Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Sábado e Domingo, 11 e 12 de Fevereiro de 2012.


“O sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir”
Confúcio (Filósofo e Teórico Político Chinês – 551 AC – 479 AC – viveu 72 anos)

P3 na HISTÓRIA
11 de Fevereiro

660 (a.C.) - Suposta data apontada como a da fundação do império japonês.
1531 - O rei Henrique VIII é reconhecido como chefe Supremo da Igreja em Inglaterra.
1650 - Morre o filósofo francês René Descartes.
1768 - Os colonos de Massachusetts (Inglaterra) se reúnem para defender os seus interesses diante da Inglaterra.
1798 - Forças francesas tomam Roma (Itália).
1810 - Napoleão Bonaparte casa com Maria Luisa da Áustria.
1847 - Nasce o inventor norte-americano Thomas Edison.
1895 - Os Estados Unidos da América estabelecem o seu protetorado sobre as ilhas Hawai.
1922 - Nove potências assinam um tratado em Washington (EUA) com objetivo de assegurar a independência da China e manter a política de “porta aberta”.
1963 - Os EUA reconhecem o novo governo do Iraque saído após uma revolta, apesar da continuação dos combates em várias províncias do país.
1967 - Forças do exército chinês controlam a cidade do Pequim depois da agitação dos Guardas Vermelhos Revolucionários.
1971 - Sessenta e três nações assinam, em Washington, Londres e Moscovo, um tratado que prevê a proibição de colocação de armas nucleares nos leitos oceânicos.
1973- Os Estados Unidos da América retiram do Vietname do Sul as suas últimas unidades militares de combate.
1975 - No Reino Unido Margaret Thatcher, eleita presidente dos Conservadores, tornando-se a primeira mulher a dirigir o principal partido na Grã-Bretanha.

Fonte Efemérides.
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090

Caso WANDO, alerta aos SEDENTÁRIOS de plantão

Como se viu, faleceu na manhã da 4ª feira, 08, o cantor Wando, de 66 anos, vítima de graves problemas cardíacos. Ele estava internado com obstrução de três artérias e precisou respirar pela ajuda de aparelhos durante o período de sua internação. Detalhe: Wando não consumia bebidas alcoólicas e também não fumava. Porém, possuía péssimos hábitos alimentares e era sedentário. Pesava 110 kg, ou seja, 30 kg a mais do que o recomendado. Portanto, vamos fazer exercícios físicos, o coração agradece!

S.O.P.A. e P.I.P.A – A QUEIMA de LIVROS da ERA DIGITAL

Apesar de muitos não terem conhecimento da ‘Guerra-Cyber’ que está acontecendo, várias pessoas estão mobilizadas para garantir a sua liberdade de expressão e informação.
Nos últimos dias entramos em uma guerra, não com bombas ou armas e sim com protestos dos usuários da world wide web (www), que são contra a votação de leis norte-americana, SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect Intellectual Property Act), que visam acabar com a pirataria on-line.
Até aí, tudo bem, pois a pirataria é um crime que devemos combater, porém, com a aprovação das leis, sites seriam tirados do ar (como Wikipedia, YouTube, Facebook) e até mesmo muitas páginas de pesquisas.
Você já se imaginou fazendo uma pesquisa hoje sem ter acesso ao Google? Ou ainda não poder compartilhar com seus amigos aquele vídeo engraçado do YouTube? Não poder mandar uma mensagem instantânea, de baixo custo, para aquele ente querido que mora distante e até fora do país?
Pois é, assim como foi no século passado, com a grande queima de livros pelos nazistas, agora, no século XXI, ocorrerá o mesmo com a retirada dos sites de informação e compartilhamento do ar.
Será que não há motivos maiores do que a desculpa de combate à pirataria?
Há muito no que se pensar, pois, caso forem aprovadas as leis, os prejuízos serão enormes.
Todos devem fazer a sua parte, com uma simples assinatura digital podemos interromper essa votação, que já foi adiada devido a protestos digitais.
Não podemos cruzar os braços e dar as costas para um assunto de interesse geral alegando que estamos muito ocupados esperando pelo próximo ‘paredão’.
As leis são dos Estados Unidos, mas as consequências são de todos os usuários do mundo.”

