Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Curso sobre noções básicas da contabilidade inicia neste sábado

Inicia neste sábado (25) o curso “Ação empresarial: práticas contábeis”, voltado a atender colaboradores de escritórios de contabilidade. A iniciativa é do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), em parceria com o Senac, com apoio da New Informática.
De acordo com o presidente do Sindicont Chapecó, Dalvair Anghében, a capacitação trará noções de contabilidade, legislação, documentos fiscais, ou seja, os conhecimentos básicos para quem pretende atuar na área. “Os participantes terão aulas com professores qualificados e expertises nos assuntos, além de conhecerem os mais modernos sistemas de gestão da contabilidade”.
O dirigente enfatiza que a procura por pessoas qualificadas é grande e sobram vagas nos escritórios, mas nem sempre quem entra consegue atender às expectativas. “Diariamente a legislação passa por mudanças. Por isso, os profissionais precisam estar preparados e atualizados para atender às exigências do segmento”, salienta.
Segundo a coordenadora da área de gestão de negócios do Senac, Renée Bejamini, o curso tem 98 horas/aula e é dividido em três etapas: escrituração fiscal, trabalhista e contábil.
A primeira etapa abordará os princípios e procedimentos contábeis, as demonstrações da contabilidade, noções de indicadores de desempenho contábil e financeiro, aplicação do método das partidas dobradas, entre outros. A segunda abrange as competências tributárias, tipos e características das organizações, características das operações fiscais e dos sistemas de tributação, impostos e contribuições federais, estaduais e municipais.
A terceira fase enfatiza as noções de cálculo trabalhista, adicionais, horas extras, tabela de incidências, folha de pagamento, férias, 13º salário e rescisões, além das noções de legislação trabalhista, como a constituição federal e o direito do trabalho, registros da relação empregatícia, tipos de contrato, jornada de trabalho, licença maternidade, verbas rescisórias, contribuição sindical etc.
As aulas acontecerão nos sábados pela manhã, das 8 às 12 horas, com término previsto para o dia 25 de agosto.


Postado por Matheus,
Horário: 22:46,
Data: 22/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Bem-estar animal em debate no Interleite Sul

A garantia de bem-estar animal de todas as espécies criadas pelo homem para a produção industrial de proteínas tornou-se uma exigência da comunidade internacional e uma prioridade para a indústria da carne. O tema estará em debate no maior evento sulbrasileiro da área de lácteos, o Interleite Sul 2012 (3o Simpósio sobre a Produção Competitiva de Leite) que reunirá 1.000 profissionais do setor no período de 3 a 5 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio de Nes, em Chapecó.
O simpósio reunirá produtores de leite, técnicos e consultores ligados à cadeia leiteira, estudantes, dirigentes, laticinistas, governo e pesquisadores envolvidos com políticas públicas para o leite. A realização é do MilkPoint e AgriPoint, em parceria com o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários.
Mais de duas dezenas de palestras de alto nível compõem a programação, entremeada com intervalos (“Milk Break”) e espaços empresariais para anúncio de produtos e de inovações tecnológicas voltados ao setor lácteo.
Conforto térmico e bem-estar animal como fatores limitantes para a produtividade de rebanhos leiteiros é o tema que o zootecnista Mateus Paranhos da Costa abordará dia 4 de abril, às 9h30.
O conferencista tem especialização em comportamento animal pela USP, mestrado em zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), doutorado em psicobiologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of Cambridge. É docente de várias universidades no Brasil e do exterior, entre elas a Unesp de Jaboticabal.
O coordenador geral do Interleite Sul 2012, Marcelo Pereira de Carvalho, mostra que a terceira edição do mais tradicional evento da pecuária leiteira do Brasil foi adaptada à realidade e às necessidades da região Sul. “O programa dessa edição foi cuidadosamente elaborado a partir da consulta a diversos técnicos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da experiência e visão de nossa equipe”.
O resultado foi um programa abrangente, tratando de importantes temas estruturais que interessam a toda a cadeia, além de temas aplicados sobre as principais áreas técnicas: qualidade do leite e mastite, sanidade, reprodução, pastagens, conforto e nutrição.
Além do programa altamente qualificado, o Interleite é um espaço em que os participantes podem trocar informações e fazer negócios. Para levar delegações de técnicos ou produtores, as empresas e cooperativas têm condições especiais.
Informações sobre o evento e as inscrições estão disponíveis no site www.interleite.com.br/sul.


Postado por Matheus,
Horário: 22:38,
Data: 22/02/12,
Fonte: MB Comunicação.