Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Marcio critica banalização do crime e ação de menores em Chapecó

O vereador Marcio Sander utilizou a tribuna do Legislativo nesta segunda-feira, dia 25, para fazer veemente apelo, pedindo a redução da violência em Chapecó, em especial a ação de menores que praticam os mais diversos tipos de delitos incentivados pela falta de impunidade. Lamentou a morte do PM José Jandir Seabra, 41 anos, após levar três tiros na madrugada de domingo, desferidos por um menor que demonstrou absoluta frieza e desprezo à vida humana, conforme cenas mostradas pela TV. Para ele a detenção dos menores não serve para amenizar a dor de filhos e esposa que o policial deixou.
As autoridades brasileiras devem se voltar para a necessidade da redução penal, já que a menor idade parece ser desculpa para jovens cometerem delitos, muitos graves como o citado anteriormente, em função da inimputabilidade. “Estamos virando uma terra sem lei e a insegurança tende a aumentar em função da banalização dos crimes”, criticou. É necessário que as famílias de bem tenham tranquilidade para viver e que o medo passe para o lado dos marginais. “Não podemos mais ficar parados e precisamos de alguma atitude contundente de nossas autoridades”, pediu.
Lembrou que dos 50 novos policiais para Chapecó há pouca semanas só ficaram 18, número reduzido em menos um agora e as baixas podem continuar acontecendo por diversos motivos. Ressaltou que as polícias (PM e Civil) fazem a sua parte embora sem as devidas condições de equipamento e de pessoal e que não é solução se não houver profunda alteração na legislação vigente. Entende que a atual é uma afronta para as pessoas de bem.


Postado por Matheus,
Horário: 22:35,
Data: 25/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Bombeiros de Chapecó durante a 2ª feira

Atendido às 11h02min na Rua Mato Grosso, Bairro Jardim Itália, Marcelo Castilhos, 24 anos, vítima de acidente de trânsito entre carro e moto. O mesmo era condutor da motocicleta e apresentava luxação de clavícula. Foram realizados procedimentos de primeiros socorros e conduzido ao PS do HRO.
Atendido às 12h15min na Avenida Getúlio Vargas, Bairro líder, Luciane Rojer, 26 anos, vítima com histórico de problemas cardíacos (arritmia). Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros e conduzida ao PS do HRO.
Atendido às 13h32 na Avenida Leopoldo Sander, Bairro Alvorada, Daniela Schneider, 18 anos, vítima de acidente de trânsito envolvendo carro e motocicleta. A mesma era condutora da moto e apresentava edema e ferimento abrasivo no pé direito. Foram realizados procedimentos de primeiros socorros e conduzida ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 18:39,
Data: 25/06/12,
Fonte: COBOM.

Escola de Artes promove Noite de Gala para comemorar aniversário

A Escola de Artes de Chapecó completou 33 anos de atividades no dia primeiro de junho deste ano e para celebrar a data a entidade realiza a 5ª Noite de Gala. O evento será realizado nesta quinta-feira (28), às 20h, no Teatro Municipal. A programação inclui a apresentação do Ballet de Repertório Sylvia, produzido com alunas do Corpo de Baile e Grupo Avançado da Escola de Artes.
O aniversário segundo a Diretora e Primeira Dama do Município, Neyla Caramori, busca resgatar e valorizar a cultura da cidade e da região. Entre os objetivos da Entidade nestes 33 anos estão à expressão de sentimentos, a criatividade e a sociabilidade. “A intenção é que a Escola propicie aos alunos meios de praticar e desenvolver aptidões artísticas que favoreçam o desenvolvimento da apreciação, avaliação e valorização da arte”, destaca Neyla.
Os ingressos para o espetáculo estão disponíveis na sede da Escola de Artes (Avenida Nereu Ramos) ao valor de R$ 20,00 para adultos e R$ 10,00 para idosos e estudantes. “Convidamos toda a comunidade a prestigiar mais esta importante manifestação cultural da nossa cidade, produzida pelos nossos alunos e professores e que demonstra um pouco do talento e das potencialidades artísticas de Chapecó”, reforça Neyla.

A Escola

A Escola de Artes de Chapecó foi criada através de Lei Municipal em 01 de junho de 1979 com a missão de promover arte e cultura à comunidade. Atualmente oferece cursos nas áreas de música, dança, teatro e artes visuais. Está vinculada à Fundação Cultural, tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal e a Associação de Pais e Professores (APP). É uma Entidade sem fins lucrativos, com CNPJ, registrada no Ministério da Cultura e nas Secretarias Estadual e Municipal de Educação.
Hoje, encontra-se numa estrutura de 3.000m² e conta com 28 professores, 12 funcionários e mais de 1.000 alunos. São oferecidos 26 cursos e oficinas nas áreas de música e artes cênicas e visuais, com professores qualificados contemplando cursos não proporcionados em caráter normal por outras instituições do município. Com enfoque social, a entidade também realiza parceria em Projetos, proporcionando a inclusão de crianças e adolescentes carentes que residem em Chapecó.
Dispõe de um calendário anual de atividades com Exposições, Recitais, Espetáculos, Viagens de estudo e Comemorações como a Semana da Música, o Espetáculo Arte e Conexão, o Dança Chapecó - Festival Sul brasileiro de Dança e a Maratona Fotográfica.


Postado por Matheus,
Horário: 18:30,
Data: 25/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Chapecó sedia IV Fórum de Debates Ambientais

No dia 06 de julho acontecerá em Chapecó o IV Fórum de Debates e Estudos em Educação Ambiental. O evento será realizado na sede da ONG SOS Terra, no Bairro Santo Antônio. O objetivo é estudar a temática e desenvolver ações de formação e pesquisa em educação ambiental na região Oeste de Santa Catarina.
“A proposta do encontro é possibilitar a promoção de ações e a tomada de decisões coletivas, acerca da resolução dos problemas ambientais que afetam a região Oeste, sobretudo os relacionados ao uso indiscriminado do solo e dos recursos hídricos”, ressalta a Secretária Municipal de Educação, Sueli Suttili.
O Fórum de Educadores Ambientais é composto por representantes de várias entidades, professores, pesquisadores e militantes que atuam na área ambiental. As entidades parceiras envolvem ainda o Verde Vida; o Instituto Goio-En; a SAC (Sociedade de Amigos de Chapecó); AARU (Associação de Amigos do Rio Uruguai Chapecó); ACEMAT (Associação de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia); Curso de Ciências Biológicas e Viveiro Educativo da Unochapecó; AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina); Câmara de Vereadores de Chapecó; Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema); Movimento das Mulheres Camponesas e a Rede Guarani Serra Geral.


Postado por Matheus,
Horário: 18:18,
Data: 25/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.