(Colaboração da estudante de Ciência da Computação/UFFS – Mariana Pereira)

Ministro PAULO BERNARDO de novo na berlinda

Agora o ministro das Comunicações será ouvido pelo STF e poderá ser enquadrado em processo que está em tramitação contra o ex-governador Zeca do PT, de Mato Grosso do Sul, proposto pela Procuradoria-Geral da República, que apura supostos ‘desvios de recursos públicos’. É que ele foi secretário da Fazenda daquele Estado de 1999 a 2000. Uma chusma, hein!

O necessário EXAME de ORDEM para advogados e outras profissões

Através de pesquisa elaborada recentemente por docentes da USP (Universidade de São Paulo), 94 % dos advogados brasileiros concordam com o exame em questão, já que assegura, de alguma forma, os conhecimentos mínimos para que a profissão seja exercida. Aliás, tal exame procedido para o exercício da advocacia deveria ser estendido para quase todas as profissões, especialmente para as que demandem maior responsabilidade e possibilite riscos de danos irreversíveis à população. Além da advocacia, portanto, nas áreas biomédicas, de engenharia, entre outras, o exame seria imprescindível. É uma necessidade, porque, infelizmente, a massificação e a má qualidade do ensino superior no Brasil o exigem.

FAMOSO ladrão britânico BIGGS

E essa do ‘ladrão do século’, o britânico Ronald Biggs, assim conhecido pelo assalto ao trem pagador de Glasgow (Escócia), em 1963, relatando o assalto, contando sua fuga da prisão, sua vida na Austrália e no Brasil, e seu sequestro, num livro autobiográfico, hein? Inspirou muitos filmes por sua história. Fez fama livremente no Brasil por muitos anos até ser levado de volta para ser julgado e, ao final, condenado a 30 anos de prisão. Agora, com o livro, deverá faturar mais uma bolada, aos 82 anos. Em valores de hoje roubou em torno de 3 milhões de euros (ou R$ 8 milhões). Até não foi muito em comparação às falcatruas de alguns ‘republicanos’ por aqui... E assim segue a humanidade!

SUSPENSA a abertura das propostas da NOVA PONTE de FPOLIS

De acordo com o secretário de infraestrutura estadual, Valdir Cobalchini (PMDB), a suspensão da abertura de propostas é uma medida de precaução porque se trata de um projeto ‘grande e complexo’ e para que os técnicos possam fazer uma ‘análise minuciosa e criteriosa do edital’, negando que a secretaria tenha suspeita de irregularidade. Então antes de lançar o edital de concorrência não sabiam que era um projeto grande e complexo, nem fizeram análise correta? Tem que suspender um processo licitatório em andamento para ainda ver ‘se está correto’? Parece brincadeira, meu caro secretário. Incompetência. Infelizmente, ninguém responsabiliza essa gente!

O Governo e as leituras no CÁRCERE

O atrativo agora nas penitenciárias será a leitura de ‘clássicos’. O governo comprou 816 livros para as penitenciárias de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN) para possibilitar o abatimento da pena do preso, isto é, a cada livro que ler, o sentenciado abaterá três dias da pena. Claro, terá que fazer uma resenha para provar a leitura. Entre os títulos selecionados estão ‘Honoráveis Bandidos’, que desce a lenha em Sarney, do início ao fim, e ‘A história de Lula, o Filho do Brasil’, de Denise Paraná. Se Fernandinho ‘Beira-Mar’ ler todos sairá letrado e, em alguns casos, até pós-graduado em... Parece ironia. Será...?

POBRES em queda na AMÉRICA LATINA em 2011

Ao que diz a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), o número de pobres caiu de 177 milhões em 2010 para 174 milhões no fim de 2011. Isso representa, no entanto, em 2011, ainda assim 30,4% de toda a população do continente. Os indigentes, por outro lado, subiram, representando outros 12,8%. Convenhamos, ainda é um número muito elevado. Entre pobres e indigentes, a porcentagem chega a mais de 43,2% de todos os habitantes da América Latina. Situação complicada!



Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó. 


Postado por Matheus,
Horário: 01:41,
Data: 12/02/12.