Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 3 de julho de 2012

"O Povo de Novo" registra candidatura em Chapecó

Na tarde desta terça-feira, dia 03, os candidatos à prefeitura de Chapecó, José Caramori e Luciano Buligon, da Coligação “O Povo de Novo”, registraram a candidatura e o Plano de Governo no Cartório Eleitoral. Presidentes dos 16 partidos (PSD, PMDB, PSDC, PR, PMN, PSDB, PRB, PPS, PTB, PP, PSC, PRP, DEM, PSB, PT do B e PSL) estiveram presentes.
Quatro coligações com 131 candidatos a vereador também foram registradas. Deste total, 40 são mulheres.


Postado por Matheus,
Horário: 20:43,
Data: 03/07/12.

Equipe começa semana de treinos para partida em casa

Após o empate na primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, a equipe voltou às atividades na manhã desta terça-feira, dia 03. Foram realizados trabalhos físicos, entre eles corrida no gramado da Arena Condá, academia e peso, num primeiro momento, sob o comando do preparador, Anderson Paixão. Logo após, o treinador Itamar Schulle comandou a parte técnica, treinando a posse de bola e finalizações a gol. A expectativa é de um grande público para o jogo deste final de semana, quando o Verdão faz sua estreia diante do seu torcedor, frente ao Vila Nova/GO.


Postado por Matheus,
Horário: 20:27,
Data: 03/07/12.

Nesta quarta-feira, em Chapecó: Curso aborda operações triangulares: aspectos fiscais e práticos do ICMS e IPI

O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) oferece nesta quarta-feira (4) em Chapecó a capacitação “Operações triangulares: aspectos fiscais e práticos do ICMS e IPI”. A iniciativa reunirá profissionais da área de faturamento, expedição, recebimento, contas a pagar e a receber, contabilidade e escrita fiscal, acadêmicos e demais interessados em aprofundar o conhecimento no assunto, no Hotel Mogano Business, em Chapecó, das 8h30 às 17h30.
O curso é realizado através do Projeto Educação Continuada (PEC) em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescons/SC).
De acordo com o coordenador do PEC na região, Alcindo Oliveira Lopes, o objetivo é proporcionar, através de conceitos teóricos e práticos, uma abordagem com base na legislação do ICMS e do IPI no tratamento de operações fiscais triangulares e outros elementos necessários para seu melhor entendimento. Ou seja, a circulação de mercadorias de estabelecimentos por conta e ordem do adquirente, encomendante ou destinatário original.
A atividade contempla a legislação aplicável, as hipóteses de incidência de IPI e ICMS e de operações sujeitas ao ICMS/ST e as alíquotas aplicáveis para ICMS e IPI. Para isso, identificará os dispositivos legais, os benefícios fiscais, fato gerador, base de cálculo, alíquotas, créditos e débitos tributários (quem pode e quem deve) e o preenchimento dos documentos fiscais através de exemplos práticos, entre outras questões.
Os palestrantes serão os consultores Derlindo Maschio e Jefferson Pitz. Maschio é técnico em Administração de Empresas, possui mais de 20 anos de experiência na área fiscal e tributária e foi supervisor da área fiscal da empresa Acon Controller Ltda. Pitz é graduado em Ciências Contábeis pela FURB, pós-graduado em Gerência da Qualidade em Empresas de Serviços Contábeis pela FURB/CRCSC. Atualmente é sócio-gerente da Acon Administração Contábil Ltda, responsável pela área administrativa e técnico/operacional.
Outras Informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones (49) 3324-3817 ou 3323-5646.


Postado por Matheus,
Horário: 20:12,
Data: 03/07/12,
Fonte: MB Comunicação.

Dia internacional do cooperativismo: Santa Catarina é referência no cenário nacional

