Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

100% de aproveitamento

         O Marcílio Dias perdeu para a Chapecoense por 2 a 0 na quarta-feira, dia 01, no Estádio Hercílio Luz, em Itajaí. Com a vitória, o verdão mantém a liderança isolada do campeonato, tendo conquistado os 12 pontos que disputou. Os gols foram marcados na segunda etapa. O próximo confronto do time do oeste será contra a equipe do Figueirense. A partida acontece neste domingo, dia 05, às 17 horas, na Arena Condá, em Chapecó. 


Postado por Matheus,
Horário: 02:19,
Data: 02/02/12,
Foto: Flávio Neves / Agência RBS.

Susto no Aeroporto de Chapecó

Oitenta passageiros de um voo da Avianca, que sairia na quarta feira, dia 01, às 14h15min, do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, com destino a Florianópolis, levaram um grande susto. Um dos pneus estourou após entrar em contato com uma pedra, durante o procedimento de decolagem.
Segundo testemunhas que não quiseram se identificar, houve um forte estrondo e a aeronave ficou instável. Apesar do pânico e da gritaria entre os passageiros, ninguém ficou ferido. A decolagem foi abortada e os passageiros foram levados para dois hotéis da região. Eles foram remanejados para voos desta quinta-feira.
A prefeitura, que administra o aeroporto, divulgou quarta-feira à noite uma nota oficial em que afirma que o incidente “não se deve a problemas relacionados às condições de conservação ou de obstrução da pista de pouso e decolagem”. De acordo com o texto, “o comandante da aeronave adentrou numa área interditada e não homologada, devidamente sinalizada, durante manobra preparatória para decolagem, motivo pelo qual ocorreu o dano no pneu da referida aeronave”.
A prefeitura informou ainda que “os fatos descritos podem ser comprovados no relatório realizado no local pelo Corpo de Bombeiros e amplo material fotográfico que registraram a invasão da referida área”. Ainda segundo a nota, “todos os documentos estão à disposição dos interessados e serão utilizados para futuros procedimentos legais na apuração do episódio ocorrido”.
A administração do aeroporto reiterou que realiza fiscalização permanente na pista para garantir a segurança exigida no momento da realização de pousos e decolagens.


Postado por Matheus,
Horário: 01:55,
Data: 02/02/12.

Coopercentral Aurora faz primeiro embarque de carne para a China

A Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) – uma das poucas empresas brasileiras de processamento de carnes habilitadas a exportar para a China – faz no próximo dia 9 o primeiro embarque de carne suína para aquele país.
O anúncio foi feito pelo presidente Mário Lanznaster, mas a empresa não revelou o valor da primeira transação comercial concretizada.
A primeira remessa é constituída de 120 toneladas (cinco contêineres) de diversos itens de cortes suínos com e sem osso que embarcam nos dias 8 e 9 no porto de Itajaí com dois destinos: uma parte ficará no porto de Shangai e outra parte no porto de Yantian. O transit time (tempo para chegada do navio no destino) é de aproximadamente 37 dias.
“Esse é o primeiro negócio e, gradativamente, serão definidos os itens de melhor aceitação, bem como o padrão de cada corte, de acordo com as orientações de nossos clientes chineses”, observou o gerente de comércio exterior Dilvo Casagrande.
Para chegar ao primeiro embarque, a empresa criou ainda em 2011 uma estrutura especial para atender as especificidades do país importador. Uma delas é o sistema de rastreabilidade da produção que tem origem no campo até o produto final a ser exportado.
Um grupo de 35 propriedades rurais do oeste catarinense foi selecionado pela Aurora, homologado pela Cidasc com protocolo de produção aprovado pelo Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. Uma fábrica de rações da CooperAuriVerde (cooperativa filiada à Coopercentral Aurora) está processando ração específica para abastecer os plantéis.
Os animais prontos são conduzidos para a unidade industrial de Chapecó (FACH1) onde está programado o “turno dedicado”: em um dia a cada quinzena, o frigorífico abate cerca de 4.600 suínos que geram 200 toneladas de produtos embalados, congelados e estocados para o mercado chinês. O abate segregado iniciou em 9 de janeiro. Essa produção é integralmente destinada à China e, conforme evoluírem os negócios, o abate será ampliado para mais dias na quinzena. 
Casagrande lembra que a China somente consumia a carne brasileira através das importações via Hong Kong. A partir de 2009 passou a comprar diretamente produtos de frango e, em abril de 2011, com o acordo firmado pela presidente Dilma Rousseff, a exportação de carne suína direta Brasil/China foi autorizada, mas exigiu um árduo trabalho de diversos setores da empresa para adequar o processo ao protocolo exigido.
Nesse novo estágio, a China passa a comprar direto do Brasil, que poderá incrementar as vendas, oferecer volumes e cortes mais específicos para a demanda chinesa e entrar no país mais populoso, com renda emergente, que prevê aumentar o consumo de carne nas próximas décadas.

