Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

João Rodrigues

João Rodrigues nasceu em 1967, sendo filho de Eldebrando Rodrigues e Maria Conceição Marcondes Rodrigues. Casado com Fabiana Rodrigues há 16 anos, João tem duas filhas: Caroline e Maria Paula. Começou a carreira profissional como Radialista, em Pinhalzinho. Passou por três cargos políticos, antes de chegar ao cargo de Prefeito de Chapecó.
Rodrigues assumiu a prefeitura em 2005 e começou a mudar o rumo da cidade. Os empresários que não acreditavam mais no potencial do município passaram a acreditar, através das ações que por ele foram desenvolvidas. Tendo o prestígio e a confiança da população, João concorreu novamente ao cargo de prefeito. Ganhou e com uma grande vantagem sobre o adversário.
Permaneceu na prefeitura até março de 2010, quando se afastou para concorrer a uma vaga de deputado federal. Pelo fato de ter feito um excelente mandato em Chapecó e por ter um nome conhecido em todo o estado, João foi eleito deputado. Em 2011, aceitou o convite do governador Raimundo Colombo e tornou-se secretário de estado da agricultura e da pesca de Santa Catarina.          


Opinião: João Rodrigues foi o melhor prefeito que Chapecó já teve. Sempre haverá pessoas contrárias, mas o que importa é o que ele fez por todos nós. Sua história é digna de admiração. Parabéns João.

Postado por Matheus,
Horário: 02:30,
Data: 19/01/12.

Cooperativas priorizarão investimentos na conservação da água

As cooperativas catarinenses concentrarão esforços para auxiliar os produtores rurais na elaboração de projetos e captação de recursos para a construção de sistemas de conservação de água da chuva. O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Antônio Zordan, convocará para essa tarefa as 53 cooperativas agropecuárias que reúnem 63.291 famílias rurais.
As estiagens que todos os anos assolam o território catarinense e a oferta de recursos federais e estaduais são as motivações que levam a OCESC e as cooperativas a priorizar agora os programas de investimentos na conservação da água.
O governo anunciou nesta semana 10 milhões de reais em cotas-extras de financiamento do programa juro-zero para agricultura e piscicultura do Fundo de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca a serem aplicados em sistemas de captação e armazenagem da água da chuva e irrigação pelos agricultores dos municípios atingidos pela estiagem.
Além disso, o Governo do Estado, o Ministério da Agricultura e o BRDE firmaram acordo disponibilizando 6 milhões de reais para financiamentos de sistemas de captação de água e irrigação aos agricultores, com juros de 6,75% ao ano e prazos para pagamento de até doze anos.
Uma terceira medida foi a assinatura de termo de cooperação técnica entre a Secretaria da Agricultura de SC e as agroindústrias para incentivos a investimentos em construção de cisternas destinadas à captação de água da chuva em telhados de granjas de suínos, aves e pecuária de leite, visando o suprimento para uso nas propriedades rurais.
Um dos entusiastas dessa linha de investimentos é o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster. Ele acredita que com investimentos entre 15 mil e 20 mil reais é possível construir coletores e cisternas para armazenamento de água. Os aviários típicos do grande oeste catarinense – edificações rurais com 100 metros de comprimento por 12 de largura – têm telhados com área superior a 1.500 metros quadrados. Essa cobertura permite coletar até 24.000 litros de água por ano, considerada a precipitação pluviométrica média entre 1.200 e 1.560 mm/ano. Essa reserva pode ser empregada na dessedentação dos animais e na irrigação de cultivares.
Pelo menos um quarto da base produtiva da Coopercentral Aurora – formada por 9.000 produtores de leite, 1.800 criadores de suínos e 1.600 avicultores – deve aderir ao programa de conservação de água. Na próxima semana iniciam as reuniões com técnicos das cooperativas para definição das ações a campo.

EFICIÊNCIA

O presidente da Ocesc mostra que as cooperativas agropecuárias se transformaram, nos últimos 60 anos, em instrumentos de fortalecimento da renda e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, o que resulta no controle do êxodo rural e no desenvolvimento das comunidades urbanas e agrícolas.
Zordan realça que as cooperativas prestam assistência técnica, educacional e social, recolhem e processam a produção, prospectam mercados e obtêm o melhor resultado financeiro para a atividade. Enfim, acompanham os produtores rurais em todas as atividades, dando-lhes segurança e tranquilidade. Por isso, terão maior sucesso na orientação dos produtores rurais para a implementação do programa de poços, açudes e cisternas.


