Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Chapecoense avança na Copa do Brasil

A Chapecoense venceu o São Mateus pelo placar de 3 a 1. O jogo aconteceu na Arena Condá. Com a vitória, o verdão está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. O time do oeste vai enfrentar o Cruzeiro, na quarta-feira, dia 11 de Abril.


Postado por Matheus,
Horário: 21:22,
Data: 22/03/12.

Dentistas participam de capacitação

Os dentistas da Rede Municipal de Saúde e também os profissionais dos municípios onde Chapecó é referência em serviços especializados de saúde bucal participaram nesta quinta-feira (22) de uma capacitação. O palestrante foi o Doutor em Dentística Marcio Grama Hoeppner, que falou sobre o tema “A Dentística restauradora no contexto da promoção da saúde”.
De acordo com Luis Fernando Gelati, Gerente de Saúde Bucal de Chapecó, mensalmente os dentistas da rede participam de capacitação que tem como objetivo manter os profissionais atualizados, em um momento de encontro para conhecer assuntos novos e trocar ideias com outros profissionais. “É educação permanente e uma forma de integração para os profissionais”, explicou.
Gelati destaca, ainda, que hoje o município de Chapecó está bem estruturado na área de saúde bucal e é referência para vários municípios da região nos serviços especializados. “Hoje temos um CEO – Centro de Especialidades Odontológicas do tipo III, ainda 28 equipes atuando na Estratégia de Saúde da Família e mais três equipes atuando na Atenção Básica”, finalizou. 


Postado por Matheus,
Horário: 21:09,
Data: 22/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura anuncia agenda de inaugurações em Chapecó


Estão marcadas diversas solenidades inaugurais de obras públicas no município de Chapecó nos próximos dias. De acordo com o Prefeito José Caramori, foram realizados novos investimentos nas áreas de educação, saúde, agricultura, esporte e lazer.
Neste sábado (24) haverá a inauguração da Feira Livre do bairro Santo Antônio, às 09h. O novo espaço se localiza anexo ao Campo de Futebol e terá cinco bancas à disposição dos agricultores. Após, às 11h, será realizado o ato inaugural do Poço Artesiano e da Rede de Água da Linha Pereira, com extensão de 11 km, beneficiando 42 famílias da região.
Para a próxima semana outras inaugurações estão previstas. Na quarta-feira (28), às 15h30min, entrará em funcionamento a mais nova unidade descentralizada de retirada de medicamentos do município, a Farmácia Sul, localizado junto às dependências do Centro de Saúde do bairro Universitário. Já na quinta-feira (29), será o dia da educação. Às 16h haverá a inauguração do Ginásio da EBM Florestan Fernandes e, às 19h, a inauguração da nova sede do Centro Educacional de Jovens e Adultos Municipal (CEJAM), anexa a Ala Sul da Arena Condá.
Ainda no final de semana a Prefeitura entrega mais duas obras. No sábado (31), será realizada a inauguração de um dos maiores Centros de Educação Infantil do Estado: O CEIM Pequeno Príncipe, localizado no bairro Presidente Médici. A unidade atenderá cerca de 700 crianças de até seis anos nos turnos matutino, vespertino e também, no período integral. No domingo haverá a inauguração do Campo de Futebol do Boa Vista.
De acordo com o Prefeito José Caramori, nos próximos 15 dias, a Administração Municipal vai entregar obras que vão auxiliar e facilitar a vida do cidadão; proporcionar mais oportunidades de entretenimento e lazer; além do acesso aos direitos fundamentais, como uma educação de qualidade e um serviço de saúde rápido e eficaz.


Postado por Matheus,
Horário: 20:57,
Data: 22/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Escola Marechal Bormann é tema de documentário


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó está realizando, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pidib) de Letras, a primeira etapa de 2012 dos Projetos de Extensão “Cineclube Universitário” e “Oficinas de Fotografia e Documentário”. 
Os encontros do mês de março, realizados com os alunos da 8ª série e 1º ano do Ensino Médio da Escola Básica Marechal Bormann, serão destinados à oficina de fotografia e documentário, coordenada pelo professor do campus, Leonardo Santos Leitão.
As aulas, que acontecem semanalmente, são dedicadas ao ensino de técnicas para produção de documentários. Na oficina, os alunos participantes são divididos em grupos. Enquanto alguns se dedicam ao roteiro, outros pensam nas imagens e nos personagens da história a ser contada. A intenção é produzir um documentário sobre a própria escola dos alunos, que é uma das mais antigas do Município de Chapecó.
Segundo a aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Marechal Bormann, Letícia Viana, participar de uma oficina como essa é uma oportunidade única. "Senão fosse através do projeto talvez a gente nunca pudesse ter contato com alguém que faz documentários e filmes e nem mesmo aprender a como fazer", disse. A aluna diz que essa pode ser uma porta para o futuro.
Segundo o professor e coordenador do Pibid e do Cineclube, Eric Duarte Ferreira, o objetivo é fomentar a apropriação crítica e reflexiva da produção de obras audiovisuais, bem como formar público para apreciação deste tipo de produção artística. "Esse momento de os alunos virem até a universidade é bem importante, porque assim eles vão conhecendo a UFFS e vão despertando a vontade de fazer, futuramente, um curso superior em nossa Instituição", ressaltou.
O documentário está em fase de conclusão. O foco principal é a Escola Marechal Bormann, mas durante o vídeo, que deve ser finalizado com 10 min e 15 min de duração, os alunos exploram os professores que já passaram pela escola, as experiências dos docentes que hoje estão lotados na instituição e, ainda, uma visão dos principais personagens da Marechal Bormann: os próprios estudantes. A próxima etapa da oficina será realizada no dia 22 de março, desta vez, na própria escola objeto do filme.


Postado por Matheus,
Horário: 20:41,
Data: 22/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / UFFS.