminhão transportador de produto perigoso (que demonstrou vazamento), veículo de passeio e motocicleta. Na ocasião, colaboraram 10 bombeiros militares e foram utilizadas três viaturas de emergência. Atendidas três vítimas com fraturas múltiplas e em estado de choque, bem como realizados os procedimentos necessários.
Às 12h51min atendida na Rua Cunha Porã, no Bairro Efapi, vítima de acidente de trânsito envolvendo veículo de passeio e motocicleta. Encontrava-se consciente e orientada, apresentava ferimentos na face e braço direito. Realizados os procedimentos e a condutora da mota foi conduzida ao Pronto Socorro do HR.
E às 15h33min atendido na Rua Guarapuava, no Bairro Boa Vista, chamado de incêndio em vegetação. Na ocorrência, as chamas consumiram aproximadamente 50 metros quadrados. Foram utilizados 1.000 litros de água. Além disso, utilizados abafadores e colaboraram na ocorrência quatro bombeiros militares, através de uma viatura de combate.

EMERGÊNCIA 193 - 24 HORAS A SERVIÇO DA VIDA!

Dica de Segurança: Ao realizar o transporte de crianças em veículos automotores, utilize os equipamentos de segurança específicos, conforme o indicado para a idade e peso corporal. Também atente para o uso do capacete pelos motociclistas.


Postado por Matheus,
Horário: 20:36,
Data: 12/07/12.

Prefeitura dá início ao Plano de Arborização em Chapecó

As árvores da região central de Chapecó estão recebendo poda ou sendo substituídas, conforme a situação de cada planta. O trabalho faz parte do Plano de Arborização desenvolvido pela Prefeitura através da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), juntamente com um comitê formado também pelas Secretarias de Planejamento e Agricultura e o Horto Municipal.
O Plano foi desenvolvido a partir de um estudo que verificou a situação das árvores localizadas entre as ruas Mato Grosso e Índio Condá e Florianópolis e São Pedro, exceto na Avenida Getúlio Vargas, onde está sendo executado projeto próprio para este espaço. Algumas serão removidas devido ao comprometimento avaliado por critérios técnicos. “Foi analisada a vida saudável de cada uma e serão retiradas aquelas que não conseguem mais produzir a oxigenação por estarem muito comprometidas. No lugar delas serão plantadas outras, da mesma espécie, para promover uma revitalização”, explica o Diretor Presidente da Fundema João André Patussi.
De acordo com Patussi, 600 árvores precisam ser removidas. No lugar delas serão plantadas 1.800. O plantio já iniciou e deve ser concluído até o final do mês de agosto. As que não forem removidas passarão por uma poda técnica para melhor manutenção da planta. O trabalho é realizado nos canteiros centrais e também nas calçadas. “Todas estas plantas são de responsabilidade do Município. Já o que está dentro do pátio das residências fica a cargo do proprietário, sendo que a Fundema está à disposição para orientar a melhor forma da realização", destaca o Diretor Presidente. O contato com a Fundação pode ser feito através do 3319-1150.


Postado por Matheus,
Horário: 20:20,
Data: 12/07/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Calendário do segundo semestre da Female será bem movimentado

O futsal feminino nacional pode se gabar de ter um calendário extenso de atividades. A Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora já cumpriu a parte inicial dele. Agora, visa um segundo semestre mais movimentado ainda. São seis competições confirmadas, uma na dependência de classificação e a continuidade dos estaduais nas categorias Adulta, Sub 20 e 17.
Na primeira metade do ano, a equipe principal finalizou três, conquistando títulos em todas: fases sul e final da Liga do Desporto Universitário e o Sul-Americano de Clubes Campeões. Além disso, o clube é um dos líderes do Campeonato Catarinense Adulto e está na segunda fase dos Catarinenses de base.

Resumo das competições

Campeonato Catarinense Adulto, Sub 20 e 17 - continuação (julho em diante)

Jogos Universitários de Santa Catarina (8 a 12 de agosto - Joaçaba/SC)

Joguinhos Abertos de Santa Catarina (30 de agosto a 08 de setembro - Curitibanos/SC)

Liga Futsal (de setembro a novembro)

Olimpíada Escolar de Santa Catarina (21 a 30 de setembro - Criciúma/SC)

Taça Brasil Adulta (15 a 21 de outubro - Guarapuava/PR)

Olimpíada Universitária - JUBs (18 a 27 de outubro - Foz do Iguaçu/PR)*

Jogos Abertos de Santa Catarina (6 a 17 de novembro - Caçador/SC)

*Depende de classificação nos JUCs


Postado por Matheus,
Horário: 18:31,
Data: 12/07/12.