FRANGO

A Aurora já exporta frango para o mercado chinês: em 2009 as plantas de aves de Maravilha e de Quilombo receberam a aprovação para a exportação para a China Continental, após anos de negociação entre os dois países, que culminou com a habilitação de 23 plantas brasileiras a exportar para aquele mercado.
Em outubro de 2010, uma comitiva chinesa visitou oficialmente as agroindústrias no Brasil, e a Aurora foi classificada para exportação de carne suína diretamente à China continental através do SIF 3548 que identifica o FACH1 (Frigorífico Aurora Chapecó). 




Postado por Matheus,
Horário: 01:10,
Data: 02/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Chiamolera vai presidir o Conselho Deliberativo da ACIC

O Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) tem novo presidente: o empresário Orivaldo Chiamolera foi eleito nesta semana para substituir Cláudio De Marco, neste ano, no comando do órgão de cúpula de uma das maiores entidades empresariais de Santa Catarina.
Em reuniões do Conselho e assembleia geral da ACIC foram aprovadas as contas da recém-encerrada administração 2010/2011 e eleitos novos conselheiros. Também foi eleita e empossada a nova mesa diretora do Conselho Deliberativo que, além de Chiamolera (Distribuidora de Frutas Real), é formada pelo vice-presidente Luiz Roberto Dalla Costa (Cetrhon Centro de Hematologia e Oncologia) e pelo secretário Altamir Luiz Scussiato (Comércio de Combustíveis Rio Vermelho).
A assembleia e o Conselho aprovaram a prestação anual de contas e o balanço patrimonial apresentados pelo ex-presidente João Carlos Stakonski e pelo ex-diretor financeiro Sérgio Perondi referente ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2011.
Stakonski destacou a estrutura interna, as parcerias e as ações desenvolvidas que incluíram 190 reuniões de trabalho, oito reuniões do Conselho Deliberativo, três reuniões do Conselho Consultivo, 22 viagens oficiais e 167 representações da entidade em eventos.
Ressaltou a importância dos 18 Núcleos Setoriais que realizaram 559 atividades e mobilizaram 35.285 pessoas. Além disso, destacou a promoção das feiras técnicas MercoAgro, Mercoláctea e EXPEN.
Dentre as grandes campanhas, mencionou as melhorias no aeroporto municipal, o projeto Chapecó Multiparque, a duplicação do acesso à BR-282, o Hospital Regional do Oeste, a construção de ferrovias e segurança pública.
Na esfera da responsabilidade social foi firmada parceria com a Casa do Artesão para doação de banners para confecção de sacolas e pastas ecológicas; parceria com a Junior Achievement que atendeu 2.594 jovens em Chapecó; doações para as famílias atingidas em Rio do Sul; coleta do lixo eletrônico, rua de lazer e inspeção veicular gratuita.

NOVOS CONSELHEIROS

Foram eleitos e empossados os novos membros do Conselho Deliberativo para o mandato de dois anos, com término em janeiro de 2015.

Os novos conselheiros titulares são: 
Agnaldo Laval (Zolet Advogados), Daniela Immich (Hotel Chapecó), Davi Barella Davi (Imobiliária Nostra Casa), Gilberto Cauduro (Cauduro Corretora de Seguros), Gilson Confortin (Confortin Distribuidora de Produtos Agropecuários), Ivania Biazussi Thomas (Senai Chapecó), João Batista Bento (Oestur), José Derli Cerveira (Acasel), Luiz Roberto Dalla Costa (Centro de Hematologia e Oncologia) e Marcos César Sonagli (Farmácia São Pedro Sobel).

