Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Amoesc e Simovale prestam conta das ações de 2011

A Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e do Sindicato das Indústrias Moveleiras e Madeireiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE) reuniram na última quarta-feira (11), no auditório das entidades, associados de toda a região para assembleia geral ordinária. Entre os assuntos em pauta estavam à aprovação de contas e balanço das atividades realizadas em 2011.
A reunião foi presidida pelo presidente da Amoesc/Simovale, empresário Osni Carlos Verona, com assessoria do diretor executivo Leonel Felipe Beckert.
Após a aprovação das matérias de natureza jurídica e administrativa da Amoesc e do Simovale, os associados discutiram as ações para 2012. Entre os destaques está a realização da Mercomóveis 2012, programada para o período de 27 a 31 de agosto, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). Cerca de 200 expositores de grande, médio e pequeno porte do setor mostrarão novos conceitos em móveis, arquitetura, design e decoração para os mais variados estilos. As expectativas apontam para mais de 20 mil visitantes e negócios estimados em R$ 200 milhões. 
Outras ações previstas terão como foco o fortalecimento do setor. Hoje, as indústrias madeireiras e moveleiras ocupam o primeiro lugar no Estado em número de empresas – 1200 empreendimentos de micro, pequeno, médio e grande porte, é o terceiro setor que mais gera empregos e o quarto em geração de economia no oeste barriga-verde.
“O setor no oeste vem crescendo e é possível que ainda neste ano ultrapasse o norte, que até então é região de referência na industrialização de móveis e madeiras”, observou o empresário e vice-presidente regional da Fiesc, Waldemar Schimitz.
As reuniões itinerantes na região deverão ser uma prioridade para discutir questões ligadas ao setor. “Contamos atualmente com mais de 80 associados, mas a maioria reside em municípios próximos a Chapecó. É fundamental criar novas estratégias para que nossos associados participem. Dessa forma, ampliaremos a defesa em prol dos interesses desta classe tão importante para a economia regional, mas que enfrenta muitos desafios para crescer”, defendeu o presidente Osni Verona.


Postado por Matheus,
Horário: 02:50,
Data: 14/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Integração do setor imobiliário: Solenidade de posse da nova diretoria do Secovi/Oeste reúne mais de 200 convidados

“Melhorar o ambiente imobiliário para a coletividade e contribuir junto à administração municipal com alternativas e soluções para os problemas sociais relacionados ao segmento”. Com essa missão assumiu na última quarta-feira (11) a nova diretoria do Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi/Oeste), para gestão 2012/2013. Prestigiaram a solenidade de posse no Lang Palace Hotel aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, lideranças políticas, empresários, corretores e imprensa.
O novo presidente é o empresário Altir Paludo. Também estão à frente da nova gestão o vice-presidente Ademir Roque Sander; 1° tesoureiro Paulo Lindermann; 2° tesoureiro Carlos Eduardo Antonio Chemin; 1ª secretária Vanderléia Maestri Martinelli e 2° secretário Rivelino da Silva.
Integram o Conselho Fiscal Titular: Armelindo Carraro, Paulo Jorge Lise e Neli Gotardi. Os suplentes são Rivelino da Silva, Vanderléia Maestri Martinelli e Sadi Luiz Pasini. Os diretores são: de parcelamento do solo Valdir Baldin, de vendas Paulo Benites e de eventos Sadi Luiz Pasini.
Paludo ressaltou que a preocupação dos novos diretores é pela coletividade do setor imobiliário, promovendo a integração da classe. “Tenho a certeza de que com opiniões contrárias e com debate educado e profícuo é que ocorre o crescimento. Desta maneira democrática de administrar iremos mais longe, trabalharemos mais, pensaremos melhor no futuro e no engrandecimento da entidade”, finalizou.
Na solenidade, o prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, reforçou que a contribuição do Sindicato a partir de 2005 mudou os rumos do município. “Estamos evoluindo com o combustível do setor privado e das parcerias firmadas que participam das soluções e não dos problemas”, complementou.

