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Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Construção civil manterá crescimento em 2012

O mercado da construção civil neste ano será tão bom quanto foi em 2011. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a expansão do setor em 2011 foi de 4,8%, já sobre uma base de crescimento elevada, de 11,6% em 2010. No oeste catarinense, o cenário não foi diferente. Além das linhas de financiamento que atendem à demanda de todas as classes e dos subsídios do Governo Federal para aquisição de imóveis, a geração de novas fontes de renda impulsionadas pelo desenvolvimento do turismo de eventos, do ensino superior, de novas empresas que se instalam na região, entre outras, potencializam a economia e contribuem para o aumento da procura por imóveis no município de Chapecó e toda região.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos e Concretos Armados do Oeste (Sinduscon), Lenoir Antonio Broch, o aumento da população, estimulado pelo crescimento contínuo da economia e infraestrutura da cidade, aliado às facilidades de crédito, fazem com que desperte maior interesse na aquisição de imóveis tanto para moradia própria, quanto para investimento. Nesta entrevista, Broch avalia o cenário da construção civil na região e fala sobre as expectativas para os próximos anos. 

A construção civil vem crescendo num ritmo acelerado nos últimos anos. A tendência, para os próximos anos, continua sendo de desenvolvimento? 
Lenoir Antonio Broch – A tendência continua sendo de crescimento, pois o país vive um bom momento na economia. Com a Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, serão realizadas grandes obras para os próximos anos. Além disso, o setor habitacional continuará se desenvolvendo em razão do aumento da renda e das facilidades de crédito. Nosso município e região acompanham esse crescimento. Temos agricultura, agroindústrias, comércio em constante desenvolvimento que, consequentemente, trazem investimentos ao setor. Embora as expectativas apontem para um cenário favorável, há desafios pela frente. A iniciativa privada tem condições para continuar investindo, mas é necessário que o poder público acompanhe essa tendência. É fundamental que nos locais onde há crescimento habitacional sejam feitas melhorias em segurança, transporte, escolas, acessibilidade, entre outros. O poder público está investindo, mas os recursos não são suficientes para acompanhar o desenvolvimento.

Como avalia o ano de 2011 para o Sinduscon? Quais foram as principais conquistas do setor?
Broch – Conseguimos colocar em prática nosso planejamento e obtivemos bons resultados. Investimos em qualificação de mão de obra através de cursos e treinamentos nos canteiros, realizamos o 1o Encontro de Profissionais de Recursos Humanos da Construção Civil, conseguimos a licitação para construção da escola para formação de mão de obra ao setor que ficará pronta em fevereiro deste ano, aplicamos em ações de segurança do trabalho, entre outros. O ano também foi importante para fortalecer parcerias com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (Siticom), o que oportunizou com que os trabalhos, na defesa dos interesses, tanto da classe dos empregadores como dos trabalhadores, fossem conduzidos de forma tranquila e com respeito.

A escola da construção civil que iniciará as atividades em 2012 é uma das grandes apostas para aumentar a mão de obra no setor. A qualificação profissional é o principal caminho para suprir essa escassez de profissionais?
Broch – A qualificação profissional é a nossa prioridade. Temos hoje uma defasagem de aproximadamente mil trabalhadores. Precisamos formar mão de obra, não apenas para suprir a falta destes profissionais nos canteiros de obras, mas também para garantir qualidade em todo o processo construtivo. Para isso, está sendo construída a Escola da Construção Civil em Chapecó, através de uma parceria entre Sinduscon, Fiesc e Senai. A instituição oferecerá qualificação gratuita. A nova escola fará parte da estrutura do Senai e terá capacidade para atender até 90 estudantes por dia. Na estrutura serão realizados cursos de qualificação profissional de pedreiros, carpinteiros, aplicador de revestimento, armador de ferragens, instalador eletricista e mestre de obras, formações com duração prevista de 160 horas-aula, além do curso de pintor (40 h). O Senai também utilizará seu laboratório de informática pra realizar cursos de CAD arquitetônico (desenho assistido por computador). O primeiro treinamento será o de Aprendizagem Industrial em Oficial da Construção Civil e as aulas terão início em março.

