Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Voos serão liberados nesta sexta-feira

Após 75 dias sem operações devido a restrições impostas pela ANAC, o Aeroporto de Chapecó vai ser liberado nesta sexta-feira, a partir da zero hora. Com essa decisão, a venda de passagens aéreas pelas companhias pode começar a ser realizada. 
Segundo o secretário de defesa do cidadão, Sergio Wallner, neste primeiro momento serão autorizados somente voos com aeronaves de até 62 passageiros, mas em 10 dias a situação deve ser normalizada. Os prejuízos registrados durante o período chegam à casa dos R$ 120 milhões. 
A administração do Serafim Bertaso vai se reunir em Florianópolis com as empresas Avianca, Gol, NHT, Trip e Azul para definir questões operacionais. Assim, cada uma vai planejar os horários de chegadas e partidas. 
O investimento na recuperação da pista foi de R$ 11,6 milhões. Os recursos são oriundos do Governo de Santa Catarina e da Prefeitura. 


Postado por Matheus,
Horário: 20:58,
Data: 05/07/12.

Unochapecó é apoiadora da Feira Microrregional de Economia Solidária

A Unochapecó, através da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), é apoiadora da 3ª Feira Microrregional de Economia Solidária do Oeste Catarinense: Fortalecimento Local. Esse evento ocorre neste sábado, dia 7, com início às 8h, no pátio do Mercado Público Regional de Chapecó.
Com uma programação diferenciada, das 9h30 às 12h30 será realizado o seminário “Cooperação como estratégia de desenvolvimento”, e para as 14h está agendada oficina reaproveitamento de alimentos, articulada pelo Programa Mesa Brasil. Além da comercialização de artesanatos e produtos agroecológicos da agricultura familiar, fazem parte da programação apresentações da Escola de Artes, do Coral e da Orquestra da Unochapecó. Outro momento na feira acontecerá às 19h30, com o Arraiá. 
De acordo com a técnica de extensão da Unochapecó, Ana Maria Puton, a feira caracteriza-se como “importante estratégia de divulgação e promoção perante a sociedade, poder público e o movimento social organizado, dando visibilidade às suas iniciativas”. 
A realização é uma iniciativa que propõe dar continuidade e reforçar o trabalho desenvolvido pelos Fóruns Regional e Estadual de Economia Solidária, na perspectiva de articular e potencializar as experiências dos empreendimentos solidários. “Essas medidas oportunizam a participação no processo para assumir compromisso ao engajamento coletivo, gerando o sentimento de responsabilidade, reciprocidade entre os participantes, movimento crucial para o fortalecimento dos fóruns”, diz.
Acrescenta que a organização da feira reforça o papel de referência dos Fóruns, como espaço de divulgação, discussão e formação para a região, reiterando a valorização da organização do Movimento.
É realizada pelo Fórum Regional de Economia Solidária (Ecosol), com patrocínio do Instituto Marista de Solidariedade, Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria Nacional de Economia Solidária e Governo Federal.


Postado por Matheus,
Horário: 20:18,
Data: 05/07/12.

Polícia Civil prende receptador e apreende objetos furtados

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Chapecó e da Delegacia de São Carlos, nesta quinta-feira (5), apreendeu cerca de mil kits de bijuterias e acessórios da marca Jomix, os quais haviam sido furtados da empresa distribuidora. Leonaldo Dias, 47 anos, foi preso em flagrante e responde pelo crime de receptação qualificada.
Os objetos foram recuperados em um supermercado de propriedade do suspeito, situado no bairro Seminário, depois de busca no interior do estabelecimento.


Postado por Matheus,
Horário: 20:04,
Data: 05/07/12.

Bombeiros de Chapecó durante a 5ª feira

Às 09h16min na Rua Pomerode, bairro Cristo Rei, atendido Fabio da Maia Pavão, 25 anos, vítima de acidente no trabalho. Apresentava fratura exposta na mão direita devido à queda de um motor. Efetuados os procedimentos e conduzido ao PS do HR.
Às 11h07min na Rua Fernando Machado, bairro Bela Vista, atendido Saymon Muniz, 25 anos, vítima de acidente no trabalho. Foi prensado por veículo contra uma parede. Apresentava ferimentos nas duas pernas. Após avaliação e imobilização foi conduzido ao PS do HR.
Às 12h26min na Rua Marechal Bormann, Centro, atendido Marcelo Piazza, 22 anos. Vítima de acidente de trânsito entre motocicleta e automóvel, não apresentava ferimentos aparentes. Efetuados os procedimentos e conduzido ao PS do HR.
E às 15h39min na Rua Índio Condá, Centro, atendido Atílio Santos, 54 anos, vítima de queda de motocicleta. Apresentava edema e entorse no joelho direito. Efetuados os procedimentos e conduzido ao PS do Hospital Uniclínicas.