PRIORIDADES

A nova diretoria defende o desenvolvimento com qualidade de vida, por isso contribuirá para este cenário apresentando sugestões à administração municipal, bem como acompanhando os projetos que tramitam no Conselho de Desenvolvimento Territorial. Outra prioridade é a realização da sétima edição do Salão do Imóvel, prevista para o período de 15 a 17 de junho, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
O Secovi/Oeste promoverá cursos e palestras voltados ao aperfeiçoamento e capacitação profissional. Segundo Paludo, também haverá a continuidade dos projetos de inclusão do Sindicato no portal nacional que permitirá aos associados divulgar seus imóveis pela internet para todo o Brasil, além da criação de um banco de dados em parceria entre os Secovis.

HOMENAGEM

No evento foram homenageados os ex-presidentes da entidade Armelindo Carraro, Paulo Jorge Lise e Jaime Henrique Spagnol com a entrega de um troféu, que simbolizou a gratidão pelo trabalho desenvolvido em prol do setor.
Ao transmitir o cargo, Armelindo Carraro, presidente do Secovi/Oeste na gestão encerrada em dezembro de 2011, destacou as ações promovidas em 2011, de aproximar a entidade do poder público municipal, da discussão sobre mobilidade urbana e preservação ambiental, da união de esforços para instalação do Portal Nacional e do banco de dados de Santa Catarina para levantar potencialidade e deficiências do setor. No ano passado, ocorreu o 6º Salão do Imóvel e o 7º Feirão da Caixa da Casa Própria, com a criação do regimento interno para expositores que proporcionou mais segurança aos consumidores.
A entidade também participou de várias discussões, entre elas, sobre o Código Florestal Brasileiro, implantação das ferrovias, expansão do zoneamento do espaço do aeroporto municipal, duplicação do acesso à BR-282, do lajeado São José e do programa Chapecó 2030.

SECOVI/OESTE

O Sindicato foi fundado em 17 de abril de 1998 e tem abrangência em 91 municípios. Sua missão é defender os interesses do setor imobiliário junto à coletividade, gerar empregos, contribuir no contínuo aprimoramento dos profissionais que atuam na área, exercendo a representatividade, sem deixar de lado os interesses da sociedade.
O Secovi/Oeste participa como sócio-fundador da Fesecovi – federação específica para representação do segmento-, fundada em outubro de 2009, com sede em Brasília.


Postado por Matheus,
Horário: 01:09,
Data: 14/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Logistique ganha projeção nacional