Também foram eleitos Nelson Eiji Akimoto (Nord Eletric S/A), Orivaldo Chiamolera (Distribuidora de Frutas Real), Rachel Kleinubing (Nova Comunicação Integrada), Siegfried Lehrbach (Contaspro Serviços Contábeis), Valdir Luiz Sperandio (Sperandio S/A Comércio de Veículos), Waldir Camatti (Waldir Camatti e Cia), Washington R. De Luccas (Rotoline Equipamentos Industriais) e Lenoir Carminatti (Fluxo Eletrônica Industrial).
Os novos conselheiros suplentes são: Alecssandro Cella (BBC Guindastes), Eduardo Lari Rosseto (Terramax Construções e Obras), Gilmar da Rocha (Don Juan Moda Homem Confecções) e Iraci Maria Borher (Crescer Agência de Empregos).



Postado por Matheus,
Horário: 00:44,
Data: 02/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Projeto Bravíssimo promete fortes emoções em 2012

O Projeto Bravíssimo chega à oitava edição em 2012 inovando e trazendo a Chapecó grandes nomes da música clássica, típica, erudita, de câmara e popular brasileira. Os pacotes para as seis apresentações que acontecerão ao longo do ano nos domingos à noite, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, estão à venda.
Para 2012, foram selecionadas apresentações de diferentes ritmos e gêneros. No dia 25 de março, o Projeto Bravíssimo receberá Renato Borghetti e Quarteto. A Orquestra Paranaense de Viola Caipira se apresentará no dia 27 de maio. O Quinteto Persh, de acordeons, subirá ao palco no dia 29 de julho. Em setembro, dia 30, haverá o espetáculo do Trio Madeira Brasil, de cordas. O Grupo Kervanserai de música mediterrânea fará sua apresentação no dia 28 de outubro. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana será a última atração do ano, no dia 25 de novembro.
De acordo com a coordenadora do evento, Luciana Lang, a intenção é trazer grupos e formações que nunca estiveram em Chapecó, além de mesclar espetáculos populares com outros mais eruditos. Todas as apresentações se destacam no seu gênero musical.
A iniciativa é da Oeste Capital Eventos e do Rotary Club Chapecó Oeste. “Além dos espetáculos musicais de alta qualidade, o projeto se destaca pelo papel social que desempenha, pois a renda arrecadada com a venda dos pacotes é doada a uma entidade beneficente”, enfatiza Luciana.
Os organizadores comemoraram o sucesso do Projeto em 2011, pois foi possível comercializar 100% dos pacotes, que rendeu um total de R$ 82 mil. O recurso foi entregue ao Rotary Club para que fosse destinado a projetos sociais. A principal entidade beneficiada foi a ONG Verde Vida, que busca proporcionar formação cidadã a adolescentes em situação de risco social, através de oficinas socioeducativas e do compromisso com a educação ambiental, a profissionalização e a prática da reciclagem. “Com o incentivo, o Verde Vida adquiriu uma empilhadeira elétrica para auxiliar no programa. A máquina será entregue na primeira edição do Bravíssimo 2012, no dia 25 de março”, explica Luciana.
Neste ano, a entidade beneficiada será a APAE Chapecó, que atende atualmente 300 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltiplas. “Na última edição do projeto em 2011 acompanhamos uma apresentação dos alunos da APAE e pudemos notar o quanto eles evoluem com as atividades de dança e teatro. É um projeto que merece o apoio de todos”, enfatiza a coordenadora.
O pacote para a oitava edição do projeto está à venda na Datelli (centro), no Shopping Pátio Chapecó e na Veritá (centro) e custa R$ 350, com 12 ingressos – dois por apresentação. A compra pode ser feita via cartão de crédito, cheque ou boleto bancário. Outras informações através do telefone 49 3322 5619.
O Bravíssimo tem o apoio da RICTV Record e da MB Comunicação e o patrocínio da Avianca, Unochapecó, Zaro Persianas, Gráfica Rota, Renova Marcas e Patentes, Hotel Lang Palace, Codecal Materiais de Construções e Santa Maria Imóveis.