A mulher está conquistando o espaço da construção civil em todo o Brasil. Qual é o diferencial da mão de obra feminina?
Broch – Assim como em todo o país, Chapecó também vem aumentando o número de profissionais femininas nas obras. Elas ocupam cargos como pedreiras, eletricistas, operadoras de guincho, servente de pedreiro, entre outros. As mulheres têm se mostrado eficientes e possuem grande percepção para detalhes e acabamentos. Além disso, costumam valorizar a segurança no trabalho e a limpeza do canteiro de obras. Para 2012, precisamos intensificar as obras, visando aumentar ainda mais a participação da mulher na construção civil.

As regras que alteram o seguro-desemprego implantadas pelo Ministério do Trabalho representam uma alternativa eficaz para suprir as necessidades de profissionais?
Broch – Essa é uma das alternativas que colabora para contornar o problema da informalidade que prejudica a saúde das nossas instituições, pois tanto empresas como empreendedores individuais, se habilitam a executar obras sem as mínimas condições de segurança. Isso ocasiona acidentes de trabalho que aumentam as estatísticas indesejáveis da construção civil e transferem a responsabilidade para toda a categoria. Em 2010, 12.800 trabalhadores solicitaram seguro-desemprego em Chapecó e 99% obtiveram o benefício. Muitos, provavelmente, estariam perfeitamente ocupados nas mais diversas atividades que oferecem oportunidade de trabalho dignamente remunerado. Não é correto que financiemos com nossos impostos a preferência pela ociosidade ou pela ocupação informal. O novo sistema oferece uma base unificada de dados que integra as informações de todo o território nacional. A ferramenta visa facilitar a recolocação do profissional no mercado de trabalho e, consequentemente, diminuir as solicitações de seguro-desemprego no País. Através disso, o trabalhador concorre às vagas de emprego disponibilizadas no Sine sem sair de casa, além de acessar informações sobre o benefício e fazer pré-cadastro de vagas. Nossa preocupação é disponibilizar as vagas existentes no mercado para facilitar os encaminhamentos do Sine aos interessados em contratar, desde que haja o atendimento em relação às características necessárias ao preenchimento das vagas. O papel do Sine será o encaminhamento dos desempregados para recolocação no mercado, mas também de observar as características dos interessados e buscar junto aos organismos possíveis a profissionalização, qualificação e, até mesmo, a alfabetização da mão de obra existente, de acordo com a necessidade de treinamento. 

A qualidade no processo construtivo é uma das preocupações do Sinduscon. Qual é o panorama das empresas associadas?
Broch – Muitas empresas da região se destacam pelo nível de qualificação e emprego em tecnologias de ponta para a atividade, tanto nos aspectos construtivos como nos aspectos de saúde e segurança do trabalhador. Várias, inclusive, possuem certificação ISO 9000/9001 e certificação no Programa Brasileiro de Qualidade do Habitat (PBPQ-h), o que comprova a excelência no processo construtivo.

Que ações o Sinduscon pretende desenvolver em 2012 para fortalecer a categoria?
Broch – Nosso planejamento estratégico para 2012 contempla a continuidade dos investimentos em treinamentos de mão de obra, oferecendo profissionais capacitados para ministrarem os cursos na Escola da Construção Civil, contratando aprendizes para serem qualificados e acompanhando esse trabalho. Realizaremos o 2o Encontro de Recursos Humanos e comemoraremos os 25 anos de fundação do Sindicato com um evento que reunirá parceiros e pessoas que contribuem para o desenvolvimento do setor. Também buscaremos consolidar parcerias com entidades como a Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEAO), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia (CREA) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), afinal, nossos objetivos são comuns – defender os interesses das categorias similares e criar estratégias para que as empresas cumpram normas e leis. Continuaremos desenvolvendo trabalhos para estimular o fim da informalidade, através de ações conjuntas que ofereçam benefícios aos empresários, aos funcionários e ao governo. Já atingimos bons resultados e reduzimos o trabalho informal em 2011, mas há muito que fazer ainda. Além de buscar novos sócios, trabalharemos para valorizar empresas que atingiram índices de qualidade e incentivaremos outros empreendimentos a investirem na excelência. Enfim, trabalharemos para defender os interesses da categoria econômica, consolidar o Sinduscon como entidade associativa, visando valorizar sua importância política e representativa, fortalecer as iniciativas de diálogo e as parcerias entre empresas e colaboradores através dos sindicatos, além de buscar alternativas conjuntas para redução da burocracia e agilização de processos para redução de prazos de análise de documentos, entre outros.


