Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Prefeitura lança 2ª edição do Reconta

Na segunda-feira, dia 23, foi realizado o lançamento do livro do IV Reconta – Experiências que o Educador Conta - 2ª Edição. O projeto é coordenado pela Equipe da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação. O lançamento aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
O Projeto Reconta resultou numa obra que visa à socialização das experiências realizadas por professores da Educação Infantil que atuam na Rede Municipal de Ensino de Chapecó desde 2007. Os relatos dos projetos desenvolvidos em sala de aula possibilitam a aproximação entre teoria e prática, fornecendo subsídios teóricos e estratégias para o desenvolvimento das atividades com as crianças.
O Reconta nasceu no ano de 2007 no CEIM Aquarela, tendo continuidade no ano de 2008 no CEIM Criança é Esperança. O projeto inspirou até a criação de uma música. Em 2009, nasceu à ideia no CEIM BB Criança de publicar um livro com alguns relatos das experiências obtidas pelos educadores. A primeira edição do Livro Reconta foi publicada no ano de 2010.
“O projeto, em toda sua essência, oportuniza a troca de experiências através de discussões e reflexões sobre as práticas pedagógicas da Educação Infantil da Rede Municipal. Este trabalho comprova a qualidade do ensino oferecido nas nossas instituições educativas”, destaca a Secretária de Educação Sueli Suttili.



Postado por Matheus,
Horário: 21:50,
Data: 24/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Projeto de extensão orienta estudantes sobre violência e direitos

Estudantes da primeira a quinta séries de uma escola do Bairro Efapi terão nesta quarta-feira, 25 de abril, noções sobre violência e direitos. A iniciativa é do Projeto de Extensão Comunitária Jurídica (PecJur), que é mantido pelo curso de Direito da Unochapecó.
Com início às 8h e às 13h30, haverá duas apresentações teatrais para alunos da Escola Guido Mantelli. A temática da peça é baseada na cartilha "Violência se combate com direitos". Com isso, serão discutidos com os alunos enfoques sobre a violência em relação aos direitos do cidadão. A mesma programação foi desenvolvida na semana passada para estudantes da Escola Jacob Gisi, também do Bairro Efapi, no início das atividades do PecJur com estudantes do ensino fundamental. 
Essa atividade objetiva ampliar com os estudantes das escolas as discussões sobre a violência, de forma a orientar crianças e jovens sobre a importância da valorização dos direitos. Através de um momento de diversão, o projeto busca demonstrar, de forma lúdica, que todas as crianças possuem direitos e deveres, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao mesmo tempo em que desperta para que denunciem qualquer tipo de violação.


Postado por Matheus,
Horário: 21:35,
Data: 24/04/12,
Fonte: Extra Comunica.

Salão de atos da Unochapecó terá melhores condições

Acessibilidade, conforto e segurança são fatores que levaram a Vice-Reitoria de Administração da Unochapecó a decidir pela implantação de melhorias no salão de atos da universidade. Realizada através da Diretoria de Logística, Projetos e Obras, a conclusão da reforma está prevista para 7 de maio. 
As melhorias incluem a demarcação de locais para pessoas com necessidades especiais, conforme a NBR 9050. Anteriormente não estavam previstos espaços exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida.
A reforma também inclui a instalação de isolamento térmico e de mais climatizadores, a substituição do forro de PVC e a melhoria do revestimento do piso e do sistema de áudio e vídeo. Já as luminárias foram substituídas por outras com maior eficiência energética e a entrada teve adequada a abertura da porta, para garantir o melhor fluxo de pessoas.


Postado por Matheus,
Horário: 21:28,
Data: 24/04/12,
Fonte: Extra Comunica.