Postado por Matheus,
Horário: 00:16,
Data: 02/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Aspectos teóricos e práticos do SPED, PIS e Cofins são temas de capacitação

Transmitir aos profissionais da área contábil, administrativa e de tecnologia da informação as regras para geração e apresentação da EFD-Pis/Cofins e, através da prática, a análise de blocos e seu programa validador (PVA), habilitando para esta nova obrigação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Para abordar estes conceitos, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promove a capacitação “SPED – EFD-PIS e Cofins, aspectos teóricos e práticos”, nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, das 14 às 18 horas, no auditório da Aurora Alimentos (Matriz - Rua João Martins, 219 D, bairro São Cristóvão).
A capacitação faz parte do Projeto de Educação Continuada (PEC), desenvolvido em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/SC).
Podem participar contabilistas, advogados, auditores, administradores, programadores, responsáveis e auxiliares que atuam na área contábil e fiscal.
O curso abordará a criação da EFD para PIS/Pasep e Cofins, obrigatoriedade de entrega, simplificação de declarações e demonstrativos, PVA, transmissão da EFD PIS/Pasep e Cofins, assinatura digital, multa pelo atraso ou não entrega da EFD-PIS/Cofins, retificação/substituição, situações e prazos, entre outros. Quanto aos blocos e registros, serão discutidos a abertura, identificação e referências, documentos fiscais e outras operações.
A instrutora será a contadora Luciane Colombo Baldissera. É consultora tributária de Imposto de Renda (pessoa física e jurídica) e outros impostos, além das contribuições federais do Informativo Tributário Contábil (ITC). Possui pós-graduação em MBA em Planejamento Tributário pela Universidade Cândido Mendes - UCAM do Rio de Janeiro
Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelos telefones (49) 3324-3817 ou 3323-5646.

Postado por Matheus,
Horário: 23:53,
Data: 01/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Líderes de Núcleos Setoriais da ACIC participam de treinamento

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro treinamento para líderes de núcleos setoriais, que foi ministrado pelo consultor do Programa Empreender Competitivo do Sebrae/SC e FACISC, Osvaldo Antonio Mota.
A iniciativa abordou o papel do Conselho de Núcleos Setoriais na entidade; o que foi planejado e executado em 2011; responsabilidade e importância do coordenador do núcleo e missão, visão e princípios dos núcleos setoriais. Além disso, foram trabalhadas análises de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do segmento, fatores críticos de sucesso e planos de ação para Núcleos Setoriais.
Os participantes da capacitação são: Jaderson Zuanazzi, João André Marafon, Rosiclei Meneghetti Voicolesko e Mauro Luiz Johann (Jovem Empreendedor); Glauber Poletto e Juviéli Sedosvki (Pet Shop´s); Elaine Willms Scheneider, Rudimar Canelo e Neuri Onghero (Automecânicas); Bruno Moreira Guedes, João Paulo da Silva e Nilvanio Faller (Empresas de Base Tecnológica); Luiz Lazarotto, Valmir Gomes e Sabino Antunes da Silva (Centros de Formação de Condutores); Sergio Matte, Inocência Boita Dalbosco e Fernanda Guillen (Comércio Exterior e Logística); Rangel Melatti e Claudiomar Albuquerque (Profissionais da Beleza); Gilberto José Mario, Daniele Dordin e Tais Guaitanele Motter (Profissionais da Saúde); Flavio Raimann e João Souza (Indústrias Gráficas); Débora Locatelli (Consultorias); Karen Fiorentin (Empresários da Efapi) e João Paulo Ribeiro e Carla Borba (Agências de Viagens).
                          

Postado por Matheus,
Horário: 23:41,
Data: 01/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Congresso Técnico do JAIC 2012 é nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 02, a partir das 19h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês (Sala Agostinho Duarte) será realizado o Congresso Técnico da 8ª edição dos Jogos Abertos Interbairros de Chapecó (JAIC). O evento, promovido pela Administração Municipal e coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer, terá a participação de cerca de 40 representantes dos bairros e loteamentos,  que vão acompanhar o sorteio das chaves.
De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Clóvis Marinello, esta edição terá a inclusão de novos bairros. “O número de participantes aumentou e isso demonstra o respaldo do evento. A Administração Municipal pretende unir mais uma vez o esporte e o lazer para o bem estar da população chapecoense”, destaca.

