Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tendinite calcária: o principal sintoma é a dor

A tendinite calcária do ombro é uma patologia comum, caracterizada pela formação de depósitos de cálcio dentro dos tendões sadios do manguito rotador. É explicada por várias teorias que determinam as causas, porém, a mais aceita está relacionada à presença de uma menor vascularização tendinosa, o que altera o metabolismo tecidual e, consequentemente leva ao depósito de cálcio.
O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, da Reichmann Ortopedia de Chapecó, especializada em ortopedia e traumatologia, videoartroscopia do ombro e joelho, destaca que a doença predomina em mulheres de 30 a 50 anos. O lado direito é o mais atingido, no entanto, em 25 % dos casos a patologia atinge os dois lados do ombro. O principal sintoma é a dor, que pode variar de leve a intensa, podendo ser crônica ou aguda. “Não há relação entre o tamanho da calcificação e a intensidade dos sintomas, mas quando uma crise acontece, a pessoa pode perder os movimentos”, alerta. 
A crise se manifesta quando o organismo “reconhece” a calcificação e tenta reabsorvê-la, causando tendinite e bursite por irritação química. Nesta fase, que pode durar dias ou semanas, a dor costuma ser intensa e só acaba quando o organismo “desiste” de tentar reabsorver a calcificação. Muitas vezes, a calcificação não é totalmente reabsorvida, fazendo com que o paciente fique sujeito a novas crises.
É comum o relato de pacientes que revelam sentir dor e limitação funcional há mais de 2 anos. O que leva ao desenvolvimento de atrofias, contraturas musculares e vícios posturais, que podem causar o desenvolvimento da síndrome do impacto (tendinite e bursite por compressão mecânica).

TRATAMENTO

O tratamento inicial é feito através de medicamentos e fisioterapia. Quando os sintomas são crônicos ou o tratamento clínico não é efetivo, é indicada a cirurgia por videoartroscopia. Segundo Reichmann, a videoartroscopia é uma técnica cirúrgica menos invasiva, o que proporciona menor agressão no local. Outras vantagens estão relacionadas à internação hospitalar de no máximo 24 horas, dores de intensidade menor, além de início precoce da fisioterapia e retorno mais rápido às atividades diárias.
A técnica de videoartroscopia tem baixo índice de complicações e permite que o cirurgião visualize todas as estruturas do ombro de forma ampliada. As estruturas consideradas normais podem ser avaliadas por mais de um ângulo para confirmar se estão realmente normais e caso seja visualizada alguma outra alteração, é possível tratá-la na mesma cirurgia.


Postado por Matheus,
Horário: 00:44,
Data: 20/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Praia de Imbassaí: novo roteiro oferecido pelas agências de viagens

O Núcleo das Agências de Viagens da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, na última semana, evento para apresentação da MGM Operadora Turística.
O executivo de contas da empresa, Sergio Moraes, divulgou o hotel Grand Palladium Imbassaí Resort e SPA, situado na praia de Imbassaí na Bahia, as facilidades e comodidades oferecidas aos hóspedes, bem como as parcerias de valores às agências de viagens.
Segundo o coordenador do Núcleo Setorial, Jéferson Debortoli, “o roteiro é bem procurado pela população de Chapecó, principalmente na alta temporada, período de festas de fim de ano e férias”.
Debortoli explicou que as apresentações de novos atrativos turísticos são tradicionais para as agências de viagens. “Temos ações para divulgação e para os parceiros apresentarem produtos durante o ano inteiro. Essa iniciativa serve também para capacitação do funcionamento dos hotéis e de procedimentos das reservas”, complementou.

EXPANSÃO

O coordenador do Núcleo Setorial enfatizou que o setor das agências de viagens apresenta crescimento positivo, pois o mercado está em crescente expansão. “O segmento envolve vários fatores como o aéreo, hospedagem e cruzeiro. Neste ano o conjunto está nivelado, o que é muito positivo”, finalizou.