Pronatec: Senar/SC inicia mobilização de alunos em todo o Estado

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) iniciou junto às gerências de educação do Estado a mobilização dos estudantes que serão atendidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
A parceria entre o Senar/SC, órgão filiado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e a Secretaria de Estado da Educação tem por objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para estudantes ligados ao campo.
O Senar/SC levará a todas as regiões do Estado cursos profissionalizantes voltados a atender demandas do meio rural. De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, as capacitações estarão voltadas à formação inicial continuada aos estudantes de Ensino Médio das escolas estaduais.
“Priorizamos treinamentos que tenham relação com as atividades rurais de cada região. A meta é atingir os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão no aumento da renda da família. Assim, permanecerão no campo motivados”, complementa.
Hoje, a sucessão familiar é uma das maiores preocupações do Sistema Faesc/Senar. “Muitos pais ficam sozinhos na propriedade e não conseguem mão de obra para auxiliar nas atividades, enquanto os filhos sofrem em busca de oportunidades nos grandes centros. Precisamos mudar essa realidade, e o caminho é a profissionalização do campo”, assinala o presidente José Zeferino Pedrozo.
O coordenador do programa no Estado, Emerson Gava, assinala que os primeiros municípios a receberem o programa foram definidos com base na demanda das atividades de cada região. Bovinocultura de leite será ofertado em Pinhalzinho, São Lourenço do Oeste, Palmitos, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Itapiranga, Campo Erê, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Água Doce, Papanduva, Chapecó, Seara, São José do Cerrito, Braço do Norte e Presidente Getúlio. O treinamento em Olericultura será oferecido nos municípios de Abelardo Luz, Urubici e Angelina. Araranguá receberá a capacitação em Equideocultura.
Serão 25 turmas, com 375 vagas, e cada treinamento terá duração de no mínimo 160 horas. Os alunos interessados em participar do Programa devem procurar a direção da escola onde estudam. Outras informações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone 48 3333 0322.


Postado por Matheus,
Horário: 21:24,
Data: 24/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Prazo para averbação da reserva legal termina em junho

O decreto 7.719, de 11 de abril de 2012, publicado no Diário Oficial da União, prorrogou por mais 60 dias o prazo de averbação da reserva legal que terminaria no mês de abril. Os produtores rurais catarinenses terão agora até o dia 11 de junho de 2012 para averbarem as áreas em suas propriedades rurais – de 20% a 80% do território total.
A decisão, segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, garante tranquilidade nas negociações com a Câmara dos Deputados e facilita acordo para a votação do texto do novo Código Florestal Brasileiro.
O dirigente lembra que nesta semana a Câmara deverá votar a versão final do Código Florestal, definindo parâmetros para a reserva legal e centenas de outras questões de natureza ambiental. Ministros e parlamentares ainda discutem detalhes sobre o novo Código e pontos a serem ajustados.
A lei prevê penalidades administrativas para infrações causadas ao meio ambiente. Pedrozo explica que as exigências do decreto impedem a liberação de crédito aos produtores, situação que provocava redução da área plantada e da produção, com visíveis impactos sobre os preços dos alimentos, aumento da inflação e desabastecimento.
A atualização da legislação ambiental dará a segurança jurídica necessária para o produtor rural brasileiro continuar na atividade, regularizando mais de 90% das propriedades rurais brasileiras.
Com um novo Código Florestal o Brasil reforçará seu compromisso com a preservação do meio ambiente e mostrará a sustentabilidade do setor agropecuário na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece em junho, no Rio de Janeiro.
A proposta de atualização do Código Florestal está na fase final de tramitação no Congresso Nacional, depois de passar pela aprovação do Senado, que avaliou a matéria em quatro comissões. Se o texto for aprovado na Câmara irá para sanção da Presidência da República.


Postado por Matheus,
Horário: 21:14,
Data: 24/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Zordan fica mais um mandato na Ocesc

Criar uma legislação estadual para o setor é a principal meta do presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Marcos Antonio Zordan, eleito para um segundo mandato à frente do sistema cooperativista barriga verde. A eleição ocorreu durante assembleia geral no último fim de semana, na sede da entidade em Florianópolis, reunindo os presidentes das 258 cooperativas filiadas, o coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Odacir Zonta, o deputado estadual Reno Caramori e o secretário adjunto de Estado da Agricultura e Pesca, Airton Spies. 
Diretor de agropecuária da Coopercentral Aurora Alimentos (Chapecó), Zordan tem mais de 30 anos de vivência no cooperativismo. Presidiu a Cooperitaipu, a Federação das Cooperativas Agropecuárias de SC (Fecoagro) e participou da administração da Cooper Leite, da Creditaipu, da Agromilk, entre outras entidades. Também fazem parte da diretoria eleita Romeo Bet, Alberto Gugelmin Neto, Osnildo Maçaneiro, José Grasso Comeli, Elizeth Alves Pelegrini, José Adalberto Michels e Luiz Vicente Suzin. 
Em seu discurso, Zordan fez uma avaliação sobre os quatro anos de sua primeira gestão. “Entre os fatos que marcaram este período, ressalto a comemoração dos 40 anos da Ocesc, que oportunizou recordar a história através de um livro e a inauguração da nova sede que acredito ser um orgulho aos cooperativistas”. 
Zordan também lembrou dos investimentos da Ocesc e Sescoop na educação, formação e informação de associados e funcionários de cooperativas. Somente em 2011, o crescimento foi de 106% nos investimentos (12,2 milhões de reais), o que permitiu ampliar em 87,8% a qualificação profissional dos recursos humanos, beneficiando 156.000 pessoas. “Temos 50% do Estado voltado ao cooperativismo e nossa meta é superar esse percentual, fazendo com que as escolas e o governo entendam melhor o cooperativismo e trabalhem com cooperação. Acredito que esta é a forma real de desenvolvimento de um país”.
Sobre as metas para a próxima gestão, Zordan destacou a aprovação da lei cooperativista estadual, a continuidade dos trabalhos focados no quinto, sexto e sétimo princípios, que são respectivamente educação e formação, intercooperação e interesse pela comunidade. "Também pretendemos reformular a Ocesc, alterando organogramas, funções e desenvolver estratégias de distribuição para estar mais próximo das cooperativas". 
Segundo o presidente da Ocesc, Santa Catarina tem uma sociedade privilegiada, pois pratica o melhor cooperativismo do Brasil. Somente no ano passado, as 261 cooperativas catarinenses cresceram 17% em receita operacional bruta, totalizando 14 bilhões 797 milhões de reais. O quadro social teve uma expansão de 12%, atingindo mais de 1 milhão 267 mil pessoas. Consideradas as famílias cooperadas, isso significa que metade da população estadual está vinculada ao cooperativismo. "Nosso Estado conta com cooperativas de primeiro mundo. Atuamos fortemente em todos os ramos e este, na minha opinião, é o grande segredo".