Postado por Matheus,
Horário: 19:47,
Data: 05/07/12.

Arte chapecoense no Almoço empresarial da ACIC

Buscando a valorização da cultura e da arte chapecoense, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) receberá a artista plástica Marlowa Pompermayer Marin para falar sobre “Empreendedorismo na Área Cultural”, no programa Almoço empresarial. O evento será realizado na quinta-feira, 19 de julho, às 12 horas, na Cantina do Cesec.
Marlowa iniciou a carreira em 1988, quando concluiu o curso Desenho Artístico, reside em Chapecó há 20 anos e hoje leva o nome do município para várias partes do mundo. Durante o Almoço empresarial, a artista contará sua história e apresentará as conquistas para alcançar sucesso no mundo da arte.
A técnica que a aproximou dos desenhos foi a aquarela, mas logo expandiu o conhecimento, buscou novos estilos e encontrou o caminho criando personagens felizes e coloridos. Em seus desenhos e pinturas estão inseridos o dia a dia das pessoas, as coisas simples, como ela diz: “gostaria que minha produção tivesse uma íntima relação com o poder das coisas que estão aí, e que às vezes não vemos. Faço referência à vida, aprendo que os momentos felizes estão essencialmente ligados às nossas escolhas”.
O trabalho da artista apresenta um universo de personagens figurativos, lúdicos, resultando em um cotidiano de momentos felizes e evidenciando o desenho que sempre gostou, em um contraste de cores intensas. “Meu desejo de tornar o mundo um pouco melhor é um convite para olharmos para nós mesmos e para o nosso cotidiano como um presente que Deus nos outorga: valorizando-o, compreendendo-o e desfrutando-o”.
Sua trajetória é composta por exposições coletivas, em salões e individuais. Além do Brasil, algumas das obras da artista encontram-se para comercialização em Portugal, na Espanha e Inglaterra.
Em 2002, ilustrou o primeiro livro infantil e descobriu a possibilidade de levar seus desenhos e pinturas a novos olhares. De acordo com Marlowa, uma das grandes conquistas foi ser aprovada na Sociedade dos Ilustradores do Brasil, tornando-se uma associada SIB em dezembro de 2008. Ilustrou 08 livros infantis e um encarte de CD de músicas.
Atualmente a artista estuda Design visual e desenvolve uma linha de produtos em papelaria, porcelanas e outros produtos.

AÇÕES CULTURAIS

O convite da ACIC para Marlowa palestrar no Almoço empresarial é uma continuidade às ações de apoio cultural que a entidade empresarial desenvolve. No início deste ano, a parceria com a artista resultou na confecção dos cartões de visita da diretoria da Associação.
A arte foi elaborada especialmente para homenagear todos os chapecoenses que trabalham e se dedicam a uma Chapecó forte, com qualidade em todos os setores, representando à família que se esforça ao criar seus filhos, o chef que representa o setor gastronômico e alimentício, a bailarina pela diversidade cultural que cada vez abre mais possibilidades a quem mora e quem visita.
Ainda em 2011, a ACIC, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM), promoveu a exposição “Os Guerreiros”, do artista Xiko Bracht, no Espaço Cultural do Centro Executivo Empresarial (Cesec). A exposição retratou os 30 anos de vida artística de Xiko Bracht e apresentou uma retrospectiva em 28 painéis e 28 esculturas inéditas.
“Nosso município é rico na diversidade cultural, social e econômica. Somos privilegiados por ter esses grandes artistas que levam o nome de Chapecó para várias partes do mundo e contribuem para que nossa região seja um polo de referência na produção artística. Ao mesmo tempo, são exemplos de empreendedorismo e de superação e merecem todo o apoio dos chapecoenses”, destaca o presidente da ACIC Maurício Zolet.


Postado por Matheus,
Horário: 19:32,
Data: 05/07/12.