Postado por Matheus,
Horário: 01:11,
Data: 21/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Ocesc quer Secretaria nacional do cooperativismo vinculada à Presidência

A criação da Secretaria Nacional do Cooperativismo em 2012, anunciada pelo ministro Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura, pode transformar-se em um grande instrumento de fortalecimento e expansão desse importante setor da economia brasileira – se estiver diretamente ligada ao Palácio do Planalto. A opinião é do presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Antônio Zordan.
A Secretaria é uma promessa do governo federal e deve ser implantada ainda em 2012, eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o ano internacional do cooperativismo.
Na forma como foi anunciado, o novo órgão fará parte da estrutura do Ministério da Agricultura. O presidente da Ocesc, porém, entende que a futura Secretaria devia estar vinculada diretamente à Presidência da República em face de sua natureza multissetorial.
Zordan justifica que as cooperativas agropecuárias constituem o ramo mais expressivo, mas o cooperativismo está organizado em treze ramos, a maioria deles urbanos, como o crédito, saúde, educação, transporte, habitação etc. O segmento era historicamente agrícola, mas atualmente está presente em todas as áreas da economia. Por isso, a vinculação da nova Secretaria ao Ministério da Agricultura pode não ser a melhor opção.
“Vinculado à Presidência, as ações de apoio serão mais efetivas”, realça o dirigente. Entre as atividades previstas situam-se a captação de recursos destinados ao setor e o incentivo aos Estados para que participem do desenvolvimento das cooperativas.
O Brasil tem 6,5 mil cooperativas que congregam 9 milhões de famílias e geram renda – 100 bilhões de reais ao ano – para todos os elos da cadeia produtiva.
A intenção de alojar a futura Secretaria na pasta da Agricultura decorre do poder das cooperativas agropecuárias: de acordo com o Ministério da Agricultura, cerca de 50% de tudo o que é produzido no Brasil passa direta ou indiretamente por uma cooperativa agropecuária. Além do papel determinante no abastecimento interno, os produtos cooperativistas registraram uma receita de 6 bilhões de dólares em exportações.
Hoje, as 1.548 cooperativas que atuam no campo reúnem praticamente um milhão de famílias associadas, o que representa três milhões de pessoas. A maioria desses cooperados - 92% no total - é de produtores rurais de pequeno porte, que têm propriedades de até 100 hectares.

SOCIEDADE DE PESSOAS

Zordan acrescenta que elas desenvolvem um trabalho constante na educação, formação e informação do patrimônio, que, por não se tratar de sociedade de capitais, são as pessoas. “O trabalho exemplar das cooperativas com as pessoas, num futuro bem próximo, dará outra cara ao nosso País”.


Postado por Matheus,
Horário: 00:39,
Data: 21/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Lançamento da Mercomóveis 2012 será no mês de maio

O lançamento da próxima edição da Mercomóveis - a maior feira de móveis de Santa Catarina e uma das maiores do país – será no dia 11 de maio de 2012. Cerca de 200 expositores mostrarão novos conceitos em móveis, arquitetura, design e decoração para os mais variados estilos. “Tudo isso, pensando no novo consumidor que busca móveis, decoração e tecnologias avançadas, aliando conforto, requinte e aconchego”, ressalta o presidente da Mercomóveis 2012, Nivaldo Lazaron Junior.
A próxima edição, complementa o presidente da feira, surpreenderá pelas inovações e pela grandiosidade. “Estamos satisfeitos, pois já contamos com patrocínio superior ao que tivemos na edição passada. Faremos a NOVA melhor Mercomóveis de todos os tempos”, comemora.
A Mercomóveis está programada para o período de 27 a 31 de agosto, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC) e reunirá indústrias de grande, médio e pequeno porte do setor. As expectativas apontam para mais de 20 mil visitantes. O volume de negócios está estimado em R$ 200 milhões. Serão mais de 14 mil metros quadrados de área, com cerca de 9 mil metros para exposição, disponibilizados nos pavilhões do parque.
O cuidado com o meio ambiente será outro diferencial antes, durante e após o evento. Também estão confirmados a 2a Mostra de Máquinas Moveleiras (gerou em torno de R$ 8 milhões em negócios na 1a edição, em 2010) e o 5° Salão Design.
A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis); Norton (lixas e abrasivos); Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas); Alternativa Editorial, que produz as Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores; da FIESC e apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 00:22,
Data: 21/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Aposentadoria rural: Sindicatos serão treinados para encaminhar processos

