Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O agricultor de cada dia

Mais uma vez nós estamos sofrendo com os efeitos da estiagem. As previsões não são nada animadoras, por isso a preocupação toma conta de muitas pessoas, principalmente dos agricultores. Os prejuízos estimados com a seca já ultrapassam a casa dos R$ 500 milhões, em Santa Catarina. O Lajeado São José, reservatório de água que abastece Chapecó, está com apenas 60% da sua capacidade normal.
Infelizmente, estão condenados ao sofrimento os que necessitam da agricultura para sobreviver. O “colono”, como o povo do litoral gosta de chamar, planta sem ter garantia de que vai colher. Além disso, a atividade não recebe a devida atenção dos políticos, o que não deveria acontecer. Lógico que não poderíamos evitar esse fenômeno, no entanto, medidas deveriam ser adotadas para amenizar o sofrimento de todos.
Algumas ações começaram a sair do papel, através dos governos federal, estadual e municipal. Enquanto a situação não se normalizar, a população deve se conscientizar a respeito do uso racional da água. Faça a sua parte!


Postado por Matheus,
Horário: 02:50,
Data: 10/02/12.

PAC da Transpocred inaugura nova sede

O Posto de Atendimento ao Cooperado da Transpocred de Chapecó passará a atender em outro local. A partir desta sexta-feira (10) o posto estará em novas, amplas e cômodas instalações no edifício Casashop, na Avenida Getúlio Vargas.
A cooperativa de poupança e crédito dos transportadores funcionou, nestes 60 meses, em sala anexa ao Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó - Sitran. Formou expressiva carteira de crédito e associou respeitável número de quase 600 cooperados. Chapecó apresenta o maior desempenho entre os sete PACs de Santa Catarina.
A solenidade de inauguração às 19 horas e 30 minutos contará com a presença de várias autoridades locais e convidados. O presidente da Transpocred - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Transporte de Santa Catarina, Oscar Giaretta estará em Chapecó para o ato. Também participa o presidente da Fetrancesc - Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Santa Catarina, Pedro Lopes.
Novo endereço - A sede do banco do transportador, agora em novo espaço na Rua Cicília 45, esquina com a Avenida Getúlio Vargas (em frente à Dpaschoal), tem 176 metros quadrados em dois ambientes. Possui porta com dispositivo de segurança, recepção, três caixas para atendimento ao público, salas da gerência e para reuniões.
O presidente do Sitran (um dos principais usuários através de seu quadro associativo) Valmor Zanella destaca a Tranpocred como “importantíssima instituição de crédito” por prestar relevantes serviços e oferecer os produtos exigidos pelo transportador. Empréstimo com juros inferiores ao mercado, emissão de cobrança, antecipação de títulos e cheques, manutenção de conta sem tarifa, cartão de crédito e débito, são alguns dos benefícios. Na relação consta, ainda, poupança programada, planos de cotas e cheque especial.


Postado por Matheus,
Horário: 01:56,
Data: 10/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Sitran.

Menino morre afogado

O Corpo de Bombeiros de Chapecó foi acionado na tarde desta quinta-feira, dia 09, para atender uma vítima de afogamento em um açude no Distrito de Marechal Bormann. Os bombeiros encontraram o corpo de L.F.G.S, de 14 anos, a cerca de 10 metros da margem e a aproximadamente 3,5 metros de profundidade. Segundo testemunhas, o jovem estava apoiado em pedaços de isopor e litros de refrigerantes na hora do acidente. O IML foi acionado.

A Polícia Civil vai investigar o caso.


Postado por Matheus,
Horário: 23:59,
Data: 09/02/12,
Fonte: 6º Batalhão de Bombeiros Militar.

Acidente entre bicicleta e caminhão

Atendida às 13h10min na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, bairro São Pedro, vítima de acidente entre bicicleta e caminhão. O ciclista Darci Pires de 54 anos sofreu ferimentos na face. O mesmo foi conduzido até o PS do HR. 


Postado por Matheus,
Horário: 23:56,
Data: 09/02/12,
Fonte: Corpo de Bombeiros de Chapecó.

Queda de moto

Atendida às 11h35min na Rua Benjamin Constant, no centro, Mariane Chiese de 23 anos, vítima de queda de moto. A mesma sofreu ferimentos na perna esquerda. Após ser atendida no local, esta foi conduzida até o PS do HR.


Postado por Matheus,
Horário: 23:54,
Data: 09/02/12,
Fonte: Corpo de Bombeiros de Chapecó.

Caso Chiarello

         O prazo de conclusão do inquérito da morte do vereador Marcelino Chiarello, que já foi prorrogado uma vez, venceu nesta quinta-feira. O delegado Ronaldo Neckel Moretto, responsável pelo caso, disse que não pode informar se haverá prorrogação e nem se o laudo foi concluído, devido ao segredo de justiça.