Professores receberam capacitação na área de música

Na última quarta-feira, dia 11, os professores da Rede Municipal de Ensino que atuam na disciplina de Artes participaram de capacitação na área de música. O encontro aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e foi divido em dois períodos.
A formação foi ministrada pela psicóloga Fernanda Gorosito e pela Regente de Coral e Professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná Haydée S. Gorosito e autora da coleção de livros didáticos “Tixa Tixa”. A partir do segundo semestre os livros serão utilizados nas primeiras e segundas séries do Ensino Fundamental da Rede Municipal, pois possuem atividades que exploram todas as linguagens artísticas (visual, teatral, corporal, sensorial) e vêm acompanhados de um CD contendo as músicas que serão trabalhadas.
A capacitação teve como objetivos discutir os aspectos teórico-práticos da disciplina nas escolas, vivenciar as atividades da Tixa Tixa, apreciar o repertório didático e explorar as possibilidades de expressão rítmica e corporal. A oficina teve um momento destinado aos conhecimentos básicos sobre a linguagem musical e outra parte, para a vivência das atividades.


Postado por Matheus,
Horário: 18:07,
Data: 12/07/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Logistique 2012: Grupo Cielo apresentará soluções logísticas e de segurança

O Grupo Cielo apresentará soluções logísticas e de segurança na Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior – LOGISTIQUE. Localizada em Passo Fundo (RS), a empresa é referência no desenvolvimento de tecnologias em segurança veicular desde 1994. 
O gerente de negócios da empresa, Elisandro Boeno, antecipa que serão apresentadas três importantes soluções na Logistique. Uma delas é o Sistema de Gestão da Jornada de Trabalho, que promove através de um software, o controle do tempo de condução do veículo e de repouso. “Conforme a nova Lei do motorista, a cada quatro horas de trabalho é necessário meia hora de descanso e o intervalo mínimo de intrajornada é de 11 horas. Esta é uma das principais soluções para a gestão do tempo do motorista na direção”, realça Boeno.
O Discovery Jammer Evolution é um equipamento de segurança que detecta a interferência de jammer (equipamento para bloquear sinal do rastreador) e age limitando a velocidade e informando sobre a atuação de interferência. O equipamento consegue detectar a presença de interferência nos sinais vitais e imediatamente executa seus procedimentos de segurança para dificultar o roubo do veículo.
O Jammer foi criado pelo governo e organizações militares. Porém, vem sendo utilizado por quadrilhas especializadas em roubos e sequestros, anulando as tecnologias embarcadas existentes no mercado. Para neutralizar a ação dos bandidos, a Cielo criou o Discovery. 
Outra solução que será exposta pela Cielo na Logistique 2012 é o Embarcador (sistema de montagem e roteirização de cargas). O sistema foi desenvolvido para a gestão de veículos e cargas, visando otimizar o processo operacional, disponibilizando informações gerenciais focadas na tomada de decisões nos setores de transporte, logística e comercial.
Bueno destaca que a empresa obteve bons resultados na edição anterior da feira, o que motivou a participação pela segunda vez. “Nosso objetivo é consolidar as parcerias existentes em Chapecó e atingir maior visibilidade no meio oeste e extremo oeste catarinense. Apesar dos fortes cases que temos (Coopercentral Aurora e Angellira), existe muito campo para ser explorado no grande oeste”, ressalta o gerente de negócios.
O Grupo Cielo é formado pela Cielo Indústria Mecatrônica, Cielo Telecom, Cielo Soft Log e Cielo do Brasil. 

LOGISTIQUE 2012

A Logistique surgiu para oferecer estratégias que visam o aperfeiçoamento do setor, apresentando tecnologias e proporcionando conhecimento através de palestras. O evento está programado para o período de 23 a 26 de outubro deste ano no Parque Tancredo Neves em Chapecó, reunirá 180 expositores, atrairá 15 mil visitantes e proporcionará negócios na ordem de 120 milhões de reais.
A feira permitirá apresentação de tecnologias e oportunizará contatos qualificados que trarão resultados imediatos ou futuros. “Para isso, focamos grupos de expositores e segmentos que possuam ligação. Quando reunimos mais que um ‘motivo’, o visitante é instigado a participar, pois encontrará não apenas soluções isoladas, mas terá a oportunidade de contatar e conhecer novos fornecedores”, assinala o coordenador geral da feira, Leonardo Rinaldi.


Postado por Matheus,
Horário: 17:43,
Data: 12/07/12.