Os Sindicatos dos produtores rurais, filiados à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), receberão nos próximos dias treinamento para encaminhar os processos de aposentadoria rural dos segurados especiais. A decisão é resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado em 2011 entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Previdência Social. 
Os Sindicatos rurais serão treinados pelo INSS para incluir os segurados no Cadastro Nacional de Informações Sociais Rurais (CNIS Rural). Para ter acesso ao benefício, os produtores rurais devem possuir entre dois e quatro módulos fiscais e também estarem enquadrados na Lei 11.718/2008, que criou o CNIS Rural.
“Esse mecanismo agilizará os processos e permitirá que o produtor tenha o mesmo direito que tem hoje o trabalhador urbano de se aposentar em 30 minutos”, salienta o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo.
É considerado segurado especial a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros a título de mútua colaboração, na condição de: a) produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais (Lei nº 11.718, de 2008).
O segurado especial deverá comprovar exercício da atividade rural apresentando alguns documentos, entre eles contrato de arrendamento, parceria ou comodato rural; comprovante de cadastro no Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra); bloco de notas de produtor rural ou notas fiscais de venda por produtor rural; comprovante de pagamento do Imposto Territorial Rural, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural ou autorização de ocupação temporária fornecidos pelo Incra.
Os Sindicatos rurais poderão emitir declaração para fins de aposentadoria para os produtores que exercem atividade em regime de economia familiar e que estão enquadrados no certificado do Incra como II-B ou II-C, sem a utilização de empregados.
“Este novo serviço facilitará o acesso dos produtores rurais à previdência social. Além disso, ajudará a manter os trabalhadores rurais no campo, ampliando a renda e melhorando a qualidade de vida das famílias”, enfatiza Pedrozo.


Postado por Matheus,
Horário: 00:01,
Data: 21/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Fundação Aury Luiz Bodanese amplia atividades do programa Amigo Energia

“Ser voluntário é uma forma de encarar a vida, de entender nosso papel na comunidade e agir. É acreditar no poder da ação e sempre encontrar maneiras de exercer nossa cidadania”. Esse é o lema do programa Amigo Energia da Fundação Aury Luiz Bodanese.
A iniciativa visa motivar os colaboradores da Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) a se tornarem voluntários e, desta forma, desenvolver atividades em prol de um mundo melhor. Atualmente, a Fundação tem cadastrado voluntários em todas as unidades da empresa. Eles desenvolvem atividades nas comunidades. 
De acordo com a presidente da Fundação, Isabel Machado, neste ano serão promovidos três encontros para capacitação dos voluntários nas unidades, com enfoque nas questões relacionadas ao trabalho do voluntariado. “Eles são como anjos que auxiliam na construção de um mundo melhor e, por isso, merecem ações de motivação e reconhecimento”, complementa.
Neste ano, os voluntários auxiliarão na realização do programa Ação Comunitária, nas visitas às instituições e contribuirão na organização dos casamentos comunitários. Os participantes do programa também executarão o projeto contação de história com o auxílio da Kombi.
Segundo Isabel, o programa promoverá campanhas de doações de sangue, alimentos e material de higiene. Os interessados em fazer parte do Amigo Energia devem entrar em contato pelo telefone 49 3321-3131.