As 261 cooperativas catarinenses comemoram o DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO, celebrado neste sábado (7 de julho), ostentando números que confirmam a posição de destaque que o Estado mantém no cenário nacional. No ano passado, cresceram 17% em receita operacional bruta, totalizando 14 bilhões 797 milhões de reais. O quadro social teve uma expansão de 12%, atingindo mais de 1 milhão 267 mil pessoas. Consideradas as famílias cooperadas, isso significa que metade da população estadual está vinculada ao cooperativismo. 
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Antônio Zordan, destaca que o quadro geral do desempenho revela que, em 2011, o número de empregados aumentou 11%, passando a 38.462. Pagaram 725,8 milhões de reais em impostos (aumento de 8%) e fecharam o exercício com patrimônio líquido 15% maior, ou seja, 4 bilhões 730 milhões de reais.
As cooperativas dos ramos agropecuário, saúde, crédito e transporte registraram o movimento econômico mais expressivo. O agropecuário representa 65%. Encerrou o ano com 52 cooperativas e um quadro social de 63.076 cooperados e 24.681 empregados. O faturamento do ano totalizou 9 bilhões 595 milhões de reais.
O ramo de saúde com 33 cooperativas e 11.173 associados, faturou 2 bilhões 28 milhões de reais. A área de crédito é formada por 72  que reúnem 719.738 cooperados (associados), teve movimento de 1 bilhão 422 milhões de reais.
O ramo transporte, formado por 24 cooperativas, teve 845,8 milhões de reais de movimento, beneficiando 20.214 cooperados. No de infraestrutura atuam 31 de eletrificação rural com 241.955 associados. Em 2011, faturaram 384,7 milhões de reais. As 11 que atuam no ramo de consumo com 200.358 associados, faturaram 484 milhões de reais no ano passado.
Os ramos de trabalho, produção, habitacional, mineral, especial e educacional, mesmo com menor expressão econômica, são importantíssimos instrumentos para a promoção de renda às pessoas físicas, que organizadas de tal forma prestam serviços especializados aos mais diversos segmentos da sociedade. São 38 cooperativas formadas por 11.354 cooperados que, em 2011, geraram 36 milhões de reais em receitas.
Segundo Zordan, o Ano Internacional das Cooperativas, comemorado em 2012 por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Dia Internacional do Cooperativismo representam o reconhecimento pela contribuição no desenvolvimento socioeconômico, além de promover a valorização do segmento e, consequentemente, o crescimento nos mais diversos ramos. “É também um momento de valorização aos pioneiros, que encontraram no cooperativismo uma fórmula lógica e real de buscarem juntos o sucesso para cada indivíduo”, finaliza.


Postado por Matheus,
Horário: 20:05,
Data: 03/07/12.

Female desfila no carro dos Bombeiros em Chapecó

As meninas do futsal feminino da Female (Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora) desfilaram no carro do Corpo de Bombeiros no centro de Chapecó na tarde da segunda-feira, dia 2. As multicampeãs celebravam a conquista do Sul-Americano de Clubes Campeões, vencido no último dia 30 de junho.
Com as atletas douradas, o carro percorreu a Avenida Getúlio Vargas tocando o tradicional "Tema da Vitória". Aqueles que viram a passagem acenavam e saudavam as donas da América, que dividiam a felicidade com os chapecoenses, retribuindo com alegria e entoando cantos. Foram mostrados os troféus ganhos e uma faixa alusiva à conquista e aos patrocinadores.
Vale lembrar que o clube ganhou todos os títulos a serem disputados no futsal feminino adulto do país e do mundo. Já possui três mundiais, quatro Ligas Futsal e três Taças Brasil. No Sul-Americano, a maior importância foi dada pela chancela da Conmebol - que indicará o campeão para representar a América do Sul em eventos internacionais. Tanto que o vice-presidente da entidade, o uruguaio Eugenio Figueredo, esteve presente na abertura e, no encerramento, entregou o troféu de campeã à capitã Valéria.
Mas, agora, chega de festejar. O maior desafio a ser superado é sempre o próximo e, portanto, o objetivo agora é a reabilitação no Catarinense Adulto. A Female jogará duas partidas fora de casa: dia 6 contra o Barateiro, em Brusque, às 19 horas, e dia 7 contra o Vasto Verde, em Blumenau, às 16 horas. Chapecó lidera com 10 pontos, mas vem de derrota para a Unesc/Criciúma.


Postado por Matheus,
Horário: 19:40,
Data: 03/07/12.

Projeto Feito Sob Medida apresenta nova coleção neste sábado

As 16 artesãs do projeto Feito Sob Medida – Chapecó em Moda – estão finalizando esta semana as peças da coleção alto inverno 2012 que fará uma homenagem ao artista Paulo de Siqueira. Com o tema “Eternos Momentos” serão apresentados 40 looks exclusivos. O desfile será no próximo sábado (07), às 16h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. A realização é da Prefeitura de Chapecó, através da Fundação de Ação Social (FASC).
Segundo a designer de moda Sílvia Baggio, a nova coleção traz a alegria e a vivacidade das formas joviais demonstradas nas imagens das obras do artista. “O brilho de metais, as transparências que revelam e ocultam, confidenciam uma personalidade intensa e única. As diferentes fases são percebidas através de modelagens mais austeras. Cores mais densas se colocam no final de sua vida, trazendo consigo as impressões de uma trajetória de extensa produção artística”, declara.
As peças baseiam-se principalmente em tons de azul, verde, bege e preto, seguidos de dourados, prateados e tons de cobre. Já os principais tecidos são lã, flanela, chiffon, seda e jeans.
A Primeira Dama de Chapecó e Presidente de Honra da FASC, Neyla Caramori, responsável pela organização do desfile, conta que, mais uma vez, a história de Chapecó está presente na coleção. “A homenagem ao artista Paulo de Siqueira é também uma homenagem à cidade que o acolheu e foi palco de seu trabalho intenso nas artes plásticas, com foco no nosso cartão postal, o Monumento ao Desbravador”, destaca.
Após o desfile, haverá um bazar para a comercialização das peças.