Postado por Matheus,
Horário: 23:52,
Data: 09/02/12.

“Este foi o ano dos bancos”

O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Chapecó divulgou a lista com os detalhes dos atendimentos aos consumidores realizados em 2011. Das 4.231 reclamações registradas, 2.408 foram de apenas 20 empresas, isso representa 57% do total. A campeã de reclamações foi a BV Financeira, com 923 queixas, em seguida a Oi Brasil Telecom com 171, e na sequência o Banco Santander com 160.
De acordo com a Coordenadora do Procon, Inajara Antonini, a principal demanda da BV Financeira foi por cobranças indevidas, a chamada “tarifa de abertura de crédito”. “Conseguimos a restituição da maioria desses contratos e, posteriormente, a BV entrou com uma ação judicial dizendo que o consumidor estava consciente da tarifa na hora da contratação, então ele não tinha que questionar”, conta. O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que se trata do juro compactuado, onde ambos têm ciência do valor. A partir de outubro não foi mais possível buscar as restituições. Analisando a pesquisa, podemos perceber que das 20 mais reclamadas, 14 são instituições bancárias. “Este foi o ano dos bancos, a maioria problemas com valores e juros contratuais”, expõe.
No Brasil, não há lei de limite em relação à porcentagem de juros, então a recomendação é de que o consumidor fique atento às cláusulas dos contratos e não assine nada sem ler. “Caso tenham alguma dúvida, eles podem trazer os contratos para que o Procon analise, porque depois de assinado fica muito difícil discutir a questão dos juros”, comenta Inajara.
Em segundo lugar na estatística está a Oi Brasil Telecom, que nos três anos anteriores ocupava a primeira posição, devido a problemas na prestação de serviços e cobranças indevidas. “No ano passado fizemos uma reunião com as empresas de telefonia e agora eles sempre enviam um representante para as reuniões de conciliação e normalmente resolvemos aqui no Procon mesmo”, assegura à coordenadora.
Em 2010, o Procon atendeu cerca de 15 mil casos e resolveu 80% deles. O resultado de resoluções parcial de 2011 é de 43%, mas até março, deve superar ou igualar a mesma média do ano anterior.

Reclamações no Brasil

Os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) indicam que no país, os assuntos mais demandados são: cartão de crédito (9,21%), telefonia celular (7,99%), banco comercial (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelho celular (5,44%). E os principais problemas enfrentados pelos consumidores são: 35,46% com cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas etc), 19,99% com ofertas, 11,62% com contratações (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e enganos em peças publicitárias) e 11,19% com qualidade (vício, defeitos e garantias de produtos).


As 20 empresas de Chapecó com maior número de reclamações em 2011:

Empresa e Nº de Reclamações

BV FINANCEIRA - 923

OI BRASIL TELECOM - 171

BANCO SANTANDER - 160

ITAÚ - 140

BRADESCO - 132

BANCO FINASA -103

BANCO AYMORE - ABN AMRO ARREND MERC S/A - 100

TIM CELULAR S/A - 95

CLARO S/A - 74

BANCO BMC S/A - 57

PANAMERICANO - 54

ITAUCARD - 53

BANCO BMG S/A - 51

BANCO DO BRASIL S/A - 50

BANCO SAFRA S/A - 47

CASAN - 46

LG ELETRONICS DA AMAZÔNIA LTDA - 43

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - 38

BANCO FICSA S/A - 37

MAGAZINE LUIZA S/A - 34



Postado por Matheus,
Horário: 23:37,
Data: 09/02/12,
Fonte: Voz do Oeste.

Presidente Américo se reúne com integrantes do Núcleo D

O presidente do Núcleo de Decoração de Chapecó, Ênio Zaro, o vice Vitacir Camatti e a secretária, Luciane Do Valle, visitaram a Câmara de Vereadores de Chapecó, no final da tarde de ontem, quarta-feira, dia 8, através do convite do presidente, Américo do Nascimento Junior. 
O presidente do poder legislativo expôs aos integrantes da entidade sobre a estrutura da Casa, apresentou a eles todos os ambientes da Câmara e pediu sugestões para realização de adaptações no espaço físico e reformas que serão feitas nas instalações que abrigam o parlamento chapecoense. “O projeto é que em 2015 a Câmara seja instalada em sede própria, mas até lá temos que manter e adaptar o espaço onde hoje está instalada. Convidamos o Núcleo D, uma entidade séria, para que sugiram, deem ideias em relação ao que pode ser feito, pois entendemos que as parcerias entre o Legislativo, entidades e a comunidade são importantes e devem ser valorizadas”, ressalta o presidente Américo.


Postado por Matheus,
Horário: 23:14,
Data: 09/02/12,
Fonte: Caciano Paludo.