Postado por Matheus,
Horário: 00:09,
Data: 19/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Prioridade máxima é manter a doença longe de Santa Catarina

Todas as medidas possíveis neste momento foram tomadas para evitar a entrada da febre aftosa em Santa Catarina. Governos federal e estadual, produtores, importadores, empresário e demais agentes econômicos ligados à cadeia produtiva da carne estão em estado de atenção e vigilância, não de pânico.
A observação é do presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Clever Pirola Ávila, em face da ocorrência de foco de febre aftosa no departamento de San Pedro, no Paraguai. A doença está perigosamente próxima do território catarinense que conquistou o privilegiado (e único no Brasil) status de área livre de aftosa sem vacinação.
Ávila enfatiza que a ocorrência de febre aftosa no Paraguai coloca em risco a sanidade animal de Santa Catarina porque o vírus é facilmente transmissível.
Eventual entrada da doença no Estado teria efeitos catastróficos para todos os setores da economia barriga-verde, pois, automaticamente, as exportações de carne seriam paralisadas, as agroindústrias teriam que demitir e os produtores não teriam mais mercado. Uma cadeia produtiva que envolve mais de 500 mil pessoas entraria em uma crise que repercutiria em todas as demais áreas da sociedade barriga-verde.
O dirigente realça que os setores públicos e privados estão agindo em sintonia e que Santa Catarina está preparada e em estado de alerta máximo para evitar que a doença entre no território barriga-verde. “Esperamos manter esta unidade, principalmente num ambiente de ameaça em que estamos neste momento”, sublinha.
Ávila observa que, apesar de Santa Catarina estar preparada com estrutura física de laboratórios, veículos e profissionais capacitados para a proteção sanitária do território, sempre há possibilidade de evoluir. “E é o que tentamos fazer ano a ano. Temos uma estrutura em atividade, porém na medida que galgamos novos e mais exigentes mercados temos que buscar alternativas superiores”.

EDUCAÇÃO

A ACAV acredita que criadores, frigoríficos, importadores e varejistas do mercado da carne estão conscientes da complexidade desse problema. “Temos investido muito em educação para todos os atores da cadeia produtiva. A maioria sabe quanto investimos em tempo e recursos financeiros na última década para obtermos este status sanitário atual”.
O comércio ilegal e importação clandestina de carne do Paraguai para SC constituem uma das maiores ameaças, embora as barreiras fixas e móveis trabalhem diuturnamente para evitar este tipo de risco. “Esperamos coibir este tipo de atividade e que, sinceramente, não existam”, encerrou o presidente da ACAV.


Postado por Matheus,
Horário: 23:34,
Data: 18/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

EXPEN 2012 - Feira apresenta soluções para ampliar competitividade das empresas

“Exposição de soluções em software, hardware, consultoria empresarial, gestão de processos, gestão de recursos humanos, terceirização, gestão de marketing e capacitação profissional”. Estes são alguns dos temas da EXPEN 2012 – Feira de Multissoluções em Gestão, Serviços e Tecnologia, que será realizada nos dias 29, 30 e 31 de março, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.
O evento é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), através do Núcleo das Empresas de Base Tecnológica, do Núcleo do Jovem Empreendedor e Núcleo de Consultorias. A promoção é direcionada aos setores de gestão empresarial, serviços e tecnologia, integrando diferentes atividades econômicas, apresentando soluções referentes ao planejamento, abertura e estruturação de novas empresas, empreendedorismo, crédito, legalização, tributação, uso e aplicações de ferramentas tecnológicas, entre outros serviços fundamentais para as empresas.
Com o slogan “sua empresa mais competitiva” a EXPEN tem como público-alvo micro e pequenos empresários, empreendedores individuais, contabilistas, acadêmicos dos cursos das áreas de ciências sociais e aplicadas, tecnologia, agronegócio e outros, investidores e inovações das mais diversas áreas; gestores e administradores de empresas e instituições da região oeste de Santa Catarina. O coordenador geral da feira, Francis Marcel Post, destaca que são esperados mais de 7.000 visitantes. “A Expen é a primeira feira do sul do Brasil que une multissoluções em gestão, serviços e tecnologia. Essa é a oportunidade para o empresário que deseja encontrar estratégias completas para todas as etapas do empreendimento”.

