Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Crianças participam de atividade de recreação no Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Chapecó promoveu na tarde da quinta-feira (08), uma atividade de recreação para as crianças que fazem parte da Unidade de Atendimento Sócio Educativo do Bairro Cristo Rei (UASE). A iniciativa foi da JCI Chapecó em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Todos os anos a JCI, como madrinha da UASE, desenvolve ações educativas e de lazer em datas comemorativas. Este ano, o Natal antecipado foi comemorado no Corpo de Bombeiros. A atividade envolveu 64 crianças, que assistiram à palestra sobre dicas de segurança e demonstrações práticas de salvamento em altura e combate a incêndio.
De acordo com o soldado Cleber Rocha Carvalho, “a ideia foi promover uma atividade diferente com o objetivo de conscientizar as crianças em relação à prevenção de acidentes”. Para a diretora da UASE Cristo Rei, Jussandra Motta, a iniciativa é importante para a conscientização. “Acredito que ações como esta contribuem para a formação das crianças”, completa.
Ao final da visita, as crianças receberam a visita do Papai Noel, que distribuiu presentes e abraços.



Postado por Matheus,
Horário: 01:13,
Data: 10/12/11,
Fonte: Relações Públicas 6º BBM.

Mercado imobiliário de Chapecó evoluiu de forma acelerada

O Código Florestal brasileiro, a lei sobre o parcelamento do solo e o incentivo à habitação estão entre os temas que pautaram o Sindicato do Mercado Imobiliário do Oeste de Santa Catarina (Secovi/Oeste) neste ano, sob o comando do presidente Armelindo Carraro. Na última semana, o Sindicato elegeu nova diretoria para comandar a entidade em 2012 e 2013.
Carraro é graduado em Administração, casado e pai de três filhos. Desde 1986, dirige a Abba Empreendimentos Imobiliários. Presidiu a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Câmara Júnior de Chapecó. É conselheiro do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci/SC). Foi eleito o primeiro presidente do Sindicato, no ano de 1998, e voltou a assumir a entidade em 2011.
Nessa entrevista, o presidente do Secovi/Oeste faz uma avaliação sobre a atuação da diretoria neste ano e comenta o cenário imobiliário de Chapecó.

Qual a avaliação que o Sr. faz desse ano à frente da entidade? 

Armelindo Carraro – Foi um ano de muito trabalho e tivemos na pauta assuntos de extrema relevância para o segmento. Obtivemos sucesso na maioria das nossas reivindicações e pudemos contribuir com debates importantes sobre o desenvolvimento de Chapecó e região. Além disso, buscamos o fortalecimento da classe imobiliária, priorizando o compromisso com a sociedade.

Quais os aspectos que marcaram a gestão em 2011?

Armelindo Carraro – Nossa primeira reivindicação foi ao prefeito de Chapecó, José Caramori. Entregamos um ofício manifestando nossa preocupação com o crescimento desordenado do município. Muitos loteamentos estão surgindo e inúmeros prédios são construídos, mas é preciso pensar na qualidade de vida, na mobilidade urbana, com o menor impacto futuro. Pra que lado crescer? É necessário rever o plano diretor em no máximo a cada quatro anos e rever os problemas que ingessam o crescimento de Chapecó. Outro pedido do Secovi/Oeste foi ao Ministério das Cidades. Através de documento, solicitamos em parceria com a Caixa que o oeste fosse considerado região metropolitana. Conseguimos e, por isso, tivemos vários benefícios, entre eles o aumento dos recursos do Projeto Minha Casa Minha Vida, que passou de 80 para 130 mil reais o limite para financiamento de imóveis. Também pedimos a intervenção de parlamentares na lei Estadual que tratava do parcelamento de solo. O deputado estadual, Mauro De Nadal, revogou na Assembleia Legislativa os artigos que eram entraves administrativos para a legalização das atividades nos municípios com relação ao ordenamento territorial e controle do uso do solo urbano. Foi mais uma conquista entre tantas outras.

A questão do Código Florestal Brasileiro também esteve na pauta do Sindicato nesse ano. Qual é a relação dessa lei com as cidades?

Armelindo Carraro – Essa lei tem tudo a ver com as cidades. Principalmente, se fosse aprovada na forma como chegou ao Senado criaria sérios entraves, pois previa o mesmo tratamento para as áreas rurais e urbana. Aproveitamos o seminário organizado pelo Senado em Chapecó e, juntamente com todos os Secovis do Estado, entregamos documentação ao senador Luiz Henrique da Silveira, relator do projeto, para que fossem excluídos da lei os artigos que tratam do território urbano, pois havia muitas dúvidas. Por exemplo, as questões de recuos e restrições não estavam claras e poderiam tumultuar ainda mais as aprovações de projetos e a ocupação das cidades. Nosso pedido foi atendido na sua maioria. Destaco a participação do nosso diretor, Ademir Roque Sander, que acompanhou todos os debates, inclusive de reuniões em Brasília.