A LOGISTIQUE – Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior passará a ser promovida pela Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (FETRANCESC), juntamente com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó (SITRAN). O anúncio foi feito, nesta semana, durante reunião da Comissão Central Organizadora, em Chapecó. 
Através da iniciativa, serão reforçadas parcerias com a Confederação Nacional do Transporte e o sistema SEST/SENAT, além de novas parcerias com veículos de mídia especializada nacional. “A promoção da feira pela Fetrancesc e Sitran, aliada a uma boa estratégia de divulgação, projetam a Logistique nacionalmente, fazendo com que se equipare às grandes feiras realizadas no Brasil”, realça o presidente da Fetrancesc e vice-presidente da CNT, Pedro Lopes.
O presidente do Sitran, Valmor Zanella, explica que a ação resulta do foco e da grandiosidade do evento que está alinhado com as estratégias e os objetivos da Federação e sindicato, além de todo vasto segmento por eles representado. “Com essa projeção nacional, Logistique se torna uma grande vitrine de oportunidades e negócios para o setor não apenas em Santa Catarina, mas também na Região Sul”.
O coordenador geral da feira, Leonardo Rinaldi, assinala que o momento representa a conquista de novos negócios e fortalecimento comercial, que somados a importância do evento, ampliam a participação de empresas do Brasil e do exterior. “A exposição ganhará nova dimensão, tornando-se uma oportunidade para novos fornecedores, dentre eles os principais players do segmento”, complementa.
A terceira edição da Logistique será realizada de 23 a 26 de outubro de 2012 em Chapecó (SC) e tem expectativa de reunir 185 expositores, 15 mil visitantes e gerar negócios na ordem de 120 milhões de reais. Serão apresentadas diversas soluções que atendem a necessidade do vasto segmento da indústria no processo de movimentação e armazenagem de produtos. “A logística, hoje, tornou-se uma ferramenta fundamental para eficiência e a lucratividade”, salienta Zanella.
Os quatro principais grupos expositores são de transporte e logística (caminhões e implementos, pneus, peças e acessórios, combustíveis e derivados, transportadores, operadores multimodais de carga, companhias aéreas e navegação), intralogística, ou seja, transporte interno e sistemas de fluxo de materiais (veículos industriais, equipamentos de elevação, movimentação e armazenagem de carga, pallets e estruturas, embalagens e acessórios), serviços de apoio (software e hardware, controle e automação, bancos e seguradoras) e comércio exterior (agentes de carga, consultoria, câmaras de comércio, despachantes aduaneiros e portos).
No segmento de comércio exterior está contemplado todo o processo que envolve a importação e a exportação. Estarão presentes representantes de câmaras de comércio, portos, agentes de carga, empresas de desembaraço aduaneiro e comércio internacional.
Além da exposição de produtos e serviços inovadores, no campo de palestras, está prevista a realização de debates com temas de grande repercussão e interesse para a área.
A LOGISTIQUE conta com o apoio institucional da CETRANCESC, ANFIR, ASLOG, ABTI, ACIC, ADAC, SICOM, SEBRAE, SINDIPOSTOS, Prefeitura Municipal de Chapecó e Convention & Visitors Bureau. A organização do evento está a cargo da Zoom Feiras & Eventos.


Postado por Matheus,
Horário: 00:51,
Data: 14/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Empresa no Bairro Líder é assaltada

Uma empresa no Bairro Líder foi local de assalto à mão armada na madrugada de sexta-feira. O vigia percebeu a chegada de um veículo, de cor escura, onde estavam sete elementos que o renderam. Eles queriam o cofre, e diante da negativa o agrediram na altura do estômago.
Depois, sob ameaças, reforçaram o pedido. A ação durou cerca de 10 minutos. Segundo informações, um notebook e R$ 2.500 foram levados. O carro utilizado foi encontrado pela Polícia Militar, no entanto, ninguém foi preso.


Postado por Matheus,
Horário: 00:25,
Data: 14/04/12.

Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó completa 47 anos

O Corpo de Bombeiros de Chapecó comemora seus 47 anos de criação nesta sexta-feira dia 13 de abril. A corporação de Chapecó tem um dos quartéis mais antigos de Santa Catarina. Ao longo desses anos, muitas foram as conquistas e serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, graças aos homens e mulheres, Militares e Comunitários que trabalham 24 horas por dia com o mesmo objetivo, Salvar Vidas e Bens.
O grande marco na história em Chapecó, sem dúvidas, foi a criação do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros - FUNREBOM. Recursos oriundos das taxas de vistorias realizadas na cidade que proporcionam a aquisição de viaturas e equipamentos modernos utilizados nos atendimentos de ocorrências emergenciais. Recentemente, foram adquiridas cinco novas viaturas, sendo um furgão que será transformado em ambulância, um caminhão para combate a incêndio e resgate veicular e três viaturas para atividades técnicas.
O Corpo de Bombeiros de Chapecó conta com 71 Bombeiros Militares e 35 Bombeiros Comunitários que atendem mais de 500 pessoas por mês.
O Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Luiz Carlos Balsan destaca que o Corpo de Bombeiros tem uma área de atuação bastante abrangente. "O atendimento pré-hospitalar é disparado a maior incidência de atendimentos", destaca Balsan.
A solenidade militar com entrega de novas viaturas, homenagem a Bombeiros e pessoas da comunidade está marcada para o dia 16 de maio.


Postado por Matheus,
Horário: 23:55,
Data: 13/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / 6º Batalhão de Bombeiros Militar.