Postado por Matheus,
Horário: 00:23,
Data: 20/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Logistique 2012: estratégias que priorizam operações eficientes

A Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior – Logistique se consolida como um dos maiores eventos do país. Além de integrar todos os modais que a indústria precisa para se desenvolver, apresenta o que existe de mais moderno no setor. A avaliação é do coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani – que representa uma das entidades apoiadoras do evento. A feira está programada para o período de 23 a 26 de outubro do próximo ano e reunirá 180 expositores que ocuparão três pavilhões do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves em Chapecó.
O coordenador regional do Sebrae complementa, ainda, que um dos pontos importantes é a evolução do setor industrial em todos os aspectos, que demanda a criação de diferenciais competitivos no campo das operações logísticas, visando atender as necessidades do cliente. “A feira oportuniza ao visitante conhecer estratégias de mercado que priorizam operações eficientes, visando aumentar a competitividade nos negócios”, salienta.
A previsão de negócios, segundo o coordenador geral da feira, Leonardo Rinaldi, está estimada em 120 milhões de reais e visitação de 15 mil compradores. “A feira já tem 95% dos expositores de 2010 confirmados para a próxima edição, o que confirma a consolidação do evento”.
A Logistique é promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó (Sitran) e realizada pela Zoom Feiras & Eventos com o apoio das principais instituições do setor: ABTI, ACIC, ANFIR, ASLOG, CNT, Fetrancesc, Prefeitura de Chapecó, Sebrae/SC, SEST/SENAT, Sicom, Sindipostos e Convention & Visitors Bureau.
O presidente da feira e do SITRAN, empresário Valmor Zanella, realça que esta é a maior feira de transporte e logística e a exposição mais completa do setor para a indústria e o comércio da Região Sul do Brasil, pois inclui quatro grandes áreas: transporte, movimentação, armazenagem e comércio exterior.
O público visitante é formado por dirigentes, executivos e assessores de empresas de atacado e distribuição, grandes e pequenos varejistas, frotistas e transportadores, profissionais do segmento de logística e comércio exterior, gerentes de marketing e produção, associações e instituições e imprensa especializada.
Haverá uma programação técnica paralela constituída por palestras, conferências e apresentação de cases do setor.
Os quatro principais grupos que estarão expondo são de transporte e logística (caminhões e implementos, pneus, peças e acessórios, combustíveis e derivados, transportadores, operadores multimodais de carga, companhias aéreas e navegação), intralogística, ou seja, transporte interno e sistemas de fluxo de materiais (veículos industriais, equipamentos de elevação, movimentação e armazenagem de carga, pallets e estruturas, embalagens e acessórios), serviços de apoio (software e hardware, controle e automação, bancos e seguradoras) e comércio exterior (agentes de carga, consultoria, câmaras de comércio, despachantes aduaneiros e portos).


Postado por Matheus,
Horário: 00:01,
Data: 20/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Produtores têm até abril de 2012 para averbarem reserva legal

Os produtores rurais catarinenses terão até o dia 11 de abril de 2012 para averbarem as áreas de reserva legal em suas propriedades rurais. A decisão foi publicada neste mês pelo Diário Oficial da União e, segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, quem não cumprir com o prazo poderá ser penalizado.
A lei prevê penalidades administrativas para infrações causadas ao meio ambiente. O dirigente salienta que as exigências do decreto impedem a liberação de crédito aos produtores, situação que provocava redução da área plantada e da produção, com visíveis impactos sobre os preços dos alimentos, aumento da inflação e desabastecimento.
“A atual conjuntura mundial prevê aumento do consumo de alimentos. O nosso produtor precisa de incentivos para produzir mais e com qualidade, mas não de retalhamentos. São eles os responsáveis por transformar o Brasil em uma potência econômica mundial, especialmente no setor agropecuário”, avalia Pedrozo.
Esta é a quarta vez que a data para o registro, prevista no artigo 152 do Decreto 6514, de 22 de julho de 2008, sofre alterações. A prorrogação acontece no momento em que o texto do novo Código Florestal está em fase final de discussão. A proposta foi aprovada por quatro comissões e no plenário do Senado. Agora, retornou à Câmara dos Deputados para a última análise, antes de seguir para sanção presidencial.
O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA),Assuero Doca Veronez, explica que, com o Código Florestal aprovado, o decreto perderá o efeito, pois uma das exigências do novo Código é a averbação em cartório das áreas de reserva legal das propriedades rurais, que deixará de ser obrigatória. Mesmo assim, o novo decreto possibilitará aos produtores rurais mais quatro meses de prazo para averbarem a reserva legal nas propriedades.


Postado por Matheus,
Horário: 23:38,
Data: 19/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Acadêmicos participam de atividade de treinamento no Corpo de Bombeiros de Chapecó

O Corpo de Bombeiros de Chapecó em parceria com o Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Censupeg), promoveu um treinamento a 30 profissionais de enfermagem. A atividade ocorreu no último sábado (17), e fez parte de uma prática do curso de Pós-Graduação em “Urgência e Emergência”.
Na visita técnica, os alunos realizaram um simulado de atendimento à emergência com múltiplas vítimas, atividade complementar à disciplina de “Técnicas de Mobilização, Remoção e Transporte”.
Em sala de aula, os acadêmicos tiveram contato com equipamentos utilizados para prestar socorro a vítimas de acidentes no trânsito. Já a prática envolveu a simulação de um acidente entre dois automóveis e uma moto, onde foi feita a avaliação do cenário da ocorrência e atendimento às vítimas.