O Secovi/Oeste também realizou diversos eventos nesse ano e participou de outros em SC e no Brasil? Quais foram os destaques?

Armelindo Carraro – Participamos de reuniões e encontros fora do Estado, mas a maioria foi em Santa Catarina, principalmente com os Secovis para discutir temas de interesse do segmento. Também sediamos essas reuniões e fomos muito elogiados pela estrutura que temos no município. A Caixa Econômica Federal aceitou nosso convite e expôs sobre o desempenho do setor em nível regional e local. Tivemos ainda palestra com o presidente da Federação Nacional dos Secovis (Fesecovi), Sérgio Porto, sobre o cenário e as tendências do mercado imobiliário no Brasil.

O Salão do Imóvel foi um sucesso nesse ano, inclusive está servindo de referência para outras regiões. A que se deve a consolidação do evento em Chapecó?

Armelindo Carraro – A cada ano buscamos inovar, apresentar novidades e oferecer o que as famílias procuram. Nesse ano, tivemos várias mudanças, o que nos trouxe um resultado muito positivo. A alteração do local para o Centro de Cultura e Eventos proporcionou comodidade ao público e aos expositores, com espaço maior para os estandes, além da área de estacionamento e locais para refeição. Outra mudança muito importante foi o regulamento interno da feira, que exigia das empresas expositoras compromisso e seriedade, pois permitiu que somente imóveis regularizados poderiam ser ofertados. O objetivo foi evitar problemas na comercialização, pois para vender é preciso que a incorporação tenha o registro do imóvel no cartório. Foi um passo importante para solidificar o Salão do Imóvel, que no ano que vem será ainda melhor.

Uma outra ação do Secovi/Oeste foi a adesão ao Portal Nacional Imobiliário? O que isso representa para o segmento?

Armelindo Carraro – O Portal trará excelentes oportunidades de negócio às imobiliárias de Chapecó e região. Através da adesão do Sindicato ao Portal será possível às associadas anunciarem imóveis em todo o Brasil. É um projeto grandioso e Chapecó não poderia ficar de fora.

Quais as principais mudanças ocorridas no setor nos últimos anos?

Armelindo Carraro – Entre todas as mudanças, a que se destaca é a busca das pessoas por imóveis com melhor qualidade de vida e conforto. Isso obriga as incorporadoras e loteadoras a desenvolverem projetos que atendam essas expectativas. Para que um imóvel seja viável, é preciso respeitar a questão ecológica e reduzir custos condominiais. Além disso, a migração das classes “D” e “E” para “C” e “D” introduz um novo conceito ao segmento. São consumidores com um outro padrão de exigência e impõem o que deverá ser construído. Chapecó, como polo educacional e de grandes indústrias, continua atraindo grande número de pessoas para residir no município. Além disso, os incentivos do Governo Federal para a habitação aumentaram, o que tem mantido o mercado aquecido.

Qual a expectativa para a nova diretoria que assume a entidade em 2011?

Armelindo Carraro – Acredito que a nova diretoria, que tem à frente o empresário Altir Paludo, continuará com os trabalhos desenvolvidos neste ano e, acima de tudo defenderá os interesses do segmento e também da sociedade.


Postado por Matheus,
Horário: 00:58,
Data: 10/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Operação pente fino surpreende detentos do presídio de Chapecó

       Uma operação pente fino foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 09, no Presídio Regional de Chapecó. A ação resultou na localização de vários estoques, estiletes e pequena quantidade de tóxico. Policiais militares do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 2º BPM e agentes do Departamento Estadual de Agentes Prisionais (Deap) participaram da operação.
      A operação teve início às sete horas, quando as guarnições chegaram ao presídio e surpreenderam os detentos com o pente fino. Foram realizadas buscas em todas as celas, resultando na apreensão de diversos objetos ilícitos, como armas artesanais e também droga.



Postado por Matheus,
Horário: 00:05,
Data: 10/12/11,
Fonte: Comunicação Social 4ª RPM.