Secretários recebem a visita de Valmor Scolari

O vereador Valmor Scolari (PSD) está realizando uma série de visitas a secretários de governo de Chapecó. A ideia é buscar informações de ações, projetos e programas da maioria das secretarias da prefeitura. O vereador pretende, ainda, oferecer sugestões para melhorar a qualidade de vida dos chapecoenses. Uma das visitas agendadas durante esta semana foi com o secretário de Planejamento, Nemésio Carlos da Silva. A intenção de Scolari é aumentar o número de áreas verdes na cidade, com a construção de praças e parques. Por isso, o vereador conheceu os novos loteamentos que serão abertos em Chapecó.
Diógenes Lang, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, também recebeu a visita do vereador. Scolari foi buscar informações sobre o asfaltamento do acesso ao Distrito Industrial Flávio Baldissera e a possibilidade de novas empresas se instalarem no local.
Valmor Scolari vai continuar agendando novas visitas com os demais secretários de governo na próxima semana. Na segunda-feira, as sessões na Câmara de Vereadores serão retomadas e o propósito é já nos primeiros encontros apresentar uma indicação direcionada ao prefeito José Caramori para que seja elaborado um projeto de revitalização do Parque Palmital.


Scolari em visita a Lang e Nemésio

Postado por Matheus,
Horário: 22:35,
Data: 09/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Vereador Valmor Scolari.

FACE 2012

Nesta quinta-feira (9), a Zoom Feiras & Eventos fará a apresentação do projeto da FACE 2012 – Feira das Áreas do Conhecimento Cultura e Educação. 
Na apresentação do projeto serão mostradas todas as novidades desta 3ª edição da feira, entre elas, novo layout, novas atrações, novos espaços e também o anúncio de grandes nomes para realização do 3º Seminário FACE de Formação Educacional. Tudo de forma detalhada para que os parceiros e expositores possam entender como a feira realmente vai funcionar. Segundo Rinaldi é um projeto inovador que irá envolver de forma mais abrangente todos os estudantes, educadores e sociedade.
"A FACE está mais preparada do que nunca. Pronta para mostrar os melhores caminhos do futuro para o jovem e para o educador. Temos certeza de que nossos parceiros vão gostar muito do novo projeto", destacou ele.
A FACE se configura em uma excelente oportunidade para organizações e empresas que disponibilizam produtos e serviços para os segmentos de educação, cultura e disseminação de conhecimento. O expositor será não apenas reconhecido, mas usufruirá disso perante um público qualificado, em um evento de credibilidade e alto valor agregado.
Neste ano de 2012 a Face será realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, período onde os jovens necessitam de todas as informações possíveis para a correta tomada de decisão no vestibular, que curso escolher, como está o mercado de trabalho nesta profissão, como obter maior êxito nas provas, o que levar em conta neste momento tão difícil e importante da vida.
No seminário, serão cerca de 2.600 congressistas, 12 Palestrantes de renome nacional, 28 Horas de formação educacional. É esperado um público de 12 mil visitantes e 45 expositores.


Postado por Matheus,
Horário: 15:33,
Data: 09/02/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / ZOOM Feiras e Eventos.

Shopping Pátio Chapecó realiza primeira campanha de liquidação

Mais de 10 mil itens em promoção integram a primeira campanha de liquidação promovida pelo Shopping Pátio Chapecó. Essa iniciativa começa nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, e prosseguirá até domingo, dia 12, com uma série de ações direcionadas para o público consumidor de Chapecó e da região Oeste Catarinense, bem como de municípios próximos dos Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Conforme a gerente geral Carolina Bonafé, a intenção é fixar a campanha como uma liquidação marcante para a cidade e região. Acrescenta que “o shopping tem o poder de ser um local de compras com segurança, conforto e praticidade”.
Dentro do contexto da campanha, foram programadas atrações para envolver e chamar a atenção do público, levar os consumidores até o shopping e possibilitar que aproveitem os melhores preços. Um dos atrativos compreende os descontos de até 70%, em mais de 10 mil produtos de diversos segmentos. Além disso, cada loja pode estabelecer ações específicas, de forma pontual, para seus clientes.
A campanha “Liquida Pátio” tem o tema “Tudo com preços pra levar tudo”. Enfatiza que “todo o Shopping Pátio Chapecó está com preços incríveis, além de se encontrar tudo em um só lugar”. Como atrativo para o público, o shopping conta com presença de ginastas e blitz em pontos do centro da cidade, onde realizam diversas apresentações e convidam para conferir as ofertas do “Liquida Pátio”. Já o público que vai ao shopping, além dos grandes descontos pode se encantar com as apresentações de clowns, que alegram e descontraem os visitantes das 18h30 às 21h30. “Essa certamente será a primeira e maior liquidação que Chapecó viu”, indica a campanha.


Postado por Matheus,
Horário: 14:10,
Data: 09/02/12,
Fonte: Extra Comunica.