Postado por Matheus,
Horário: 23:47,
Data: 20/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Campanha cliente certinho inicia em fevereiro

Para estimular os correntistas ao pagamento pontual de seus compromissos, a Credioeste, Agência de Microcrédito, lançou a campanha “CLIENTE CERTINHO”. A partir de fevereiro, participarão da promoção – e concorrerão a prêmios – todos os clientes adimplentes no mês vigente com pelo menos uma parcela paga. Os prêmios incluem objetos de uso pessoal, utilidades do lar e eletroeletrônicos.
De acordo com o presidente Ivonei Barbiero e com a gerente geral Márcia Biffi, serão sorteados quatro números de zero a nove, sendo um milhar (quatro dígitos) de cada vez que corresponderá aos quatro números finais do contrato. Após o sorteio dos cinco prêmios, será conferido no sistema se os contratos estão adimplentes e com a parcela do mês paga em dia. Em caso afirmativo, o cliente do referido contato será informado.
Caso um ou mais contratos contemplados não apresentem situação de adimplência (pagamento em dia), serão descartados e se procederá novo sorteio até que se cumpra tal exigência. 
A ação será realizada sempre no dia 10 do mês na presença de funcionários e clientes na sede da Credioeste.
Os contemplados serão informados por telefone ou carta para comparecer à Agência e receber o prêmio. O objetivo da campanha é contemplar o cliente que paga suas prestações em dia, portanto, quando efetuar o pagamento da parcela após a data de vencimento não estará concorrendo.
O cliente contemplado que não retirar o seu prêmio no prazo de 30 dias após o sorteio perderá o direito de recebê-lo, ficando disponível para novo sorteio. Os prêmios do mês serão definidos e comprados pela CREDIOESTE no comércio local.
Caberá exclusivamente a Agência de Microcrédito responder pela organização e realização do sorteio, inclusive pela contratação dos serviços, brindes e distribuição dos materiais de divulgação.
A instituição reserva o direito de registrar e divulgar a entrega dos prêmios sorteados aos clientes contemplados. O regulamento está à disposição pelo site www.credioeste.org.br.


Postado por Matheus,
Horário: 23:33,
Data: 20/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Inviolável e Prática Serviços capacitam profissionais em treinamento

Atuante no mercado como prestadora de serviços de limpeza há mais de 10 anos e líder no segmento, a Prática Serviços Gerais, empresa coligada à Inviolável Chapecó, busca atender as exigências do mercado trabalhando com estratégias para melhora de gestão. Dentro da proposta de aperfeiçoar seus colaboradores, a Inviolável realizou treinamento prático em serviços de limpeza.
Os ministrantes foram Vanderlí Borba, da Prática, e Valdemar Júnior Stool, técnico de limpeza da Acqua Limp. Eles falaram sobre limpeza profissional, produtos, materiais e a valorização no mercado, além de apresentar dados sobre o setor.
Participante do evento, realizado na noite da última quinta-feira, dia 19, o diretor da Inviolável Chapecó, Gilson Vivian, falou sobre a importância das atividades para qualificar o quadro de funcionários. “Qualificados, os profissionais exercem o trabalho com mais qualidade e aptos para atender as empresas que solicitam as atividades da Prática Serviços, e assim este é nosso foco, de orientar os colaboradores sobre seus equipamentos de trabalho e manuseios”, diz. 
Para o palestrante Vanderlí Borba, os detalhes e peculiaridades do serviço se diferenciam de uma limpeza habitual, por exigir produtos e materiais específicos para cada situação. “Orientamos nossos funcionários para participar destas ações, pois precisam estar preparados para atuar”, comenta. 
No mesmo evento, a Clínica Odonto Santos, conveniada com a Inviolável, esteve representada por Ana Paula Simon e Ligiane De Marco Gasparini. Elas esclareceram dúvidas e distribuíram material informativo sobre higiene bucal. 

Serviço

A Prática Serviços Gerais, fundada em 2001, é uma empresa de terceirização que oferece serviços de limpeza especializada. Conta com equipe de 200 funcionários e entre as empresas que atende estão Aurora Alimentos, Canguru Embalagens e a rede de Farmácias São Lucas.


Postado por Matheus,
Horário: 23:11,
Data: 20/01/12,
Fonte: Extra Comunica.

Venda de ingressos

Os ingressos para a partida entre Chapecoense x Avaí, que será realizada neste domingo, 22, às 17 horas na Arena Condá, serão comercializados a partir das 09h30 deste sábado, na sede do clube. No domingo os ingressos estarão sendo vendidos na bilheteria do estádio, a partir das 14h30. 