Postado por Matheus,
Horário: 21:05,
Data: 24/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

11 de maio: Mercomóveis 2012 será lançada em Chapecó

De olho no novo consumidor, a Comissão Central Organizadora da Mercomóveis lançará na sexta-feira, 11 de maio, a maior feira de móveis de Santa Catarina e uma das maiores do país, a Mercomóveis 2012. O evento acontece no Hotel Lang Palace em Chapecó (SC), às 19h30, e deverá reunir mais de 300 convidados, entre organizadores, apoiadores, expositores, empresários, profissionais e imprensa.
A 8ª edição surpreenderá pelas inovações, na avaliação do presidente da Comissão Central Organizadora, Nivaldo Lazaron Junior. “Será a NOVA melhor Mercomóveis de todos os tempos”, assinala.
A feira é uma promoção da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale) e está programada para o período de 27 a 31 de agosto, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó.
As expectativas apontam para mais de 20 mil visitantes, com um volume de negócios estimado em R$ 200 milhões. Serão mais de 14 mil metros quadrados de área, com cerca de nove mil metros para exposição, disponibilizados nos pavilhões do parque.
O presidente da Amoesc/Simovale Osni Verona observa que cerca de 200 expositores de grande, médio e pequeno porte do setor apresentarão novos conceitos em móveis, arquitetura, design e decoração para os mais variados estilos. “Nossa meta é atender as exigências do novo consumidor que busca móveis, decoração e tecnologias avançadas, aliando conforto, requinte e aconchego”.

SUSTENTABILIDADE

De olho no futuro, o cuidado com o meio ambiente será outro diferencial antes, durante e após o evento. Uma das inovações está voltada para a sustentabilidade com o lançamento da ação “ecoeficiência industrial”. A iniciativa consiste em disponibilizar espaço e motivar as empresas expositoras a apresentarem os cases voltados à preservação do meio ambiente.

SALÃO DE DESIGN E MOSTRA DE MÁQUINAS MOVELEIRAS

A 2ª Mostra de Máquinas Moveleiras fomentará parcerias entre indústrias de máquinas e acessórios para o setor. Na 1ª edição, em 2010, gerou em torno de R$ 8 milhões em negócios. O 5° Salão de Design incentivará o lançamento de produtos inéditos.

RODADA DE NEGÓCIOS

A Comissão organizará rodadas de negócio nacional e internacional, vislumbrando oportunidades de novos mercados compradores. Em 2010, a Mercomóveis recebeu representantes de mais de 12 países e gerou cerca de R$ 10 milhões em negócios.

MISSÃO

A feira evidencia o Polo Moveleiro do Oeste de Santa Catarina, mostrando ao Brasil e ao Mundo a importância das fábricas da região. Busca demonstrar, inclusive, a qualidade dos produtos e os ganhos através da tecnologia e design aplicado.
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), da FIESC, Badesc, BRDE e do Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é da Prefeitura Municipal de Chapecó e do Sebrae/SC.


Postado por Matheus,
Horário: 20:52,
Data: 24/04/12,
Fonte: MB Comunicação.