Novas regras do seguro desemprego são temas de reunião entre Sinduscon e Sine

As regras que alteram a solicitação do seguro desemprego implantadas pelo Ministério do Trabalho foram temas de reunião, na última semana, entre a diretoria do Sindicato da Indústria de Concretos e Artefatos Armados do Oeste (Sinduscon), coordenada pelo presidente Lenoir Broch, e as representantes do Sistema Nacional de Emprego (Sine),Diane Rossari Reolon e Carmem Salette Sbeghen Freitas. A intenção do sindicato foi obter esclarecimentos sobre as novas regras e o sistema de funcionamento do portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br), para posteriormente, transmitir aos profissionais de Recursos humanos do setor da construção civil.
O sistema oferece uma base unificada de dados que integra as informações de todo o território nacional. A ferramenta visa facilitar a recolocação do profissional no mercado de trabalho e, consequentemente, diminuir as solicitações de seguro desemprego no País. Através do sistema, é possível que o trabalhador concorra às vagas de emprego disponibilizadas no Sine sem sair de casa. Também é possível acessar informações sobre seguro desemprego e fazer pré-cadastro de vagas, disponibilizadas pelo empregador.
As representantes do Sine explicaram que no momento em que o profissional solicitar o benefício será encaminhado para vagas de emprego disponíveis, condizentes com sua ocupação anterior e com salário igual ou superior. O trabalhador que recusar o novo emprego sem justificativa legal terá o pagamento do seguro desemprego cancelado, como previsto pela Lei nº 7.998/90, artigo 19, que regula o programa do seguro desemprego. 
A implantação do novo portal, além de facilitar o acesso do trabalhador às vagas de emprego, tem a meta de redução da concessão dos benefícios do seguro desemprego. As medidas atendem a legislação em vigor e principalmente visam diminuir o tempo utilizado para recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.
Broch salienta que a preocupação dos empresários da construção civil é disponibilizar as vagas existentes no mercado para facilitar os encaminhamentos do Sine aos interessados em contratar, desde que haja o atendimento em relação às características necessárias ao preenchimento das vagas. “O papel do Sine será o encaminhamento dos desempregados para recolocação no mercado, mas também de observar as características dos interessados e buscar junto aos organismos possíveis a profissionalização, qualificação e, até mesmo, a alfabetização da mão de obra existente, de acordo com necessidade de treinamento”, reforça.
O presidente do Sinduscon destaca, ainda, que a iniciativa exigirá, dos candidatos às vagas, disposição para aprender, além do envolvimento dos empregadores no sentido de capacitar os colaboradores em benefício do produto a ser disponibilizado ao mercado. “O Sinduscon está buscando sensibilizar os associados a empreender nesta nova etapa no sentido de investir na capacitação da mão de obra. Dessa forma, teremos como resultado a melhor qualidade nos produtos que comercializamos”, finaliza Broch.


Postado por Matheus,
Horário: 23:06,
Data: 09/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Efapi ganha iluminação e decoração natalina


Os moradores do Bairro Efapi ganharam mais um atrativo para o Natal 2011. Na quinta-feira, dia 08, foi inaugurada a iluminação natalina ao longo da Avenida Attílio Fontana, a principal via de acesso ao bairro. Assim como na Rua Borges de Medeiros, no Passo dos Fortes, e no Distrito de Marechal Bormann, a região da Grande Efapi também passa a vivenciar ainda mais o clima natalino.
Segundo o Superintendente Interino da Região Oeste, Civaldo Mendes, a população teve participação importante na decoração do bairro, pois fotos das famílias foram utilizadas, destacando os moradores da Efapi. “Isto foi para valorizar as pessoas”, disse.
Para a edição deste ano do ‘Natal, a Magia do Cristal’, a Prefeitura de Chapecó investiu mais de R$ 900 mil na decoração natalina da cidade, com destaque principal para a Praça Coronel Bertaso, o Museu de História e Arte e a Avenida Getúlio Vargas, onde foram instaladas 40 mil micro lâmpadas de led.
A decoração natalina de Chapecó também pode ser conferida no Calçadão da Rua Benjamin Constant, no Ecoparque e nas ruas Marechal Deodoro, Barão do Rio Branco, Marechal Bormann, Avenida Fernando Machado e Nereu Ramos.


Postado por Matheus,
Horário: 22:41,
Data: 09/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Assinado convênio para aquisição de ambulância para Chapecó


O Secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, assinou na tarde desta sexta-feira (9), em Chapecó, a liberação de recursos na ordem de R$ 88 mil para aquisição de uma ambulância UBS – Unidade Básica de Saúde, destinada para Chapecó.
Durante o ato, o Secretário Municipal de Saúde, Américo do Nascimento Junior, representou a Administração Municipal e ressaltou que a ambulância vem a fortalecer ainda mais a estrutura de saúde municipal disponibilizada a comunidade. “Esse convênio é muito importante, pois reforça nossa frota para melhor atendermos a população”, afirma o Secretário.
A Prefeitura recebeu o recurso de R$ 88 mil e, em contrapartida, irá dispensar o mesmo valor para a aquisição da ambulância. O novo equipamento auxiliará no transporte dos pacientes para realizar tratamentos fora do município. De acordo com o Secretário, “o Governo do Estado cumpre com o compromisso de priorizar a saúde, uma vez que a reivindicação foi atendida de forma rápida, pois havia urgência na aquisição desta ambulância”, ressalta.
Ainda segundo o Secretário, em breve o município receberá outra ambulância para equipar o SAMU. “Estivemos nesta semana na Capital do Estado, aonde entregamos o pedido ao presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Estadual Gelson Merísio, que fez o encaminhamento ao Secretário Dalmo, para que em breve o SAMU de Chapecó também seja contemplado com essa importante ferramenta, para que o atendimento de urgência e emergência melhore a cada dia”, completa.


Postado por Matheus,
Horário: 22:21,
Data: 09/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.