Prefeito inaugura nova academia ao ar livre na Cidade do Idoso

A sexta-feira (13) foi de reinauguração na Cidade do Idoso, que funciona junto ao Parque Tancredo Neves, na Efapi. Em visita ao local, o Prefeito José Caramori entregou a nova academia ao ar livre, com equipamentos novos e seguros. Os antigos foram removidos ainda no ano passado, para a realização da Efapi 2011, e realocados na Praça Paulo Marques, no Bairro São Cristóvão. Mais de 300 idosos participaram das atividades nesta sexta-feira.
“A Administração Municipal tem mostrado um grande comprometimento com os idosos. Os investimentos em atividades para a terceira idade não param, portanto, aproveitem”, destaca o Prefeito José Caramori, que anunciou ainda a climatização dos vestiários para as aulas de hidroginástica. A Primeira-dama do município, Neyla Caramori, e a Diretora-presidente da FASC, Belenite Frozza, também acompanharam a visita.
Atualmente a Cidade do Idoso oferece as seguintes atividades: Oficina de informática; aulas para séries iniciais; restaurante; sala de cine vídeo; cinema; grupo de dança; ginástica e academia de musculação; pilates; yoga; coral; artesanato; atendimento e educação em saúde; caminhada orientada; hidroginástica; jogos de mesa; bocha e eventos festivos. Além disso, é servida uma alimentação balanceada com a cozinha experimental todos os dias. A Cidade do Idoso disponibiliza ainda uma clínica para avaliação médica e odontológica. Antes de participar das atividades, os idosos passam por um check-up geral para identificar doenças já existentes ou potenciais riscos de desenvolverem patologias cardíacas e ortopédicas.
“Nosso compromisso é melhorar a vida das pessoas, não só com obras e infra-estrutura, mas principalmente cuidando bem de cada um”, ressalta Caramori. A Cidade do Idoso fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações sobre vagas e inscrições para atividades podem ser obtidas pelo telefone 3329 6652.



Postado por Matheus,
Horário: 23:36,
Data: 13/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Chapecoense e Cruzeiro empatam em bom jogo de futebol

Pela primeira vez na história ocorreu o confronto das equipes. A partida foi cheia de ingredientes e casa cheia para acompanhar o duelo válido pela Copa do Brasil, que terminou empatado em 1 a 1. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta, às 21h50, em Sete Lagoas (MG). O Verdão se classifica com empate a partir de 2 a 2, ou uma vitória simples. Mas antes, a equipe tem outra decisão pela frente. Domingo é dia de novamente lotar a Arena e empurrar o time a uma vitória frente ao Criciúma, o que garante uma vaga às semifinais do Campeonato Catarinense. O jogo está marcado para domingo, dia 15, às 16 horas.

Ficha técnica

Chapecoense (1): Rodolpho; Souza (Dema), Fabiano e Leonardo; Eliomar, Wanderson, Diogo Roque, Athos, Neném e Willian (Rafael Mineiro); João Paulo (Eber).
Técnico: Itamar Schulle.

Cruzeiro (1): Fábio; Diego Renan (Elber), Leo, Victorino e Heverton; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira e Montillo; Wallyson (Walter), Wellington Paulista (Roger) e Anselmo Ramon.
Técnico: Vágner Mancini.

Local: Arena Condá, em Chapecó (SC).
Data: 11/04/2012 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília).
Público: 7.085.
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por José Javel Silveira e Lucio Beiersdorf Flor.
Cartões vermelhos: Leo (Cruzeiro).
Cartões amarelos: Willian, Neném, Athos, Wanderson (Chapecoense); Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Diego Renan (Cruzeiro).
Gols: Souza, aos 16’/1º tempo (Chapecoense); Walter, aos 16’/2º tempo (Cruzeiro).



Postado por Matheus,
Horário: 23:20,
Data: 13/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol,
Foto: Sirli Freitas / Agência RBS.

