Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sábado, 14 de abril de 2012

Aurora inaugura unidade de disseminação de genes


A Coopercentral Aurora Alimentos inaugura às 15h30 desta segunda-feira, dia 16 de abril, Unidade de Disseminação de Genes (UDG) que permitirá a concentração produtiva e operacional da produção de sêmen do complexo agroindustrial. Adotando o que há de mais avançado em genética suína, a UDG absorve investimentos da ordem de 2,3 milhões de reais e está localizada no distrito de Marechal Bormann, município de Chapecó.
O ato será prestigiado pelo governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, que assinará convênio com a prefeitura municipal de Joaçaba para a reabertura da unidade da Aurora no município. O termo reafirmará o compromisso para restabelecer o fornecimento de água e destinação correta dos efluentes da agroindústria. 
O anúncio foi feito pelo presidente Mário Lanznaster, pelo vice-presidente Neivor Canton, pelo diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan e pelo gerente de produção de suínos Valdir Schumacher. A inauguração da UDG assinalará os 43 anos de fundação da Aurora Alimentos. 
A central de inseminação terá 2.400 m² de área construída em área territorial de 202 hectares. Nesse local serão alojados 430 machos doadores, responsáveis por produzir 520.000 doses de sêmen por ano (11.000 doses por semana) e atingir um rebanho aproximado de 105.000 matrizes, ou seja, 61,40% de toda a base produtiva da Coopercentral Aurora. O potencial máximo de produção será alcançado até meados de 2012.
A UDG terá sua produção totalmente automatizada, o que trará agilidade, qualidade e segurança no processamento das doses, garantindo que o produtor atinja os níveis zootécnicos almejados. Esta automatização estará presente na coleta e no envase, assegurando que o produtor receba as doses recém-produzidas em horário adequado para seu uso nas propriedades rurais.
O sêmen será distribuído com veículo climatizado a todas as cooperativas do sistema Aurora, localizadas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os reprodutores estarão alojados em instalações climatizadas e com alto grau de biosseguridade. Para garantir a sanidade do rebanho, a UDG será dotada de instalações acessórias, como arco de desinfecção, escritório para controle de entrada de pessoas, barreira sanitária (banho de funcionários e visitantes) e quarentena obrigatória. Esses cuidados permitirão certificar a sanidade de todos os animais introduzidos na unidade.
Os doadores alojados nesta unidade serão de três configurações genéticas: Landrace e Large White (destinados às multiplicadoras das fêmeas comerciais GA2012) e machos sintéticos, resultantes do cruzamento de raças com o intuito de produzir animais destinados à produção de suínos para a plataforma de abate.
Os animais das raças puras Landrace e Large White serão fornecidos pelas granjas-núcleos da Aurora. Os animais comerciais se originarão de diversos geradores de genética, principalmente da empresa Agroceres.
Uma qualificada equipe de 12 funcionários trabalhará em período integral com assessoramento de três veterinários da Aurora e mais três de empresas fornecedoras para dar suporte técnico e científico.

TRANSFORMAÇÃO

O custo do material genético para os criadores de suínos será reduzido. As doses de sêmen serão disponibilizadas por preços acessíveis.
Com a inauguração da UDG serão paulatinamente desativadas as centrais de inseminação artificial do sistema Coopercentral Aurora operadas pelas filiadas Cooperalfa (Chapecó, São Miguel do Oeste e Cocal do Sul) e Copérdia (Concórdia), além da Emater de Erechim (RS). A desativação será gradativa, iniciada pelas centrais que terão seu processo inviabilizado por diversos motivos, como a proximidade das cidades, que cresceram no entorno das instalações, pelo tempo de funcionamento ou pela baixa escala de produção.
O presidente Mário Lanznaster realça que “a UDG dará mais competitividade ao produtor do sistema cooperativo, proporcionando aos pequenos produtores condições de produzir com tecnologia e desempenho igual ou superior aos megaprojetos da suinocultura industrial. Isso melhorará a produtividade e rentabilidade do produtor Aurora de Suínos”.

