Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MercoAgro 2012: Feira atrai grandes empresas do setor

     Uma das maiores feiras voltadas à indústria frigorífica na América Latina, a MercoAgro 2012 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), tem confirmada a presença de grandes empresas expositoras do setor. Faltando menos de um ano para o evento, mais de 75% dos espaços foram comercializados. A informação é do Managing Director do Informa Group, Marco Basso, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), João Carlos Stakonski.
   A MercoAgro chega à sua nona edição, realizada em um dos principais polos tecnológicos de industrialização de carnes e na região de maior concentração de frigoríficos do mundo, em Chapecó, no oeste catarinense. O evento reunirá, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2012, no Parque de Exposições Tancredo Neves, os principais compradores e influenciadores de compra do mercado de carnes, além de atrair mais de 35 mil profissionais qualificados do Brasil e do exterior.
    A exposição ocorre nos anos pares em Chapecó, de forma intercalada com a TecnoCarne, promovida nos anos ímpares em São Paulo. As duas feiras são consideradas referências internacionais do setor.
      Entre os destaques que confirmaram presença estão as empresas Handtmann; Sulmaq; Marel; Stork; Unipac; Kraki; Ulma; Bremil; Sunnyvale; NovaProm; Intercasing; High Tech; Plasmetal; Vemag; Tramontina; SEW; Haarslev; Semco; Meyn e Linco.
    “Cerca de 6.000m² foram vendidos. Isso significa que restam poucos espaços para comercialização. As empresas que ainda não garantiram presença na exposição, mas que tenham interesse, devem se apressar”, enfatiza Stakonski.
      O presidente da ACIC salienta ainda que a expectativa é de superar as últimas edições da feira. “Chapecó, como referência e berço do agronegócio, está se tornando a capital dos grandes eventos, especialmente de feiras de negócios, como a Mercoláctea, Mercomóveis, Efapi, entre outras. A MercoAgro deverá consolidar ainda mais esse conceito”.
      O gerente do Núcleo de Carnes e Frigorificados da BTS Informa, De Luca Filho, destaca que o sucesso na venda de áreas da MercoAgro 2012 é reflexo de um histórico de resultados efetivos para os expositores. “Estamos felizes com o retorno do mercado, que mostra que estamos no caminho certo. Não há dúvidas de que a edição do próximo ano vai superar todas as anteriores”.
      A MercoAgro 2012 é promovida pela ACIC e filiada à União Brasileira dos Produtores de Feira (Ubrafe). A Revista Nacional da Carne é a mídia oficial do evento. Outras informações podem ser encontradas no site www.mercoagro.com.br.


Postado por Matheus,
Horário: 00:20,
Data: 03/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Administração Municipal inaugura novo Eco-ponto

      A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, inaugurou o novo espaço que abriga o Eco-ponto Municipal nesta sexta-feira (02). O local serve como depósito para os pneus descartados, gerados por borracharias, transportadoras e comércios de pneus do município de Chapecó.
    O Eco-ponto cumpre com a responsabilidade ambiental, prevista na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, nº. 416/2009. A nova estrutura está situada na Rua Israel, Bairro Presidente Médici. Os pneus são recebidos por um profissional da Secretaria da Saúde nas segundas e quartas-feiras. Assim que reunidos em quantidade para formar uma carga, uma empresa responsável retira o material sem ônus para o município e dá o destino ambientalmente correto.
    “Tínhamos o Eco-ponto instalado em anexo ao Verde Vida, com capacidade para armazenar 15 mil pneus, mas por necessidade do Verde Vida ampliar seu espaço produtivo, buscamos esse novo espaço, que é ainda mais amplo, com capacidade para 20 mil pneus. Assim estamos dando o melhor acondicionamento a este material”, enfatiza o Secretário de Saúde, Américo do Nascimento Júnior.
     Mais de cem mil pneus oriundos das borracharias, comércios e transportadoras do município já foram reciclados desde fevereiro de 2009, início das atividades do Eco-ponto. “Os resultados já obtidos são positivos. Os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, encontrados em pneus, caíram de 20% em 2007 para 4% em 2011”, finaliza o Secretário Américo.
      O Prefeito de Chapecó, José Caramori, enfatiza a importância da conscientização da comunidade para o controle e diminuição dos focos do mosquito no município. “Nessa luta de combate à dengue, estamos investindo em prevenção. Caso seja detectado algum caso da doença, poderemos ter um problema muito sério de saúde pública atingindo toda a sociedade. A iniciativa de instalação de um Eco-Ponto é mais um passo para atingirmos este objetivo”, destaca o Prefeito.