ATRATIVOS

Duas palestras estão confirmadas. No dia 29 de março, às 20 horas, o professor e consultor em gestão empresarial, Waldez Luiz Ludwig, abordará “Criatividade e inovação”. No dia 30, às 20 horas, o presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel, ministrará palestra com o tema “De empresário para empresário para todo mundo ouvir”.
No dia 31, às 10 horas, acontecerá apresentação do grupo de teatro Seu Chico sobre a “Qualidade de vida do gestor”. Com humor e descontração serão abordados o comprometimento, saúde e segurança, família, motivação, estresse x felicidade e meio ambiente.
De acordo com Post, também estão previstos oito workshops, sessão de negócios em parceria com o Sebrae e a Equipe de Competições Tecnológicas “Araranguá Intruders” da UFSC de Araranguá demonstrará uma competição oficial de “futebol de robôs”.
A composição da feira contempla espaços para as empresas participantes exporem seus produtos e serviços, possibilitando assim a geração de negócios e network, área para realização de workshops, mini-cursos e palestras, tudo destinado ao público participante, expositores, parceiros, visitantes e empresas em geral.
Segundo Post, os valores dos espaços são atrativos, oferecendo um ótimo custo/benefício para o expositor. “Se sua empresa tem interesse em divulgar seus produtos e serviços na EXPEN 2012 entre em contato com a ACIC pelo telefone 3323-4100”, afirma. O expositor poderá contar com toda a infraestrutura montada para receber os visitantes, além de oferecer ingressos VIPS para seus clientes.
A entrada para visitação é gratuita, mediante credenciamento que estará disponível a partir de fevereiro através do site www.feiraexpen.com.br. A feira tem o patrocínio do BRDE e apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), da Unimed, do Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC) e da Vonpar.


Postado por Matheus,
Horário: 23:18,
Data: 18/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Em fevereiro - Fundação Aury Luiz Bodanese abre inscrições para o projeto dança

Oportunizar acesso à linguagem e manifestação artística da dança. Com esse objetivo a Fundação Aury Luiz Bodanese desenvolve o projeto “Dança” voltado para crianças e adolescentes. Em 2011, a iniciativa beneficiou aproximadamente 140 pessoas e, para este ano, a intenção é ampliar o número de atendimentos.
As inscrições para novas turmas serão no período de 6 a 9 de fevereiro, no FACH I (6 e 8) e na Matriz (7 e 9). A presidente da Fundação, Isabel Machado, explica que é necessária a cópia do documento da criança e presença de um adulto responsável.
O projeto Dança visa desenvolver trabalhos coreográficos a partir das temáticas, produzir expressões corporais próprias do aluno ao estímulo de uma tarefa, através da improvisação de movimentos, e possibilitar atividades utilizando conceitos de dança contemporânea (complexidade, diversidade, simultaneidade), dança de rua e criativa. Além disso, a iniciativa valoriza a individualidade e história corporal de cada aluno, contextualiza os diversos estilos de dança com o momento histórico individual, desenvolve aspectos físicos, sociais e culturais pertinentes à atividade e proporciona a troca de experiências.
De acordo com a professora, Jucinéia Zantedeschi, as aulas iniciarão no dia 13 de fevereiro no FACH I, 14 de fevereiro na Matriz. O encerramento está previsto para 14 de dezembro. “Para este ano, serão abordados os seguintes assuntos: cooperação com sustentabilidade, cidadania, formação e desenvolvimento pessoal, família e comunidade”, complementa.

ATIVIDADE

A Fundação Aury Luiz Bodanese mantém dois espaços onde são realizadas as atividades de dança duas vezes por semana em cada local, um na região da Efapi e outro na Matriz da empresa Aurora Alimentos. As aulas para as crianças têm duração de 1h15 e para os adolescentes de 1h30. Podem participar crianças e adolescentes da comunidade.
Além dos ensaios, as crianças e adolescentes integram atividades complementares, a cada dois meses, como: conversa informal, trabalho com a equipe, encaminhamento para atendimento psicológico e realização de outras atividades (A Turminha da Reciclagem, Cinema da Prevenção e passeios).