Prefeitura sorteia 400 suplentes para o Loteamento Monte Castelo

Um novo sorteio para habilitação de famílias suplentes para o novo Residencial Monte Castelo foi realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes nesta sexta-feira. O ato reuniu integrantes da Caixa Econômica Federal, vereadores e servidores públicos municipais e foi acompanhado por mais de 300 pessoas. 
Neste sorteio, participaram mais de três mil famílias já previamente cadastradas junto a Secretaria de Habitação e que residem em Chapecó por no mínimo cinco anos. Nos próximos dias, os contemplados precisam comparecer a Secretaria (anexa à Arena Condá) para os procedimentos legais. “Caso algum beneficiário, após passar por avaliação, não apresente à documentação necessária ou desista da moradia, será substituído por outra família, obedecendo à ordem deste sorteio. Por isso a importância de todos ficarem atentos aos prazos”, destaca a Secretária de Habitação, Tatiane Bodigheimer.

Residencial Monte Castelo

O novo Conjunto Habitacional possui 472 novas moradias e está sendo construído no bairro Seminário, em uma parceria entre Prefeitura, Governo Federal e Caixa Econômica Federal, através do Programa “Minha Casa Minha Vida 2”. “A intenção do Poder Público Municipal é proporcionar a oportunidade da casa própria às famílias chapecoenses que não possuem condições que adquirir um imóvel”, ressalta o Prefeito de Chapecó José Caramori.
Cada apartamento terá dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Também haverá amplas áreas de lazer com playground, quiosques, churrasqueiras e vagas de estacionamento. As obras iniciaram no ano de 2010 e estão em fase de conclusão. O valor do investimento é de R$ 22.420.000,00.
“O Loteamento Monte Castelo, assim como o Expoente entregue em 2011, é um exemplo de empreendimento, com moradias de qualidade e um espaço amplo de lazer e convivência. Nosso Governo prioriza a habitação, quer oferecer um local digno para as famílias e hoje é mais uma demonstração de que estamos preocupados com a nossa população”, destaca Caramori.

Critérios para o beneficiamento

Famílias residentes ou que tenham sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres (portaria 140 - Ministério das Cidades);
Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar (Portaria 140- Ministério das Cidades);
Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo vigente;
Famílias em situação de vulnerabilidade social (Política Nacional de Assistência Social), a ser comprovada e documentada perante parecer de assistente social do município;
Famílias residentes na territorialidade dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Palmital e do São Pedro, mais próximos do empreendimento.




Postado por Matheus,
Horário: 23:05,
Data: 13/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura anuncia investimentos no Bormann que chegam a R$ 900 mil

A Administração Municipal de Chapecó esteve no Distrito de Marechal Bormann na tarde da quinta-feira, dia 12, para anunciar a realização de novos investimentos para a localidade. O Prefeito José Caramori, acompanhado de vereadores da base, e secretários municipais e lideranças comunitárias, autorizou o início de diversas obras, que visam à melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Na reunião foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início imediato da edificação de uma ponte, a ser construída sobre o Lajeado Carneiro, na comunidade de Serraria Reatto. A empresa responsável pela edificação é a Terramax Construções Ltda. e o valor do investimento será de R$ 86.888.00.
Outra novidade foi a entrega de novas máquinas para realizar os serviços competentes a Superintendência do Distrito de Marechal Bormann. Os equipamentos adquiridos são dois caminhões traçados com basculante com capacidade de 12 metros quadrados, no valor de R$ 260.800,00 cada e mais uma retroescavadeira no valor de R$ 255.000,00.
As obras e aquisições anunciadas somam mais de R$ 900 mil reais. De acordo com o Prefeito estas melhorias vêm a complementar o conjunto de obras realizadas no Bormann desde 2009, que compreendem: a construção de mais de 100 casas populares; promoção da regularização fundiária de 470 famílias; a pavimentação com pedras irregulares; edificação de ciclovia, ginásio de esportes e Centro de Educação Infantil Municipal. Obras que somadas correspondem a investimentos superiores a R$ 6 milhões de reais.



Postado por Matheus,
Horário: 22:47,
Data: 13/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.