Postado por Matheus,
Horário: 00:02,
Data: 03/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura e entidades fazem avaliação dos eventos realizados em 2011

     A Prefeitura de Chapecó e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizaram uma reunião para avaliar as atividades desenvolvidas durante este ano nos setores de cultura e turismo no município. O encontro, que teve a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander, da Diretora-Presidente da Fundação Cultural, Roselaine Vinhas, e de representantes de entidades que fazem parte do Comtur, foi realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
      No decorrer da reunião, números voltados à ocupação da estrutura do Centro de Eventos e do parque de exposições Tancredo Neves, na Efapi, foram apresentados e debatidos. Também foram apresentadas sugestões para que em 2012 as estruturas sejam ainda melhores utilizadas.
    De acordo com os dados divulgados, o Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, por exemplo, foi ocupado – entre feiras, reuniões, espetáculos ou eventos – 249 dias em 2011, já contando o calendário programado para dezembro. Os números mostram que passaram pelo local aproximadamente 215 mil pessoas. Para o próximo ano já estão confirmados mais 97 eventos.
     Na avaliação da presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Vânia Vaccari Menta, o ano de 2011 foi bastante positivo para Chapecó. “Os números de ocupação mostram a grande necessidade que o município possuía de ter um Centro de Eventos, o quanto ele era necessário. Para o próximo ano já registramos vários eventos confirmados. Hoje as pessoas que pretendem ocupar as dependências do Centro de Eventos devem procurar com antecedência, em virtude da grande procura do espaço”, ressalta.
     Com relação às atividades desenvolvidas na Efapi, os números apresentados na reunião confirmam que, até este mês de novembro, foram realizados 28 eventos, de médio e grande porte, com destaque para a Efapi 2011. No decorrer das programações no parque mais de 800 mil pessoas passaram pelo local. Para 2012 já estão confirmados a realização de mais dez eventos.
    De acordo com a presidente do Convention e Visitors Bureau e membro da Comtur, Miriam Felippi, os dados mostram números positivos para Chapecó nos eventos turísticos desenvolvidos no município. “Chapecó vive um ótimo momento. Passamos 2011 com o Centro de Cultura e Eventos e o parque da Efapi lotados. Tivemos no município grandes eventos que destacam os números positivos deste ano e agora vamos desenvolver ações para que em 2012 o sucesso seja ainda maior” disse.
    A presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (Sihrbasc) Isoldi Alice Laux, também comenta que para os setores que o sindicato representa 2011 foi um bom ano, com crescimento no número de atendimentos e de visitantes.
    Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander, Chapecó desenvolve eventos de grande porte todos os anos devido à estrutura que possui. “Foi um ano muito positivo no setor. O Centro de Cultura e Eventos veio para atender a demanda de grandes eventos que atualmente são desenvolvidos no município, proporcionando ainda o aquecimento de outros setores da economia”, complementa.


Postado por Matheus,
Horário: 23:31,
Data: 02/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Escolas do campo realizam Festival de Jogos de Mesa

      Um dia de lazer e competição marcou as atividades da última quinta-feira (01), na Escola Básica Municipal Lajeado Liso. O Festival de Jogos de Mesa das Escolas do Campo reuniu as EBM’S da parte leste do município (Linhas Batistelo, Rodeio Bonito, Lajeado Liso e Lajeado Veríssimo).
         A intenção foi reunir os educandos de diferentes escolas para despertar o interesse e a motivação dos alunos pelos jogos de xadrez e dama. Segundo a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, os jogos de mesa podem melhorar o rendimento escolar do aluno de modo muito eficaz, pois além de auxiliarem no raciocínio lógico, produzem bons resultados com a disciplina escolar.
      “Os jogos de mesa são um esporte pedagógico e auxiliam nas demais disciplinas curriculares. Além disso, o esporte desenvolve as habilidades cognitivas, estimula a curiosidade, abre a porta para novos conhecimentos, incentiva a competição e o espírito esportivo entre os alunos. O reflexo dessas atividades se vê no desenvolvimento dos nossos alunos”, ressalta.


Postado por Matheus,
Horário: 22:45,
Data: 02/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura promove Seminário sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

       A inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho foi tema de um seminário realizado nesta quinta-feira (01) em Chapecó. O evento foi promovido em parceria entre a Prefeitura de Chapecó, através da Fundação de Ação Social (FASC), o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e UNOESC Chapecó.
      O evento foi realizado no auditório da UNOESC e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre representantes de mais de 70 empresas regionais, do poder público, entidades ligadas a pessoas com deficiência, acadêmicos e técnicos. “O objetivo do evento foi propiciar às empresas um diálogo e uma maior integração com os demais órgãos no que tange aos compromissos de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal”, destaca a Diretora Presidente da FASC, Belenite Frozza.
        A programação do evento contou com palestra sobre “O Direito Constitucional das Pessoas com Deficiência”, proferida pelo Prof. Dr. Rodrigo Goldschmidt e apresentação das “Diretrizes e Entendimentos da Auditoria Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego”, realizada pela Auditora-Fiscal do Trabalho Inge Rank.
           Também constou na programação um momento destinado ao SEBRAE, que abordou o cenário regional do trabalho das pessoas com deficiência nas empresas, e um espaço para a UNOESC apresentar uma pesquisa que está sendo realizada junto às empresas.
       “Esta pesquisa deve auxiliar nos próximos encaminhamentos. Em um primeiro momento precisamos conhecer a realidade das empresas e da empregabilidade. A partir daí será desenvolvida uma ação visando compatibilizar a oferta de vagas com a qualificação para as pessoas com deficiência, de forma a elevar o patamar da empregabilidade deste segmento a partir do déficit apresentado pelo Ministério do Trabalho”, explica o Diretor da UNOESC Chapecó, Prof. Eliandro Bortoluzzi.
       Um novo evento para discutir o tema está previsto para o ano que vem. Segundo Belenite, a FASC poderá ser contatada por todas as empresas interessadas em informações adicionais referentes ao assunto.


Postado por Matheus,
Horário: 22:23,
Data: 02/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.