CONHEÇA A AURORA

A Coopercentral Aurora Alimentos é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 13 cooperativas agropecuárias, sustenta 15.645 empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 14 mil suínos/dia, 600 mil aves/dia e um processamento de 1,6 milhão de litros de leite/dia.
Mantém, no campo, plantéis permanentes de 800 mil suínos e 19 milhões de frangos. A sua base produtiva é formada por 9.000 produtores de leite, 3.600 criadores de suínos e 1.800 criadores de aves.
Possui sete unidades industriais para processamento de suínos, cinco plantas para processamento de aves, quatro fábricas de rações, uma indústria de lácteos, dez unidades de ativos biológicos (granjas de reprodutores suínos e matrizes de aves, incubatórios e silos), uma unidade de disseminação de genes (UDG), nove unidades comerciais e 100 mil pontos de vendas no país.
O conselho de administração da Coopercentral é formado por Mário Lanznaster (presidente), Neivor Canton (vice-presidente), Marcos Antônio Zordan (secretário e diretor agropecuário) e Cláudio Post, Elio Casarin, Valentim Macedo e Jair Borgmann (conselheiros).
As 13 cooperativas filiadas são: Cooperalfa (Chapecó/SC), CooperA1 (Palmitos/SC), Coopercampos (Campos Novos/SC), Copérdia (Concórdia/SC), Coperio (Joaçaba/SC), Cotrel (Erechim/RS), Auriverde (Cunha Porã/SC), Cooperitaipu (Pinhalzinho/SC), Camisc (Mariópolis/PR), Coasgo (São Gabriel do Oeste/MS), Coopervil (Videira/SC), Colacer (Lacerdópolis/SC) e Caslo (São Lourenço do Oeste/SC).


Postado por Matheus,
Horário: 02:26,
Data: 15/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

1997 - Acidente aéreo encerra de forma dramática a carreira de cinco jovens médicos e dois pilotos

Em 1º de outubro de 1997, um acidente aéreo em Chapecó (SC) encerrou de forma dramática a carreira de cinco jovens médicos e dois pilotos, servidores do Governo gaúcho. A equipe cumpria mais uma missão na busca de órgãos para transplante. O objetivo da viagem, no avião Xingu 121- prefixo PP-EHJ, era retirar órgãos de um paciente internado com morte cerebral no Hospital Regional de Chapecó. Os cirurgiões pretendiam levar para Porto Alegre pulmões, fígado, rins e coração para pacientes que necessitavam de transplantes e que já estavam designados para receber os órgãos. Naquela época, a lista de espera contava com mais de mil pessoas.
Morreram no acidente os médicos Marcos Stédile, 28 anos, solteiro, especialista em transplantes hepáticos, da Santa Casa; André Barrionuevo, 28 anos, solteiro, especialista em transplantes do coração; Jean Kolmann, 31 anos, casado, especialista em transplante de pulmão, da Santa Casa; Jackson Ávila, 27 anos, casado, um filho, especialista em transplante de pulmão, da Santa Casa; e Cláudio Lança, 29 anos, solteiro, especialista em transplantes hepáticos, da Santa Casa. Foram vítimas também o comandante José Eduardo Dutra Reis, de 43 anos, e o co-piloto Paulo César Reimbrecht, de 40 anos.


Postado por Matheus,
Horário: 01:57,
Data: 15/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Secretaria da Saúde - RS.

75 dias sem operação

O Aeroporto de Chapecó ficará fechado no período entre 21 de abril e 05 de julho. O motivo está relacionado às obras que serão feitas na pista. Com um investimento de R$ 10,6 milhões, a empresa vencedora da licitação é a Planaterra. 
Por mês, o movimento registrado é de 25 mil pessoas. Diante da interdição, as companhias aéreas estão buscando maneiras de manter o atendimento aos passageiros. A Avianca, desde a restrição, está fazendo o check-in na cidade e, posteriormente, encaminhando por terra os usuários a Passo Fundo. A Gol ainda não tomou uma decisão. 
A Prefeitura de Concórdia disponibilizou a estrutura do Aeroporto Pedra Ferro para as empresas que operam na capital do oeste. A NHT foi a única que aceitou, sendo que vai oferecer voos com destino a Curitiba. 
A TRIP vai suspender os voos. A Azul ainda não deu uma posição definitiva. 

SEXTA COMPANHIA 

A TAM solicitou informações a respeito do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso. Provavelmente, após a regularização, as operações iniciarão.



Postado por Matheus,
Horário: 01:18,
Data: 15/04/12.