Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

domingo, 3 de junho de 2012

Programa de Desenvolvimento dos Empreendedores Rurais Cooperativistas

Consultores do Sebrae/SC participaram, na última semana, na sede da coordenadoria regional oeste, em Chapecó, de capacitação em corpo técnico de campo vinculado ao Programa de Desenvolvimento dos Empreendedores Rurais Cooperativistas. Reestruturado recentemente, o programa foi adequado conforme os critérios do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) amplamente difundido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
A intenção é treinar os consultores, visando prepará-los para tornarem-se multiplicadores, tendo como apoio as ferramentas da qualidade. “Precisamos proporcionar constantemente subsídios aos consultores para que estimulem nos participantes a compreensão sobre a importância da gestão para obtenção de resultados que sustentem suas empresas rurais”, justifica o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.
Considerado um dos maiores programas de preparação para a gestão rural do país, a iniciativa é formada por outros programas, entre eles o “De Olho na Qualidade” e o “Qualidade Total Rural” que reúnem recursos da Coopercentral Aurora em parceria com Sebrae/SC, Senar/SC, Sescoop/SC e cooperativas agropecuárias filiadas. Os investimentos permitem a preparação anual de milhares de produtores rurais do extremo oeste, oeste, meio oeste, planalto norte e planalto serrano de Santa Catarina.
Os investimentos neste ano são da ordem de 1 milhão 173 mil reais, valor assegurado pelos parceiros envolvidos. A expressão de sua grandiosidade, entretanto, está nas mudanças e transformações oportunizadas nos empreendimentos rurais atendidos que, em 2012, será de 4.538 proprietários de estabelecimentos rurais.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, explica que o foco é o gerenciamento da propriedade e a solução de problemas, tendo como beneficiadas as famílias de produtores de suínos, aves, grãos e leite filiadas às cooperativas agropecuárias.
Desenvolvidos e implantados desde 1997 no oeste catarinense e nacionalizados em 1998, o “D’ Olho” e o “QT Rural” oportunizam o desenvolvimento e fortalecimento dos empreendimentos do campo. “Os resultados revelam que as propriedades estão se tornando mais competitivas. Através do desenvolvimento do Programa Empreendedores Rurais Cooperativistas, nossa região é hoje um dos maiores exemplos do país quando o assunto é gestão rural”, reforça Parmeggiani.
A mudança da metodologia teve início em SC após reuniões que levantaram as principais necessidades das propriedades rurais. A adequação aos fundamentos pela FNQ determina o patamar de gestão dos empreendimentos, o que potencializará ainda mais os resultados dos negócios rurais. A inovação é financiada pelo Sebrae nacional, Sebrae/SC, Sebrae/RS e Sebrae/MG.


Postado por Matheus,
Horário: 22:22,
Data: 03/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

PT reúne duas mil pessoas

O Partido dos trabalhadores de Chapecó reuniu na noite do último sábado (2) duas mil pessoas, entre filiados e simpatizantes no salão comunitário do bairro Belo Vista, durante festa que apresentou seu pré-candidato à prefeitura de Chapecó, deputado federal Pedro Uczai.
A festa também contou com lideranças do PDT e PCdoB, pré-candidatos a vereadores, além das lideranças petistas como o presidente estadual da sigla, José Fritsch, do ex-deputado federal Claudio Vignatti e da deputada estadual Luciane Carminatti.
Além de apresentar a pré-candidatura de Uczai, foi oficializado o nome da deputada Luciane Carminatti como presidente do PT de Chapecó, para o próximo período. “A partir de hoje assumo o compromisso de presidir o PT e ajudar nosso partido a voltar a governar Chapecó. É um momento importante para nossa cidade, pois decidirá o futuro e queremos que ele seja de desenvolvimento e de igualdade”, disse. 
Uczai falou da emoção de integrar um partido que está mudando o Brasil, que tem compromisso com o desenvolvimento social, econômico e de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. “Ser prefeito de Chapecó é um privilégio, para melhorar a vida das pessoas e planejar e projetar essa cidade para o seu futuro, na mobilidade urbana, desenvolvimento social, econômico e que seja um bom lugar pra se viver,” afirmou.
A presidente do PDT, Elsa Fortes, ressaltou o apoio da sigla ao projeto de oposição. “Nosso município precisa voltar a ter um projeto que pensa para todos e não para grupos”. O presidente do PCdoB, César Valduga, salientou a necessidade de eleger um projeto popular para que a vida das famílias seja transformada.


Postado por Matheus,
Horário: 22:10,
Data: 03/06/12,
Fonte: Francelise Martini.

Registro: Chapecoense empata com o Internacional em jogo-treino

Na manhã de sábado, dia 02, a Chapecoense empatou em 1 a 1 com o Sub-23 do Internacional, no Centro de Treinamento em Alvorada, na Grande Porto Alegre, em mais um jogo preparatório para a Série C do Brasileiro.


Postado por Matheus,
Horário: 14:54,
Data: 03/06/12,
Fonte: Click Xaxim.

Veículos furtados são recuperados durante o sábado

No sábado, dia 02, às 06h38min, no Aceso Florenal Ribeiro, Bairro Quedas do Palmital, localizado Fiat Punto placas MGW 3849 de Chapecó, que havia sido furtado durante a madrugada. Do veículo foram subtraídas as quatro rodas, além de estar com a lataria danificada. Próximo a ele foram localizadas as chaves e os documentos. Logo após ser confirmado no sistema o registro de furto do mesmo, foi removido até a Delegacia de Polícia para posterior devolução a vítima.
Às 09h36min na Rua Carlos Favareto, Bairro São Cristovão, localizada VW PARATI, placas MBW 7930, de  Pinhalzinho, abandonada em via pública. Verificado no sistema e constatado que o referido veículo possuía registro de furto. Foi removido e entregue na Delegacia de Polícia para posterior devolução a vítima.
E às 10h58min na Rua John Kennedy, Bairro Passo dos Fortes, localizado Fiat Fiorino placas BTM 4455 de Chapecó, abandonado em via pública. Verificado no sistema e constatado que o referido veículo possuía registro de furto. Dele foram furtadas as quatro rodas. Foi removido e entregue na Delegacia de Polícia para posterior devolução a vítima.



Postado por Matheus,
Horário: 14:39,
Data: 03/06/12,
Fonte: Polícia Local.

Vítima de atropelamento no Bairro Trevo

Às 03h49min atendida no Acesso Plínio Arlindo de Nês, bairro Trevo, Ivoneia da Cruz, 50 anos, vítima de atropelamento. Apresentava suspeita de fratura na perna esquerda. Efetuados os procedimentos, imobilização e conduzida ao PS do HRO.


Postado por Matheus,
Horário: 14:09,
Data: 03/06/12,
Fonte: COBOM.