Postado por Matheus,
Horário: 22:57,
Data: 18/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Secovi/Oeste visita prefeito em exercício de Chapecó

O presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário do Oeste (Secovi/Oeste), Altir Paludo, acompanhado do ex-presidente da entidade Armelindo Carraro e do assessor jurídico Daniel Maggioni, visitou na tarde da última terça-feira (17) o prefeito em exercício de Chapecó, Américo do Nascimento Junior. Também participou do encontro o secretário de Planejamento Nemésio da Silva.
Além de desejar uma boa gestão ao prefeito Américo, mesmo que por poucos dias no comando da administração municipal, os dirigentes da maior entidade do setor imobiliário do oeste convidaram a Prefeitura para ser parceira do 7º Salão do Imóvel e 8º Feirão Caixa da Casa Própria, previsto para ser realizado nos dias 15,16 e 17 de junho deste ano.
O ex-presidente do Secovi/Oeste, Armelindo Carraro, agradeceu a Prefeitura de Chapecó por sempre ter aberto as portas à entidade, seja para discutir projetos e até mesmo ouvir sugestões sobre problemas que envolvem o setor.
Paludo, que comandará o Sindicato em 2012 e 2013, disse que continuará buscando o apoio do poder público e também reivindicando soluções. “Um pedido que foi feito no ano passado e que será reforçado neste ano trata da questão do desenvolvimento de Chapecó. Precisamos planejar o crescimento do município, saber para que lado avançar e pensar em estrutura e mobilidade”, salientou.
O prefeito Américo recebeu os pedidos dos dirigentes e repassará ao prefeito José Cláudio Caramori, que volta ainda no fim deste mês. Américo também se colocou à disposição da entidade na Câmara de Vereadores, quando retorna como presidente do Legislativo neste ano.


Postado por Matheus,
Horário: 22:41,
Data: 18/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Índice de reprovação cai 50% nas Escolas Municipais

A Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria Municipal de Educação, avaliou e constatou queda significativa nos índices de reprovação dos alunos que frequentaram o ensino fundamental no ano passado. Em 2009 a reprovação chegava a 6,2%, em 2010 baixou para 5,6% e em 2011 diminuiu 2,1%, chegando ao resultado final de 3,5% de alunos reprovados.
A diminuição acontece desde 2006, quando o índice marcava 14,98%. Os seis anos consecutivos de queda comprovam o trabalho que está sendo realizado diariamente nas Escolas Básicas do Município. Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, estes resultados se dão pela união de esforços. “A reprovação acontece não somente por culpa do aluno, mas envolve a gestão escolar, o professor, o conteúdo e o material didático. Essa queda significativa aponta que este conjunto de fatores está indo bem”, destaca.
Há dois anos uma equipe de profissionais da Secretaria junto com os professores, trabalha nas escolas a questão do processo de reprovação escolar. Astrit explica que essa queda de praticamente 50% em relação ao ano de 2010 é muito significativa. “Estamos vendo a resposta do trabalho desenvolvido na sala de aula. Ficamos felizes com esse resultado. Significa que estamos evoluindo”, comemora. 


Postado por Matheus,
Horário: 22:30,
Data: 18/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura e órgãos de segurança fiscalizam ações dos “flanelinhas”


Representantes de órgãos de segurança pública de Chapecó se reuniram na manhã desta quarta-feira (18) para discutir um pacote de medidas a serem adotadas para coibir a ação dos “flanelinhas”, que atuam como guardadores de carros em pontos específicos nas ruas do centro da cidade.
A atuação destas pessoas concentra-se principalmente em vias públicas localizadas em frente ou próximas a casas noturnas, bares e restaurantes, onde há grande movimento e circulação de pessoas à noite. “Estamos preocupados com a segurança do cidadão, que muitas vezes sente-se coibido e obrigado a pagar por algo indevido”, explica o Secretário de Defesa do Cidadão, Sérgio Wallner.
Durante o encontro, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Fasc, Agentes Municipais de Trânsito, Guarda Municipal e SIBARCH, discutiram a melhor estratégia para coibir esta prática, fornecendo mais segurança à comunidade e assegurando a integridade e bem-estar dos “flanelinhas”.
“Constatamos que a maioria destas pessoas utiliza o dinheiro que arrecada na compra de entorpecentes e bebidas alcoólicas. Portanto, não é uma atividade que caracteriza o sustento de uma família, mas sim, de um vício. O que eles precisam é de orientação e tratamento adequado”, ressalta Wallner. 

Medidas

Após a reunião ficou acordado que a partir desta quarta-feira (18), os “flanelinhas” que forem encontrados atuando nas vias públicas vão ser identificados e cadastrados por Agentes da Guarda Municipal e da Fasc. Além disso, serão orientados a deixarem a atividade, hoje considerada ilegal. Posteriormente, serão retirados da rua e encaminhados a locais de acolhimento.
Novos encontros ainda devem ser realizados para avaliar os resultados das ações propostas e executadas. O cidadão que se sentir incomodado ou lesado pela atuação dos “flanelinhas” pode entrar em contato com a Guarda Municipal através do telefone 153.


Postado por Matheus,
Horário: 22:16,
Data: 18/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.