Postado por Matheus,
Horário: 22:57,
Data: 20/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Associação Chapecoense de Futebol.

Prefeitura vai oferecer serviços do SUS aos imigrantes haitianos

Com a vinda de imigrantes haitianos para residir e trabalhar em Chapecó, a preocupação da Prefeitura é poder oferecer atendimento e assistência à saúde adequada e com qualidade para esta população. Hoje, cerca de 50 pessoas já se instalaram no município e desempenham atividades profissionais em quatro estabelecimentos.
Com a finalidade de identificar e conhecer estes imigrantes, o Prefeito em Exercício, Américo do Nascimento Junior, encaminhou um ofício à Polícia Federal e as quatro empresas onde atualmente estas pessoas trabalham. A proposta é incentivar os órgãos públicos e privados envolvidos a repassarem os endereços residenciais e demais informações necessárias para a identificação dos haitianos. “A intenção da Prefeitura é sensibilizar os imigrantes para a adesão e participação dos programas de saúde disponibilizados pelo município”, explica Américo Junior. 
O primeiro passo após o reconhecimento será a inserção destas pessoas no Cadastro Único de Saúde, para que eles possam usufruir de todos os serviços médicos e hospitalares disponibilizados pelo SUS, caso haja necessidade. “Precisamos saber onde estas pessoas estão residindo para poder incluí-las no Programa da Estratégia de Saúde da Família (ESF), desenvolvido no Centro de Saúde mais próximo de cada um”, ressalta Américo Junior.


Postado por Matheus,
Horário: 22:44,
Data: 20/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura implanta novas disciplinas na matriz curricular das Escolas Municipais

A partir deste ano letivo, três novas disciplinas farão parte da matriz curricular nas Escolas Básicas do município: educação e direitos humanos, educação e diversidade, educação financeira e sustentabilidade. As novas disciplinas visam uma educação integral aos alunos do ensino fundamental. A decisão em implementar a nova matriz no currículo foi tomada com base em uma criteriosa análise no decorrer do ano de 2011.
Após um longo estudo, profissionais observaram algumas necessidades educacionais relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. “Durante o ano mantivemos contato com os pais em encontros e diversas formações. Temas como educação no trânsito, bullying, diversidade, tabus sociais e educação financeira, foram levantados pela própria sociedade e trabalhados nas escolas”, explica a Secretária de Educação Astrit Tozzo. Todo o aporte científico para a implantação das novas disciplinas é realizado pela PUC de Curitiba. Profissionais qualificados estão ajudando a introduzir e repassar o conhecimento científico sobre estas áreas para os alunos.
As novas disciplinas serão ministradas com todos os educandos da Rede Municipal, desde séries iniciais até as séries finais, onde cada turma trabalhará o conteúdo adequado para a idade. É importante destacar que nenhuma disciplina, já presente, será retirada do currículo. “Esse é um desafio para a educação. O tema social está em foco nas discussões educacionais. Se ensinamos nossas crianças, teremos cidadãos conscientes no futuro. Não adianta cobrarmos da sociedade se a pessoa não tiver conhecimento para colocar em prática. Estamos dispostos a colaborar com o desenvolvimento social do nosso município”, ressalta Astrit.

Conheça as novas disciplinas

• Educação e Direitos Humanos – destina-se a educar crianças, jovens e adultos a participar ativamente de forma democrática e exercitar seus direitos e responsabilidades na sociedade. Inclui também a educação para o trânsito.

• Educação e Diversidade – objetiva difundir a ideia de que todos têm a possibilidade de usufruir de uma educação não discriminatória, onde os educandos conheçam e interajam passando a respeitar a todos e a cada um na sua diferença.

• Educação Financeira e Sustentabilidade – educar para o consumo consciente, preparando as crianças para lidar de forma racional com a moeda e ter conhecimentos sobre o sistema financeiro, trabalhando na perspectiva de uma ética ecológica. Educar para aprender a usar os recursos naturais diante das necessidades presentes, sem comprometer as gerações futuras.


Postado por Matheus,
Horário: 22:34,
Data: 20/01/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.