Senar/SC oferece mais de 400 capacitações gratuitas em julho

“Desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas às famílias rurais, contribuindo para sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania”. Esta é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), que disponibiliza mensalmente treinamentos em todo o território barriga-verde.
Neste mês de julho, serão desenvolvidos 429 cursos gratuitos no Estado, que capacitarão 6.864 produtores rurais. De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, os treinamentos propõem novas alternativas de agregação da renda familiar. “É uma maneira de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que desenvolvem ou de oferecer outras possibilidades de produção agropecuária para ampliar os lucros das propriedades e garantir a melhoria da qualidade de vida para quem vive no campo”, ressalta.
As ações na linha de Formação Profissional Rural (FPR) envolvem atividades de apoio à agricultura (cebolicultura; conservação do solo; controle agroecológico de pragas e doenças; cultivo de plantas medicinais; fruticultura e olericultura), pecuária (apicultura; bovinocultura de corte e de leite; caprinocultura; casqueamento e ferrageamento de equídeos; doma racional de equídeos; frango caipira; ovinocultura e qualidade do leite), silvicultura (operação e manutenção de roçadeiras em áreas de reflorestamento) e aquicultura (psicultura).
Também integram ações no setor de agroindústria (beneficiamento e conservação do pescado; comercialização na panificação; conservação de frutas, hortaliças e temperos; cortes e assados de carne suína; derivados do leite; embutidos e defumados de carne; fabricação de licores, vinhos e vinagres; industrialização de melado, açúcar mascavo e rapadura; presuntaria e salamaria de carne suína; produção artesanal de pães e massas congeladas e tecelagem), atividades de apoio agrossilvipastoril (administração rural; aplicação de agrotóxicos; colheitadeiras automotrizes; implementos agrícolas; microtratores; motosserra; ordenhadeira mecânica; tratores agrícolas e tratores florestais) e atividades relativas à prestação de serviços (boas práticas de manipulação de alimentos em agroindústrias; confecção de bermuda, saia, calça, vestido, camisa e casaco e tratamento de madeiras).
Na linha da Promoção Rural (PS) são desenvolvidas atividades de artesanato (bordado; crochê; pintura; tricô; reformas e pequenas costuras), organização comunitária (associativismo), educação (ambiental) e alimentação e nutrição (arte culinária; confeitaria e produção caseira de biscoito).

CURSOS

Entre as capacitações oferecidas no Norte do Estado estão a de produção de própolis em Caçador, jardineiro em Corupá, conservas de hortaliças e temperos em Jaraguá do Sul. No Vale do Itajaí, o treinamento de cortes e assados de carne suína reunirá produtores em Braço do Trombudo e tricô em Doutor Pedrinho.
Na região Sul de Santa Catarina, entre os treinamentos previstos estão o de licores e sucos em Balneário Arroio do Silva, fruticultura básica em Araranguá e arte culinária em Gravatal. No Planalto Serrano, o curso de conservas de frutas atenderá produtores de Alfredo Wagner e de pequenos artefatos de retalhos de couro em Anita Garibaldi.
A região do meio oeste contará com capacitação de confecção de bermuda, saia e calça em Água Doce, arte culinária em Vargem e tricô em Campos Novos. No oeste entre os treinamentos estão de bordado com patchcolagem em Guatambu e produção caseira de massas para congelamento em Coronel Freitas. Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de bordado em chinelos em Campo Erê e de manejo de colmeia em Cunha Porã.
Os demais treinamentos podem ser conhecidos no site do Senar/SC (www.senar.com.br), que traz as especificidades, como carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do seu município. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333 0322.


Postado por Matheus,
Horário: 18:05,
Data: 05/07/12.

Preços de produtos básicos têm redução em Chapecó

Os 57 itens, que compreendem a cesta básica de produtos alimentares in natura, semi-industrializados e industrializados, de higiene e limpeza e serviços tarifados, tiveram redução de custo de 1,33% em Chapecó, no mês de junho. Já a cesta básica de 13 produtos alimentares, exclusivamente, registrou aumento de 0,61%, conforme dados levantados pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó.
A cesta de 57 produtos teve no mês passado o custo de R$ 840,84, enquanto em maio esse valor era de R$ 856,47, o que representa uma diferença, a menos, de R$ 15,63. Já a cesta de 13 produtos passou de R$ 216,19, que foi o custo em maio, para R$ 217,51 em junho. 
A maior parte dos produtos que lideraram as quedas é do grupo de alimentos. O tomate liderou a alta no mês passado, com 66,46%, seguido pelo biscoito Maria, em 35,95%, e pela Maizena, em 25,34%. As reduções mais significativas de preços ocorreram no sabão em barras, em 55,50%, no papel higiênico, em 39,87%, e no vinagre, em 20,89%.
Os preços são coletados em 10 locais de compras da cidade. São eles os supermercados: Alberti (Efapi); Barp; Brasão (Centro); Bedin I (Palmital); Celeiro (Itália); Cristo Rei; Moura (Efapi); Royal (Presidente Médici); Sivial (Passo dos Fortes); e Superalfa.