Faesc quer mais armazéns em SC

A insuficiência de armazéns é um problema crônico que se manifesta a cada nova safra agrícola no território catarinense. A Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc) estima que a atual capacidade estática de armazenagem seja de quatro milhões de toneladas para uma safra de 6,5 milhões de toneladas.
O presidente José Zeferino Pedrozo considera urgente estimular concretamente a ampliação da rede de armazéns através de linhas específicas de crédito para construção, compra de equipamentos e reforma de unidades existentes, além de incentivar a armazenagem na propriedade. A Faesc já reivindicou a abertura de uma linha de crédito através do Pronaf, no Banco do Brasil e pelo sistema troca-troca do Governo do Estado para a edificação de armazéns dotados de silos-secadores em condomínios agrícolas.
Nesse contexto, o novo Plano Nacional de Armazenagem (PNA) em gestação no Ministério da Agricultura precisa contribuir decisivamente para a redução do déficit. O presidente da Federação espera que o grupo de trabalho constituído por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério dos Transportes, entidades do setor e iniciativa privada, formule uma política de ação com urgência.
A questão da armazenagem está prevista no Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 que prevê R$ 18 bilhões de investimento e crédito em condições especiais para a compra de máquinas e equipamentos, para irrigação, estocagem, adequação ambiental da propriedade, estufas, galpões, instalações.
Pedrozo julga positivo o plano agrícola estabelecer diretrizes para uma melhor distribuição geográfica e ampliação do parque de armazenagem para atender o crescimento da produção agrícola nacional. Contempla o estoque relacionado a todas as cadeias produtivas, mas será desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira de grãos e fibras e a segunda para os demais produtos, cujas demandas encontram-se em fase de levantamento junto as Câmaras Setoriais.
O Ministério criou foros de interlocução para a identificação de oportunidades de desenvolvimento das cadeias produtivas e definição das ações prioritárias de interesse para o agronegócio brasileiro. Foi implantado um subcomitê para o diagnóstico do sistema e redefinição do setor de armazenagem de grãos e fibras, tendo como referência inicial o cadastro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que deverá estar concluído na segunda quinzena de julho.
O presidente da Faesc considera que é essencial um diagnóstico da situação atual de armazenagem no Brasil  com avaliação da capacidade estática, distribuição geográfica, por entidade, localização e proprietário. O Governo Federal estuda a interface do setor com o de transportes, a projeção de demanda futura para definir as ações do PNA.

OPERADOR DO MERCADO

O dirigente observa que o programa para apoiar a construção de armazéns nas propriedades agropecuárias também foi anunciado pelo Ministério da Agricultura como medida integrante do Plano Safra anterior (2010/2011) para dar mais autonomia aos produtores e pequenos empresários rurais, mas ainda não teve a efetividade desejada.
Para o presidente da Faesc, o programa precisa transformar o produtor rural em um forte operador do mercado para não ficar obrigado a vender no pico da Safra com preços deprimidos: poderá comercializar a produção na entressafra, quando os valores são mais compensatórios.
Pedrozo também considera positivo o estímulo financeiro aos produtores que adotam práticas agronômicas que aumentam a produção e preservam o meio ambiente, empregando a chamada de “agricultura de baixo carbono” (ABC). Essa poderá ser a contribuição do setor ao cumprimento das metas de Copenhague, “a agricultura que preserva e aumenta a produção de alimento”.


Postado por Matheus,
Horário: 17:23,
Data: 12/07/12.

Mercomóveis 2012: Inscrições para o Salão do Design encerram nesta segunda-feira

“O novo consumidor quer conhecer suas ideias”. Esse é o tema que deverá atrair acadêmicos dos cursos de Design e Arquitetura e profissionais das indústrias expositoras para o 5º Salão do Design da Mercomóveis 2012. O prazo para inscrição dos projetos termina na próxima segunda-feira (16).
O evento incentivará o lançamento de produtos inéditos do setor e será um dos grandes destaques da feira, que acontece entre os dias 27 e 31 de agosto, das 13 às 20 horas, no parque de exposições Tancredo Neves em Chapecó.
À frente da Comissão organizadora do Salão do Design estão os empresários Juliano Miotto, Vivian Delatorre e Osni Verona. Eles explicam que o objetivo é estimular a inovação, tecnologia e criatividade de móveis com o slogan “De olho no novo consumidor”, tema da Mercomóveis 2012.
“Vivemos um momento em que o poder de consumo do brasileiro cresceu, o que possibilita novos investimentos. Outra realidade para o setor é que a exigência aumentou. Ou seja, a maioria das famílias investe em imóveis menores e dependem de grandes ideias para ocupar cada espaço. É preciso oferecer conforto, qualidade e acima de tudo bom gosto”.
Nesta edição, a novidade será a premiação em duas categorias para os melhores trabalhos: Estudante e Profissional de Empresa Expositora. Os melhores projetos serão escolhidos pelos visitantes da feira por votação através de painel eletrônico no próprio evento. Os prêmios serão um Tablet para os 1º vencedores de cada categoria, além de espaço no editorial de uma revista de cobertura nacional.
O Salão de Design ocupará uma área de aproximadamente 150 metros quadrados de exposição, em anexo ao pavilhão IV. São aguardados lojistas/visitantes, estudantes e, principalmente, empresas de móveis, que estão à procura de talentos para comporem o quadro de desenvolvimento de novos produtos nas indústrias de transformação.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no endereço eletrônico da Mercomóveis 2012 (www.mercomoveis.com.br/mercomoveis12/salaododesign), onde também está disponível o regulamento com todas as especificações. O envio do projeto deverá ocorrer até o dia 30 de julho.