Postado por Matheus,
Horário: 23:15,
Data: 19/12/11,
Fonte: Relações Públicas 6º BBM.

Chapecó recebe Prêmio “Prefeito Educador”

A educação municipal em Chapecó continua sendo destaque. No último dia 14 de dezembro, o Prefeito José Caramori recebeu o Prêmio “Prefeito Educador”. A condecoração foi entregue na cidade de São Carlos (SC) e concedida pelo Centro de Excelência em Gestão Pública, com o apoio das instituições de ensino superior Celer Faculdades e Centro Universitário de Maringá/Cesumar.
Quarenta e três cidades das regiões Oeste e Extremo Oeste Catarinense e do Noroeste do Rio Grande do Sul efetuaram inscrição para participar. Destes, apenas 18 municípios receberam o Prêmio, após atingirem os quesitos estabelecidos e avaliados pela instituição idealizadora. “Chapecó conquistou o Prêmio após apresentar os projetos e ações exitosas implantadas na rede municipal, sempre focados e preocupados com a qualidade do ensino e o desenvolvimento humano, social e intelectual das crianças”, explica a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.
Além dos avanços em infraestrutura e na proposta de investimento na capacitação e valorização dos professores nos últimos anos, a Administração Municipal tem priorizado o atendimento de 100% da demanda da educação infantil; a oferta de uma alimentação balanceada, elaborada com produtos saudáveis e por profissionais qualificados; a participação na comunidade escolar através de projetos e programas, envolvendo pais, alunos e professores e o uso e a incorporação de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, como a informática.
De acordo com o Prefeito José Caramori, receber este Prêmio é uma forma de reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos desde 2005, sempre com transparência no uso dos recursos destinados à área. “A educação em Chapecó avança a cada dia. A comprovação são os ótimos resultados obtidos no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2009 nós mantivemos e ampliamos o nosso conceito, estando a frente das médias estadual e nacional”, destaca o Prefeito.



Postado por Matheus,
Horário: 23:01,
Data: 19/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Prefeitura terá ponto facultativo

Devido às proximidades com as datas festivas de final de ano, a Administração Municipal de Chapecó informa que será ponto facultativo nas repartições públicas municipais entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2011, exceto para os serviços considerados essenciais. O decreto nº 24.967 foi assinado pelo Prefeito José Caramori no dia 29 de novembro de 2011.
Haverá expediente normal para os servidores públicos que desempenham atividades nos serviços essenciais - Central de Resgate Social, Abrigo Municipal, Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência, Restaurante Popular Bandejão, Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, Terminal Rodoviário de Passageiros, Parque de Exposições Tancredo Neves, Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, Centro de Informações Turísticas, Centro de Convivência do Idoso e Albergue João Piltz. Ainda não será ponto facultativo para os servidores que atuam como agentes municipais de trânsito, aos guardas municipais, aos serviços de vigilância e ainda aos que atuam no Serviço de Atenção Móvel de Urgência – SAMU.
Na Saúde, será facultado o ponto apenas no dia 23 de dezembro, para os servidores que desempenham funções na Secretaria de Saúde e nos Centros de Saúde da Família. Nos demais dias o expediente será normal, inclusive nos Pronto Atendimentos.
As Secretarias de Serviços Urbanos, Obras e Infraestrutura, Agricultura e Serviços Rurais e as Superintendências Regionais manterão seus serviços em regime de plantão.

Recessos

Os espaços públicos vinculados a Fundação Cultural Chapecó terão recesso. O Museu de História e Arte de Chapecó, o Memorial Paulo de Siqueira e a Galeria de Artes Dalme Marie Rauen, não atenderão no período de 02 de janeiro a 31 de janeiro de 2012. O Museu de Colonização não terá atendimento entre 19 de dezembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012. Já a Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, terá recesso no período de 24 de dezembro de 2011 a 01 de janeiro de 2012.
A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor – PROCON, terá recesso de atividades no período de 26 a 30 de dezembro de 2011 e o Restaurante Popular Bandejão não terá atendimento entre 02 a 31 de janeiro de 2012.


Postado por Matheus,
Horário: 22:45,
Data: 19/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.