Inclusão produtiva

O Feito Sob Medida – Chapecó em Moda – é um projeto de inclusão produtiva que visa estimular alternativas para a geração de trabalho e renda. De acordo com a Diretora Presidente da FASC, Belenite Frozza, o objetivo do projeto é contribuir para a organização de grupos informais de trabalho que posteriormente possam se consolidar como associações ou cooperativas. “A intenção é fazer com que os profissionais produzam juntos, trocando conhecimentos e experiências e agregando qualidade e valor aos produtos”, explica.



Postado por Matheus,
Horário: 16:51,
Data: 03/07/12.

Sicom representado no Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho

O assessor jurídico do Sicom, Rudimar Roberto Bortolotto, e o diretor Executivo, Eduardo José Perone, participaram do 52° Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho. O evento, promovido pela Editora LTr de 25 a 27 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, foi coordenado pelo professor Amauri Mascaro Nascimento, autor de inúmeros livros na área.
Com programação integrada por três conferências, sete painéis e uma palestra em formato de entrevista, o congresso abordou assuntos atuais. Teve a participação de renomados especialistas no assunto, como Ives Gandra da Silva Martins Filho, Mauricio Godinho Delgado, José Roberto Freire Pimenta e Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, ministros do Tribunal Superior do Trabalho. Também participaram outros expoentes, como Márcio Túlio Viana, José Affonso Dallegrave Neto e Manoel Antonio Teixeira Filho.
Entre os temas abordados, destacou-se a regulamentação do artigo 7º, I, da Constituição Federal, sobre a dispensa arbitrária, o processo sincrético e as ações regressivas na Justiça do Trabalho, o Termo do Ajuste de Conduta, a quantificação da indenização de dano moral e o modelo sindical brasileiro. Outras abordagens relevantes estiveram relacionadas ao aviso prévio proporcional, à dispensa indireta e ao trabalho à distância. “Esse tipo de evento constitui-se num fórum permanente de discussão em relação ao Direito do Trabalho, bem como permite a atualização de conhecimento técnico-científico, integrando o meio acadêmico e profissional, especialmente de advogados que atuam na Justiça do Trabalho”, afirma Rudimar Roberto Bortolotto.


Postado por Matheus,
Horário: 16:38,
Data: 03/07/12.

Prefeitura promove Mostra de Cinema para estudantes

Até o final desta semana, pelo menos dez escolas municipais e estaduais de Chapecó vão receber a Mostra de Cinema, uma iniciativa da Cinemateca Catarinense promovida pela Prefeitura, através da Fundação Cultural. A exibição simula o espaço de cinema com tela e sonorização para que as crianças tenham contato com esta arte.
Segundo a Diretora Presidente da Fundação Cultural, Roselaine Vinhas, a expectativa é atingir dois mil estudantes do ensino fundamental. Após a projeção, os alunos realizam atividades como desenho, pintura e produção de textos, de acordo com a faixa etária. “Todos os filmes exibidos têm caráter educativo e envolvem temáticas relacionadas ao dia a dia da criança, como amizade, relações familiares e inclusão”, destaca.
Estão sendo exibidos: “Minhocas”, “Peça por peça”, “O mistério”, “Caçador de Saci”, “Cores e Botas”, “Traz outro amigo”, “Mãos de vento”, “Brincadeira de criança”, “Tratado de Liligrafia”, “A Menina que pescava estrelas” e “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”.



Postado por Matheus,
Horário: 16:24,
Data: 03/07/12.

Shopping Pátio Chapecó entrega à Fasc doações recolhidas para campanha do agasalho‏

Aproximadamente seis mil peças foram entregues no Shopping Pátio Chapecó para a Campanha do Agasalho 2012. Essa iniciativa, com a finalidade de recolher agasalhos para serem destinados à Fundação de Ação Social de Chapecó (Fasc), começou no dia 10 de junho e encerrou no último sábado, dia 30.
Através da instalação de dois pontos de coleta no shopping foram recolhidas roupas, especialmente infantis, e calçados, além de cobertores e outras peças, principalmente utilizadas no inverno. A entrega foi feita pelo gerente geral do shopping, José Maila, para a gerente de Relações Comunitárias da Fasc, Leila Didomênico. Segundo ela, tudo o que foi arrecado passará por um processo de classificação, na Central de Doações da Fundação, para identificar a destinação a ser feita a crianças, homens e mulheres. Atualmente a Fasc possui um cadastro de 12 mil pessoas necessitadas em Chapecó, com renda familiar até três salários-mínimos e que são beneficiadas através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
José Maila ressaltou que a iniciativa, em parceria com a RIC Record e coordenada pela equipe de marketing do shopping, teve a participação intensiva dos lojistas, seus funcionários, colaboradores do Shopping Pátio Chapecó e clientes. Assinalou que o apoio do empreendimento representa a integração a uma campanha que se concretiza com a solidariedade aos mais necessitados. O gerente também indicou que o shopping, além de ser um centro de compras e de lazer, compreende seu papel de cunho social e por isso integra-se a campanhas com essa finalidade.


Postado por Matheus,
Horário: 16:11,
Data: 03/07/12.