Postado por Matheus,
Horário: 17:51,
Data: 05/07/12.

Moto furtada

O Blog Notícias de Chapecó recebeu um e-mail fazendo referência ao roubo de uma motocicleta CBX 250, com placa MBZ 2568, que aconteceu em frente a uma residência, situada no Bairro Passo dos Fortes, na segunda-feira, dia 02. Quem tiver informações pode entrar em contato com josy-o@hotmail.com.


Postado por Matheus,
Horário: 17:37,
Data: 05/07/12.

Últimos espaços da FACE estão sendo comercializados

Programada para os dias 26 a 28 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó, a Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação – FACE 2012 – está com 90% dos espaços comercializados. A previsão inicial de 45 expositores será superada, de acordo com o coordenador geral Leonardo Rinaldi. A feira reunirá estudantes, professores, gestores de educação e pesquisadores e atrairá 12.000 visitantes.
Entre os expositores, neste ano, estarão cursos profissionalizantes, de graduação, pós-graduação, idiomas e programas de intercâmbio.
“A FACE é um evento plural, multicultural que reúne o que há de melhor nas áreas do conhecimento, cultura e educação em um mesmo espaço, contribuindo para gerar mudanças na vida das pessoas e da sociedade. É um lugar para trocar experiências, onde os conhecimentos são multiplicados”, resume Rinaldi.
A feira estimula jovens, estudantes e acadêmicos a criar e desenvolver projetos, a pensar e a decidir sua carreira, encaminha-os ao mercado de trabalho, permitindo o acesso a oportunidades e inclusão social. O público-alvo é formado pelos alunos finalistas do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino superior.
A programação da FACE contempla 44 palestras além de oficinas, aulões preparatórios, apresentações artístico-culturais, competições e bate-papos. Essas atividades são gratuitas mediante inscrição no site da feira ou durante o evento. As palestras terão a duração média de 40 minutos e serão distribuídas em horários e locais de acordo com os temas e destinações.
Para satisfazer aos interesses e anseios de cada um deles, a feira terá uma inovação este ano: foram criados cinco núcleos com ações, atrações, palestras e informações sobre o que mais interessa. Os núcleos focalizarão profissões e mercado de trabalho, ciência, tecnologia e inovação, intercâmbios (feira de intercâmbio e estudo no exterior), empreendedorismo e escola para inovar, para ensinar.

FACILIDADES

Para atender a nova demanda e otimizar o evento, tornando-o mais atrativo para visitantes e expositores, a FACE aumentará seu horário de funcionamento e passará a acontecer das 8h30 às 12h e das 14h às 22h, durante os três dias. Esta mudança tem por objetivo aproveitar a parceria fechada com a Secretaria de Educação, no sentido de liberar todos os seus alunos das 8ª e 9ª séries e Ensino Médio para visitarem a feira em seus respectivos turnos de aula.
Também foi viabilizado o transporte para os estudantes do ensino médio da rede estadual nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Outra inovação é a distribuição gratuita do “Guia FACE”: publicação destinada aos jovens e estudantes com informações de todos os expositores, calendário dos principais vestibulares, dicas de estudo, sugestões de livros e outros conteúdos segmentados.
A FACE tem o apoio do Sebrae/SC, Sicom, Sinepe/SC, Ampesc e Chapecó & Região Convention Bureau.


Postado por Matheus,
Horário: 17:15,
Data: 05/07/12.

Silo de cooperativa é atingido por incêndio

Aconteceu na noite de ontem, quarta-feira, dia 04, por volta das 20 horas, um incêndio no silo de armazenamento de grãos de uma cooperativa. As informações preliminares dão conta de que o fogo pode ter iniciado em uma esteira. Não havia funcionários no local. 
O Corpo de Bombeiros de Chapecó foi chamado e fez o controle e rescaldo das chamas. Foram utilizados 20 mil litros de água na ocorrência. As causas serão investigadas.


Postado por Matheus,
Horário: 17:04,
Data: 05/07/12.

Aeroporto de Chapecó pode ser liberado nas próximas horas

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Guaranis, disse à ministra Ideli Salvatti, na manhã desta quinta-feira, que a pista do Aeroporto Serafim Bertaso, de Chapecó, poderá ser reaberta nas próximas horas, sem que seja renovada a interdição feita para reparos no local, que vence às 23h59min.
Segundo Guaranis, falta apenas uma vistoria no sistema de escoamento da água da chuva e isso deve ser feito ainda nesta tarde.


Postado por Matheus,
Horário: 16:46,
Data: 05/07/12.