MERCOMÓVEIS 2012

A feira é uma promoção da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale). Reunirá cerca de 150 expositores de grande, médio e pequeno porte do setor, com expectativas de receber mais de 20 mil visitantes e volume de negócios estimado em R$ 200 milhões. 
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), FIESC, Badesc, BRDE e Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é da Prefeitura Municipal de Chapecó, Projeto Brazilian Furniture/APEX e Sebrae/SC.


Postado por Matheus,
Horário: 17:09,
Data: 12/07/12.

Construção civil: Inscrições abertas para curso gratuito de Oficial de Edificações

Com o objetivo de otimizar o processo construtivo conforme a evolução do mercado e, com isso, suprir a falta de mão de obra na construção civil em Chapecó e região, o Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon) e o Serviço Nacional da Indústria de Chapecó (Senai) oferecem, de forma gratuita, o curso Aprendizagem Industrial de Oficial de Edificações.
O presidente do Sinduscon, Lenoir Antonio Broch, explica que o curso atenderá homens e mulheres que se enquadram na categoria de jovens aprendizes e também profissionais que já trabalham nos canteiros de obras. “Anteriormente, as vagas eram destinadas apenas aos jovens aprendizes. Agora, através de um novo planejamento metodológico, trabalhadores que atuam nas empresas do setor em Chapecó e região podem participar do curso”, explica Broch.
Na categoria de Jovens Aprendizes é necessário ter no máximo 23 anos, ter a 7ª série do ensino fundamental completa, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio e ter interesse em trabalhar na área. As aulas serão ministradas no período da manhã ou à tarde. A carga horária é de 800 horas/aula (400 horas/aula no Senai e 400 na empresa).
O curso de aprendizagem industrial de oficial de edificações visa formar profissionais para executar, auxiliar e acompanhar as diversas fases da construção predial de acordo com padrões produtivos, buscando a qualidade e produtividade. “A atividade conta com a supervisão de um especialista, em conformidade com as normas legais, de saúde, segurança e preservação ambiental”, enfatiza o presidente.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Senai em Chapecó. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 49 3321 7300 (Senai) ou 49 3322 5958 (Sinduscon).


Postado por Matheus,
Horário: 16:56,
Data: 12/07/12.

Campanha conscientiza para correto abastecimento de veículos

O simples fato de abastecer um veículo num posto de combustível pode significar o comprometimento da saúde de pessoas. Essa possibilidade será definitivamente erradicada se o proprietário estiver conscientizado. Essa providência, aparentemente sem importância, evitará uma série de prejuízos, tanto a saúde como ao próprio automóvel. 
É isso o que quer o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) com a campanha estadual “Abastecimento até o Automático”. Em Chapecó a campanha será realizada na próxima semana, entre os dias 16 a 21. Durante estes seis dias, os proprietários de veículos vão encontrar os frentistas adotando um novo comportamento. Eles não solicitarão apenas a quantidade de combustível a ser colocada no tanque. 
Os profissionais uniformizados com um jaleco padrão procurarão convencer os clientes a abastecer seus veículos somente até o desarme automático. Todos os que comprarem o combustível receberão, ainda, um folder explicativo e um adesivo para colocar no carro. Alguns dos postos da cidade também exibirão faixas sobre a campanha que pretende sensibilizar a população. 

Unidos 

A iniciativa do Cerest conta com integral adesão dos sindicatos das empresas e dos trabalhadores. “Esta é uma conjugação de esforços para preservar vidas”, disseram os presidentes do Sindipostos (sindicato patronal) e do Sitercomoc (representante dos trabalhadores), respectivamente João Carlos Stakonski e Juscemar Pavão. Na noite de quarta-feira (11) os dois sindicatos promoveram encontro de trabalho na sede do Sitercomoc com participação do Cerest para entrega do material a ser usado e distribuído durante a campanha. 
Os líderes sugerem aos consumidores que não exijam do frentista abastecer até a boca, mas sim, apenas até o desarme automático da bomba. Essa atitude favorece a saúde do frentista, previne o mau funcionamento do motor, evita danos à estrutura do veículo e o desperdício de combustível. Além disso, diminui a contaminação do meio ambiente.


Postado por Matheus,
Horário: 16:46,
Data: 12/07/12.