Vão ser disputados 40 troféus nas seguintes modalidades:

Atletismo Masc/Fem
Bocha Masc/Fem
Bolão 23 Masc/Fem
Canastra Mas/Fem
Canastrão Masc/Fem
Cinquilho Masc/Fem
Dominó Masc/Fem
Futebol Areia livre Masc/Fem
Futebol Suíço Master Masc. (Nascidos até 1972)
Futebol Suíço Livre Masc/Fem 
Futsal Master Masc. (Nascidos até 1972)
Futsal livre Masc/Fem
Futsal Infanto Masc/Fem (Nascidos entre 1995 e 1998)
Sinuca Individual e duplas Masc/Fem
Tênis de Mesa Masc/Fem
Três Sete Masc/Fem
Truco Masc/Fem
Voleibol Masc/Fem
Vôlei de Areia Masc/Fem
Xadrez Masc/Fem


Postado por Matheus,
Horário: 23:31,
Data: 01/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeito anuncia novos secretários e mais 25 km de pavimentação asfáltica


O Prefeito José Caramori anunciou nesta quarta-feira (01) pela manhã, novos integrantes do secretariado, na primeira etapa da reforma administrativa. O ato de nomeação foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com a participação de representantes de segmentos da sociedade, vereadores e servidores públicos.
Durante a solenidade o Prefeito agradeceu o empenho e a dedicação dos secretários que atuaram frente às pastas de Serviços Urbanos, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Obras e Infraestrutura e de Saneamento.

Operação “Tapete Preto”

Na oportunidade também foi apresentada uma nova etapa da Operação “Tapete Preto”. De acordo com o Prefeito, nesta primeira fase de 2012 a Administração Municipal irá pavimentar 144 trechos de ruas, distribuídas em diversos bairros e loteamentos da cidade. No total, serão asfaltados 25 km de vias públicas e o investimento da Prefeitura chegará a R$ 10,6 milhões de reais. “Com estas novas pavimentações vamos chegar ao índice de 205 km de ruas asfaltadas em Chapecó desde 2005, um marco para a história de nossa cidade”, destaca José Caramori.
                        
                                 
Quem assumiu:

• Secretaria de Saneamento: Juarez Colpani, 56 anos de idade, advogado, formado em Direito com pós-graduação. Foi assessor jurídico de diversas prefeituras, advogado da Celesc, Diretor da Penitenciária Agrícola de Chapecó. Substitui Delvino Dall’Rosa que retorna à Câmara Municipal de Vereadores.

• Secretaria de Obras e Infraestrutura: Jayme Luiz Bordignon, 50 anos de idade, empresário, formado em Administração de Empresas com pós-graduação em Logística. Substitui Ivaldo Pizzinatto que retorna à Câmara Municipal de Vereadores.

• Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Diógenes Lang, 54 anos de idade, empresário, formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Foi diretor da Fundação IPUC (1989) e Diretor de Turismo (1992), na Administração Municipal de Chapecó. Substitui Marcio Ernani Sander que retorna à Câmara Municipal de Vereadores.

• Secretaria de Serviços Urbanos: Margarete Farezin, 43 anos de idade, servidora pública municipal de carreira (Administração Municipal de Chapecó), acadêmica de Gestão Ambiental, Técnica em Administração Pública. Substitui Valmor Scolari que retorna à Câmara Municipal de Vereadores.

• Na Secretaria Municipal de Saúde, permanece como interina, a Diretora Financeira, Jeane Carla Mohr de Oliveira, 38 anos de idade, formada em Ciências Contábeis, com Pós em Auditoria e Controladoria na Administração Pública. Diretora Financeira da Secretaria Municipal de Saúde. Substituiu Américo do Nascimento Júnior que retorna à Câmara Municipal de Vereadores.



Postado por Matheus,
Horário: 23:15,
Data: 01/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.